Porque apoiam a selecção? | Relvado

Porque apoiam a selecção?

 

xmc questiona: "porque apoiam a
selecção? Parece uma questão per si respondida, parece um lugar comum, parece...
Mas será assim unânime o sentido da resposta a este apoio? Dos que a apoiam, como não apoiam equipas lusas em embates nas competições
internacionais?! Parece uma resposta simples? Parece, mas é todo este parece que deve ser devolvido a quem se afirma, pois se afirme e debata, já que este simples é apenas parente quando ao lume das opiniões..."

Seleção:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

selcçao e clubes, completamente diferente

ninguem tem o dever de apoiar um clube rival nas competiçoes internacionais.

tal como muitos relvas, a maior parte das vezes fico indiferente quando os meus rivais fcp ou scp jogam la fora. se ganharem posso ficar contente, nao pelos clubes em si ou por portugal, mas pela alegria que vejo em muitos conterraneos, o que é sempre de assinalar, e prefiro ignorar algumas manifestaçoes de alegria menos proprias. destacar o lado positivo.
quando se trata dos clubes ditos "pequenos" como nao sao rivais a partida directos, torço muito por eles.

a selecçao é diferente. mesmo com um ou outro naturalizado que possa haver, é a de todos nos, os clubes nao.

se eu nao gosto de um clube ca dentro, nao vou passsar a gostar la fora. se nao gosto do durao barroso em portugal, nao vou gostar la porque foi para bruzelas, se nao gosto do guterrres nao vou gostar por ter ido para a onu, e simles.

Não entendi muita coisa mas...

ainda assim sou e serei sempre um apoiante incondicional da nossa selecção.

Mesmo que um dia tenhamos, um treinador do Hawai, um guarda redes do Kuwait e um ponta de lança de Timor.

A selecção vale pelo seu significado e não pelos jogadores que são convocados.

Não sigo as estrelas, nem tão pouco os cometas que todos os dias são pedidos para a selecção.

Gosto de Portugal, gosto da nossa selecção, gosto de me lembrar da conotação de sexy football que lhe foi atribuída à uns anitos atrás e enfim...gosto e pronto.

Sou Português, e distingo bem os clubes da selecção.
Tanto me dá se joga o Ricardo, o Quim ou o Baía.
Tanto me faz se marca golos o Pauleta, o Nuno Gomes ou o Hugo Almeida.

É irrelevante se Deco tirou o Lugar do Rui Costa se o Deco agora é mais produtivo que o Rui.

É igual se entra o Simão, o Figo ou o Cristiano Ronaldo.

Tanto faz se o treinador é o Scolari, o Oliveira ou o Humberto Coelho.

Quero é vitórias e menos ais.
Quero é a nossa selecção no topo das selecções.

E é desta forma que eu a apoio.
Gritando, chorando, insultando o árbitro que viu a mão do Abel Xavier, maldizendo o grego que marcou na final do euro, e festejando todos os golos como se tivesse sido eu a marcar.

Eu gosto da selecção.
Eu gosto de Portugal.
E sim eu sei...estamos longe de sermos perfeitos.
Isso ainda me faz gostar mais e mais e mais.

Apoia-se a selecção...

porque ela é a representação futebolistica do nosso país. Quando a selecção faz um mau jogo, todos os amantes do futebol sentem-se mal. Sentrem-se como se fossem eles que tivessem jogado e perdido.

Apoiamos a selecção porque nos identificamos com ela... é uma selecção dos melhores portugueses a jogar futebol. Eu deixei de me identificar tanto com a selecção quando esta começou a ter brasileiros. Sou totalmente contra a presença de treinadores e jogadores estrangeiros na nossa selecção. Digo-o com toda a sinceridade... prefiro perder com um selecção 100% portuguesa que ganhar com uma selecção com estrangeiros.

Porque ?

Porque apoiam a selecção ?

Ja agora podemos fazer a pergunta seguinte.. porque respiramos ? porque comemos etc..

Não tou a ver qual é o interesse deste artigo enfim...

