Europeu S19 é assassinato desportivo? | Relvado

Europeu S19 é assassinato desportivo?

 

Eis a lista de convocados de Portugal para o Europeu de S19 que se realiza no Liechtenstein de 16 a 26 de Julho:

Hugo Ferreira; João Pedro; Daniel (Boavista);
Paulo Ribeiro (Vitória Setúbal);
Amoreirinha (Alverca);
João Pereira, Amaro Fernandes e Hélio Pinto (Benfica);
Miguel Ângelo, Paulo Sérgio (Sporting);
Ricardo Jorge (Leixões);
Rodrigo Ângelo (Farense);
Organista, Flávio Igor e Hugo Almeida (FC Porto);
Fonseca (Santa Clara);
Filipe Oliveira (Chelsea, Inglaterra);
Pedro Ferreira (Sp.Braga);

Seleção:

Comentários [19]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Benfica

Saúdo a presença de 3 elementos do Benfica nesta selecção. Será um indício de uma espécie de recuperação ao nível da formação no Benfica? Em Toulon foi gritante o abaixamento da qualidade da formação no clube.

S19

Na minha opinião acho que o facto de participarem nesse torneio, apesar de trazer algumas desvantagens irá, no futuro, ser muito proveitoso para as suas carreiras. Primeiro que tudo representar a seleção (seja qual for o escalão) é uma honra imensa e por isso tenho a certeza que os eleitos não estão a pensar que é um torneio que os irá pregjudicar na sua integração nos seus clubes...que melhor forma existe de se integrar e de jogar a titular do que jogar bem nas selecções mais jovens?!? Se eu fosse convocado para eses tipos de torneios (continuo a pensar que sou mais um talento portugues que nao foi bem aproveitado lol) queria lá saber se fosse na pré-época, no fim de época...fosse quando fosse era apenas o meu desejo poder envergar a camisola nacional e cantar o hino portugues nos jogos, apesar de cantar mal como tudo.
Penso que esses torneios são fundamentais para o desenvolvimento dos jovens jogadores nacionais, jogadores esses que ultimamente nos tem dado muitas alegrias, alegrias essas que apenas são conseguidas através de muito trabalho e muitos jogos por isso penso que nesse torneiro Portugal vai tornar a dar cartas e a mostrar que os seus valores mais jovens poderão dar muito ao futebol nacional e internacional! um bem haja para todos eles e que consiguam ganhar!!!

Simples...

Queixem-se à UEFA.

Bah

Deixem os miudos fazerem aquilo que mais gostam. Jogarem a bola. Como alguém já disse e bem, é tipo duracell. Tirando o Fonseca e mais um, talvez dois, não vejo nenhum titular de caras ou com hipóteses para tal (pelo menos na I liga).
Por acaso já perguntaram aos rapazes se concordam? E a escola deles? Não vi ninguém mencionar isso. Ainda falam nos sub-14. Será que esta altura de férias não é mesmo a melhor altura? Ou só pensam no futebol?

Re:Bah

Sabes perfeitamente que o que toda a gente quer é jogar... sem preocupações se isso é prejudicial ou não.

Re:Bah

Ponho em causa aos rapazes? Prejudicial em que? Sinceramente não vejo onde. Até pq os miúdos estão em férias.

Re:Bah

Estes miudos, com 18/19 anos só terão problemas quando o futebol se torna profissional e pouco dado a brincadeiras..:)

Outro bom exemplo...

dessa "violência", é o torneio em que irão participar os Sub-14 do FCP, a fase final Mundial da Nike Premier Cup que decorrerá nos EUA...

Os putos ainda mal começaram a pré-temporada (até porque não é normal começar tão cedo, mas sim somente a partir do próximo mês) e vão já a um torneio do mais alto nível competitivo... apetece perguntar em que condições terminarão estes jovens a temporada... é que certamente que pouquíssimo tempo de férias terão tido.

