"Rumo ao futuro" ou a razão de contratar Carlos Queiroz | Relvado

"Rumo ao futuro" ou a razão de contratar Carlos Queiroz

 

Segundo a notícia do jornal Público, Queiroz propôs nesse documento a Gilberto Madaíl que «a Selecção passe a ser olhada com a mesma perspectiva e preocupações de um clube de topo como, por exemplo, o Manchester United». A publicação acrescenta que «o que Queiroz quer é que não faltem talentos à Selecção».O jornal nota que Luiz Felipe Scolari encarou o seu «papel de seleccionador de uma forma estanque, concentrando-se apenas na direcção da equipa principal» e que nas negociações com Queiroz, Madaíl lhe deu conta das suas preocupações, nomeadamente do facto de as diversas equipas nacionais funcionarem «como uma série de ilhas, em que os diversos responsáveis funcionavam sem interligação». Queiroz refere no Público que «era necessário olhar todas as Selecções e todos os jogadores como o futuro da própria Selecção» e que para isso é preciso «ordenar e dirigir todo o projecto de Selecção e de detecção de talentos de uma forma integrada».No documento "Rumo ao Futuro", citado pelo Público, Queiroz explica a sua filosofia notando que «o jogador é o centro de todo o plano e dos programas que visam melhorar a qualidade do jogo e o rendimento». E estabelece duas prioridades, a primeira é a Selecção A e a segunda a «identificação de um grupo de elite de jogadores», que podem rodar entre as diversas equipas nacionais com o objectivo de virem a jogar pela equipa principal, de modo a «não surjam falhas na "cadeia alimentar" que deve dar sustentáculo à Selecção A», escreve-se no citado diário.«Nos clubes temos sempre a hipótese de ir ao mercado comprar o que nos falta, mas aqui não. Qual é a minha proposta? Identificação de um grupo de elite de talentos, um programa para a formação e preparação desse grupo, para depois entrarem no circuito da Selecção A. O cerne da questão é a Selecção e isto aqui é para alimentá-la através da formação», explica Queiroz ao Público.dragao13

Seleção:

Comentários [40]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O que retirei da entrevista

bem fundamentada e interessante de Carlos Queiroz é que ele tem muito mais perfil de presidente/técnico para a Fpf do que propriamente treinador da selecção A. Aliás essa foi sempre a minha ideia de Queiroz. È excelente do ponto de vista teórico, é profundo conhecedor das fases de planeamento em que se deve basear um futebol sustentado mas falta-lhe capacidade enquanto treinador. Falta-lhe liderança, capacidade técnica e táctica. Honestamente parece-me ser bem mais capaz de fazer um excelente trabalho nos bastidores da selecção ao nível da formação, exploração do que propriamente enquanto técnico principal. Eu gostaria de ver e depois desta entrevista ainda mais fiquei convencido que o funcionamento da Fpf em termos de selecção nacional de futebol deveria ser: Carlos Queiroz - Director geral das camadas jovens, formação, acompanhamento, scouting generalizado, num projecto a longo termo para criar uma base forte e vencedora dos escalões mais novos até aos séniores. Treinador principal da Selecção portuguesa: Um treinador em consonância com Queiroz, num projecto igualmente a longo termo, conhecedor, que fizesse uma aposta concreta em jogadores jovens, que fosse alheio a todas as clubites no quadrante português, um líder nato, um expert em termos tácticos e técnicos. Restante elenco directivo: 1. Elementos capazes de trabalhar com o objectivo de vencer e criar/preparar jogadores para a equipa sénior, com vontade de vencer, com títulos nos mais diversos escalões de formação. 2. Uma rede de técnicos especializados para preparar física e psicologicamente os jogadores portugueses. 3. técnicos especializados em acompanhamento de jogadores mais conhecidos como "olheiros". No fundo toda a estrutura do futebol português iria basear o seu trabalho em Queiroz e num seleccionador nacional de qualidade inquestionável e sobretudo num projecto a longo termo vencedor. Penso que é isto que Queiroz quer. Eu reconheço-lhe essa capacidade que sem dúvida tem mas penso que enquanto seleccionador tem falhas que a meu ver só o prejudicam a ele e por consequência a nossa selecção. Cumprimentos

Re: "Rumo ao futuro" ou a razão de contratar Carlos Queiroz

Um mau lider, mas um optimo adjunto, é como a djunto que ele pode ser mais util pelos seus conhecimentos, agora para liderar homens parece-me mto fraco. Nao sabe motivar, ve o futebol de uma forma muito poetica e pouco realista.

