As lesões e opções de Nuno Valente | Relvado

As lesões e opções de Nuno Valente

 

Strizkiz diz: "Nuno Valente voltou
recentemente a lesionar-se e há suspeitas de que poderá falhar o
Mundial. No início da presente época essa mesma possibilidade foi avançada
pelo Porto que, tentando zelar pelos seus interesses, sugeriu ao defesa que
abdicasse da Selecção para salvaguardar a sua condição física e ajudar o seu
clube. A atitude do FCP foi muito criticada e o próprio N.Valente deixou o clube
e continuou na Selecção. No entanto, esteve várias vezes lesionado e pouco pôde
alinhar pela Selecção... Infelizmente o tempo veio dar razão ao FCP. Que pensam
da opção tomada por N.Valente no início da época? Terá sido assim tão injusta a
decisão do FCP? Não teria o departamento médico do clube razão?"

Seleção:

Comentários [32]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Tanta coisa só porque é jogador de futebol

Uma empresa comunicou a um seu funcionário que não poderia trabalhar simultaneamente para outra empresa visto que, por causa disso, se arrisca a perder o seu contributo durante um período de tempo.
O funcionário escolheu rescindir o contrato com essa empresa (está no seu direito e a empresa não o impediu) e arranjar novo emprego que lhe permitia continuar a trabalhar "por fora".

Vêm algo de anormal nisto?
Eu não vejo nada...

uma pessoa lê com cada coisa

será que por o nuno valente fazer mais 3 ou 4 jogos pela selecção era razão paar o porto fazer chantagem com ele?

será que por mais 3 ou 4 jogos era certa uma lesão?

será que é a mesma lesão que o apoquentou?

inacreditavel os argumentos que certa malta arranja

O Porto

tinha razão? Em quê? Ainda bem que uma pessoa tem direito de opção...
Eu francamente, não percebo o que tem a ver uma coisa com outra...
O Nuno so mostrou uma grande coisa, ele escolheu a Selecção e mostrou que antes de ser jogador do FC Porto, é Português...

Essa agora!!

Eu fui um dos que se manifestou indignado com a situação do Nuno Valente ter sido escorraçado do F.C. Porto. E agora reafirmo o que disse a 100%.

Acho até de muito mau gosto que se aproveite mais uma lesão do jogador para dizer que o Porto tinha razão.

O que o F.C. Porto fez foi única e exclusivamente no próprio interesse, sem olhar para a vontade do jogador (digo vontade, não interesse). Toda a gente sabe que o Nuno Valente tinha e tem problemas físicos, mas isso é uma razão para o apoiar, não para fazer chantagens com ele, que foi o que aconteceu.

Se ele queria jogar na Selecção, o clube o máximo que podia fazer era, sabendo e informando-o dos seus problemas físicos, sugerir-lhe que abdicasse da Selecção para se dedicar ao Porto. NUNCA obrigá-lo a escolher. Isso é chantagem, mais nada.

Aliás, para quê ir mais longe? Ele está no Everton e ninguém o obrigou a escolher o que quer quer seja. Continua a jogar pelo Everton e pela Selecção.

Isto foi o que eu escrevi na altura em que ele se foi embora (com as vénias da maioria dos Portistas do Fórum que acharam brilhante a actuação do FCP - e ainda hoje acham, pelo que se vê):

"...E pegando no Nuno Valente, se fosse eu e o meu clube fizesse chantagem comigo desta forma, eu abandonaria o clube imediatamente e procuraria um qualquer outro clube que me desse mais valor, que tivesse orgulho em que eu jogasse na Selecção, que confiasse nas pessoas que estão ao serviço da Selecção e que reconhecesse que, apesar de ser ele a pagar salários, jogar numa Selecção é um motivo de orgulho para todos e não acontece muitas vezes por ano.

Há vários clubes assim em Portugal. É pena o Nuno Valente não estar num deles."

Mas o Strizkiz está muito preocupado com este assunto: http://relvado.com/ar ticle.pl?sid=05/12/29/117256&mode=thread

Compreendo em parte a tua argumentação

Que assenta principalmente na perspectiva do jogador.

