Scolari não considera «primordial» vencer a Grécia | Relvado

Scolari não considera «primordial» vencer a Grécia

 


Scolari não considera «primordial» vencer a Grécia
Luiz Felipe Scolari afirmou que uma vitória frente à Grécia, esta quarta-feira, não é «primordial» para os objectivos da Selecção Nacional, explicando que o particular «é mais para testar jogadores jovens num jogo mais forte». Na antevisão do jogo, o seleccionador reagiu às palavras de Carlos Queirós e lamentou a ausência de Cristiano Ronaldo, revelando que vai aproveitar para testar «novas soluções» na equipa.


É já esta quarta-feira que Portugal defronta a Grécia, naquele que será o último jogo de preparação antes do anúncio dos 23 eleitos para o Euro 2008. Aos jornalistas, Scolari deu quase como certa a utilização de Ricardo Carvalho e Pepe no eixo defensivo, salientando, no entanto, que confia muito em Bruno Alves. «É difícil deixar alguém de fora, mas é a minha função. No futuro, todos podem jogar», justificou.

Em relação ao grupo de jogadores que vão marcar presença no Europeu, o seleccionador assumiu já ter «uma ideia», salvaguardando que, até ao dia da convocatória – 12 de Maio -, ainda pode mudar de opinião.


Para o embate desta quarta-feira, estão confirmadas as ausências de Cristiano Ronaldo, Deco, Nani e Petit, facto que Scolari vai aproveitar para testar «novas soluções» na equipa.

Na ordem do dia estiveram as declarações de Carlos Queirós, as quais mereceram resposta do seleccionador, nomeadamente no que diz respeito à crise de avançados e de laterais-esquerdos existente na formação portuguesa. Scolari concorda que há falta de atletas que saibam jogar com o pé esquerdo mas, acrescenta, «isso não é nada que o Paulo Ferreira ou o Caneira não possam fazer». Quanto ao ataque, o técnico lembra que tal já acontecia antes do Pauleta. «As coisas vão continuar assim, se a FIFA e UEFA não modificarem as Leis», conclui.

Relativamente à Selecção Nacional ser uma das favoritas ao título europeu, o técnico afirma que Portugal é «uma das 16 equipas e 15 vão perder», acrescentando que «só uma ganha».

Frente à Grécia, o técnico brasileiro advoga que «gostaria de vencer» mas prefere ver este embate como uma forma de experimentar novos atletas. «Não é uma coisa primordial vencer quarta-feira», afirma, salientando que fica «bem satisfeito se a equipa estiver bem».


Imagens: Lusa

Seleção:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Correcção

Correcção: Scolari nao considera primordial vencer . (ponto final)

Para que serve este jogo de "preparação"

Para que serve a farsa de hoje? Scolari já mostrou que tem a escolha de jogadores definida. Eventualmente só Moutinho e Veloso respiram de alivio depois de ausentes das ultimas "convocações". Não é importante ganhar, não se vai testar jogadores novos, os clubes do jogadores ainda têm muitas competições e não querem que estes se lesionem, o grupo já está definido... Tenho alguma dificuldade em perceber para que serve este jogo. A ideia de jogar em Zurique, conviver com os emigrantes, levar-lhes a selecção como forma de pedir o apoio no Euro, ambientar aos locais da competição seria interessante. Mas em Düsseldorf debaixo de neve...

E os guarda redes?

Concordo em parte com a análise do Queirós quando diz que Portugal não tem defesa esquerdo e ponta de lança de qualidade mas levanto a questão do guarda redes. Será com o frangueiro-mor (Ricardo) e o seu aprendiz (Rui Patrício) na baliza que vamos chegar lá? Não seria melhor o Rui Patrício ir meter água nos sub-21? É que segundo o critério do Scolari e da maioria dos portugueses que elevaram o Ricardo a santo, depois de ter defendido os penaltis contra a Inglaterra, devia ser Eduardo o convocado. Mas quanto a mim o titular da selecção devia ser o Quim que me parece o redes mais em forma mas mesmo assim não dá garantias.

Já estou farto que se fale do Pedro Mendes

Se ele não é titular numa equipa do meio da tabela do campeonato inglês porque razão querem que ele seja convocado?

Dirigido para los que estan en contra d Scolari.

