Qual o esquema ideal para a selecção? | Relvado

Qual o esquema ideal para a selecção?

 

Peter Brandon nota ainda que Agostinho Oliveira "já utilizava este esquema nas selecções mais jovens, e a opção pelos 3 centrais é também usada por Itália, Alemanha, Brasil e Argentina. Parece que Portugal se pode dar bem com a sua utilização. O que pensam?"

Seleção:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O ideal?

Uma equipa tacticamente disciplinada e culta, a fim de se poder adaptar às contrariedades impostas pelo adversário!

É esse o caminho do futuro!
Sem a intervenção do treinador... os jogadores devem saber como se devem distribuir e reagir às movimentações contrárias!

Mas isto... era o ideal!

Saudções Azuis e BRancas!

#Relvado

Anular por completo o sistema de jogo

do adversário é tão importante como o nosso sistema de jogo.

Por isso defendo que conforme os casos a selecção deve jogar em 3x4x3 ou então ou 4x3x3.

Se jogarmos contra uma equipa com um Ponta de Lança vamos jogar com 3 centrais?

Saudações Azuis e Brancas

Sem esquema fixo...

Como qq equipa e em qualquer modalidade, deve ser preparado jogo a jogo, e os jogadores(profissionais pagos a peso de ouro) devem ser capazes de dentro do proprio jogo mudarem rapidamente de esquema tatico.
Por isso gosto do boloni, a filosofia dele é essa e ele aos poucos implementa-a, e só por isso merece a nossa admiração como treinador, pois é uma tarefa árdua, que esta epoca por ex., ja tevo cmo preço "desaires". Um a equipa deve ser um bloco, para o movimento de um jogador deve existir sempre a resposta dos outros dez.
Força PORTUGAL(de preferencia com selecionador PORTUGUES)

SPORTING SEMPRE!

Eu perguntaria antes...

Qual o esquema ideal para a Selecção?

Eu perguntaria antes qual o melhor esquema para as Selecções Nacionais, desde as mais jovens à AA?

Cumprimentos

mas é nesse contexto

que a Selecção Sub-21 contra a Grécia jogou com 3 centrais num esquema à semelhança da selecção principal. O que não compreendo é que se faça isso só por causa das ideias do seleccionador interino... Por isso já deve ter havido conversas com o Scolari...

Acho que...

... este sistema possibilita jogar mais "bonito", e com um maior poder ofensivo. Julgo também que se adapta muito bem à nossa seleção, no entanto não me parece que, (qualquer que seja a equipa), deva jogar apenas num sistema. Hoje em dia, qualquer adversário, estuda muito bem a equipa que vai defrontar, e se uma equipa joga sempre no mesmo sistema táctico torna-se mais fácil arranjar formas de a contrariar. Sendo assim, julgo que temos é de ter um treinador capaz de analizár o adversário e escolher o sistema táctico melhor para esse jogo, ou então por uma equipa a jogar capaz de se adaptar a qualquer sistema, no decorrer do jogo, sem haver necessidade de alterações nos jogadores que estiverem em campo.

Saudações desportivas

Este esquema tem uma grande vantagem

Permite encaixar no onze titular o Figo, o Sérgio Conceição e o Simão...

:)

Cumps.

É o esquema da moda

Por isso é que muitas selecções a nivel mundial o têm utilizado e Portugal está a tentar adapta-lo.

Portugal seguiu durante muito tempo uma filosofia de jogo em que "obrigatoriamente" tinha de jogar com 2 centrais, dois laterais e um trinco o que fazia com que metade da equipa - 5 jogadores - tivessem de ficar quase sempre na defesa.

Tentando optar pelo modelo de 3 centrais deixa de ser necessário ter um trinco (ou então um jogador para apoiar incessamente a defesa).

Mas é claro que para este modelo resultar na perfeição torna-se necessário que existam dois laterais que consigam fazer todo o corredor e que saibam atacar e defender bem (características infelizmente não muito comuns nos laterais lusos).

