Portugal sem extremos esquerdos? | Relvado

Portugal sem extremos esquerdos?

 

Peter Brandon diz: "Portugal continua a formar bons valores em quase todas as posições, com excepção de extremos esquerdos. Além de César Peixoto não há um único esquerdino. E desde Futre que não existe em Portugal um extremo esquerdo de valor! Se formamos tantos e bons extremos direitos, porque não temos um único extremo esquerdo?! Será CPeixoto a única opção da selecção para esse sector nos próximos anos?"

Seleção:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Quem não tem cão...

Não será de facto um problema português, pois em geral não abundam jogadores nessa posição do terreno. Ryan Giggs será umas das referências para essa posição, como o foi Paulo Futre. Mas de facto, há menos canhotos que dextors, logo:

... caça com gato.
As alternativas que vejo na selecção são a troca de posições dos extremos. Jogando assim com dois extremos direitos, estando um temporariamente adaptado ao lado oposto. Sérgio Conceição tem jogado diversas vezes pela esquerda, assim como Luís Figo ou Quaresma.
Durante o jogo, os extremos em campo podem e devem trocar de flanco, regressando um deles á sua posição natural. Acontece frequentemente no equipa do Sporting. Existe a vantagem acrescida de a troca baralhar a defesa adversária.

Assim não sendo possível usar mais esquerdinos, a solução passa um pouco pela criativadade táctica dos treinadores e flexibilidade técnica dos jogadores.

nao concordo

sendo adepto do fc porto,gosto de houvir elogios ao meu clube e aos jogadores portistas,mas neste caso nao posso concordar com o relvinha.cesar peixoto ainda é um jovem,e na condiçao dele existe varios jogadores que sendo direitos jogam bem na esquerda.simao,quaresma,c.ronaldo.

em relacao a formaçao,temos tido bons jogadores esquerdinos mas por um motivo ou outro nao tiveram muito sucesso,folha,edgar,boa morte.

temos em portugao lum esquerdino que ira dar muito que falar,jorge ribeiro

Quem é a favor da obrigatoriedade das



moderações públicas?

Hoje reparei em 3 moderações Estúpidas aqui no Relvado e ninguém faz a mínima de quem as deu!

A minha proposta é toda a gente mandar uma mail para os editores a pedir o seguinte:

A partir do momento em que um comentário é moderado aparece á direita do título do mesmo um link a dizer:
Moderações.

Quando clicamos no link aparece a listagem de quem moderou e que moderação deu e a que horas!

Isto ia acabar com este treta de moderar pelo nome e não pelo comentário!
Além disso era muito simples de fazer.

Quem concorda e quem não concorda que deixe os seus comentários e ideias!

Saudações Azuis e Brancas
 

Re:Quem é a favor da obrigatoriedade das

Eu estou contigo...

A moderação como está, mesmo que quem modere a faça pública, pode não corresponder à moderação que se pensa ter sido feita. Portanto esta deveria ser pública no local onde foi feita!!

E até porque acho que era mais "saudável" que fosse dada uma explicação com a moderação, penso que era bom que quem modera justifique a sua moderação, há quem o faça de livre vontade, e acho muito bem...

Re:Quem é a favor da obrigatoriedade das

caro johnny respondo mais para nao parecer que está sozinho a lutar contra isso. As moderaçoes disparatadas associadas a quem escreve é um fenomeno que acontece de vez em quando, mas que quando os editores reparam nelas, como hoje foi possivel, pelos muitos apelos feitos, acaba por ser corrigido nao voltando a dar pontos de moderaçao a essa pessoa durante muito tempo.

Quanto as moderaçoes publicas elas neste momento estao semi-publicas. Quem quiser pode torna-las publicas e pode-se ver quem moderou quem. É talvez o melhor sistema...