O desempenho da sua actividade profissional é também um meio de realização humana e pessoal.

Por isso o Código do Trabalho quando entrou em vigor no final de 2003, revolucionou um pouco as coisas, quando veio consagrar não só dever mas também o direito do trabalhador em exercer a actividade profissional para a qual foi contratado.

Isso não me suscita criticas.

Mas como em qualquer situação da vida, não podemos apenas olhar apenas a um lado da questão.

É o de que, os jogadores de futebol de alto nível, não são necessariamente a parte mais fraca.

Vemos isso todos os dias: o Maniche acorda mal disposto e resolve vir embora.

O Jardel tinha contrato com o Sporting mas queria porque queria sair para um grande.

etc...

E há que atender igualmente aos interesses dos clubes.

Ora, o Porto nos últimos anos teve de aceitar que o jogador fosse à selecção, viesse lesionado e portanto não pudesse contar com o jogador.

Mas quem pagou os salários enquanto o jogador esteve lesionado foi o Porto.

Se o departamento médico do Porto diz que o jogador não pode estar sujeito a um desgaste de fazer a época toda pelo clube e ainda por cima alinhar pela selecção, é legitimo que o clube olhe em primeiro lugar para os seus interesses.

O jogador não estava disposto a abdicar da selecção?

O Porto não quis correr o risco de ter o jogador e este vir a lesionar-se.

Decidiu bem.

O jogador afinal está volta e meia lesionado.

O jogador foi à sua vida.

Oh!

O Porto pagava os ordenados ao Nuno e este ficou muito tempo sem jogar por se ter lesionado ao serviço da selecção!Ora bem..o Porto sendo ético ou não tem todo o direito de dizer a um jogador que só fica com ele mediante algumas cedências da parte dele,pois como empregado do clube o Nuno tem que agradar ao patrão e tem que se sujeitar ás suas regras!Se para nós..que não jogamos futebol..por vezes pela necessidade temos que engolir alguns sapos..porquê que o jogador de futebol,não tem?É que eles mudam de clube,e nós se viermos para a rua corremos o risco de ficar muito tempo á procura de emprego!O clube achou que ele deveria se dedicar unica e exclusivamente a defender os interesses de quem lhe paga o salário,para não ficar outra vez a pagar ordenados e o jogador ficar em tratamento,devido a lesões que ocorreram noutro lado e que privaram o clube de ter o contributo dessa pessoa!
Ele não aceitou,transferiu-se,agora está magoado..e para mim já não tem que se falar no Porto,ele já não joga cá,por isso o Nuno Valente é mais um caso criado para haver polémica..pois para mim nunca houve caso!

Interessante

O teu ponto de vista, que em parte concordo sob o ponto de vista do clube.

Mas ha tambem um outro lado o lado etico, do clube intervir nas decisoes pessoais do jogador, pois a ida ou nao a seleccao e uma decisao pessoal.

No mundo laboral normal todos engolimos sapos e fazemos fretes, mas ninguem podera dizer que nao podes fazer algo, nos teus tempos livres, apenas que podera haver possiveis prejuizos ao clube.

Dando como exemplo, a tua empresa nao pode te impedir de as suas funcionarias de terem filhos so porque terao que passar 4 meses de baixa de parto.

Alem do que os clubes devem ter seguros que salvaguardam os problemas de lesaoes dos seus jogadores.

Re:Mas Repara..

Que eu ja joguei 11 anos no Salgueiros..nas camadas jovens e se quisesse entrar em torneios nos meus tempos livres estava limitado porque se me magoasse depois o clubeera prejudicado..e com razão(e não recebia)!
Quanto á gravidez estás correcto mas se tiveres a contracto..embora não sendo ético podes vir pa rua no fim do mesmo contracto!Ou se fores a uma entravista grávida estás logo á partida excluida!Correcta ou não a decisão não é tomada por nós!E se como dizes nós engolimos sapos porque realmente precisamos..eles só porque ganham mais não têm que engolir?!

O Nuno fez o que estava certo!

