A nossa Selecção tem "pontas" por onde se lhe pegue? | Relvado

A nossa Selecção tem "pontas" por onde se lhe pegue?

 

A apreciação do futebol português no estrangeiro inicialmente era voltada para um conjunto de "artistas" da bola, malabaristas de linha que moíam os rins aos rijos defesas, mas que não tinham continuidade com um finalizador que convertesse as oportunidades por eles criadas.Com o passar dos tempos, continuamos a ter magia nas alas, à qual associamos uma defesa consistente, onde pontificam jogadores que representam a mais elevada nata do futebol mundial como Ricardo Carvalho (Chelsea) e o luso-brasileiro Pepe (Real Madrid), e um meio-campo trabalhador, de prestígio, de muita qualidade reforçada pela qualidade de outro luso-brasileiro, Deco claro está!
Pietro

Seleção:

Comentários [32]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ter pontas tem! Não tem é quem lhe pegue!

Se a Selecção tem pontas por onde se lhe pegue? Tem pontas e mais pontas! Não tem é alguém com categoria que pegue nessas pontas! Desde que tá na Selecção, Queiróz só fez uma coisa boa! Que foi descobrir Duda para a lateral-esquerda da Selecção. De resto... só fez porcaria! Ora vamos às pontas: Para a posição de Guarda-Redes não faltam Soluções: Quim, Moreira, Patrício, Beto, Eduardo e até Ricardo serão as escolhas mais fortes. Em termos de laterais-direitos, opções também não faltam: Bosingwa, João Pereira, Miguel Lopes, Nélson, Paulo Ferreira ou Miguel fazem parte de muita matéria prima que temos para esta posição. Para lateral-esquerdo: Duda é sem sombra de dúvida a opção mais forte. No entano começam a aparecer jogadores com vontade de assumir o lugar como Rúben Lima ou Tiago Pinto. Não esquecer também Antunes e Jorge Ribeiro. Mas por aqui se vê que esta, é sem dúvida a posição mais fraca da Selecção. Centro da defesa... Pepe, Ricardo Carvalho, Fernando Meira, Bruno Alves, Miguel Vítor, Daniel Carriço, Rolando... Meio-Campo: Moutinho, Maniche, Meireles, Rúben Amorim, Tiago, Deco, Danny... São boas opções, mas já tivemos um meio-campo muito mais forte sem qualquer dúvida. Não incluí Veloso e Manuel Fernandes porque um é mais modelo que futebolista e outro é mais guetto style que profissional! Extremos: Ronaldo, Simão, Nani, Quaresma... Ponta-de-lança: Nuno Gomes, Postiga, Hugo Almeida. Não é a posição mais forte, já deveríamos ter um matador muito melhor. Mas não acho normal não se convocar Nuno Gomes (do qual eu não gosto atenção!) que por pior que seja, é o menos mau da Selecção. O Hugo Almeida é um autêntico tronco!

Questão de atitude

A postura de Ronaldo diz tudo. A selecção portuguesa tornou-se num plano de sobranceria que qualquer opositor ultrapassa com entrega e empenho. Não me parece que a questão esteja na táctica ou na falta de pontas de lança. Os jogadores portugueses vão de férias quando jogam pelas quinas. Queirós não ajudou nesta equação (que já era bem visível na parte final do consulado de Scolari), pois é inferior ao brasileiro na liderança do balneário. A ausência, mais que provável, do próximo Mundial é o "prémio" merecido para a arrogância de muita prima dona que por aí anda (e não falo só de Ronaldo). E atenção que não estamos a construir futuro nenhum, estamos é a voltar ao triste passado... Endhoscopy

Obrigam-nos a pagar impostos...

E, como eles ganham demais, não vão trabalhar para ganhar prémios para o Estado.

GUARDA-REDES?!

Penso que é uma das posições onde abunda mais qualidade, no seio da nossa Selecção, senão vejamos: Quim Moreira Daniel Fernandes Beto Eduardo Hilário Patrício ... Não chegam?! Não são grandes guarda-redes? Quanto a pontas-de-lança, aí sim, tens razão: Djaló Postiga Nuno Gomes Vaz Té Makukula ... Poderá soar melhor se acrescentarmos um Liédson. PS.: Considero Hugo Almeida um central. Devíamos era ter um trinco em condições (porque não o regresso de Petit?) e um lateral-esquerdo. Cumps

Re: GUARDA-REDES?!