OFF-TOPIC: 11 TITULAR FRENTE À CHINA

.................... Eduardo .................. Ferreira ... Rolando ....... Alves ....... Duda ........... Tiago ........... Meireles ........ ... Ronaldo ......... Simão .......... Nani ... .................... Almeida .................. Veremos se será esta a disposição ou outra.

Re: OFF-TOPIC: 11 TITULAR FRENTE À CHINA

Diz-me uma cena, tu acreditas naquilo que escreves ou achas mesmo que o Queiroz vai deixar o Liedson ao banco?

Tu deves dormir com o Liedson!

Agora percebo as declarações do Carvalhal... a dizer que o Liedson já tinha "partner"... ;P O 11 está no site do record!

Re: Tu deves dormir com o Liedson!

Posso dormir também com a tua mãe, se ele tiver mais de 18 anos e 50 quilos.

Não sabes responder sem colocar as mães...

... dos outros ao barulho? Básico cobarde!

Re: Não sabes responder sem colocar as mães...

E tu foste o quê? Atrasado mental? Ah e tal deves dormir com o Liedson e eu baixei ao teu nível a dizer que também dormia com a tua mãe. E qual é o problema? Começavas a chamar-me de papá!

Ah! E o mais engraçado é que ofendes-te com pouco.

... reflecte muita imaturidade!

Falou o Sr Maturidade em pessoa...

a sério puto, dedica-te ao FM.

Deves ser maricas Vingador_Azul...

... ninguém falou contigo, mas tu gostas de vir aqui meteres nas conversas. Nunca te ensinaram que é má educação? Desampara-me a loja!

Isso querias tu...que eu fosse maricas

seu malandro

Eu ofendi a ti...

... não preciso de ofender a tua mãe... ela não tem a culpa de ter colocado um aborto clinicamente falhado no mundo. Ainda por cima, diz que é casado, tem filhos e passa a vida aqui na net... deves andar a receber o fundo de desemprego e em vez de procurares emprego enviando curriculuns e bater às portas e fazer telefonemas, passas a vida aqui. Eu pelo menos sou um puto... por isso... VAI MAIS É TRABALHAR! És a corja nacional! WHITE TRASH!

Re: Eu ofendi a ti...

Desculpa mas não ofendi a tua mãe. Apenas mostrei algum interesse sexual nela se se confirmasse as qualidade que desejo numa mulher. E por amor de Deus jovem imberbe, nunca lhe digas que sou casado e com filhos(tenho uns milhões no colhão esquerdo), geralmente essas obrigações afastam o gado. Pá e apesar de white trash tenho um trabalhito que me dá tempo para andar aqui engatar enxutas como a tua progenitora. Só não tenho é paciência para os autistas dos filhos, mas é claro que te perdoou se me orientares o móvel dela, pode ser? ;)

O teu emprego é mesmo...

... o desemprego! E colocaste a tua filha, a tua mulher a fazer companhia à tua cota na Rovisco Pais... lol! O mais engraçado é que tu pensas que me ofendes de alguma forma com essa conversa de puto da primária! És tenrinho nisto vê-se! E já agora, eu não te tinha já escrito para não comentares os meus comentários? Grande aborto clinicamente falhado que tu saiste!

Re: O teu emprego é mesmo...

Não seja autista jovem imberbe! Você não comentou ontem ao que escrevi sobre a NBA? Então vá-se foder seu filho de pai incógnito!

Re: OFF-TOPIC: 11 TITULAR FRENTE À CHINA

Por acaso ele acertou em cheio no onze inicial. :)

Re: OFF-TOPIC: 11 TITULAR FRENTE À CHINA

Por acaso é o onze que o Record adiantou à pouco (vale o que vale), o CR9 só errou no esquema táctico, cheira-me que jogaremos em 4-4-2.