O que o Porto fez, não se faz a ninguém!!

Não se pode vir agora dizer que o Porto tinha razão...

Qualquer jogador se pode lesionar!

Pedir a um jogador, que não tem concorrência para o lado esquerdo da selecção, para jogar só pelo clube e abdicar da selecção, em ano de mundial, não me parece o mais correcto!
Independentemente de ele se poder lesionar ou não, no futuro! Ninguém pode prever o futuro clínico de ninguém!

E para o pressionar começaram a colocá-lo de lado...

Nuno Valente

Se esta lesão se confirmar e se Nuno Valente não puder ir ao mundial, não acho que seja uma grande perda ao contrário de Jorge Andrade. Neste momento temos melhores opções. Paulo Ferreira pode fazer o lugar tal como Caneira. Estes dois seriam os meus escolhidos para esta posição.

quer dizer....

o corunha devia ter obrigado o Jorge Andrade a abdicar tambem da seleçao...
Se o tivessem feito ele nao estaria lesionado agora....
Desculpem mas com topicos destes so posso ser engraçadinho, porque de serio este topico nao tem nada

Não terá acontecido mesmo com Barbosa e Rui Jorge?

Já pensaram se não terá sido uma decisão também médica a afastar Pedro Barbosa e Rui Jorge do Sporting?

Alguém já pensou se a deontologia médica não deveria salvaguardar segredo, só comunicando esse assunto com o jogador e não para a praça pública?

Criam-se situações que, muitas vezes, nem existem!!! As decisões desse nível de complexidade nunca podem ser apreendidas na sua totalidade, enquanto não se souber os factos, não passa tudo de especulação, cenários, etc, se bem que com um pouco de perspicácia se descobre muita coisa!!!

E uma coisa elas devem ser: internas!!!, sem fugas de informação para a opinião pública, mas com RIGOR e ÉTICA, em representação coerente com a vontade dos sócios!!!

Lol

Escusas de tentar desculpar o Porto, pq daqui a bocado aparecem pessoas a dizer que o Nuno lesionou-se ao serviço do clube e não da selecção que por sua vez dará razão ao jogador por querer representar a selecção...

razão sim, ético NÃO!

é obvio que o Porto e todos os clubes, sublinho todos, tentem salvarguardar os seus interesses e investimentos, dai que se tenha de dar toda a razão ao FCP. aliás seria de estranhar que o FCP não protege-se aquilo que lhe pertençe. até aqui tudo bem mas quando força um jogador a decidir entre o clube e a selecção, coloca o jogador numa posição terrivel. seja qual for o jogador é lógico que queira representar a selecção, mas por outro lado não quer "morder a mão que o alimenta". não é, do meu ponto de vista uma atitude de alguem que tente proteger os "interesses do jogador", é sim obriga-lo a desistir de algo para que lutou arduamente. triste ainda é o facto de se aproveitar o infortunio de outrem para salvar a honra do convento.

O comportamento

do porto neste caso e simplesmente ilegal a luz do direito do trabalho, por isso nunca foi publicamente admitido que o jogador tinha sido afastado por esse motivo. Seria o mesmo que a vossa empresa nao vos deixasse exercer a profissao enquanto nao obtivessem um divorcio. Extraordinario como ha pessoas aqui a defender a atitude.

Adivinhas...

O FC Porto simplesmente adivinhou que o Nuno Valente ia ficar umas semanas parado logo no início da sua carreira no Everton, e agora ter em risco a sua ida para o Mundial...
O Porto não obrigou o Nuno a sair, ou escolhia a selecção ou o clube, mais democrático que isto é impossível.
E alguns dizem «depois de tudo o que Nuno Valente deu ao clube...» e o que o clube deu ao Nuno Valente, se não fosse o Porto, o mais provável é que não estaria em risco a presença no mundial, porque simplesmente nem estaria nas opções. E depois, jogar (ou tentar) no melhor campeonato do mundo é prejudicial para o jogador, estaria o currículo dos jogadores tão recheado de títulos?
Se não houve competência por parte do departamento médico do FCP, aconselho aos elementos do mesmo a jogar no Euromilhões, porque adivinhas destas não abundam...