O artigo foi escrito há uns meses atrás, quando ainda não se sabia bem quem era o Eduardo e a surpresa que o Beto se iria tornar. Defendo que Eduardo deve ser o nosso guarda-redes para esta campanha. Relativamente ao futuro espero uma luta titânica entre o Ventura e o Patrício,era bom sinal para Portugal! :) Relativamente à posição 6, Petit teve o seu tempo, o seu espaço e a sua importância mas prefiro um Péle com a cabeça no sítio (não está fácil),ou mesmo Pepe que rubricou uma exibição de bom nível.

Toda a gente a falar do PL

Então não há PL para o futuro? Postiga, esse rapaz está a ser injustiçado. Quando la estava o Scolari ele por vezes nem jogava no clube e era convocado para a seleção e marcava golos. O Nuno Gomes não foi convocado pk? Eu até nem gosto do gajo mas até nem tem estado mal esta época. e para o futuro eu penso que não estamos muito mal... Edinho, Yannick, Orlando Sá, Saleiro, Rabiola... Não queiram é que sejam já atirados aos leões... Agora há que apostar no Hugo Almeida, Postiga e Nuno Gomes e o Liedson era bastante bem vindo(não sou a favor de naturalizados, mas já abriram as portas).

Postiga..

antes de estar a ser "injustiçado" na selecção,está a sê-lo no clube onde pouco tem jogado e tendo perdido o lugar para o Derlei que vai tentando em raça aquilo que outrora o talento conseguia fazer. Seria o meu PL para esta competição o Postiga se estivesse num bom momento de forma. Embora não concorde com a inclusão de Liedson pois vejo nele uma solução para o imediato e não para curto prazo sequer, a ser convocado julgo que acrescentaria qualidade à equipa. Dado o panorama geral, e incluindo a naturalização do "levezinho" estas seriam as minhas apostas: - Liedson, Hugo Almeida e Orlando Sá para já, trocando o Almeida pelo Postiga quando este se reencontrar com o futebol.

Re: Postiga..

antes de estar a ser "injustiçado" na selecção,está a sê-lo no clube onde pouco tem jogado e tendo perdido o lugar para o Derlei... Sabes bem que isto não é bem verdade.Antes de se lesionar o Postiga era titular no Sporting,agora depois do regresso teve azar em apanhar um Derlei em estado de graça e como é lógico terá que aguardar por uma oportunidade para tentar recuperar um lugar que já foi seu e que até pode muito bem vir a ser já no próximo Domingo,

Mea culpa..

não sigo atentamente o quadro clínico dos jogadores do Sporting. Se esteve afastado por lesão, espero que tenha melhor sorte agora! É um jogador que criou uma antipatia pelo FCP e anda desejoso de fazer o gosto ao pé contra o meu clube, mas tirando isso, sempre achei que poderia vir a revelar-se uma mais valia para o nosso futebol se tiver para aí virado! (relembro o golos dele contra a Inglaterra e um contra a Bélgica)

o problema começa logo no início

A "cabeça" não funciona, não basta meter nomes ao molho no 11 para a selecção começar a ganhar. Porque em termos de nomes individuais estamos bem: quem joga com dois jogadores do vice-campeão inglês e vice-campeão europeu, dois jogadores do tri-campeão nacional, um jogador do Real Madrid, outro da Juventus e o melhor jogador do mundo teria de fazer muito melhor do que estar com NOVE pontos perdidos em 15, sendo SETE desses pontos perdidos em casa. A culpa é de quem não consegue pôr este conjunto de jogadores a fazer uma equipa. Ontem voltámos aos gloriosos tempos do futebol sem balizas, em que fazíamos muitas cócegas mas pouco perigo criávamos. Agora teremos três jogos consecutivos fora, e dois deles, com Dinamarca e Hungria, no difícil período pós-defeso (5 e 9 de Setembro). Mais vale começar a preparar o Euro, porque o Mundial está perdido. E que haja honestidade dos dirigentes para dizer mesmo isso, DOZE anos depois voltaremos a ficar fora de uma grande competição. E isso implica desistir JÁ dos jogadores que em 2012 não terão pernas: Deco, Duda, possivelmente Carvalho, a questão Liedson fica resolvida por si só. E viva o Madaíl, que pela primeira vez ,arranjou um contrato de QUATRO anos com o seleccionador. Bem, pode ser que assim ele saia finalmente do poleiro, o amigo Oliveira não deve gostar muito de perder dinheiro.

