Crónica: Os culpados são sempre os outros... | Relvado

Crónica: Os culpados são sempre os outros...

 

Começo por afirmar-me um profundo detractor do comodismo "tuga" que na fatalidade encontra justificativo para a inacção e o comodismo. Procura-se sempre a culpa no outro quando, quase sempre, há mudanças internas que podem, não digo resolver, mas, pelo menos, mitigar os problemas que se nos colocam.Neste contexto, o futebol é um excelente exemplo. Para o português, o futebol é a panaceia preferida para esquecer as agruras da vida. Elevam-se a exemplos morais indivíduos cujas únicas qualidades morais são, muitas vezes, o jeito p´rá bola e o ganho obsceno de dinheiro. Depois, ridiculamente, queixamo-nos de que são mercenários, de que não sentem o amor à camisola, apetecendo perguntar o destino de muitos daqueles que sentem mesmo amor à camisola...Cresci vendo Portugal arredado dos grandes palcos, vítima ou de maus treinadores, ou de maus árbitros, ou de maus sorteios, etc... A vinda de Scolari pôs um fim a essa desventura e deixou-nos, desculpem-me a frontalidade, mal habituados...Agora que a situação ameaça regredir, os outrora ídolos passam a ser bestas ávidas de "guito", a continuidade da lapa Madaíl passa a ser intolerável e Carlos "Politicamente Correcto" Queiroz vê a quase unanimidade completamente vexada.A verdade é que o português gosta de dormir à sombra da bananeira. Que só conhece bons resultados quando corre "por fora", demasiado propenso a tiques de vedetismo e de pouca humildade. A importância que damos ao futebol é bom exemplo disso. Que importa a saúde, a educação, a economia se o nosso clube está a ganhar...Como reverter este quadro? Antes de mais, perguntando o que cada um pode fazer para melhorar este quadro. E os adeptos, perguntam vocês (e bem)?Aos adeptos cabe apreciar o futebol enquanto desporto emotivo, sem torná-lo o epicentro da sua própria existência, remetendo-o à sua verdadeira dimensão...endhoscopy

Seleção:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Culpados!

Para mim em parte os culpados são os que jogam por se acham vedetas e estes terão que aprender a ter mais educação e humildade, porque isso não têm, também a maior parte deles viveu em bairros e quando têm um pouco de fama julgam-se os maiores e melhores.

Memória curta ? Só pode !

Em primeiro lugar, Portugal só jogou bem nas fases finais dos campeonatos e exceptuando a qualificação para o Mundial que até nem foi nada mau, as restantes qualificações e jogos de preparação foram uma autêntica nódoa ! Houve muitos jogos onde não jogamos a ponta de um corno e tivemos a estrelinha da sorte marcando através de grandes "vacas leiteiras" ! Com essas "vacas leiteiras", lá conseguimos a última qualificação para o euro... caso contrário estaríamos a falar mal do Sargentão ! Além disso, o grupo de qualificação para o anterior Euro era muito mais fraco do que este grupo que estamos agora. Scolari teve mérito mas não ganhou nada. Levou-nos ás fases finais e devemos estar gratos, mas repito, não ganhamos NADA ! Com Queirós poderemos não ganhar NADA, mas poderá aqui surgir uma boa base para uma selecção vencedora se derem tempo ao tempo, pois não foi por acaso que surgiu a geração de ouro já que Queiŕos, teve a mestria de juntar um grupo forte e coeso e isso não nasceu da noite para o dia nem sequer em 4 jogos oficiais !!! É evidente que queremos vitórias, é evidente que queremos jogos bem jogados, é evidente que queremos ganhar tudo, mas temos de reconhecer as nossas limitações e até Queirós já as apontou mesmo antes de ingressar na selecção. Se repararem bem, as selecções que conseguem conquistar alguma coisa, ou têm um grupo muito unido e homogéneo ou tem jogadores que jogam para o colectivo mas fazem uma diferença abismal no "momento da verdade" ! E ontem, os "momentos da verdade" foram vergonhosamente desperdiçadas, então aquela de Nani é de bradar aos céus ! Não tivemos até agora a estrelinha da sorte ao contrário dos nossos adversários. A triste sina não nos irá sempre perseguir e estou convicto que iremos ganhar o nosso lugar na fase final do mundial, até porque há jogadores que estão a crescer de forma pois começaram a época um pouco abaixo das expectativas. Para se apresentarem resultados, é necessário tempo coisa que Queirós ainda não teve. Poderei enumerar algumas das modificações de Queirós que me agradaram tais como a inclusão de Quim, Bruno Alves, Danny. É óbvio que as escolhas serão sempre muito discutíveis principalmente se os resultados não aparecem, mas em vez de sermos do "contra" ou do "bota-abaixo", façamos as nossas críticas de forma construtiva nunca deixando de apoiar a nossa selecção e a equipa técnica pois eles são os primeiros a quererem alcançar o sucesso.

