Renovação na Selecção? | Relvado

Renovação na Selecção?

 

CaMuFLadO diz: "na conferência de
imprensa de apresentação dos 23 para o Mundial, Scolari falou que está a ser
feita uma renovação na Selecção. Então vejamos, dos 23 convocados, 4 jogadores
estão entre os 20 e os 24 anos de idade, 12 estão entre os 25 e os 29
anos e 7 têm 30 ou mais anos. Tendo em conta estes dados o que vos parece da
renovação da Selecção? Não estará esta renovação muito
velha quando jogadores como Manuel Fernandes, João Moutinho ou Ricardo Quaresma
são deixados de fora? Ou será que ainda continuamos muito retrógrados na ideia
de que um jogador acima dos 30 anos está velho demais para o futebol de alto
nível?"

Seleção:

Comentários [44]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A limpeza é quase total

Quando o Scolari chegou há selecção tínhamos Rui Costa, Fernando Couto, Vítor Baia, João Pinto, Sérgio Conceição, Beto estes já lá não vão. Depois do Mundial e no apuramento para o Europeu vamos deixar de ter: Figo, Costinha, Pauleta, Nuno Valente e vão entrar nas contas o Miguelito, Quaresma, Manuel f., Moutinho, Custódio Ivanildo e Nani, haverá mais
Isto no fundo significa que num prazo de +/- 4 anos mudamos uma selecção inteira.

Velhos São Os Trapos!!!

a unica coisa que posso dizer é que "Velhos São os Trapos".
Desde que vi o Milan, que é quase um lar de idosos, a ir a uma final da champions e este ano a uma meia final da champions em 2 anos consecutivos, com cafú de 36 anos, costacurta de 40, maldini de 38, Rui costa de 34, Nesta de 31, schevshenko de 30 ( um miúdo ainda!), Stamm de 30 e tal tb, seedorf tb já com 30 e tal por aí a cima, fora aqueles que agora não me lembro... o que dizer?
é certo que é necessário fazer renovação constante nas selecções, mas o exemplo do Milan é o exemplo que um jogador com 32 ou 33 anos ainda está muito longe de estar acabado para o futebol, e o mais bonito é que os gajos correm mais que muitos jogadores de 20 aninhos que andam por aí...

Acho bem que se renove a selecção, mas se de facto os jogadores tiverem condições fisicas, e uma vida regrada sem vicios, não há motivo para encostar certos jogadores como por exemplo o Luis Figo...

Lembram-se do Roger Milla a dar show e a marcar golos no mundial de 90 com 43 aninhos? ah pois é...
Ou o que dizer de Carboni? Foi para o Valencia com 32 anos fazer "apenas" 9 épocas ao serviço do Valencia. Terminou este ano a carreira desportiva com 41 anos!!!

Há que reflectir bem sobre esta questão. Temos que lançar miudos novos, mas se os velhos ainda brilham... há que deixá-los lá até não se segurarem nas pernas, e aí sim deixarem o futebol de vez...

Cumprimentos

Re:Adenda

Re:Roger Milla tinha 41 no mundial 94

-nt-

Renovação é lenta

para que a integração na equipa principal seja consistente!
Não me venham para aqui com "choques tecnológicos", porque se não acontece o mesmo que aconteceu á selecção Bulgara que teve uma época de ouro com o Stoichkov, Balackov e muitos outros que depois arrumaram as botas e a selecção entrou em crise, porque o resto era só malta nova sem experiência de selecção.
Assim a pouco e pouco faz sentido, uma peça arruma as botas vai-se buscar outra com provas dadas e igualmente boa, e assim sem revolucionar para manter as referências de jogo a equipa mantem alguma consistência!
Talvez tenha sido por isso que o Scolari não convocou o Quaresma, porque haveria de convocar o rapaz e não por a jogar sabendo que ele seria útil nos sub-21? Não, decididamente não gostei da decisão, mas ficar a ver o Quaresma no banco da selecção sem jogar, ainda seria pior!

Cumps

Mentalidade

Mais que uma renovação na Selecção, que foi feita atempadamente durante os últimos 2 anos, acho que houve sim uma renovação da mentalidade da Selecção. Pelo menos por quem a dirige e por quem dela faz parte. Faltando agora talvez, uma renovação da mentalidade dos adeptos, essa sim, por não raras vezes muito retrógrada e inflamada.