Agora que houve ai uns artistas que nao souberam usar os pontos que tinham de forma ostensiva...

um abraço

vputin

apenas alguns nomes

Passado recente
-José Alberto Costa
-Paulo Futre
-António Manuel Pacheco
-Folha
Actual
-Dany
-Agostinho
-Afonso Martins
-Luis Boa Morte
-César Peixoto
-Rui Lima
Futuro
-Alhandra
-Jorge Ribeiro
-Miguelito
São nomes de estremos esquerdos de diferentes gerações (se bem que Dany no Ajax também foi usado no miolo).

-Costa ficou conhecido quando trocou os olhos ao então melhor lateral direito da Alemanha (nos tempos em que a Alemanha tinha uma equipa temível) o Kaltz, para depois centrar milimétricamente para a cabeça do Dito no único golo de uma vitória inédita (hoje em dia seria banal) de Portugal sobre a Alemanha.
-Futre dispensa apresentações.
-Pacheco foi considerado no ano em que o Benfica perdeu o Final da Taça dos Campeões frente ao PSV o melhor na sua posição na Europa.
-Folha tem o seu nome associado á lista de melhores marcadores, assistindo durante mais de uma década nomes como Fernando Gomes, Rui Águas, Domingos, Mielkarsky ou Mário Jardel.
-Dany era o menino prodigio da sua geração. No Sporting a esquerda sempre foi sua, se bem que o talento era tanto que Dany poderia jogar em qualquer posição. Na Selecção era Agostinho que se colava na lateral e ambos estiveram no 3º lugar em sub-20. Como sénior apresentou muito pouco, apesar da boa época que fez ao serviço do Atlético de Madrid, muito devido á "vigilância" e aconselhamento do "padrinho" (e ex-companheiro no West-Ham) Paulo Futre.
-Agostinho é uma certeza. Só quem não acompanhou as magnificas épocas no Campeonato espanhol é que poderá ter opinião contrária. De resto deu de tal maneira nas vistas que acabou cobiçado e comprado pelo Paris SG. Uma lesão e desentendimentos com o técnicos Fernandez nunca permitiram que se mostrá-se no Campeonato Gaulês.
Quem sabe se pela mão de um técnico que o conhece bem poderá estar de regresso esta época...
-Afonso Martins está irónicamente no mesmo clube que Agostinho e já não joga como estremo, onde se iniciou, mas estou seguro que a menor velocidade actual seria amplamente compensada pela experiência deste jogador. Apenas uma nota adicional: não foi formado em Portugal.
-Boa Morte é outra das certezas, sendo uma das habituais chamadas á Selecção (falhou o jogo com Escócia por lesão, mas fez um excelente jogo frente á Suécia por exemplo) e é um dos mais influentes do seu presente (e histórico) clube. É uma certeza e um dos principais candidatos ao lugar de estremo esquerdo para 2004, uma vez que defende muito bem, é objectivo a atacar e não é egoísta, sendo responsável por muitas assistências para golo.
Falo agora de dois jogadores que infelizmente só agora despontam, ou por azar, ou por falta de oportunidades:
-Cesár Peixoto fez uma boa época pelo Belenenses, após ter sido dispensado pelo seu clube de formação para os Caçadores. Hoje está a tentar afirmar-se e ganhar o seu espaço no FC Porto, está claramente a subir de forma e quem sabe poderá ser uma das hipóteses pendulares para esta função específica num futuro próximo.
O seu Futuro passa pela forma como se conseguir afirmar dentro do seu actual clube.
-Rui Lima é também um fora de série e nunca conseguirei entender a razão que levou á sua saída do Bessa, mas é um jogador de boa técnica velocidade e que consegue centrar tenso e colocado.
-Alhandra é o exemplo de como ao não apostar num jogar se pode "castrar" uma carreira. Já deveria de ter sido aposta como sénior uns aninhos antes, mas penso que ainda vem a tempo de recuperar o "tempo perdido", tendo em conta a época conseguida no ano passado e os "rasgos" que tem conseguido nas poucas oportunidades em Leiria.
-Jorge Ribeiro costuma ser usado como defesa, mas na minha opinião deveria de ser habitualmente usado como médio pois rende muito mais a construir que a destruir (vejam os jogos que fez com o Benfica e frente á Escócia, são disso um belo exemplo). Jogador sóbrio, consistente, sabe defender e é bom a atacar.
-Miguelito poderá vir a ser um nome a reter, sendo um jogador aplicado e de boa técnica.