Re: Memória curta ? Só pode !

Mas andamos aqui a enganar quem? Se fosse o Scolari a começar um jogo contra a Albânia com aquele onze vocês eram os primeiros a criticar! Ao primeiro deslize estariam em cima do homem, mas como é o Queiroz precisa de tempo! Os jogadores são os mesmos com a excepção da entrada do Danny. Em vez de tempo o gajo precisa é de não complicar um trabalho que já vinha sendo feito. Ou agora como não é o Scolari já não se critica?

Re: Memória curta ? Só pode !

Sobre analise ao jogo da selecção tenho estado de acordo contigo.Agora quando dizes que os jogadores são os mesmo,não posso concordar.

Re: Memória curta ? Só pode !

Quando soube que era o Queirós o seleccionador sinceramente fiquei satisfeito e pensei que haveriam bons resultados, com 7 pontos perdidos em 12 possíveis não há margem para defender o seleccionador quando neste último jogo teve más opções de início e demorou uma eternidade a fazer as substituições (e uma delas ridícula). Posso ter simpatia por A ou B mas não sou refém dessa simpatia se falhar critico e mostro-me desagradado - nem que fosse meu filho ou qualquer parente chegado eu defendia o indefensável.

Culpados são os EMPRESÁRIOS amigalhaços do C.Q.!!!

4 JOGOS 4 ONZES!!! MALTA : Quim, Bosingwa, Pepe, R.Carvalho, Antunes, R.Meireles, C.Martins, Deco, Nani, H.Almeida e Simão. DINAMARCA : Quim, Bosingwa, Pepe, R.Carvalho, P.Ferreira, R.Meireles, Maniche, Deco, Nani, H.Almeida e Simão.>/i> SUÉCIA : Quim, Bosingwa, Pepe, B.Alves, P.Ferreira, R.Meireles, F.Meira, Moutinho, Nani, H.Almeida e Ronaldo. ALBÂNIA : Quim, Miguel, Pepe, B.Alves, P.Ferreira, R.Meireles, M.Fernandes, Moutinho, Danny, H.Almeida e Ronaldo.

Culpados são os EMPRESÁRIOS amigalhaços do C.Q.!!!

Desculpa pergunta: Queres dizer que os EMPRESÁRIOS, amigalhaços do CQ, são os empresários do Quim, Pepe, Raul Meireles e Hugo Almeida porque são os únicos que jogam sempre?

Re: Culpados são os EMPRESÁRIOS amigalhaços do C.Q.!!!

E só com 4 titulares em todos os jogos são eles; Quim, Pepe, Raul Meireles e Hugo Almeida.

O João Vieira Pinto disse algo...

...no rescaldo do jogo de ontem que me parece deveras acertado. Na nossa Selecção há um lugar cativo, o de Ronaldo! Bem ou mal, não é esse o ponto que ele queria focar, apesar de eu não concordar com esta situação. Mas adiante e continuando a "parafrasear" o JVP, o problema é que depois existe outro lugar para o qual lutam 3 ou 4 jogadores (Simão, Quaresma, Nani e eventualmente o Danny também). Ora, posto isto, o que vemos é que estes jogadores (excluindo Simão que é o titular habitual e acho que algumas pessoas começam a perceber o porquê), ao terem uma oportunidade como a que foi concedida aos três ontem, em vez de jogarem numa de entreajuda e de espírito de equipa, não, preferem individualizar e procurar um momento de sucesso para à posteriori terem na sua posse mais um elemento para reclamar a titularidade. Porque é nisto que o excesso de bons jogadores dá. Nenhum deles quer sentar o cú no banco e quando entram querem todos mostrar serviço à pressa, acabando por dar em borrada. E assim lá vai o regular Simão justificando inteiramente a posição de extremo vaga na Selecção. Mas isto é apenas um dos problemas que merece ser abordado pelos responsáveis, porque bem estaríamos nós se o nosso mau momento se devesse apenas a esta situação. Eu é que não vejo Queiroz com capacidade para o que quer que seja. Oxalá esteja enganado! Quanto ao artigo, está interessante e bem redigido, no entanto fiquei sem perceber se o objectivo é dissertar sobre a Selecção ou avaliar a importância do futebol na nossa vida. Obviamente que o futebol, para um adepto normal, não poderá ser o epicentro da sua existência, caso contrário será a causa de muito mau estar e algumas depressões. Agora aqui no Relvado discute-se e vive-se futebol, pelo que será um dos locais indicados para destilar e descarregar as nossas frustrações e críticas, quer no caso da Selecção, quer no caso do clube que apoiamos.