Como se constata na referida relação de idades desta selecção, existe um misto de experiência e juventude. Qualidade e polivalência. Regularidade. Como convém numa selecção que se espera competetiva. Porque para selecção jovem, temos a de sub21.
E ninguém tenha dúvidas que as nossas promessas quase certezas também referidas, como Moutinho, M. Fernandes, Quaresma e mais, terão concerteza papel preponderante num futuro próximo na selecção AA, como aliás já o estão a ter nos sub21. Tudo a seu tempo, continuando assim a dita renovação.

Pontos nos is

"..Ou será que ainda continuamos muito retrógrados na ideia de que um jogador acima dos 30 anos está velho demais para o futebol de alto nível?"

Vamos lá esclarecer este assunto pela última vez.

Um jogador é velho aos 30 anos?

É relativo.

Por tópicos:

º Ao longo da sua carreira lesionou-se gravemente ou as lesões constantes?

º Se teve lesões, como foi tratado?Com gelo?Ou por especialistas?

º Como foi o seu percurso como jogador?Jogou sempre em alto nível?

º Como está psicologicamente?Tem apoio?

Razão pela continuidade de Maldini, Costacurta, Carboni,etc.

Ponto final!!

Re:Adenda

Alguém imagina o Pedro Mantorras a jogar para além dos 30anos?As lesões fustigaram o jogador.

Por um lado tem razão

Depois deste mundial deve sair Figo,Nuno Valente, Pauleta e Costinha e até Quim ou Bruno Vale, assim entrarão Quaresma,Moreira que saiu por ter estado lesionado, Hugo Almeida ou Vaz Tê, e Manuel Fernandes,Miguelto se continuar como tem jogado e se for contratado por um grande, João Moutinho tambem devera entrar visto que Hugo Viana não tem o talento do João
assim para o proximo Euro eu aposto em:
Moreira
Miguel
R. Carvalho
Andrade
Miguelito/Paulo Ferreira
Manuel Fernandes
Tiago
Deco/Joao Moutinho/Nanni
Quaresma
Ronaldo
Hugo Almeida/Vaz tê

Re:Por um lado tem razão

Moreira? Lol... Deixa lá estar o Bruno Vale quietinho.
Moutinho ou Nani por Deco? Lol... Ainda se fosse pelo Tiago.
Hugo "bola na bancada" Almeida? Lol...

Re:Por um lado tem razão

Mas que grande Team!
Só falta ai um grande avançado para completar, mas quem o Varela? O Postiga? ou o quem?

Cumps

Eu acho que a renovação está a ser bem feita!

Não é de um dia para o outro que se renova um lote de 23 jogos e se os portistas consideram Ricardo Costa (25 anos) um jovem, então eu diria que a nossa selecção no mundial até é bastante jovem!

Re:Eu acho que a renovação está a ser bem feita!

o meu bisavô, entretanto falecido, também se considrava um jovem aos 93 anos de idade. mas eu a ele compreendo-o...

Tirou o Baía

E chega. O Scolari chegou à selecção apelidado de revolucionário, que não se guiaria por lobbis, e que saberia sempre convocar os melhores jogadores.

Toda a gente sabia que ele ia arrumar a casa à selecção.

Afinal só tirou mesmo o Baía.

Mas como houve tanta gente a exultar com esse facto, nem foi preciso arrumar mais nenhum.

Re:Tirou o Baía

"O Scolari chegou à selecção apelidado de revolucionário,"

Não. Chegou à selecção rotulado de polémico, por ter tirado o Romário contra o Brasil e inteiro. Polémico e campeão do Mundo.

"que não se guiaria por lobbis"

De facto não me parece que se guie por lobbis. Deixar de fora jogadores como o Fernando Couto, Rui Costa, João Pinto, Sérgio Conceição, Rui Jorge e a espaços, Petit e Nuno Gomes.

"e que saberia sempre convocar os melhores jogadores."

Uma selecção é uma equipa. Logo não tem necessariamente de ser a selecção dos 2 melhores jogadores para cada lugar. E embora não concorde com as decisões dele relativamente aos convocados para o Mundial, onde eu teria feito 3 trocas, incluindo a de Quaresma pelo Boa Morte, tenho de as aceitar. Curiosamente não vejo muita gente, nomeadamente portistas a reclamar do facto de ser também uma injustiça a não convocação de Paulo Santos em detrimento de Bruno Vale.