Sou portugues, apoio o meu pais, a minha selecção .. mais nada

Re:Porque ?

Os vários posts , podem te melhor responder ao porquê deste artigo.Há partes que foram omissas do texto, que dariam um pouco de luz ao tema, mas nesta forma resumida é suf.

Sou português.

O porquê de apoiar a selecção nacional?
É simples, sou português, e a selecção nacional representa Portugal, temos as quinas na camisola, antes de todos os jogos ouvimos o hino nacional, e na selecção todos os jogadores só têm uma cor...a de todos nós.
É simples e óbvio o porquê de eu apoiar a selecção nacional.

Já quanto aos clubes, como já alguém disse, existe o rivalismo, e mesmo que essa equipa esteja a representar Portugal, muitos não vêem isso assim, alí estão a representar o seu clube, e lutam por o seu clube, é uma situação diferente.
Eu não posso dizer que festejo as vitórias dos clubes portugueses lá fora efusivamente, a única que festejei foi mesmo o empate/vitória do Porto em Manchester.
Mas não desejo a derrota dos clubes portugueses lá fora, e espero sempre que façam bons resultados, só que não me vão ver a festejar uma conquista de outro clube que não seja o Sporting.

A questão surge antes...

A questão começa quando as pessoas preferem apoiar clubes do Porto ou de Lisboa em vez de apoiarem os clubes das suas cidades.

A partir daí...nem me admirava que certos portugueses passassem a torcer pelo Brasil ou pela França...

Re:A questão surge antes...

Deveriamos então apoiar o clube do nosso bairro, num aprofundar da questão.

Porque se na discussão desse assunto a nível nacional, a questão reverte para a região, ou localidade, teremos que o mesmo assunto discutido numa localidade, reverteria então para os bairros.

E assim, a assistência em jogos da primeira liga, ou seria mínima, ou as pessoas iriam ver os jogos, apenas por ir ver, pois o clube do seu bairro, seria no fundo o clube do seu coração.

Re:A questão surge antes...

O teu bairro???

Mas o teu bairro tem uma bandeira? Um hino? Representatividade histórica?

A minha ligação é com a minha cidade: Guimarães. Há varios clubes em Guimarães, das mais diversas freguesias. Mas só há um clube a representar, efectivamente, a cidade de Guimarães: O Vitória.

Se não te sentes ligado afectivamente com a tua cidade é outra coisa. Mas para quem ama a sua cidade como eu, só faz sentido que apoie o clube que a defende e representa.

E já que falaste nas assistências, não achas que haveria muita mais gente a ver jogos se as pessoas apoiassem os clubes da sua terra?
Os Alentejanos queixam-se que não há um clube do Alentejo na 1ª Liga e eu digo: se em vez dos alentejanos apoiarem o Benfica, apoiassem os clubes da sua terra, certamente hoje teriam um clube na 1ªLiga. Agora, como são do Benfica e seria inviável estarem constantemente a deslocar a Lisboa, pura e simplesmente não vão aos estádios.

E quem diz Alentejo, diz Trás-Os-Montes, etc...

Re:A questão surge antes...

Os clubes de bairro, sim.

aliás, os grandes clube de hoje, começaram por ser clubes de bairro.

Quanto à representatividade de uma terra, tanto tem esse direito o Vitória como o Francisco de Holanda.

Mas já agora, se fosse de Mangualde, apoiarias apenas e só o Mangualde?

Re:A questão surge antes...

Começaram por ser clubes de bairro? Deves estar a falar do Benfica. De resto nem Porto, nem Sporting, nem Vitória foram clubes de bairro.

Depois, o Francisco de Holanda é o clube representativo da Escola Secundária Francisco de Holanda. Não é, nem nunca teve como objectivo ser, um clube representativo da cidade.
Além disso o desporto numero 1 em Portugal é o futebol. As modalidades amadoras tem pouquissima representatividade.

Quanto à questão do Magualde...é obvio que em terras pequenas, sem grandes referências, é mais natural que se apoiem outros clubes maiores.
É por isso que em Angola, Moçambique, etc, é tudo do Benfica. São povos colonizados, sem referências.