 

Re:Outro bom exemplo...

aos três:

Este torneio será um campeonato do Mundo de Clubes... e vai ser assim encarado, com toda a exigência que um acontecimento do género tem. Portanto, ninguém vai para lá em passeio... Vão ver daqueles tormeios de Páscoa e vejam se alguém vai para lá em passeio.

Depois, os possíveis problemas físicos futuros, vão-se "arranjando" nestas idades... Enquanto são jovens certamente que não os sentirão... mas certamente que depois não demorarão a surgir os diversos problemas relacionados com lesões... mas esperemos que não.

Re:Outro bom exemplo...

Os putos não se cansam, funcionam a Duracell

Re:Outro bom exemplo...

Por acaso, tinha conhecimento da equipa portuguesa ir representar Portugal na Nike Cup, este ano, mas não sabia quando.

Embora nesse caso, possa não ser tão grave, já que os miudos nessa idade, seja de que maneira for, não se poupam a esforços e provavelmente iriam passar todas as férias a jogar futebol na rua e em torneios de futsal de verão :)
E também porque não havendo competição profissional, os responsáveis portistas, terão isso certamente em consideração e a próxima época poderá funcionar de forma diferente.
Sendo que vão entrar numa competição de apuramento por séries e só no final da época encararão os verdadeiros desafios na disputa do titulo nacional, a sua preparação pode ser direccionada nesse sentido.

Mas certamente que pela competição, clima diferente e as viagens de avião, acompanhadas pela vontade de ver tudo, provocarão um desgaste tremendo nesses miudos.

Re:Outro bom exemplo...

de certa forma ja serao uma especie de ferias irem aos estados unidos, ja que sao rapazes de 14 anos e que poderao aproveitar o novo continente para um pouco de turismo, afinal, nao eh todos os dias que se visita de graça os eua...
mas de certa forma concordo.

Rectificação... e não só!

O jogador e guarda-redes do Boavista, Hugo Ferreira, foi substituído por Hugo Tecelão, ex-jogador do Sporting, um dos muitos a quem a SAD não renovou contrato. Não faço ideia porquê... :)

Hugo Tecelão é agora jogador da Académica B.

Este Europeu tem lugar numa altura um pouco complicada, como já dito, pois coincide com uma fase - a pré-época - em que os jogadores poderiam ter uma palavra a dizer nos respectivos clubes, numa altura em que os treinadores fazem as suas escolhas/opções, muitas delas definitivas, em termos de permanências ou dispensas.

Contudo, se esses mesmos jogadores "derem nas vistas" no Europeu, se conseguirem boas exibições/resultados e, quiçá, o título, os respectivos treinadores, que provavelmente já os conhecem e conhecem as suas qualidades, saberão enquadrá-los na equipa, farão com eles um trabalho específico de recuperação/preparação... e em devido tempo dar-lhes-ão uma oportunidade. A época é longa, as lesões e castigos vão aparecer...

Quando há trabalho e talento (as duas em "doses industriais") e os jogadores são humildes - se não tiverem a mania que têm de ter estatuto de titulares - as oportunidades podem tardar, mas não falham!
(Basta não serem do Sporting... lol)

Por falar no Sporting: pessoalmente, estou um pouco curioso em poder aquilatar das qualidades de dois jogadores do clube leonino, o Miguel Ângelo e o Paulo Sérgio! Mas nem sei se os jogos vão ter transmissão televisiva... :)

PS. O Paulo Sérgio, que já citei algumas vezes, é mais um potencial jogador a ser dispensado pela SAD... ou a poder tornar-se numa "referência do ataque sportinguista, a curto/médio prazo"... lol

Saudações leoninas

Re:Rectificação... e não só!

De facto é verdade que estas competições servem para mostrar muitos destes atletas.

