As desculpas de Lito | Relvado

As desculpas de Lito

 

pmatos critica ainda o juíz francês dizendo que "é incompreensível como é que, só para não acabar com um jogo, permite sucessivas entradas a matar sobre os portugueses na 2ª parte! Ele não tem que querer continuar com o jogo; ele tem é que cumprir as regras e acima de tudo proteger a integridade física dos jogadores que querem jogar! O jogo nem sequer devia ter ido para a 2ª parte! O árbitro foi também lamentável, como os jogadores angolanos o foram..."

A voz ao árbitro!
E Restelo acrescenta que o árbitro do jogo, "Pascal Garibian, disse que ao longo da sua carreira nunca teve de terminar um jogo mais cedo, como aconteceu no Portugal-Angola. O homem do apito disse o seguinte: «fiquei muito triste, porque o que se passou no estádio de Alvalade não foi futebol. Tive de mostrar quatro cartões vermelhos para evitar que houvesse lesões sérias». O árbitro lembrou ainda «este foi um jogo oficial, particular mas oficial, pelo que a FIFA vai ter de aplicar as suas leis». O que acham os relvinhas em relação ao assunto ?"

Seleção:

Comentários [5]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Isto já farta

Esta conversa de Angola, racismo, expulsões já esta a fartar.

Até quando vamos falar desse jogo? Esse jogo deveria nunca ter acontecido tamanha foi a miséria que andou.

A verdade é que o Pauleta e o jogador angolano deveriam ter sido expulsos. Essa é a realidade nua e crua. Se isso tivesse acontecido nada do que vimos na quarta-feira teria acontecido. Aqui está um caso exemplar em como o árbitro deve SEMPRE cumprir as regras do jogo e não procurar favorecer o espectáculo. As regras são para cumprir, doa a quem doer.

Agora vêem dizer que os portugueses são racistas? Sinceramente... Quem é que endereçou o convite aos angolanos? Quem é que pensou em Angola para festejar o apuramento para o Mundial? Quem é que pensou em Angola quando foi criada a RTP-África? Quem é que pensou em Angola quando foram perdoadas algumas dívidas? Será que teremos de pagar eternamente por erros (graves é verdade) cometidos pelos nossos antepassados há já muitos anos atrás (aquando da colonização)? A mim indigna-me que chamem os portugueses de racistas. É demais. E se os angolanos continuam a chamar-nos de racistas pelos nossos erros do pasado, o que dizer do que eles fizeram aos colonos na década de 70?

Aparte disso, julgo que as desculpas do Lito são uma farsa. E o são porque os restantes "caceteiros" não o fizeram. Esses jogadores até poderão ser as melhores pessoas do mundo, mas na minha opinião reconhecer as culpas não é um defeito, é uma virtude.

Sobre essa do árbitro francês chamar de cães aos angolanos, desculpem-me mas não acredito nessa. Se calhar o árbitro estava a dizer outra coisa e eles perceberam cão.

E sobre os estragos provocados? Quando a selecção portuguesa perdeu o jogo contra a Alemanha que em caso de vitória nos possibilitaria estar em França, o que nós fizemos? Nada, e aí tinhamos toda a razão para protestar porque fomos claramente prejudicados por um bronco francês de nome Mark Batta.

Finalmente uma palavra para o "seleccionador" angolano. Esse senhor deveria ser banido do futebol para sempre, mas se calhar ainda vai-lhe ser atribuida uma medalha.

Thy NightWolf

Re:Isto já farta

No jornal «Record» de hoje há mais um pedido de desculpas: desta vez é do jogador Bodunha, do Salgueiros, que entrou na 2.ª parte... e até não foi dos «piores»! Eles, aos poucos, vão reconhecendo os erros cometidos... e acho que vão aprender alguma coisa com tudo isto!
Entretanto, o Rio Ave está observando o jogador Isaac, que também actuou neste já famigerado jogo. Porquê? A verdade é que os jogadores angolanos até têm algum valor... têm é de o provar em campo... com desportivismo e civismo!

Todos culpados

Penso que nesta questão todos tiveram um pouco de culpa:
1.º - Pauleta não devia ter reagido como reagiu, mas o jogador angolano também fez muito teatro, ao deixar-se cair aparatosamente.
2.º - os jogadores, mesmo considerando que tivessem alguma razão contra o árbitro, deviam lembrar-se, tão só, de que os seus colegas de profissão portugueses não tinham culpa dos «erros» do árbitro.
Alguns jogadores angolanos, como Lito, Wilson, Franklim, Mendonça, etc., jogam em Portugal, conhecem os jogadores portugueses e já deviam ter alguma capacidade para aguentar a «pressão». Não há racismo de ninguém... os angolanos é que pareciam querer vencer o jogo como se disso dependesse a sua independência!
3.º - o árbitro é culpado de ter querido salvar o jogo. E nisso estou de acordo quando se diz que devia ter terminado o jogo mais cedo, pois tal medida já se justificava e podia ter pecado por tardia. Vi algumas carreiras de jogadores portugueses «presa por arames»...
Lito pediu desculpa? Fez muito bem. Aquela «rábula» dele com o árbitro também não foi nada bonita... e aquelas entradas foram, realmente, criminosas!
O árbitro insultou os jogadores angolanos? Chamou-os «cães»? Quando li a notícia, perguntei a mim próprio em que língua teria sido... não acredito!
Aliás, acredito tanto nisso como na lesão de Hélder Vicente, que joga no Rio Ave...
Agora, o árbitro, que a meu ver tentou fazer o melhor, vai relatar o que viu e Angola (os seus jogadores) vai ser severamente castigada, não tenham dúvidas!
O futebol africano não é, não pode ser aquele que Angola mostrou!«

Joguem á Bola!

Racismo? Mas a desculpa vai ser sempre a mesma? Como diziam os outros: Joguem á Bola!
E com o Wilson que atirou com a bola ao arbitro, também foi racismo?

Re:Joguem á Bola!

Concordo contigo, essa conversa de racismo já enjoa.Deveriam era estar preocupados com o vandalismo que causou a claque angola mas isso já não lhes convem chamar de racismo, só quando lhes interessa.