Figo sem amor à selecção?! | Relvado

Figo sem amor à selecção?!

 

EnigmaFC diz: "Luís Figo defendeu sempre o seu amor incondicional pela Catalunha até, por uma avultada soma em dinheiro, ter assinado pelo Real Madrid. Não será esta a demonstração ideal de que o tempo em que se jogava por amor à camisola acabou? Não poderemos então concluir que ele enverga a camisola da selecção sem abnegação e empenho? Não será para muitos a selecção do seu país mais uma montra para poderem dar o salto (quer a nivel financeiro quer de protagonismo)?"

Seleção:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Um desabafo...

Como adepto de futebol não posso deixar de mostrar um profundo desagrado pela forma como Luís Figo tem sido criticado nos últimos tempos. Ainda por cima quando o teor dessas críticas é incipiente e, nalguns casos, relacionado com o legítimo exercício que é a liberdade de expressão.

      Enquanto jogador do Braça, Figo aceitou, sem pestanejar, a responsabilidade de assumir toda uma equipa. Foi, inúmeras vezes, o fio condutor que conduziu a enormes êxitos dos blaugrana.

      Só por manifesta má vontade é que se poderá reduzir a saída de Figo a questões financeiras (embora tal aspecto também tenha estado envolvido). Aliás, este período que o Barcelona tem atravessado prende-se com uma sobranceria de certos dirigentes que em muito prejudicaram o mui nobre emblema. Não só Figo saiu, ou esquecem-se de Guardiola, Ronaldo, Rivaaldo, Sergi, Nadal?

        Até posso compreender as razões que levam os barcelonistas ao ódio (a palavra é essa) perante o português. Já no que concerne à perseguição que lhe tem sido movida em Portugal, isso já tenho dificuldades em engolir.

      Acusam-no de materialista. Quem é que não luta pelas melhores condições possíveis para a sua carreira? Prémios de jogo da Selecção? Os acordos são para cumprir, embora aceite que ,neste país, esta é uma premissa algo duvidosa.

      Que resta então? Arrogante?! Como todas as pessoas terá os seus defeitos. Eu não endeuso os jogadores de futebol, são pessoas iguais a qualquer um de nós. Mas não me acho na capacidade de adjectivar indivíduos que nem sequer conheço individualmente. Não será essa pretensão ela mesma um indício de arrogância?

      Penso que a hipocrisia é um exercício simples. Qualquer um o pode exercitar. Difícil é manter a coerência, não andar à procura de bezerros de ouro para adorar ciclicamente.

      Que a nossa selecção tem estado aquém das suas pretensas capacidades? Concordo. E nós, como adeptos, teremos estado à altura desse mesmo desejo? A glória, como a responsabilidade, deve ser partilhada por todos.

      E nós, portugueses, temos um longo caminho a percorrer. Jogadores, técnicos, dirigentes e, também, adeptos. E, enquanto se preferir atirar pedras a ter atitudes construtivas, isto não vai a lado nenhum...

Figo não é todos...

Tenho dito várias vezes nos últimos tempos que Figo me tem vindo a desiludir... não deixou de ser um fora-de-série, é verdade, mas transformou-se numa pessoa arrogante, dentro e fora dos relvados.

Até há uns meses, nunca Luís Figo pensaria em fazer comentários sobre o seu clube ou sobre a selecção para cá. Mantinha-se a fazer o seu trabalho - jogar futebol melhor do que ninguém - e sabia que, mesmo tendo opiniões formadas sobre esses assuntos, não estava em posição de as proferir publicamente.

Depois, veio o Mundial, vieram as culpas em todas as direcções, vieram as eleições, os comentários sobre a escolha do seleccionador, os comentários sobre as naturalizações... Parece-me que Figo se deixou possuir pela força que a sua imagem tem no mundo inteiro, e se esqueceu de que não passa de um trabalhador de uma empresa... E em vez de usar essa imagem nas ocasiões correctas, perde-se cada vez mais em críticas a quem está hierarquicamente acima dele, principalmente na selecção...

No entanto, Luís Figo não é de maneira nenhuma o porta-voz dos outros jogadores da selecção, e acredito que há muitos que ainda jogam por amor à camisola, e que se enchem de orgulho sempre que têm a oportunidade, a felicidade, de vestir a camisola da selecção nacional. Nestes casos, uso sempre o exemplo de Sérgio Conceição... ele próprio diz que, se fosse preciso, pagava para jogar na selecção... portanto, é a prova de que ainda há quem jogue por gosto...

Excelente comentário!

Assino por baixo

cumprimentos!
MrTaz

uma treta...

Qual o jogador que nao tem amor á sua seleção (excepto o deco)?

O Figo como todos os outros sao grandes jogadores, e nao é qualquer que chega onde eles chegaram.
Eles ja deram provas que queriam ter ganho tudo pela seleção, pena as coisas não terem saido bem

Re:uma treta...

Todos menos o Deco porquê? Pagaram-lhe para jogar pela selecção e ninguém me disse?

Re:uma treta...

Parece que ainda não aprendeu a discutir os prémios de jogo,antes dos jogos.
Cumps