Inclusivé em Portugal os trabalhos da selecção, tem tido o condão de ajudar os jogadores a evoluir, amadurecer, e solidificar as suas carreiras.
Há um trabalho que não resulta apenas da apresentação em competições, mas de estágios e pequenos torneios, em que alguns deles, já participam desde os Sub16, a nível nacional e sub-15 regionalmente.

Mas o que ponho aqui em causa, é a calendarização destas provas e também o seu critério de selecção.
Se de um lado, podemos pensar que é prestigiante para qualquer um deles, representar a selecção nacional, por outro lado penso.

Sim, o Hugo Almeida é um jogador importante na equipa.
Sim, o Filipe Teixeira é um jogador importante na equipa.
(apenas estes 2 a título de exemplo)
Mas por o Hugo Almeida, ainda nem sabe onde vai jogar, havendo indefinições acerca da sua presença ou não na equipa ão está ainda definida, muito por culpa da sua presença neste grupo.
Certamente que Mourinho descartou de imediato que ele fizesse o estágio de início de época com a equipa, quando nós sabemos o quanto isso pode ser importante. Ou poderia.

O mesmo se passa em relação ao Filipe Teixeira. Integrado na equipa principal do Chelsea a espaços na época passada, que como sabemos é uma equipa recheada de estrelas, ao perder o início de época, irá provavelmente andar mais uma época aos tropelões entre a "A" e a "B".

Também na escolha dos jogadores me parece haver alguma falta de critério orientador.
Mais ainda por que correndo o risco de enfraquecer a equipa (o que não seria grave já que é um escalão de formação) abriria vagas para que outros que ficaram de fora e provavelmente mais necessitados de oportunidades, pudessem chegar a este grupo.

Quanto ao Hugo Tecelão.
É a tal história.
O SportingCP tem neste momento, para além do Nelson, Tiago e Nuno Santos, o BetoII, tendo também dispensado o Alemão.
Na equipa "B", existe também o (salvo erro) Tiago Ferreira, e ainda nos juniores, o Christopher Pilar.

Mesmo sabendo que o nosso SportingCP, é enorme, não seria justo termos o monopólio do futebol nacional, e devemos partilhar com os outros o resultado na nossa grandeza. :)

Para além disso, e em altura de crise, não conseguiamos pagar ordenados decentes a todos, pelo que a exemplo do que aconteceu com o João Paiva, muitas vezes não há capacidade de renovar segundo acordos, que os empresários destas jovens estrelas propõem :)

Re:Rectificação... e não só!

Tudo certo! E lógico...
Tu és daqueles que sabe do que fala... :)

Quanto ao Hugo Tecelão (e ao Alemão, ao João Nunes, ao José Fonte, ao Paulo Teixeira e todos os outros que não renovaram contrato)... é evidente que estava a ironizar! :)

Saudações

eu quase que me limito a subscrever

esta argumentação... Plenamente de acordo. Eu há dias pensei como era contraproducente para o H.Almeida ele ter que estar com a selecção e não poder estar a disputar um lugar na equipa por causa da selecção e de mais um campeonato...

Re:eu quase que me limito a subscrever

Na apresentação do artigo, referia também o jogo AcMilan-SportingCP, onde o Hugo Viana e o Quaresma, ficaram de fora na altura em que se tentavam impor na equipa, curiosamente também num torneio de sub-19.
Felizmente não se revelou determinante para a sua evolução, até ver, mas para além da equipa na altura devido a uma série de lesões, necessitar deles, poderia ter numa conjuntura diferente, resultado no seu desaparecimento, como já aconteceu entre outros com o referido Cândido Costa, que já teve uma série de aparecimentos interrompidos por este tipo de competição.

já agora

esse titulo do "assassinato desportivo" é forte... Não vou tão longe.

Re:já agora

Reconheço (e o titulo é meu e não da edição) que ainda que metafóricamente poderia ser usada outra expressão. :)

Mas este na altura pareceu-me o indicado para chamar a atenção sobre o assunto.