Portugal não se absteve da vitória (crónica) | Relvado

Portugal não se absteve da vitória (crónica)

Sem deslumbrar, a seleção nacional cumpriu e derrotou a Noruega por 1-0, com golo de Hélder Postiga
 

Os nórdicos apareceram no Estádio da Luz virados para o ataque logo nos instantes iniciais, com vários elementos no sector ofensivo. No minuto inicial, Bjørn Helge Riise rematou forte, de longe, mas Eduardo segurou.

Quando, aos nove minutos, João Moutinho caiu perto da grande área e o árbitro assinalou falta, aguardou-se de imediato uma "bomba" de Cristiano Ronaldo. O capitão tentou, mas Jarstein fez uma grande defesa.

Portugal ia subindo no terreno, criava mais perigo, mas aos 16' foi a Noruega que esteve muito perto de marcar. Num contra-ataque muito rápido, Huseklepp rematou cruzado, já dentro da área, para nova boa defesa de Eduardo. Raul Meireles respondeu de imediato, de longe, mas a bola passou um pouco por cima da baliza contrária.

Após jogadas perigosas nas duas áreas -  Coentrão e Nani num lado, Pedersen no outro - a partida entrou numa fase mais calma, com menos oportunidades de golo. Ronaldo ainda cabeceou para as mãos de Jarstein, Nani protagonizou um remate rasteiro com o mesmo destino e o 0-0 manteve-se até ao intervalo.

Postiga acendeu a Luz

Ao contrário do primeiro tempo, quem começou a atacar mais na segunda parte foi Portugal, nomeadamente através de um remate de Hélder Postiga, de fora da área, que Jarstein desviou para canto.

No entanto, o avançado do Sporting acabaria mesmo por inaugurar o marcador, aos 53 minutos, rematando de primeira para o canto inferior da baliza, após cruzamento de Nani do lado direito.

Pouco depois foi a vez de Carlos Martins ameaçar a baliza contrária, novamente de fora da área, mas sem sucesso. Postiga esteve de novo em destaque, desta vez pela negativa, ao tentar um chapéu numa jogada que tinha outras opções. Paulo Bento irritou-se no banco.

Seguiu-se nova fase mais pausada, mas o jogo nunca pareceu estar totalmente controlado por Portugal, já que a Noruega ia chegando à área contrária, para fazer (leves) ameaças.

Paulo Bento mexeu: entrou Ruben Micael para o lugar do pouco inspirado Carlos Martins e Sílvio substituiu o cansado João Pereira, mas o rumo do jogo não se alterou muito.

Na reta final da partida, Nani foi derrubado na grande área, mas o árbitro entendeu que não havia razões para assinalar grande penalidade. O jogador do Manchester United saiu pouco depois e deu lugar a Varela.

Até final, alguns livres noruegueses "bombeados" para a área contrária fizeram alguns adeptos tremer, mas os nórdicos não chegaram a criar verdadeiro perigo junto da baliza de Eduardo.

Sem fazer uma exibição de alto nível, Portugal não se absteve da vitória, ganhou com justiça e passou para a liderança do Grupo H, com 10 pontos, os mesmos de Noruega e Dinamarca.

O próximo jogo é no dia 2 de setembro, no Chipre.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Seleção:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Vai lá vai...

Irra Ronaldo!

Passaste a ser sinónimo de ataque de nervos! E toda a gente desculpa o Ronaldo e culpa a cultura do adepto português por assobiar, desde comentadores a programas desportivos alegando que ele é muito grande e já deu muito a Portugal e que também estava cansado... Então e os outros? Não estavam cansados? Não há outros jogadores que também já deram muito? Não é por isso que aquele menino tem mais direitos que os outros e hoje não esteve nos dias dele, coisa que está muito presente sempre que joga pela selecção!

Passando à equipa, é uma vitória difícil mas merecida! Obrigado por jogarem com compromisso e com vontade de limpar o nome de Portugal!

Tem de aparecer alguém para ser o PL da nossa selecção senão isto vai ser complicado daqui a algum tempo...

Este já está esfolado, venha o Chipre!

Abraço

E há razão para o assobiar?