Quanto ao arrumar a casa. Parece-me que sim, que arrumou.
Pela primeira vez desde que me conheço por gente, temos uma Selecção Portuguesa de nível mundial, onde não há episódios de indisciplina, jogadores castigados por querer bater em árbitros, ou por bater, não treinadores e dirigentes a espalhar alho no balneário, não treinadores e dirigentes nas putas, bem como alguns jogadores e não há escolhas merdosas para local de estágio que prejudicam o rendimento dos jogadores.

Podem criticar o Scolari por deixar de fora que ele entende deixar, mesmo não compreendendo o que pode ele ganhar com isso, quando ele depende das prestações que a equipa tem, mas não o podem criticar de esta selecção não ter sido quase a 99% motivo de orgulho, ou pelo menos de não ser motivo de vergonha. Exceptuo aquele jogo com o Lichtenstein... :)

Re:Tirou o Baía

Relativamente aos jogadores que tu referes terem sido retirados pelo Scolari, já falei deles noutros comentários, pelo que não me vou repetir.

"Uma selecção (...) não tem necessariamente de ser a selecção (...)"

hehe. Agora até pareço daqueles jornalistas que distorcem as entrevistas. Relativamente a esse assunto, sobre se o melhor é ter uma equipa onde os jogadores já se conhecem, ou ter sempre os melhores jogadores a actuar em determinado momento, é outro assunto, que não tem a ver com a renovação ou não renovação da selecção, parece-me.

"Curiosamente não vejo muita gente, nomeadamente portistas a reclamar do facto de ser também uma injustiça a não convocação de Paulo Santos em detrimento de Bruno Vale."

Por acaso não me lembrei aqui de falar nisso, mas uma das coisas que discuti com o meu velho que também é FCP, foi precisamente essa injustiça agora referiste.

"Pela primeira vez desde que me conheço por gente, temos uma Selecção Portuguesa de nível mundial, onde não há episódios de indisciplina, jogadores castigados por querer bater em árbitros"

Não acho que seja a primeira vez que temos uma selecção com jogadores que não batem em árbitros.

"treinadores e dirigentes a espalhar alho no balneário"

Pois, não temos alho, mas temos a N.ª Sr.ª do Caravaggio.

"não treinadores e dirigentes nas putas, bem como alguns jogadores e não há escolhas merdosas para local de estágio que prejudicam o rendimento dos jogadores."

Que eu saiba, também não é a primeira vez que temos uma selecção onde isso não acontece. Isso que tu falas só aconteceu uma vez, ou pelo menos só foi noticiado uma vez. Podes sempre dizer que aconteceu mais vezes sem aparecer nas notícias, mas se fores por aí, então nada te garante que não continue a acontecer.

"Podem criticar o Scolari por deixar de fora que ele entende deixar, mesmo não compreendendo o que pode ele ganhar com isso, quando ele depende das prestações que a equipa tem,"

É teimoso, teimoso e casmurro, não é porque tenha alguma coisa a ganhar.

"mas não o podem criticar de esta selecção não ter sido quase a 99% motivo de orgulho, ou pelo menos de não ser motivo de vergonha. Exceptuo aquele jogo com o Lichtenstein... :)"

Não será 99%, talvez um pouco abaixo... não te esqueças dos miseráveis 18 meses de preparação que antecederam o Euro2004, durante os quais jogamos sempre com o mesmo 11, que só foi alterado após a derrota na Grécia em pleno europeu... Foram portanto 18 meses pouco orgulhosos, e pouco úteis, em termos de construção de equipa, uma vez que a base foi alterada em pleno europeu.

O Europeu efectivamente correu muito bem mesmo. Não se pode negar que aqui o Scolari teve mérito; mas também não se pode negar as condições que teve, que até agora mais nenhum treinador da selecção alguma vez teve: um campeonato da europa em casa, e uma equipa portuguesa vencedora da CL constituída quase só de portugueses.

Após o Europeu, Portugal realizou a melhor classificação de sempre para um mundial. Mais uma vez não se pode negar o mérito a Scolari, mas por outro lado também não se pode ignorar outros aspectos, como o facto de ter sido o grupo de apuramento mais fácil que alguma vez tivemos.

Concluindo: relativamente ao mérito de Scolari, a minha opinião é que nem tanto ao mar nem tanto à terra, como se costuma dizer.

