Mundial2018: Candidatura ibérica ganha força | Relvado

Mundial2018: Candidatura ibérica ganha força

 


Mundial2018: Candidatura ibérica ganha força
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto revelou-se bastante satisfeito com as declarações de Joseph Blatter sobre a eventual candidatura ibérica ao Mundial2018. No entanto, fez questão de salientar que a decisão não é da FIFA mas sim das duas federações. «É bom sinal, mas essas questões são complexas, há que ir passo a passo e cada coisa no seu tempo», referiu Laurentino Dias, garantindo, contudo, que caso Portugal e Espanha decidam avançar com uma candidatura conjunta, «os governos não deixarão ficar mal as suas federações».




O governante reitera que «nesta altura é a decisão de haver ou não uma candidatura conjunta», seguindo-se «a preparação do dossier entre as federações de Portugal e de Espanha» e, finalmente, «a decisão das federações do que é preciso tomar». No seguimento destes passos, Laurentino Dias garante que «os governos não deixarão ficar mal as suas federações, com certeza».

Gilberto Madaíl também se mostrou satisfeito com as declarações do presidente da FIFA, que considerou que uma eventual candidatura conjunta de Portugal e Espanha ao Mundial de 2018 seria «muito forte». Para o presidente da FPF, «as declarações do presidente Blatter são muito boas» e representam uma mudança em relação ao que o presidente da FIFA tinha dito inicialmente sobre o Mundial de 2018.

«O que não deixa de ser curioso é que o presidente Blatter tenha afirmado inicialmente que a organização seria entregue a um só país e agora admita que uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha seria fortíssima», lembrou Gilberto Madaíl.




Seleção:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Estádios

Atenção que para já só temos 3 estádios adequados para um mundial. Estou convencido que os nossos 7 estádios de 30 mil lugares não serviriam, porque num mundial acho que a exigência de lotação sobe para 40 mil lugares.

Re: Estádios

Temos ainda o estádio nacional a precisar urgentemente de obras + 4 ou 5 estádios espanhois q servirão perfeitamente para o efeito.

O Laurentino está-se a esticar um bocado

- primeiro, a situação financeira portuguesa (mundial) não é famosa - os bons resultados na consolidação orçamental portuguesa não devem ser postos em causa por novas aventuras, quando já temos programados para os próximos 15 anos o TGV, a nova ponte sobre o Tejo e o novo Aeroporto de Lisboa (fora a construção/manutenção das estruturas «normais»); - está a dizer uma opinião quando ainda não se sabe qual o Governo, e com que composição, a partir de 2009; - gostaria de saber o que têm a dizer o Sócrates e o Ministro das Finanças sobre o assunto, acho que politicamente seria desastroso, neste momento, admitir esta ideia como boa; - segundo um estudo publicado após o Euro2004, houve efeitos positivos da realização do evento em Portugal, mas menores do que o esperado; - Para além de algumas câmaras municipais (pelo menos Aveiro e Leiria) terem ficado com a corda na garganta por 20 anos ou mais.

Re: O Laurentino está-se a esticar um bocado

Acontece que o investimento já foi feito no Euro 2004....os estádios já existem pelo que as despesas seriam incomparavelmente menores e tratando-se de um Mundial as receitas também seriam muito superiores em comparação com o Euro 04....e se compararmos Portugal com Espanha é fácil perceber que a Portugal apenas caberia 30% a 40% da organização do evento, mas o facto de ter o nome associado ao Mundial a meias com Espanha parece-me uma excelente oportunidade de "negócio", pois se não fôr assim nunca conseguiremos organizar um mundial pois não temos estrutura para um evento dessa envergadura...somos um país demasiado pequeno... cumps

seria bom

Portugal faria os seu Jogos em Portugal, e a Espanha jogaria em Espanha, e depois era só fazer para o grupo de cada um, uns condicionamentos, para quer passe em 1º ou em 2º, ficar sempre cada uma, a jogar no seu país. Como aconteceu no Japão-Coreia. Estádios temos. Luz, Alvalade, Dragão, Braga, Guimarães e Algarve. E eles tambem: Barnabéu, Camp Nou, Olimpico de Barcelona, o estádio do espanhol que está em construção, o estadio do valencia que está em construção, e Vicente Calderon. Não são precisos mais de 10/12 estádios. Nenhum dos paises precisava de investir, e temos de aproveitar agora, para nos candidatarmos a estas coisas, enquanto os nossos estádios ainda estão em condições.

Re: seria bom

Não acredito que os estádios espanhóis estivessem concentrados em apenas 3 cidades.

Assim espero

Era excelente para Portugal (claro que não tanto como para a Espanha,mas isso também é secundário) que tal viesse a acontecer.. Um Mundial de futebol em Portugal,mesmo que seja a menos de metade,mas por tudo o que oferece,só pode ser considerada uma boa notícia! ---------------------------------------------- O sorteio da UEFA, os rescaldos do clássico e do derby minhoto em "www.ofuteboltotal.com"