Re: OFF-TOPIC: 11 TITULAR FRENTE À CHINA

Ok se é o record eu então estou mais descansado ;)

Re: OFF-TOPIC: 11 TITULAR FRENTE À CHINA

Segundo o maisfutebol, foi o próprio Carlos Queirós que confirmou o onze. Deve querer tirar partido do porte atlético do Hugo frente aos "levezinhos" de olhos em bico, digo eu…

Re: OFF-TOPIC: 11 TITULAR FRENTE À CHINA

Ok, para mim é melhor. Não se desgasta tanto para o Belém.

Queiroz é bom nisso mesmo ...

a supervisionar , coordernar , organizar as estruturas do futebol ! É uma mais valia , mas no terreno precisamos de alguem com mais olho no plano tecnico-tactico ! Queiroz deixa a desejar nesse plano. Nao desejo um mau trabalho ao professor , longe disso , mas acho que Portugal nao jogara a bola como joagava com Scolari ! SL

Eu acho que a questão...

é muito mais profunda para falarmos só da selecção caro dragao13. Como é que podem haver talentos a despontar na selecção se não os há nos clubes? Aliás haver há, não existe é uma aposta neles. Já referi aqui 2 exemplos mas volto a escrever: Tivemos o caso neste FCP-BRAGA o Porto não ter avançados para levar ao banco qual seria a hipotese mais lógica? Levar um junior que se tivesse a destacar este ano, ou que desse algumas garantias, resultado final, Jesualdo levou só médios e defesas ao banco. Das duas uma ou não temos formação de qualidade(o que não é verdade) ou então temos é uma mentalidade completamente medrosa no que diz respeito a apostar em miudos desde cedo. Outro exemplo foi no Benfica-Setubal que o "Azelha" preferiu jogar com 2 centrais adaptados do que apostar em miudos para esse sector o resultado, desastroso. E falando do Setubal o que dizer de Paulo REGULA que foi uma das revelações da época passada e este ano foi encostado para canto. Podia dar 1001 exemplos da forma como (ainda) se vê o jogador jovem Português e para mim está aí o principal problema. Cumps

Re: Eu acho que a questão...

Claro que tens razão neste ponto! Contudo, se o Carlos Queiroz melhorar a competitividade dos melhores jovens, os treinadores vão jogar com eles, como aconteceu na sua passagem anterior pelas selecções! Também me parece que é preciso ter muito cuidado com quem se escolhe! O Jesualdo Ferreira, nos seus medos atávicos, não é capaz de lançar um só! O Porto tem um excelente projecto o "Projecto 611" mas não pode ter um treinador que prefere os Marianos e Guarins a apostar nos jovens da casa! Com metade das oportunidades que aqueles dois tiveram, se calhar já tínhamos novas estrelas!

Re: Eu acho que a questão...

Esse projecto vai-se tornar ainda mais interessante daqui a uns tempos(não tenho a certeza se é já na próxima época) quando voltar a haver o Porto B desta vez a competir na Liga Vitalis, mas já sem Jesualdo no FCP espero eu, e já agora podiam ir buscar outra vez o Ilidio Vale que foi completamente maltratado pelo FCP depois de ser campeão nacional de Juniores para meterem lá um Holandês que pouco ou nada tem feito pela formação. Compreendo o que queres dizer com Queiroz a dar competividade aos nossos jovens mas...não deveria ser o oposto? Os clubes darem essa competividade para eles chegarem ás selecções rodados e mais maduros? Cumps

Ao contrário de muitos...

Eu não sou um crítico de Carlos Queiroz, considero o técnico português muito superior em relação ao seu antecessor (Scolari) em todos os aspectos. Aspectos positivos desde que Queiroz é o seleccionador: • Criação da Selecção sub-23 (hoje jogam contra o País de Gales) que faz a transição da Selecção sub-21 para a Selecção A; • Colocou o medíocre guarda-redes Ricardo fora da Selecção e em boa hora o fez; • "Descobriu" jogadores como Danny e Pedro Mendes que estavam esquecidos na 'era Scolari'. • Estuda muito bem os adversários; • Está muito atento ao que se passa nas camadas jovens e nos novos valores que vão surgindo no Campeonato português. Não prevejo um futuro assim tão negro como muitos dizem, os desempenhos das camadas jovens não têm sido nada positivos mas temos muitos valores que podem fazer parte da Selecção principal num futuro próximo, todos eles têm uma margem de progressão enorme por isso é preciso ir com calma...