Re: o problema começa logo no início

lol

Re:

Tirar Deco, Duda e Carvalho? Quando finalmente encontramos um defesa esquerdo, mandá-lo às urtigas? Quando se percebe que o futebol português não chega ao último terço do terreno, tirar um dos melhores médios ofensivos do mundo nessa tarefa? Tirar Carvalho que é um central de qualidade mundial e com muita classe parece-me uma injustiça. Do ponto de vista prático, obrigaria Pepe a recuar para a sua posição de origem. Não perdiamos em qualidade mas quem fica a fazer de 6? O mini-moutinho, o regresso de Petit, Meireles? Que tal Pedro Mendes?

Re:

Como (para mim) estamos fora do Mundial, mais vale começar a preparar a equipa para o Euro2012. E em 2012 o Deco e o o Liedson terão 34 anos (quase 35), o Duda terá 32, o Carvalho 34. Sem falr que o Deco e o Carvalho têm vindo a acumular problemas físicos. Se a "desculpa" do queiroz é não ter tido tempo para preparar uma equipa (mais uma comparação subreptícia com o burro do Scolari), deve-se já eliminar esse problema e começar a preparar uma equipa para 2012. Temos TRÊS anos.

Re:

Fazemos assim, continuamos este debate depois dos 2 jogos que Portugal vai fazer em Setembro, que tal? :) 4 pontos para recuperar com 5 jogos em disputa. Se continuarmos com essa diferença com 3 jogos para o fim, aí pensaremos de modo mais drástico! Tanto se discute aqui que com 34 anos já os jogadores devem ou não devem continuar a jogar futebol. Sabes que idade tem Henrik Larsson? 37 anos

Re:

Tanto se discute aqui que com 34 anos já os jogadores devem ou não devem continuar a jogar futebol. Sabes que idade tem Henrik Larsson? 37 anos Mas no caso do Liedsom tu já metes obstáculos devido à idade e desculpas-te com o está na hora de apostar em sangue novo. Ok.Eu também spu apologista que apareça este sangue novo,mas de principio é necessário prepará-los para o que eles irão ter pela frente.E que melhor forma têm eles de fazer esta preparação do que estar na selecção B.Aí nesta selecção é que se têm de apostar nos Edinhos,Orlandos Sás e noutros que se vê com algumas qualidades de um dia virem a fazer parte da selecção principal. Cumps.

Re:

Não disse que com 34 anos um jogador tá acabado para o futebol. São vários os argumentos que me levantam contra a inclusão de Liedson, um deles é a idade mas o principal é que só se voltou para Portugal quando viu que já não tinha hipóteses de vestir a canarinha. Faço muitas vezes paralelismo da sua situação com a de Pepe que já aqui descrevi, que tendo ingressado no Real no mesmo momento em que recebe a nacionalidade portuguesa sempre quis representar o nosso país quando tem mais qualidade que os centrais da selecção brasileira. O jogador está em Portugal desde 2003, tem 31 anos agora e felizmente para o Sporting irá continuar a ser o vosso artilheiro por mais 2 temporadas ao que parece. foi aberto o precedente e dada a conjuntura, não vai ser pelo meu voto contra que ele deixará de ir à selecção mas já ouço aqui gente a dizer que se deve tirar o Deco e o Carvalho a pensar no Euro 2012 e vamos incluir Liedson? O problema é sociológico e com ou sem Liedson temos 2 jogos monstruosamente importantes em Setembro. Depois disso, cá estarei para dar a minha opinião sobre o futuro da selecção. P.S: uma nota para as selecções"B". São um excelente ideia e que devem ser apoiadas pela FIFA. mesmo que os senhores do futebol não estejam para aí virados, que Portugal invista nela porque acho que podemos fazer dela um centro de recrutamento e um laboratório para o futuro. Mérito para quem resgatou a ideia

Enquanto a Liga ou a Federação...

não desenham um plano que permita/obriga os clubes a formar e dar competição a jogadores das escolas, Portugal nunca ira ter um ponta de lança de jeito. Por exemplo em França, existe um comité directivo e técnico liderado por Gérard Houiller, que face as necessidades, define as linhas mestres a seguir para que a formação dê mais frutos. Para isso, muito trabalho é feito não so para formar jogadores, mas tambem técnicos. E enquanto Portugal não tiver técnicos que apostam nos jovens portugueses, entéao a seleção tera sempre esta lacuna. Imaginem que ontem jogamos com Danny a ponta de lança!!! E depois queremos o quê, a sério. Até a Suécia tem muito mais talento na frente do que nos: Elmander, que se fosse português era titular indiscutivel (e esse não é nenhum tosco), Larsson e Ibra. Vejam so... E nos a pedir que Liédson se naturalize português aos 32 anos. Que tristeza. Agora é que se tem que começar a definir novas regras e conceitos para ter uma seleção forte, preparando ja o Euro 2012 e o Mundial 2014.