Isto é o possivel, neste momento. Pensando um bocadinho mais, seguramente encontraria mais nomes.

Re:apenas alguns nomes

O miguelito e o J.Ribeiro sao 2 boas perspectivas para o futuro na ala esquerda... Aliás o segundo nao duvido que vá mesmo para o Porto. Quanto ao primeiro é preciso que de continuidade às suas boas exibiçoes.

apenas alguns nomes - continuação...

-Miguelito poderá vir a ser um nome a reter, sendo um jogador aplicado e de boa técnica.

Isto é o possivel, neste momento. Pensando um bocadinho mais, seguramente encontraria mais nomes.

Temos extremos para os 2 lados sim senhor!!!

O caro colega Peter focou um ponto ineressante, mas que para mim tem uma resposta simples. Então aqui vai.

        Em Portugal temos dois tipos de extremos esquerdos (ou direitos), os de raíz e os que se adaptam bem aos dois lados do terreno.
        Se a questão tinha que ver com os primeiros, os extremos de raíz, de facto temos poucos, mas é uma questão 'genética', porque há mais homens dextros do que canhotos, logo também na bola não os há muitos! Mas, esta é uma problemática mundial.
        Mas, mesmo tendo poucos esquerdinos no nosso futebol, raras são as equipas que actuam com defesas esquerdos 'adaptados', já com extremos é frequente ver extremos direitos 'de origem' a jogar na esquerda, e em alguns casos diga-se com relactiva facilidade. Este último caso, tem a ver com o facto desta última posição ser um pouco mais exigente do que a de defesa, logo, quando um 'puto' não sabe fazer umas fintas nem centrar bem, mas nem defende mal, recua para defesa esquerdo!
          Se já é difícil arranjar um extremo talentoso, mais difícil ainda é arranjar um extremo talentoso e esquerdino! Logo, o mais usual é adaptar um bom extremo direito ao lado esquerdo, do que jogar com um mau extremo esquerdo...

        Só para mostrar que este não é um verdadeiro flagelo do futebol Luso, os 4 grandes têm nas suas fileiras extremos esquerdos de raíz e extremos adaptáveis, uns melhores que outros é um facto, portanto é falso que não jogam sem extremos por os não terem!

          Só para finalizar, se calhar temos vários Futres na forja: Cesar Peixoto, Cristiano Ronaldo e porque não o Semedo do Estrela.

::::::::VIVA O PORTO::::::::

E então...

o Simão , o Boa Morte , o Quaresma , o Ronaldo , não são bons extremos esquerdos ?! Ainda há o Miguel no Benfica e o Semedo no Estrela da Amadora , se bem que estes não estejam ao nível dos primeiros...

Se calhar até formamos...

bons extremos, mas se calhar não os aproveitamos...

A verdade é que muitos daqueles que poderiam ser bons extremos para o lado esquerdo, são muito cedo, e por necessidade, ou recuados no terreno para a posição de lateral, ou para o meio devido à boa técnica que normalmente possuem...

Eu fui um desses casos, nas camadas jovens era extremo-esquerdo, mas fui "obrigado" a recuar e passar a lateral-esquerdo, pois era mais fácil arrajar uma táctica sem extremos do que sem alguém para fazer o lado esquerdo da defesa... Aliás muitas vezes tinha inclusivamente de fazer o flanco todo...
E é assim que os jogadores que começam como excelentes extremos se vão descaracterizando e perdendo essas qualidades que possuiam...

No lado direito por existirem muito mais opções não existe tanto esse problema.

Re:Se calhar até formamos...

Mas também tens o reverso da medalha.
Jogadores que são bons em posições mais centrais, mas pelo facto de serem esquerdinos, acabam por ser colocados na esquerda.
Assim de repente lembro-me do Hugo Viana, mas há mais casos.

Re:Se calhar até formamos...