Mas vê os casos, como o do Leiria. Uma boa equipa de futebol, um excelente estádio...e pouquíssimos adeptos. É um clube que mais cedo ou mais tarde deixa de existir.
Porque é que as pessoas de Leiria são do Benfica e do Sporting?

É isso que me ultrapassa.

Re:A questão surge antes...

Se calhar não te ultrapassa, pois a aplavra referencias será o cerne do porquê mais a casualistica da história Portuguesa dos 3 éfes.
Desde já não posso deixar em claro a alcunha da pessoa que te escrevia, um grande livro de um enorme poeta.
Abraço a ambos.

Gosto da pátria

Para mim só existe Boavista e Portugal, mas apoio sempre as equipas nas competiçoes europeias. Até chorei qaundo o sporting perdeu a final da taça uefa, olha e quando o porto foi roubado em munique á uns anos. e fikei todo chateado quando o koeman pôs a equipa á defensiva com o manchester. Ou quando o Braga que foi eliminado injustamente, quando o vitória de guimarães foi roubado na russia.

Que posso fazer, está-me no sangue gostar do meu país, mas o meu clube é mesmo a minha paixão. Bem mas boa sorte para os Sub21, selecção nacional

e força porto, benfica e guimarães porque tudo é possível.

AH e quando o tiago monteiro faz acaba os grandes prémios, o sergio paulinho consegui akele lugar no ciclismo, o josé azevedo faz o que faz em frança, etc.

Somos pequenos, mas no desporto estamos a crescer muito e o povo portugues ainda não se apercebeu.

Ora bem


Entre apoiar a Selecção e apoiar o Governo, quem escolhem?

Pois é, acho que a Selecção é a única coisa nacional que une TODOS os portugueses (ricos ou pobres, gordos ou magros, etc.)

Eu não apoio

"esta" selecção! E espero que fracasse.
 

Meio perdido com o tópico

Aquilo que eu tenho a dizer da selecção é que todos os portugueses a apoiam. Uns mais outros menos.
Agora, e por mim falo, vivo mais intensamente as vitórias e derrotas do meu clube que as vitórias e derrotas da selecção:
1- A selecção joga de vez em quando, e quando joga vamos "discutir" futebol com quem?!?!? Picar os espanhóis depois de um Portugal-Liechstenstein???
As picardias, dentro do normal, são saudáveis e estimulam qualquer um numa manhã de trabalho de segunda-feira.
2- Sou Tripeiro/Portuense e Português, e provavelmente à semelhança de muita gente do Norte, identifico-me mais com a minha região do que com o país.
3- Acho que na selecção devem estar os melhores jogadores portugueses, joguem eles de azul, verde ou vermelho. Mas a partir do momento em que certos jogadores são do melhor que há por aí na posição que ocupam e permancem de fora dos convocados vá-se lá bem saber porquê, o apoio perde um bocado de força. Não por não ser chamado o jogador X, Y ou Z, mas pela guerra ocultamente aberta estabelecida com um clube. E aí abre-se "guerra" amor clubístico/patriótico devido à forma .
Sou portista, e não vou falar nas opções do seleccionador para a posição de GR (sempre é melhor ter lá o Ricardo do que jogar sem GR), mas que isto aumenta o meu desinteresse pela selecção, lá isso aumenta.

Cumprimentos

23

g.redes:
vitor baia
2 de 4
paulo santos, moreira, quim e ricardo

defesa-direito
p.ferreira
1 de 3
miguel, nelson e abel

defesa-central
j.andrade, r.carvalho e f.meira
1 de 3
r.rocha, caneira e r.costa

defesa-esquerdo
nuno valente
0 ou 1 de 2
j.ribeiro e r.matias

medio defensivo
costinha, petit, m.fernandes
1 de 2
maniche ou tiago

medio ofensivo
deco e j.moutinho

extremos
c.ronaldo, figo, quaresma, simao

ponta de lança
pauleta e n.gomes
0 ou 1 de 2
h.almeida e j.tomas

Tem toda a lógica o artigo.