De verdad no entiendo porque tanta persecucion hacia Mr Scolari. EL ES UN GRAN TECNICO, ANTES PORTUGAL NO ERA NI LA MITAD DE LO QUE ES AHORA... Y NO M DIGAN QUE ES DEBIDO A LA CANTIDAD DE BUENOS JUGADORES QUE TIENEN...QUE TIENEN LOS MEJORES JUGADORES DEL MUNDO(ESTOS SIN UN BUEN TECNICO NO SON NADA MAS QUE BUENOS JUGADORES) Y BLA BLA BLA. SCOLARI ES UN TECNICO MUY CAPAZ...LLEVO CAMPEON A BRASIL FUE GRANDE CON EL PALMEIRAS...AHORA ES GRANDE CON LA SELECCION DE PORTUGAL 2004- Llego a la final 2006-Semi-finalista en un mundial Salvo la participacion del 66 en que fueron finalistas.pero luego...d eso...fracaso tras fracaso... Mañana Scolari GOLEA, GUSTA Y GOLEA= SCOLARI LO MAXIMO En caso pierda o empate=BURRO, BURRO.... Lei a un Relva ayer Diciendo que "SCOLARI ES UN PERDEDOR" SCOLARI PERDEDOR?... -Hace 40 años que Portugal no pasaba una fase inicial de un mundial. -En brasil conquisto todos los titulos posibles (Cruzeiro,Palmeiras,Gremio) -Pentacampeon con Brasil (y no m digas que Brasil, xq es Brasil,con cualkier entrenador sale campeon mundial) Quieres mas d este perdedor?...Bicampeón de América con Gremio (1995) y Palmeiras (1999), su currículum y su perfil sedujeron a los ingleses, que intentaron contratarlo para suceder a Eriksson. -Es el entrenador con más triunfos en la selección lusa Figo dijo cierta vez: “perder a Scolari después del Mundial sería retroceder veinte pasos”. Mira historicamente Portugal FUE un equipo BLANDO, SCOLARI CON SU CARACTER (SARGENTAO) SE HA ENCARGADO DE CAMBIARLE ESA REPUTACION A NIVEL MUNDIAL. Scolari llego para poner orden a un equipo fragil mentalmente. RECUERDAS QUE EN BRASIL EL TEMA ERA ROMARIO?...Y SU NO CONVOCATORIA?... Y QUE PASO?...FUE CAMPEON!!!... RECUERDAS QUE PASO EN PORTUGAL?...NO LLEVO A QUARESMA...Y QUE PASO?....SEMIFINALISTA!!! PORFAVOR!! Dejen trabajar a Scolari el es un profesional muy capaz, dejenlo trabajar...el llevara lejos a Portugal en esta Eurocopa. PD:De acuerdo contigo SuperguerreiroII...mas el es un Tecnico con Cartel....y sabe lo que hace... y si lo hace mal... Errar Tiene tbm sus meritos.

Concordo com a tua análise!

Mas penso que o Scolari falha em tardiamente preparar uma equipa competitiva. Teve durante a competição rumo ao euro 2008, um grupo na qual poderia, competindo construir algo. Todos nós inclusivé os mais defensores de Scolari dizem que a selecção acabou essa caminhada sem sequer ter formado uma verdadeira equipa. Sei que o objectivo foi cumprido, mas sei também que na alta-competição erros tolos pagam-se caro! Podemos dizer que Portugal tem hoje um guarda-redes titular e rotinado? Sim! Podemos dizer que Portugal tem hoje um quarteto defensivo titular e rotinado? Não! Podemos dizer que Portugal tem hoje um trio de meio-campo titular e rotinado? Não! Podemos dizer que Portugal tem hoje um trio de avançados titular e rotinado? Não! Face a isto, parece-me tardia a forma como estamo-nos a preparar para a grande competição. Parece-me errada a forma como o Scolari está a convocar alguns jogadores, falo do Pepe por exemeplo. Parece-me errada as convocatórias pouco equilibradas de Scolari para a nossa selecção. Cumprimentos Futebolísticos!

Scolari à procura da "Sorte"!

Creio que o Scolari, incapaz de construir uma equipa e mais incapaz ainda de executar o trabalho que isso implica, procura um "golpe de sorte" que o faça encontrar soluções milagrosas! Na verdade, faz testes que não têm qualquer sentido mas, por outro lado, recusa-se, de forma pouco inteligente, a dar oportunidade a outros que mereciam fazer um teste a sério como é o caso do Pedro Mendes. Como Scolari não vai ver jogos, não faz qualquer prospecção e, quando precisa de substituir alguém vai buscar aos sub-21, não conseguirá lançar alguém que pudesse ter descoberto!

Pedro Mendes

qual o porque de nunca ter sido convocado por scolari? é incrivel, é dos medios portugueses mais regular ao longo dos ultimos anos ( a actuar num campeonato muito exigente ) Acho que ele ja merecia uma opurtunidade, para nao falar num lugar no meio-campo da selecçao ( mas essa é outra conversa ) e o mais certo é ficar de fora dos convocados para mais uma prova em que merecia marcar presença!