Mas de qualquer das formas não é isso que está em discussão; a renovação da selecção é que é o tema. Mas já que puxaste a conversa para o mérito do seleccionador...

Cumprimentos.

Caro Tiago...

"hehe. Agora até pareço daqueles jornalistas que distorcem as entrevistas. Relativamente a esse assunto, sobre se o melhor é ter uma equipa onde os jogadores já se conhecem, ou ter sempre os melhores jogadores a actuar em determinado momento, é outro assunto, que não tem a ver com a renovação ou não renovação da selecção, parece-me."

Irei repetir-me mais a baixo, mas se o tema era a renovação da selecção, falaste imenso do Vitor Baia e da questão de o Scolari ser ou não, um revolucionário, epiteto pelo qual nunca o conheci, ou tenha em qualquer momento reconhecido que era realmente esse o seu papel.

"Por acaso não me lembrei aqui de falar nisso, mas uma das coisas que discuti com o meu velho que também é FCP, foi precisamente essa injustiça agora referiste."

Obviamente que não vou por isso em causa. Mas é, e pelo visto para ti também e para o teu pai, uma questão que merecia se calhar outro tipo de discussão. O Paulo Santos tem também ele um trajecto nas camadas jovens, que por acaso até terminou de forma abrupta por sua culpa, tendo levado também à sua saida do Sporting. Mas o que é certo é que ele fez 3 épocas talvez como o melhor Guarda Redes da I Liga, não tendo a visibilidade de outros, e falha pela 2ª vez a presença numa grande competição.

"Não acho que seja a primeira vez que temos uma selecção com jogadores que não batem em árbitros."

Para a geração de ouro começava a ser um problema recorrente.
Tivemos problemas no Euro, nas meias finais com a França em 98, problemas em 2000 no Coreia/Japão.. e este grupo podia ter ficado na memória apenas por isso.

Desde que Scolari entrou, acabaram os problemas. É um facto.

"Pois, não temos alho, mas temos a N.ª Sr.ª do Caravaggio."

O alho foi figurativo, pois foram diversos os relatos de cenas de alhos e bugalhos. Não vejo problema nenhum na tal srª do caravagio ou em fátima, mesmo não sendo religioso.
Mais vale isso, que impor o alho a todos..

"Que eu saiba, também não é a primeira vez que temos uma selecção onde isso não acontece. Isso que tu falas só aconteceu uma vez, ou pelo menos só foi noticiado uma vez. Podes sempre dizer que aconteceu mais vezes sem aparecer nas notícias, mas se fores por aí, então nada te garante que não continue a acontecer."

Pelo menos duas. Uma num famoso estágio, que meteu a Paula.. ou meteram na Paula.. e em Macau.

"É teimoso, teimoso e casmurro, não é porque tenha alguma coisa a ganhar."

O que é teimosia para ti, é uma convicção para ele. Honestamente não o vejo a pensar: "Pô.. vou-me foder todo, mas não levo A e B, só para lixar C." Sinceramente a este nível não vejo ninguém a fazer este papel... só se por troca de dinheiro.
O Mourinho, é teimoso, ou convicto?

"Não será 99%, talvez um pouco abaixo... não te esqueças dos miseráveis 18 meses de preparação que antecederam o Euro2004, durante os quais jogamos sempre com o mesmo 11, que só foi alterado após a derrota na Grécia em pleno europeu... Foram portanto 18 meses pouco orgulhosos, e pouco úteis, em termos de construção de equipa, uma vez que a base foi alterada em pleno europeu."

A consequência desse trabalho culminou no Vice-Campeonato Europeu, facto único na história do nosso futebol.
Sinceramente, não sou dos que pensam que no futebol, há coisas que acontecem por acaso. Foi um trajecto onde algumas coisas se experimentaram, inclusivé sistemas tácticos e novos jogadores. Pelo que não concordo contigo.
Talvez ele tenha mudado de ideias depois de ter estado mais tempo com os jogadores no estágio antes do Euro, digo eu...
Ele sempre se queixou disso, dos estágios e jogos de preparação não lhe permitirem estar mais tempo com os jogadores.

"mas também não se pode negar as condições que teve, que até agora mais nenhum treinador da selecção alguma vez teve: um campeonato da europa em casa, e uma equipa portuguesa vencedora da CL constituída quase só de portugueses."