Aliás, se vejo aqui a grande maioria dos relvas que diz não é por terem nascido em Viseu que têm de ser do Académico de Viseu ou os nascidos em
Castelo Branco serem adeptos do Benfica de Castelo Branco, também é natural que defendam que não é por terem nascido em Portugal que têm de apoiar a selecção do sr. Madaíl e do sr. Scolari (sim porque selecção portuguesa é que aquilo não é).
Por isso não vejo o porquê de tanto espanto por parte de alguns em ter surgido este artigo.
Eu pessoalmente digo que apoio a selecção quando não vejo interesses que não os da selecção nacional a sobrepôr-se como por exemplo no Mundial da Coreia.Aí via os jogos porque estava com amigos e pronto.Sem o mínimo de emoção ou sentimento quer ganhassemos ou perdessemos.
E o pelo andar da carruagem o Mundial do próximo ano vai ser a mesma coisa.
A mim a selecção pouco me diz se calhar também por continuar a ser a selecção de Lisboa (principalmente) e Porto.
Nas outras cidades são aqueles jogos de MERDA como quem diz, vamos lá fazer um joguito para eles não ficarem tristes...
Pessoalmente, entre o meu clube ganhar um campeonato nacional ou uma taça qq e Portugal ser campeão do mundo, nem há dúvida na escolha.

A Nossa Selecção

Mas que assunto tão descabido!!!
No entanto,estou a comentá-lo precisamente por isso. Não conheci ninguém em Portugal(e já ando por aqui há uns anitos)que não defendesse a nossa Selecção! Mesmo aquelas pessoas que nunca foram ao futebol(e conheço várias),que nem sequer fizeram uma vez o totobola(conheço pelo menos uma),não
deixam de apoiar a Selecção,quando isso é necessário ou são instados a dar a sua opinião. Nunca ouvi ninguém a dizer,que isso não lhe dizia nada.
Saudações.

hum

Se perguntasses porque apoiam o vosso clube ainda tinha lógica...

LOL

O seu comentário foi rejeitado por um processo automático de validação de comentários.

Só uma letra ???

Sistema estupido...

apoiamos a selecção porque somos portugueses

outros apoiam a selecção porque têm jogadores que são do seu clube ...mesmo que sejam brasileiros!

e só se queixam porque não metem mais jogadores do seu clube seja portugueses ou não!

Porque apoias...

...o teu clube?

Madail Cabrao

em vez de perder tanto tempo com a selecao olha pra essa vergonha que sao os campeonatos regulados pela federacao sobretudo a II Divisao! campeonatos de 14 clubes e com 2 equipas a folgar na mesma jornada!! a sanjoanense entre folgas e jornadas sem jogos esteve cinco!!!!!!! semanas sem jogar!!

vergonha madail. vergonha de campeonato.

Re:Madail Cabrao

O madail nao vale mesmo nada

Linguagem complicada

Este artigo tem uma linguagem algo complicada de se decifrar, mas bem, vou tentar decifrá-lo.
Apoia-se a selecção porque é algo com que nos enquadramos por representar o pais em que nascemos e ao qual pertencemos.
Outra questão, é os clubes fora de portas, isso já é diferente porque já existe o clubismo fervoroso que nos impede de reagir racionalmente (falo por mim, claro)!
Cumps!

Re:Linguagem complicada

" não vim para fazer justiça, eu vim para libertar a alma"
Muito do artigo foi cortado, que indiciaria mais clareza ao assunto, mas a multiplicidade de comentários aqui expressos avaliza a pertinencia do mesmo.
Num país de clubites agudas, em que o bem comum é ter mais jogadores do Benfica ou de outro, atesta um problema de raiz.Apoiar só pode ser de forma incondicional, liberta.A clubite é livre de permitir apoio para a própria selecção ?
Se o artigo fez pensar, já vale por si em dialética.
Abraço e viva Portugal.