Re: Enquanto a Liga ou a Federação...

Com Queiros a selecção está a ganhar apetrechos para desenvolver mecanismos para crescer num futuro próximo. Estamos a trabalhar com tecnologia de ponta a nível de planeamento de jogo. Tem a palavra os técnicos nacionais e os próprios jogadores. A postura da emigração quando ainda estão demasiado verdes a juntar à falta de fé nos avançados portugueses é uma situação crónica que é urgente debelar! Já foi aqui debatido e recalcado, que culpa tem o nosso seleccionador de não ter um matador, um jogador de area ao nível da restante equipa. O próprio Queiros referenciou essa lacuna antes do Euro2008! Em suma, estou com Portugal e com o trabalho que está a ser desenvolvido. Com um pouco de sorte, com a equipa em forma e com cabecinha no lugar, ainda estamos a tempo do comboio para a África do Sul (já não vamos de Alfa, e o Intercidades já arrancou...pode ser que se vá de Regional!)

Por acaso até tem

Não viram o Hugo Almeida... Que ponta-de-lança!!!

Re: Olhem...

por amor de deus

Re: Olhem...

e das alminhas...

A nossa selecção é esférica.

Não tem ponta por onde se lhe pegue.

Olhem...

para nº 9, chamem o LIEDSHOW!!!!!

Re: Olhem...

por amor de deus

Não podes estar a falar a sério?!

Sou controverso nesse aspecto mas acho que é para o bem da selecção. A última coisa que a equipa das quinas precisa é de um jogador no 1/3 inferior da carreira para "assegurar o futuro"! O caminho é trabalhar com o Orlando Sá, com o Rabiola, com o Edinho e com outros que vão seguramente aparecer. Soluções a curto prazo já nós tivemos com o Felipão e agora estamos a pagar os retroactivos dessa atitude! Liedson na selecção,não obrigado!

Re: Não podes estar a falar a sério?!

Epa, cada um pensa o que quer... Se achas isso, estas no teu direito... Mas se o Liedson fosse, faria muito mais que o Hugo Almeida e Ronaldo e isso junto...

e daqui a 2 anos...

voltavamos a estar no deserto e a culpa seria novamente do seleccionador. Temos que construir uma selecção e não por lá um remendo e fingir que a roupa é nova! Além disso do ponto de vista ético, Liedson sempre aguardou a convocatória da canarinha e agr com 30 anos é que vendo que não tem carreira internacional nenhuma se vira para Portugal. Não sou contra os luso-descendentes nem contra as naturalizações, desde que os jogadores tenham orgulho no país e demonstrem apreço por ele,desde o início (Pepe é o expoente máximo disso, preferindo sempre Portugal mesmo quando já estava no Real Madrid)

Re: Não podes estar a falar a sério?!

Soluções a curto prazo é o que precisas se queres estar no Mundial da África do Sul. Se já estiveres a olhar numa perspectiva futura sem o mundial na mente, então sim que se comece a trabalhar com jovens relativamente desconhecidos mas com valor.

Re:

Defendo uma selecção de futuro ao invés da manta de retalhos em que esta se foi avolumando. Se não estivermos na África do Sul tenho muita pena,e é óbvio que é mau para o país mas se construir uma selecção que discuta titulos internacionais a médio prazo como já deveriamos estar a fazer, então eu pergunto onde é que eu posso assinar? É inegável a qualidade do Liedson como PL e parece o casamento perfeito. Temo é que roube espaço a gente de 20 e poucos anos que pode começar a fazer carreira na selecção!

Re:

Mas construir um selecção que discuta titulos não foi o que Scolari começou a fazer? As chamadas regularmente de Ronaldo, Quaresma, Nani, Moutinho, Pepe, etc.. foram para garantir um futuro para a equipa das quinas. E hoje estamos de novo a pedir uma nova geração porque esta simplesmente não chega. A outra chegará? Teremos nós de ser pacientes com Queirós até que este faça a sua equipa de futuro e provavelmente falhe? Eu digo NÃO! E as soluções a curto prazo nem passariam por Liedson, mas por algo que nos faça ainda conseguir a qualificação, ou então entraremos numa 'espiral' que acabará com Portugal numa situação complicada como a que viviamos há alguns anos, onde jogavamos bem mas resultados eram nulos e fases finais nem vê-las.