E há razão para o assobiar? Porventura ele é demais jogador para este selecção. As pessoas que o assobiam não é tanto por não render o que render no Real, mas porque o povo português é muito invejoso e por justamente sê-lo não gosta de os jogadores que têm sucesso. Olha-se para os jogos que já fez pela selecção e os golos que tem e têm aí a resposta do que já fez pela selecção.

Há.

Eu acho que há. Hoje havia. Nem sempre há, mas hoje havia.

Opções absurdas e falhanços e hesitações em momentos que não de pode. Mais que isso, em jogos que não pode haver coisas destas.

Eu defendo o Ronaldo quando o comparam a Messi, tem muito mérito, muito talento mas isto assim não. A frustração dele em não conseguir jogar como quer e gosta porque está a esbarrar em marcações competentes abana-lhe a cabeça e começa a falhar como as notas de mil.
Hoje havia motivo, para assobiar tal qual os adeptos do Sporting assobiavam o Liedson ou o Postiga ou quando cortam no Patrício. Havia razões tal qual os adeptos do Benfica assobiam o Cardozo e o Saviola.

É a nossa cultura dizer mal, aceito. Mas quando se diz para uns é válido para todos não há cá intocáveis e muito menos na selecção.

A minha honesta opinião

assobiar não é solução. Sem dúvida que não clubes em Portugal que isso aconteça, mas está errado. As pessoas na minha opinião deveriam ver mais jogos entre selecções, pois aí iriam ver que até armada da Catalunha a jogar por Espanha em jogos de Qualificação sente dificuldades que não vemos o Barcelona a ter. È natural, ontem existiram falhas normais numa selecção: ansiedade a mais, pouca entreajuda e muita confusão.

O Ronaldo não estava empenhado? É que pelo que vi, estava. Ele aparecia imenso, era o único jogador a ganhar lances de cabeça, falhou na hora da finalização, chegou a fazer algo que que não vejo no Real, a defender.

Pior esteve o Nani. Fez o passe para o golo, e acabou, estava desconcentrado, perdia a bola e não queria saber, isso sim merece assobios, mas vão sempre para o mesmo, ou para os mesmos. Por exemplo outro que esteve muito mal foi o Carlos Martins, porque claramente não estava em condições de actuar, notava-se pela forma como caí imensas vezes, as jogadas chegavam a ele perdia-se a velocidade da equipa...

É preciso ter mais calma com a selecção, eu até acho comparado com os últimos anos, que o Paulo Bento está a fazer um bom trabalho e jogamos bem melhor do com Queiroz. Só não vê isso quem não quer...

Não me fiz entender

O que eu defendo é se assobiam para um, assobiam para todos! Não é para haver intocáveis! Os assobios não ajudam, isso sei eu, mas temos de ser coerentes porque lá por ser o Ronaldo não merece ouvir? Acho errado, tal qual o Nani mereceu, o Ronaldo também.

É obvio que a selecção está a jogar muito muito mais do que com Queiroz e talvez até mais do que nos últimos dias de Scolari. Ninguém tira o valor! Peço, e defendo é coerência e igualdade.

Nem mais, o Nani perdia muito

Nem mais, o Nani perdia muito a bola e está muito mais egoísta do que o Ronaldo, mas o povo é cego e vê sempre o mesmo.

Não me fiz entender

O que eu defendo é se assobiam para um, assobiam para todos! Não é para haver intocáveis! Os assobios não ajudam, isso sei eu, mas temos de ser coerentes porque lá por ser o Ronaldo não merece ouvir? Acho errado, tal qual o Nani mereceu, o Ronaldo também.

É obvio que a selecção está a jogar muito muito mais do que com Queiroz e talvez até mais do que nos últimos dias de Scolari. Ninguém tira o valor! Peço, e defendo é coerência e igualdade.

Eu só tenho pena é dos amigalhaços que me conbidaram e

fizeram umas centenas de quilómetros e gastaram umas centenas de euros, para ber disto...

Mesmo vencendo isto é futebol que se apresente, andaram por lá a pastar meia dúzia que deviam era de pagar para lá desandar que tristeza de selecçõm bencem mas nãom conbencem, parte é tansaria deixam as gentes que gostam do coice/pontapeio na bola em estado deprimente, como é o caso latente!!!