Só para finalizar que este modelo foi implementado com sucesso pela excelente escola holandesa através do grande Ajax da epóca de 1994/1995. Mais um contributo da escola holandesa que na década de 70 já tinha "inventado" e célebre Futebol Total.

Seja qual for o seleccionador nacional, terá obrigatoriamente é de fazer trabalho de casa e tentar encontrar o melhor esquema que melhor se adapte aos jogadores portugueses.

Saudações leoninas

Thy NightWolf

Um esquema que se imponha

Acima de tudo está na altura de definir um esquema que se mantenha, independentemente dos técnicos. Seria positivo que se encontrasse uma táctica e um estilo de jogo que fossem idênticos desde as camadas mais jovens até aos séniores. Deixaria de ser necessário um tempo de adaptação aos esquemas tácticos que os seleccionadores quisessem impor, passando a passar-se o inverso, ou seja, um seleccionador que chegasse à Federação já saberia que teria um determinado estilo de jogo a respeitar.

É aliás essa fórmula que penso ser a mais racional, mesmo a nível de clubes. Quer sejam clubes ou selecções, deverá haver um departamento técnico credível, que possa decidir conscientemente sobre o modelo de jogo a adoptar, e que faça a escolha do seleccionador de acordo com esse mesmo modelo. Os treinadores deixariam de ser contratados por capricho ou simpatia pessoal dos presidentes, passando a haver um critério fundamentado para essa mesma contratação.

Esquema Táctico

Creio que este assunto é muito polémico. Cada treinador tem o seu estilo de dispor as pedras em campo, independentemente da qualidade do trainador. O que faz do treinador um bom treinador é o facto de se saber adaptar á equipa e principalmente adaptar, e eleger os melhores jogadores para cada posição.

A pergunta de qual é o esquema táctico mais indicado para a Selecção Nacional é muito subjectivo pois cada um tem a sua opnião. E como já foi dito por Herman José "as opniões são como as vaginas, quem as quer ´dar dá e quem não quer dar não dá.

A minha opnião é a táctica do 3-5-2, pelo menos é a que eu uso no CM e tem-me dado resultados :o)

Saudações Leoninas

O esquema ideal...

É aquele que nos der a a vitória no final de cada jogo...

A equipa tem de ser capaz de se adaptar a qualquer esquema táctico, pois o facto de o 3-4-3 nos poder dar a vitória em grande parte dos jogos não quer dizer que seja o ideal para todos, vai haver jogos em que se terá de jogar noutros sistemas, e aí se um outro sistema nos der a vitória, esse terá sido o esquema ideal para esse jogo!!

Uma equipa que se deixe jogar sempre no mesmo esquema, pode conseguir muitas vitórias, mas mais cedo ou mais tarde o adversário por já saber o que o espera, vai ter mais possibilidades de o contrariar, daí a necessidade de não se apostar num só esquema!

+1 Bem escrito

Não te posso moderar, mas posso elogiar.
Bem escrito, boa analise.

Abraço

Penso que é o esquema ideial, mas cuidado...

Penso que sim que é o esquema ideal para a nossa selecção no momento. Sempre tivemos bons defesas centrais que juntos formam uma boa barreira. Quando o adversário jogar com dois avançados poderá ficar sempre um de sobra para alguma eventualidade. Costumamos ter laterais que sobem no terreno bastante bem. Jogando um pouco à frente dos defesas é uma óptima opção para os aproveitar. A meu ver o esquema defensivo está bem montado especialmente porque deixam os dois trincos que já não se usa no futebol moderno.
Para mim o grave problema que poderá existir é se a outra equipa jogar num 4x4x2 normal e bem organizado. As falhas de marcação vão ser evidentes como aconteceu já nos encontros com a Inglaterra e Tunísia. É um esquema bastante elegante mas muito traiçoeiro e perigoso de usar. Não são muitas equipas ou clubes que o usam e o caso que conheço que sempre o usou foi o Liverpool FC e nem sempre com bons resultados. Não vencem um troféu à mais de 10 anos na Inglaterra.
Quanto ao Scolari gostar muito dessa táctica, ele que a vá usar para o Palmeiras. Não digo mais nada, vocês sabem do que eu estou a falar.