Reflexão sobre o futebol português | Relvado

Reflexão sobre o futebol português

 

40 anos depois temos a França pela frente nas meias-finais do Mundial! É uma Selecção difícil, mas tudo é possível! Temos de acreditar...Na verdade, o que quer isto tudo dizer? Temos tido algumas gerações de qualidade no nosso futebol, mas o que é um facto é que nenhuma delas, à excepção desta e da dos "magriços", tinha chegado até aqui. Após diversas conquistas lusas a nível internacional nestes últimos 3/4 anos - uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental, duas finais da Taça UEFA (apenas uma ganha), uma final do Euro 2004 -, a juntar a este magnífico feito de termos chegado pela segunda vez na história do nosso futebol às meias-finais do Mundial, o que podemos dizer sobre a evolução do nosso futebol?Krep Bizarro

Seleção:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ou então não!

Depende do que se considere o "nosso futebol"! Mais facilmente se relaciona com a qualidade dos atletas portugueses, isso talvez. Agora se formos a ver quantos dos que estão a actuar na selecção jogam no campeonato nacional!... A mim, angustia-me!!! :\

Uma vez mais, o nosso convite!

Isto pode parecer que tenho mesmo prazer em ser chato, mas a intenção é criar uma atmosfera de enorme festa e vibração com o jogo de logo à noite! Na livraria Almedina, do Arrábida Shopping, vamos transmitir o jogo Portugal X França e com os comentários de Sérgio Pires (jornalista desportivo e co-autor do livro "A História dos Campeonatos do Mundo de Futebol") e ainda Paulo Paraty, conhecido e reconhecido árbitro da 1ª categoria da AF Porto. Estão, desde já, todos convidados para a nossa festa! Será no 1º andar do nosso espaço, numa zona com bar. APAREÇAM!!!

Off - Que as lágrimas sejam Portugal

Que por cada “oui” que soe se oiçam mil “sim” mais afirmativos. Que por cada “galo” que cantar ecoe um trinar de conquistas lusitanas. Que por cada cada “chanson” de Aznavour, Gainsbourg ou Dassin se solte a emoção da voz de Amália, Zeca ou Teresa Salgueiro(até que a voz nos doa). Que por cada esplendor ou cortesã de Balzac libertemos o sonho de António Gedeão ( que pula e avança como bola nas mãos de uma criança). Que por cada delírio de de Baudelaire ou Rimbaud acenemos com a paixão de Eugénio de Andrade e com o eu-génio de Pessoa. Que as defesas de Ricardo prevaleçam sobre a vontade do Henry. Que cada cavalgada do Miguel desatine com o Malouda. Que a qualidade do Meira e do Ricardo Carvalho ofusquem o brilho exótico do Gallas e do Thuran. Que os dribles de Ribery tropecem na valentia de um Nuno bem Valente. Que a vaga de Zidane se dissipe levemente junto à costa do Costinha. Que a torre (Eiffel) de força e de músculo de Vieira seja ludibriada pela sublime arte da omnipresença do Maniche. Que um Makelele persistente seja viciado pela magia de um Deco. Que um Sagnol de direitas se perca no direito a fazer história de um Figo Real e mais galáctico que Madrid.Que o lateral esquerdo francês (Abedail?) aprenda que da Madeira quase tropical chegou um miúdo com ginga como um pião e que gira e joga, não como um Ronaldinho ou um Ronalgordinho, mas sim como um Ronaldíssimo, vendaval de ilusão. Que o Barthez reprove depois de provar e aprovar aquele queijo viscoso, visceral e venenoso vindo da atlântica (ou Atlântida ) Açores. Que as minhas lágrimas, mais logo, sejam de ouro e prata. Que a minha voz se una à voz de uma mátria imensa, mãe desta pátria apátrida, pois seus filhos vagueiam por esse mundo fora, cidadãos de todos os mundos, espalhando a réstia e a notícia, a centelha e o centeio, a acendalha que alumia os olhos leais, a palavra, a saudade e a memória. Que as minhas lágrimas sejam de alegria. De bandeira e de debandada (para o meio de uma multidão embandeirada) Que as minhas lágrimas sejam Portugal.

Correção

"Chegou um miúdo que ginga como um pião" e não "chegou um miúdo como ginga como um pião"...claro!

A evolucao tem que ser acompanhada

Na realidade a evolucao existente eh dependente dos clubes, a melhoria da capacidade tecnica dos nossos tecnicos, as melhorias das capacidades fisicas dos jogadores, e a formacao que tem sido efectuada nos clubes eh a base disso. Mas alerto que se nao for mantida essa linha de trabalho e ate, itensificada, especialmente na formacao e aproveitamento de novos valores, seremos lembrados no futuro como uma Hungria ou uma URSS que costumavam ter grandes equipas. A decisao da liga de clubes em nao limitar o acesso aos estrangeiros eh claramente um retrocesso nesse processo. O grande numero de jogadores estrangeiros de qualidade duvidosa nas nossas ligas eh outro problema. Na realidade se nao dermos possibilidade aos nossos talentos, bem sei que nao serao todos Ronaldos, Figos ou Quaresmas, de desenvolver-se e crescerem como jogadores claramente iremos por em causa a qualidade da selecao!