Ora bem!! Mas como esses não costumam ter as características dos extremos, ficam normalmente pela zona do médio-ala...

apesar de ser dextro

O Simão rende muito mais na esquerda. Já era assim no Sporting de Jozic, no Barcelona Van Gaal não soube ver isso, mas no Benfica os melhores jogos que fez foram na esquerda... De qualquer modo é verdade que não temos tido muitos esquerdinos que tenham singrado como extremos esquerdos. Actualmente temos alguns com muito potencial como o C.Peixoto, o Rui Lima que é muitas vezes esquecido mas que tem muito talento, o C.Ronaldo(apesar de ser dextro rende bem na esquerda), que são bons jogadores... De resto tem havido as promessas adiadas ou falhadas do Agostinho, Boa Morte, Edgar, etc...

Re:apesar de ser dextro

Se me permite vou discordar da sua analise em relação a dois jogadores por si citados,Agostinho quem não se lembra das suas grandes exibicões ao serviço do Málaga,no qual era um dos grandes suportes da equipa,o começo das lesões graves,e a transferência para França mais concretamente para o P.S.G.onde o treinador não apostou nele,é que fizeram que a sua carreira,não continuasse a ter o nivel exibicional,que em tempos tivera.B.Morte o que dizer de um jogador que é neste momento peça imprescindivel,no onze do Fullam de Inglaterra.obrigado pelo seu tempo dispensado saudações desportivas

Re:apesar de ser dextro

continuando nas promessas falhadas ou adiadas temos o R.Borges no Belenenses que ainda nao conseguiu impor o seu futebol na 1a Liga apesar de algumas coisas positivas e algum talento mostrado em Alverca e pela passagem efemera pelo Bessa.
Outro que gostava de ver jogar mas que nao mostrou estar a altura foi o Joao Pires que alinhou na Academica e Alverca que tinha algum talento... Assim como o Jorginho que hoje esta na Academica e que passou pelo Campomaiorense que tambem mostrou potencial...

Re:apesar de ser dextro

o joão pires chegou inclusive a representar o benfica...

cumps,
.g0ga

Jogadores de futuro

Portugal está a formar jogadores de qualidade mas nao sei se a opçao certa é pôr já jovens na equipa a titular até porque eles nao se podem julgar estrelas logo no inicio da sua carreira.

Penso que é uma questão "falsa"!

Sim de facto é estranho, mas temos bons jogadores que jogam lá, e jogam bem, porque não dizer que são extremos esquerdos ou polivalentes?!
Se lá jogam, como Figo, Simão penso que Quaresma, e mostram serviço penso que então não precisamos ou melhor não sentimos falta de extremos esquerdos porque na realidade nós os temos. Penso que é uma questão "falsa" dizer que não temos extremos esquerdos.

PS: Cuidado que eles andem aí... :)

Cumprimentos

Só César Peixoto?

Bem apesar de Portugal não formar muitos jogadores para o lugar de extremo esquerdo ou lateral esquerdo eu penso que ainda existem alguns internacionais Portugueses com um bom par de anos até se reformarem, caso de Luís Boa Morte ou Simão. Para o futuro penso que o Cristiano Ronaldo irá ser uma boa aposta.

Re:Só César Peixoto?

Por acaso esqueci-me do Boa Morte… :-)

Existem muitos jogadores para jogar no lado esquerdo, mas quantos são esquerdinos de raiz?? Quem joga nesse lado é sempre um extremo que tem como pé preferencial o direito (Simão e Sérgio Conceição). E há mais : Capucho, Marco Ferreira, Cândido, Quaresma, Luis Filipe, Ronaldo… Porque será que no meio de tantos extremos direitos não se consegue “fabricar” um esquerdino?

Re:Só César Peixoto?

Pois não sei bem
Talvez porque os clubes "grandes" só tenham estrangeiros nesses lugares que depois os outros não são tão aproveitados.
O Miguel tá no banco
O Cristiano Ronaldo nem sempre joga
O Peixoto também tá no banco
Enfim...