Madail, fim de um mandato: que balanço? | Relvado

Madail, fim de um mandato: que balanço?

Gilberto Madail acaba o mandato à frente da FPF. Foram 15 anos onde houve de tudo. O saldo é positiv
 

Madail acaba o mandato à frente da Federação. Foram 15 anos onde houve de tudo: polémicas, alegrias e tristezas. Acaba com um apuramento, mais um... Desde 1996, Portugal apenas falhou o Mundial de 1998. O que agora é quase certo era na altura muito raro de acontecer. A espaços, e irregularmente, íamos a uma grande competição.

Atualmente somos uma grande seleção, respeitada e conhecida pelo mundo fora. Tivemos Figo e agora Cristiano Ronaldo para ajudar a expandi-la um pouco mais. Estamos seguramente no top-10 das seleções, e melhor, temos estado sempre... Já estamos com uma segunda geração de valores e a terceira está aí, alguns já lá estão. Veremos se mantém ou não o nível.

Madail não é uma pessoa do meu agrado, parece ser alguém que não gosta do confronto e que demora a atuar. Ainda nesta qualificação vimos um castigo vergonhoso apenas para tentar demitir um selecionador. Não foi bonito de se ver, não teve argumentos para o demitir e acabou por quase castigar a própria seleção. Deve ser inédito no mundo. É esta a ideia que guardo de Madail, fala conforme lhe convém e nunca dá a cara nas derrotas e nas fases más.

Por outro lado, fazia parte da FIFA, tinha o seu prestígio lá fora, e acabou por trazer - não ele apenas, é claro - o Euro 2004. Um grande evento que trouxe tantos turistas (e estádios, que a posteriori se veem como um erro), prestígio e notoriedade ao nosso país.

Foi o presidente do segundo lugar no Euro e no Mundial de sub-20. E de um quarto lugar no Mundial...

Como balanço final, saldo positivo ou negativo?

Seleção:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bem ou mal

conseguiu resultados para a selecção, embora perder um euro em casa seja um mancha no passado dele como presidente da fpf, tal como o mundial de 2002...o facto é que temos conseguido sp, á excepção do mundial 2002, chegar sp pelos menos aos quartos finais das competições, e as meias finais em algumas ocasiões...Teve polémicas e para mim, o papel enquanto dirigente fica manchado pela actuação ténue ou mesmo inexistente perante casos de indisciplina, parece-me q deixava amandio de carvalho gerir a fpf por ele e dai os casos e as sabotagens as seleccionadores e jogadores que deixarem a selecção de candeias ás avesas com a fpf

Tema recorrente

E que não colhe unanimismos.

É verdade que o seu nome está associado ao período mais produtivo da selecção (em termos de consistência de resultados). Mas para mim foi mais uma figura a aproveitar-se do futebol para benefício próprio. Aliás, acho que qualquer um dos actuais candidatos tem maior capacidade para desempenhar o cargo...

End

penso que só

é unanime nos bons resultados da seleção, falta saber o peso disso para avaliar a pessoa em causa...
Abraço