Re: Pedro Mendes

Até agora até podias ter alguma razão, mas esta época essa questão não faz sentido pq ele nem no Portsmouth joga.

De experimentação em experimentação, até...!!!

O Seleccionador Brasuca, neste confronto com os Gregos, não acha primordial a vitória, mas isso já todos nós que percebem um poucochito do pontapé na chicha sabiam. Estamos a meses do ínicio do Europeu e anda aqui este tipo ainda a testar possíveis seleccionáveis, vamos ser a Selecção dos Disponíveis, pois até lá ainda aparecerão mais uns tocados/lesionados... É preciso pachorra, para esta escumalha, Presidente da FPF; mais os seus apaniguados da Federação, (Direcção; Equipa Técnica). Jadscl

Eu só gostaria de perceber quais os critérios...

... para aqueles "jovens" que vão ser testados amanhã, para serem convocados para o euro 2008? Quais as suas reais possibilidades de entrarem e marcarem uma posição num onze já de si provavelmente condenado ao fracasso... Estou espectante para com o onze que Scolari vai utilizar... se não for nestes jogos que utilizar por exemplo um defesa esquerdo de raíz, em quais serão? Gosto muito do Scolari, sobretudo na forma como conduziu a selecção no euro 2004, contudo vejo nele algumas deficiências/defeitos técnicos. Digamos que ele é nota 20 em ciências humanas mas um 13 em ciências mais técnicas. Por exemplo, o Alex Fergunson tem a meu ver as mesmas notas... a diferença está em que o escocês soube-se de rodear de alguém que em termos técnicos leva o 20, falo de Carlos Queiróz... Cumprimentos Futebolísticos! PS: Já agora fica a minha avaliação (a la professor Marcelo) do Mourinho: 20 humano, 16 táctico!

Re: Eu só gostaria de perceber quais os critérios.

Já agora aqui vão as minhas notas que são bem diferentes das tuas: Scolari: Humanas - 16; Técnicas - 8 Ferguson : Humanas - 16; Técnicas - 13 Carlos Queirós: Humanas - 13; Técnicas - 15 Mourinho: Humanas - 15; Técnicas - 19

8 Para o Scolari?!

Bem também não exageremos! Creio que o factor humano ajuda para conseguir qualificações, mas o factor técnico é que ganha as competições! Já agora, o Mourinho em termos humanos é bem superior à sua qualidade técnica. Tal como Fergunson o Mourinho pode é contar com gente que sabe e bem da parte técnica. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: 8 Para o Scolari?!

Scolari é, na minha opinião, fraquissimo do ponto de vista técnico-táctico! Basta ver as derrotas com os gregos ou as desastradas exibições no tempo pré-Euro 2004, quando teve todo o tempo do mundo para construir uma equipa na maior tranquilidade e nada fez, perdendo-se em teimosias despropositadas com jogadores que todos sabiam sem condições para jogar! A derrota na final do Euro é um hino à total e manifesta incapacidade táctica do seleccionador! Mas se olharmos para as exibições nos jogos de qualificação para o Euro 2008, então ainda estamos pior! Não se vê nada que pareça um conjunto e não há, por exemplo, uma jogadita que seja para aproveitar os lances de bola parada! Ao contrário, o Mourinho é um génio da táctica e, para mim, o melhor a nivel mundial! Ele estuda os adversários muito bem, prepara os jogos como ninguém e sabe escolher as opções tácticas para tirar o máximo partido dos jogadores que tem à sua disposição! Compará-lo com Scolari é como comparar um copo de vinho Pera Manca com um copo de vinagre!

8 é mais que justo

Afinal o Scolari só passou quando copiou pelo Mourinho. Quando tentou fazer o teste por ele reprovou, depois copiou e de Mourinho e lá foi passando.

Eu percebo que um seleccionador consegue construir

... muito pouco em termos futebolísticos, uma equipa. É preciso tempo e se repararmos bem, actualmente não existe nenhuma selecção que jogue verdadeiramente bem! Tal deve-se ao pouco trabalho de conjunto que um seleccionador tem com os seus convocados. Se os jogadores estão com os clubes até domingo, o jogo da selecção é à quarta-feira, apenas segunda e terça estão disponíveis para o seleccionador nacional, o que dá nada mais, nada menos que 4 treinos na melhor das hipóteses, i.e. quando o jogo é em Portugal. Quando o jogo é fora, muitas vezes nem se tem 2 treinos de conjunto! É por isso que penso que o Scolari fez muito bem utilizar o que de bom o Mourinho já tinha construído, até seria uma estupidez não o fazer. Cumprimentos Futebolísticos!