Lembras-te do FC Porto campeão europeu em Viena? Que dividendos tiramos a nível de selecções desse magnífico grupo de jogadores?

Há de facto condições óptimas. Mas já as tivemos noutras ocasiões e não se fez nada de relevante. Já falhamos apuramentos incríveis. Já tivemos pássaros na mão para os deixar voar.
Scolari conseguiu. Os nossos filhos, só saberão isso.

Re:Caro Tiago...

Não consegui ler o "resto do comentário", porque o link não abre nada, mas vou procurar responder ao que disseste na parte do comentário à qual consegui ter acesso.

Quando falo em revolucionário, refiro-me ao facto de que ele ía acabar com os lobbies, etc, etc. E se o Baía foi a "renovação" que mais se falou e ainda fala, porque não hei-de eu falar nela?

Continuando...

Meias finais com a frança foi em 2000. Sim, aí protestou-se com a arbitragem, mas sinceramente nunca tinha visto ninguém classificar esses protestos como uma prova de tremenda indisciplina na selecção, como tu estás a fazer.

Em 2002 estivemos na Coreia, e aí sim, houve problemas, mas como eu já tinha dito, foi a única vez que houve mesmo indisciplina, e foi um jogador - o J. Pinto.

Em 2004, realmente não houve indisciplina para com os árbitros... talvez porque não tivemos razão nenhuma de queixa, mas enfim, é verdade que não houve indisciplina para com os árbitros. Houve só o Figo que lá foi rezar para o balneário em vez de apoiar a equipa, portanto não podes afirmar que não tenha havido nenhum problema. E já agora houve também o Rui Costa a anunciar o abandono, em pleno Europeu, com o Scolari a ser completamente surpreendido quando os jornais lhe deram a notícia.

A Paula, pois, meteu-se ou foi metida, lá está.

O Mourinho? O Mourinho classificado de teimoso? É a primeira vez que ouço tal coisa. Arrogante, etc, está bem. Teimoso nunca tinha ouvido.

Depois dizes que durante os 18 meses que precederam o mundial, o Scolari experimentou sistemas e jogadores novos, por isso foi proveitoso. Esqueces-te é que a equipa que jogou no 2o jogo do Europeu eram jogadores que nunca tinham jogado juntos na selecção, por isso não percebo como o bom desempenho deles pode ter tido origem na preparação que a selecção teve nos tais 18 meses. Talvez o Scolari tenha mudado de ideias? Ah pois certamente que sim, depois da derrota com a Grécia!

E pronto, respondi à parte do teu artigo que consegui ler. Cumprimentos.

Re:Tirou o Baía

E o JVP, e o FCouto, e o RCosta, e o SConceição, e o Rjorge.

Re:Tirou o Baía

FCouto, RCosta e Paulo Sousa retiraram-se, não foi ele que os tirou.

João Pinto tinha acabado de ser o primeiro jogador do mundo a dar um soco num árbitro num Mundial!

É, realmente tirou o S. Conceição e o Rui Jorge... bravo ao Scolari... uma revolução só comparável ao 25 de Abril.

Re:Tirou o Baía

O Couto não se retirou... ainda esta semana ele disse que enquanto jogar futebol nunca renunciará à selecção...

Re:Tirou o Baía

Eu não tinha essa ideia, mas a verdade é que Scolari sempre apostou nele, contra tudo e contra todos que diziam que o Ricardo Carvalho era muitíssimo melhor. Jogou sempre a titular com o Scolari nos 18 meses de preparação para o Euro2004. Só mesmo após o primeiro jogo e derrota com a Grécia, é que o revolucionário Scolari, 18 meses depois e em pleno Europeu, lá revolucionou e tirou o Couto, Rui Costa, etc do onze, para meter os jogadores vencedores da CL da altura.

Isto é que é espírito revolucionário. A querida presença do Che Scolari.

Re:Tirou o Baía

Não se retirou. Foi retirado.

Re:Tirou o Baía

E a encabeçar a lista, Paulo Sousa.

Re:Tirou o Baía

e tirou João Pinto

+ Off-Topic

Que tal os responsáveis do site Relvado.com comunicarem a todos os relvas que só vão permitindo comentários que não sejam do agrado dos portistas, até eles, responsáveis quererem. A censura neste site existe. Até podem colocar um comentário que à posteriori só é visto por aquele que o escreveu, ou em último quando o comentador indesejado tenta aceder ao site é redireccionado para uma página em manutenção. Essa é mesmo boa, mas muito fácil de ultrapassar.
Nem o fascisco conseguiu calar alguns jornais durante a longa noite salazarenta, quanto mais uns tristes aprendizes de censores.