Re: Ao contrário de muitos...

Parece-me cedo em demasia esses elogios a Queiroz, e errado considerá-lo em muito superior ao último seleccionador. O brasileiro irritou-me imenso com a exclusão de Baía – apesar de acreditar que para isso talvez teve indicação superior –, com as derrotas com as selecções helénica, alemã e francesa… contudo, contudo não nos poderemos esquecer que sob a sua orientação conseguimos uma final, ainda que estupidamente perdida, um quarto lugar no mundial e ainda uns quartos-de-final no mais recente europeu, salvo erro… Apesar dos grandes valores que vestiram as quinas durante esse período, e muitos foram eles, teremos que dar algum crédito ao homem… polémicas à parte. Se Queiroz é melhor? Esperarei por resultados e logo terei opinião definida. Para já qualificou a nossa selecção para o europeu, naquela que foi a qualificação mais sofrível dos últimos anos. Em relação a alguns tópicos em concreto, uma selecção B existia já e servia para o mesmo, os jogadores convocados eram jovens – tenho essa ideia, não tendo certeza absoluta… sei de facto que a selecção B ou de sub-23 não é novidade. De qualquer das formas coloco reservas quanto à sua utilidade, não me parece necessária esse “escalão de transição”, essa simplesmente faz-se fazendo. Ricardo tinha muitas limitações no jogo aéreo, ninguém duvide disso, e foi muitíssimo inferior a Baía. Não era medíocre, apesar de tudo… e foi extremamente útil à selecção em alguns momentos, relembro sobretudo os penaltys diante da Inglaterra. Poderão dizer que só defendia penaltys, eu digo que já era alguma coisa e algum valor devemos reconhecer-lhe também. Em relação aos jogadores, esses eram ignorados, nada a dizer. Certamente Scolari promoveu também jogadores de igual ou maior qualidade. Quanto ao resto… prefiro esperar pelos resultados. Para mim, até ver, Scolari é superior a Queiroz. Espero mudar de opinião.

Re: Ao contrário de muitos...

Respeito a tua opinião mas já deu para perceber que Queiroz em alguns aspectos é superior a Scolari, talvez na vertente psicológica o brasileiro seja melhor mas quando ao resto não tenho dúvidas que Queiroz é superior, espero que não me desiluda pois estou confiante numa boa participação no Mundial. PS: Essa situação da "Selecção B" nunca chegou a existir com Scolari, penso eu... Cumprimentos

Re: Ao contrário de muitos...

Certamente haverão diferenças, claro, um será melhor em alguns aspectos, outro noutros… a vantagem de Scolari é que ele já lá esteve, e conseguiu fazer alguma coisa, daí a minha opinião. Que Queiroz consiga fazer muito muito melhor. Em relação à selecção B, consegui encontrar alguns registos contemporâneos de Scolari, partindo do princípio de que são válidos: http://desportugal.blogspot.com/2005/11/convocados-para-seleco-de-portugal-b-e.html http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=4ed008a1-10fa-453c-93ef-ee8ea9e196a4&idCanal=00000488-0000-0000-0000-000000000488 Cumprimentos

Re: Ao contrário de muitos...

Concluo acrescentando que não tenho qualquer interesse em defender Scolari ou Ricardo, o primeiro chegou mesmo a ter inúmeras posições infelizes para com o meu clube, o segundo de vez em quando fazia das suas… mas não posso concordar de modo algum com aqueles que dizem que um e outro eram zeros. Podendo ter feito melhor, o treinador apresentou resultados relevantes, e o guarda-redes teve boas exibições, e mesmo não sendo o melhor na altura, estaria num segundo grupo certamente.