Isso das pequenas nações...

Já não dá com nada... O facto de termos 10 milhões de habitantes não significa que não possamos ser uma potência mundial em futebol!!! Veja-se o caso da Holanda, que ainda tem menos população que nós, tem cerca de metade da nossa àrea geográfica e mesmo assim habituou os adeptos de futebol a presenças e disputas continuas de todos os grandes torneios internacionais... Já para não falar de que será sem dúvida, se não a melhor actualmente, uma das melhores escolas da europa na modalidade e por consequência do mundo!

Re: Isso das pequenas nações...

Por acaso a Holanda tem perto de 15M de habitantes...

Re: Re: Isso das pequenas nações...

mas a holanda é muito mais pequeno que portugal e a china que tem 1/3 da populaçao mundial so esteve num mundial que foi em 2002 e perdeu todos os jogos

Re: Re: Re: Isso das pequenas nações...

Ponto 1: tem a ver com a cultura do país - a China nunca cultivou muito o futebol, que eu saiba. Ponto 2: não podes negar que um país com maior população tem mais hipóteses de poder ter mais quantidade de jogadores d qualidade! Ponto 3: ainda outro dia ouvi o Sr. Scolari a dizer que era muito mais fácil treinar o Brasil do que Portugal, mesmo por causa da questão "população"; fala a voz da razão meu amigo!

Obviamente que sim

Não só porquanto , campeonatos mundiais, mas o selectivo e avançado futebol Europeu. Vejam, que neste campeonato Mundial, estão somente equipas Europeias na final...e Portugal ao último Europeu é Vice-campeão. Não falamos já, na geração de ouro..de Figo e companhia, pois essa geração campeão mundial em Subs, ´restam poucos...Mesmo com tão poucos, Portugal foi Vice Europeu..e é candidato a ganhar o Mundial. O resto é letra...é justificações de Ingleses que perderam pois Ronaldo piscou o olho!! São Holandeses que tentaram arrumar com alguns jogadores, e fizeram uma campanha mediática sobre o asssunto..que os ingles exploraram e agora os galinhos revanchistas prometem continuar.O resto é um psicopata que atirou a matar a uma mulher e homem , por serem Lusos, em França , são ingleses a condençarema ambição de Rooney bater em Ronaldo como consolação e orgulho nacional..e em pubs atirarem copos a uma empregada por ser Portuguesa...medo..muito medo.. como podem ler neste artigo de um blog: HouseNations July 4, 2006 06:41 PM Aol/gbr Now we start to see some brains. English educated fans putting themselves on the other side. Well done. Now you just have to start to educate your adults and will get educated children. A English friend of mine, here in London, was in a pub were one barmaid was Portuguese watching the match, the little girl, as he called her, was working and not paying attention to the game, but the people who knew she was Portuguese joked about it. So everyone knew. At a certain point a man throws a pint glass in her direction that luckily didn't hit her, but broke in pieces all over the bar. Central London, ZONE 1 of the tube. People from many countries that were there watched this. That is what you should worry about. In Portugal this doesn't happen especially if the other team national doesn't care about football. And even more when is a lady. That is a shame, and that is you need to deal with. My friend felt revolted that he sow someone from his nationality do that. So don't care too much about the football game and if Rooney is or not guilty, worry about what you children see and learn. Footballers all learn from each other to fake and pretend fouls all over the world. The best ones do it, children copy. But that is not the most important matter for living in a global world. As many young England supporters learn to behave like animals with their older mates, even their parents. And if they turn into footballers they'll keep all that violence within.

Re: E no entanto

Há quem clame que Portugal é 3º mundo. Arrefodasse, se é o 3 ..pena não ser o 5 ou 10....pois so 1º mundo é esta farsa.... Cada vez mais , me orgulho dos meus.Quem viaja , e sabe como é lá fora, sabe quanto é mentira tantas fábulas quem em Portugal se vendem sobre "nós e os outros"..arrepiante.

Re: Re: E no entanto

Na realidade o la fora e sempre pintado mais bonito do que eh na realidade. Em Franca qualquer motivo e razao para vandalismos e mortes. Em Espanha o Barcelona ganha a champions e o centro de uma cidade fica destruido. Em Inglaterra o futebol e uma desculpa para que os trogoditas mostrem a sua verdadeira face. Em Portugal, um infeliz caiu da estatua do Marques... Diferencas, diferencas... cada vez mais gosto de casa