Muita coisa pode acontecer em 2/4 anos

Do grupo que fez 1998/2000/2002, já não sobra muita gente.

Essa renovação foi sendo feita e neste momento temos jogadores como Maniche, Jorge Andrade, Deco, Petit, Nuno Gomes, Ricardo e Quim, que andam na casa dos 28/30 anos e asseguram numa primeira linha maturidade e qualidade. Numa segunda linha temos alguns jogadores entre os 25/28 que garantirão a sua sucessão. Paulo Ferreira, Miguel, Ricardo Carvalho, Simão, Tiago, talvez Caneira e Boa Morte.
Depois temos jovens com bastante qualidade, que já tem condições de não se envergonhar, com especial destaque para Ronaldo, mas não esquecendo também Quaresma, Viana, Postiga, B.Vale, Moutinho, M.Fernandes e Nelson.
Para além destes, há um conjunto de jogadores mais e menos jovens que podem ou explodir, ou amadurecer de forma a aparecer na selecção com regularidade.
São eles, Bosingwa, R.Meireles, C.Peixoto, H.Almeida, R.Rocha, Tonel, Custódio, Carlos Martins, Nani, Vaz Tê, Cícero, Danny, Makukula, Davide, Diogo Valente, entre outros...

A renovacao

Convocatoria 2002
Goalkeepers: Ricardo Pereira (Boavista), Vitor Baia (Porto), Nelson Pereira (Sporting)

Defenders: Abel Xavier (Liverpool), Jorge Andrade (Porto), Jorge Costa (Charlton Athletic), Fernando Couto (Lazio), Beto Severo (Sporting), Rui Jorge (Sporting), Nuno Frechaut (Boavista), Marco Caneira (Benfica).

Midfielders: Luis Figo (Real Madrid), Sergio Conceicao (Inter), Rui Costa (AC Milan), Paulo Bento (Sporting), Paulo Sousa (Espanyol) Pedro Barbosa (Sporting), Armando Petit (Boavista), Daniel Kenedy (Maritimo), Nuno Capucho (Porto).

Forwards: Nuno Gomes (Fiorentina), Pedro Pauleta (Bordeaux), Joao Pinto (Sporting).

Convocatoria 2006

Current Squad
Ricardo
Quim
Bruno Vale

Paulo Ferreira
Marco Caneira
Miguel Ricardo Costa
Fernando Meira
Jorge Nuno Valente
Alberto Ricardo Carvalho
Miguel

Armando Petit
Hugo Viana
Maniche
Tiago
Deco
Simao Sabrosa
Luis Boa Morte
Francisco Costinha
Luis Figo
Cristiano Ronaldo

Pedro Pauleta
Nuno Gomes
Helder Postiga

Em suma 7 repetentes, se isso nao e renovar entao o que e?

blog

http://www.treinadordabancada.blogspot.com/

Eis o dia-a-dia do Estágio da nossa Selecção

Eis o dia-a-dia do Estágio da nossa Selecção para o Mundial:
 