Re:Adivinhas...

Nao leves a mal mas achas que eh democratico um clube exigir a um atleta que nao represente o seu Pais, mas ao mesmo tempo fazer os possiveis e impossiveis para um outro atleta que nem era Portugues ir ao Europeu a toda a forca.

Rica Democracia...

agora o desmentido

Selecção: novo exame revela que Nuno Valente pode voltar à competição em breve
Mais Futebol [ 2006/03/30 | 22:12 ]

Redenção aos críticos

Por vezes a opinião pública pensa que o FC Porto quer o pior para os jogadores e que é por interesse que os coloca fora dos convocados ou mesmo na equipa B.

Neste caso a discussão assumiu contornos bem mais duvidosos e não deixou de parecer estranho que o FC Porto tivesse encostado o Nuno Valente à parede: ou a selecção ou o clube.
Estranho sim mas para quem não conhece ou não quer conhecer a realidade do clube. O FC Porto, ao contrário do que disseram os incendiários e críticos da nossa imprensa, apenas zelou pelos interesses e bem do jogador e do clube.

Agora, se realmente se concretizar este infortunio do defesa, espero ver os críticos assumirem que não tinham razão em relação a este assunto. Que se manifestem.
Seria bom de ler...

Re:Redenção aos críticos

O Nuno Valente diz na penultima edicao da revista da Uefa que o Porto o encostou a parede.

Re:Redenção aos críticos

e porque é que o encostou?
Porque, como se veio a confirmar, é um atleta que nesta fase e com a quantidade de jogos que se esperava teria muitas probabilidades de se lesionar.
Posto isto acho que o Clube fez o que achou melhor, para si e para o Jogador. Se o jogador não quis, então o melhor para o clube era vendê-lo, e para o Nuno Valente também foi o melhor.

Re:Redenção aos críticos

se nao estou enganado ele teve uma rotura muscular na coxa. uma lesao sem quaisquer consequencias, apenas azar que foi ja um pouco tarde. os mexicanos tambem estao preocupados com o marquez. vejo os adeptos do porto com uma estranha vontade de encontrar justificacoes para todas as decisoes da direccao portista, seja com moretto ou com nuno valente. E ate uma atitude muito religiosa, como aquelas pessoas que veem um sinal divino em tudo o que acontece

Re:Redenção aos críticos

uma rotura aqui, outra rotura ali...tudo lesões sem gravidade mas que impedem o atleta de jogar regularmente e que fazem que esteja mais tempo lesionado do que apto a jogar.
Não tenho estatísticas, alguém sabe dizer quantos jogos esteve sem jogar esta época por causa de lesões?
obrigado desde já

Re:Redenção aos críticos

vejo os adeptos do porto com uma estranha vontade de encontrar justificacoes para todas as decisoes da direccao portista

E eu vejo-te a ti com uma também estranha vontade de fazer o contrário...

Re:Redenção aos críticos

claro que nao. queres um elogio? acho que o departamento medico do porto, incluindo preparacao e prevencao, esta ao nivel dos melhores do mundo. enquanto o do benfica nos custou o campeonato e estao ao nivel dos melhores do burkina faso.

Re:Redenção aos críticos

benfica?... quem é que falou do benfica?

Re:Redenção aos críticos

quem e que nao falou

Re:Redenção aos críticos

conversa da treta, sem sentido nenhum...

Já agora, o único a falar do benfica, neste tópico, e até ao momento em que te respondi foste... tu...

Vai lá curar a clubite...

Re:Redenção aos críticos

sem consequencias e sem relacao com problemas anteriores que o porto possa ter detectado. de resto se existissem esses problemas o nuno valente ha muito que se teria simplesmente desintegrado, a jogar duas vezes por semana naqueles relvados de inverno no norte de inglaterra que conheco bem...

Eu so tenho a dizer

que a incapacidade dos portistas criticarem o seu clube e o que me faz duvidar que eu alguma vez pudesse ser portista. Talvez estas filiacoes nao sejam tao fruto do acaso como se diz.