8:00 horas – Alvorada;
8:30 h – Nuno Gomes começa a secar o cabelo;
8:35 h – Nuno Valente dá entrada no departamento médico, após alegadamente ter sido vítima de uma entrada violenta do seu colega de quarto, Petit, enquanto dormia;
9:00 h – Pequeno-almoço;
9:01 h – Nuno Gomes começa a chegar gel ao cabelo;
9:10 h – Figo levanta-se;
9:11 h – Cristiano Ronaldo dá entrada no hotel após uma noitada bem passada;
9:12 h – Ricardo Costa grita bem alto: “Como é possível eu estar aqui?”, e abraça-se, eufórico, à pessoa mais próxima;
9:13 h – Ricardo é sodomizado por um empregado do hotel após este ter ficado excitado com a sua voz sexy;
9:14 h – Miguel agride de forma selvática os jornalistas que o tentavam fotografar enquanto comia;
9:15 h – Costinha consegue finalmente ter capacidade físico-motora para se erguer da cama;
9: 16 h – Maniche pesa-se e atira a balança com força contra a parede, depois de perceber que continua a pesar mais do que o Fernando Mendes;
9:20 h – Chegam ao hotel os dois camiões de queijos açorianos encomendados por Pauleta;
9:30 h – Nuno Gomes acaba de chegar o gel ao cabelo e dirige-se para a sala de maquilhagem;
9: 45 h – Scolari acorda;
10:00 h – Deco inicia o seu tratamento contra as borbulhas;
10: 01 h – Simão chora, queixando-se de que Hélder Postiga lhe terá comido o pão com manteiga;
10: 02 h – Caneira dá entrada no departamento médico, após ter sido vítima de uma entrada dura de Petit durante o pequeno-almoço;
10:10 h – Quim agride um empregado de mesa, depois de este lhe ter dito que era holandês;
10:30 h – Início do treino;
10:45 h – Figo e Cristiano Ronaldo entram no estúdio para gravarem um spot publicitário para um banco;
10: 50 h – Nuno Gomes está finalmente pronto para entrar no treino;
11:00 h – Costinha inicia o pequeno-almoço;
11:01 h – Treino interrompido para prestar assistência médica a Luís Boa Morte, que foi vítima de uma entrada dura de Petit;
12:30 h – Fim do treino;
12: 31 h – Costinha está pronto a iniciar o treino;
12:36 h – Banho;
12:40 h – Simão chora copiosamente porque Tiago não lhe emprestou o champô;
13:00 h – Almoço;
13:35 h – Figo e Cristiano Ronaldo juntam-se aos seus companheiros;
13:40 h – Scolari levanta-se da cama pronto a iniciar mais um dia de extenuante trabalho;
14:00 h – Costinha chega, visivelmente cansado, ao local onde decorre o almoço;
16:00 h – Rodada de “Sueca”;
16:10 h – Costinha dá entrada no departamento médico, após ter-se lesionado com a caneta enquanto apontava os resultados da “Sueca”;
16:30 h – Scolari reúne-se com a sua equipa técnica para delinear a estratégia para o primeiro jogo do Mundial;
16:32 h – Scolari inicia um jogo de Monopoly com a sua equipa técnica. A regra é bem simples: quem ganhar tem direito a escolher um jogador para o onze português que vai iniciar o Mundial;
17:00 h – Inicia-se o treino da tarde;
17:05 h – Figo e Cristiano Ronaldo iniciam as filmagens de um anúncio publicitário para uma bebida gaseificada;
17: 10 h – Simão chora copiosamente porque Hugo Viana não lhe passou a bola;
19:00 h – Fim do treino;
20:00 h – Depois de uma extenuante tarde de Monopoly, estão já escolhidos dez dos jogadores que vão alinhar de início no primeiro jogo do Mundial;
20:30 h – Início do jantar;
20:31 h – Costinha dá entrada no departamento médico, após ter-se lesionado com o garfo enquanto comia;
20:32 h – Scolari vence o 11º jogo de Monopoly e tem por isso direito a escolher o último jogador do onze inicial; o brasileiro escolhe, eufórico, Quaresma; quando os seus adjuntos lhe dizem que Quaresma não pode ser escolhido porque não foi convocado, o treinador brasileiro perde as estribeiras e grita: “pôxa vida, cara! É sempre assim: quando eu ganho nunca há o prémio que eu quero. Vocês, portugas, não sabem perder, cara!”;
21:00 h – Bilharada no salão de jogos do hotel;
21:10 h – Simão chora porque Deco ficou com o taco maior e mais brilhante;
21:30 h – Pauleta acaba de comer o seu 37º queijo açoriano de sobremesa;
22:00 h – Scolari diz estar extenuado e recolhe aos seus aposentos;
23:00 h – É dada ordem de recolher aos quartos;
23:05 h – Simão chora porque queria ficar com a cama do lado esquerdo do quarto;
00:00 h – Cristiano Ronaldo está pronto para sair;
00:02 h – Costinha acorda o departamento médico da selecção para ser assistido após ter-se lesionado ao mudar de posição enquanto dormia;
00:30 h–Merche Romero chega à entrada do Hotel e buzina bem alto, Cristiano Ronaldo ouve a buzina e sai;
01:00 h - Ricardo Costa grita bem alto durante o sono: “Como é possível eu estar aqui?”, e abraça-se, eufórico, à pessoa mais próxima;
07: 59 h – Merche Romero deixa Cristiano Ronaldo na entrada do hotel;
08:00 h – Alvorada.