Desfazer o mito..

Não foi o Scolari que acabou com a sina de não nos qualificarmos para as grandes competições internacionais, mas sim António Oliveira e Humberto Coelho, que em 1996, 2000 e 2002, conseguiram apurar-se para 2 Europeus e 1 Mundial. Não tiveram o mesmo sucesso, embora andassem lá perto (1996 e 2000) de Scolari, mas foram sem dúvida a base para o enorme salto qualitativo que a nossa seelcção deu nos últimos 15 anos.

Reparem na coincidencia...

-Quando é que Portugal começou a jogar verdadeiramente mal? Desde que entrou a super-mega-vedeta Ronaldo na equipa e começou a ser o menino da bola. Ele , marca os livres ,ele tem license to finte ( em Pt licença pra matar lol) pra ele é passada a bola;ele é indomável acima da equipa. -Desde que faltou Deco. Nunca em ocasião alguma pode jogar com Quaresma;Nani;Danny e Ronaldo seria um circo e não uma equipa. P.S: Claro que Ronaldo tem a titularidade em qualquer selecção , mas Queiroz mais que ninguém tem de arranjar uma solução para ter uma selecção COM Ronaldo E NAO uma selecção á volta de Ronaldo!

Exactamente

Ronaldo não o único culpado, mas tem a sua parte de responsabilidade e ninguém diz nada.

Os Culpados, mesmo os Culpados são estes!!!

Só não vê quem não quer. O empate de ontem da selecção nacional de futebol, frente a 10 jogadores da selecção da Albânia é a primeira consequência do reconhecimento da independência do Kosovo, por parte do governo português. Só assim se explica que o Pepe do Real Madrid, o Quaresma do Inter de Milão, o Paulo Ferreira do Chelsea, o Miguel do Valência, o Hugo Almeida do Bremen, o Dany do S. Petersburgo e o Ronaldo do Manchester, não tenham conseguido marcar sequer um golito aos coxos, mas abnegados, albaneses. Segue-se uma derrota com Malta. (e a nossa sorte é não irmos jogar contra a Ossétia do Sul…)

Re: Os Culpados, mesmo os Culpados são estes!!!

gosto do teu sentido de humor

Os CULPADOS estão bem identificados!!!

Gilberto Madaíl - Porque não sabe presidir. Carlos Queirós - Porque não sabe treinar. Jogadores - Porque perderam a humildade...???!!! Adeptos no Geral - Porque pagam caro, para ver artistas de pouquíssimo talento. Jadscl

Off-Topic: Paulo Assunção

Gostaria de saber porque é que este jogador ainda não foi chamado para a nossa selecção. Tem dupla nacionalidade e não o vejo a jogar pelo Brasil, mas seria muito útil à nossa selecção. Não quer ou ainda não foi considerado? O que é que vocês pensam?

Não querendo ser politicamente incorrecto ...

Não me parece que a coisa seja tão má como a pintam. Pessoalmente, apesar de não simpatizar nem um bocadinho com o Carlos Queirós devido às suas proeminentes peneiras, julgo que tudo é melhor que a palhaçada sentimentaloide em que o Scolari transformou a selecção. Apesar de tudo gosto de pensar que há alguma vantagem em pensar o futebol, em vez de simplesmente lavar o (pequeno) cérebro dos jogadores com receitas de histeria colectiva. Ora, se pensarmos um pouco, não deve ser fácil pegar em jogadores que estão habituados a viver numa telenovela, e transforma-los numa equipa que sabe o que anda a fazer. Finalmente, penso que isto mostra que não adianta nada termos 4 ou 5 avançados/extremos fabulosos: o problema está no meio campo ofensivo.

Como reverter este quadro?

Colocando a jogar os que necessitam de ser estrelas e não vão abanar a cauda para o relvado nem esperam aplausos antes do dever cumprido.

nao percebo

portugal gostou duma equipa desequilibrada, sem pulmao, incapaz de criar perigo a qualquer baliza adversaria; ninguem se lembra da sorte das luvas dol ricardo, do cartao vermelho de ronney, da violencia dos holandeses, do 1-0 contra angola, da sorte dos golos do maniche, do simao a querer roubar os livres ao deco ou cristiano, dos cantos nunca apuntados... agora temos uma selecao coesa, bem equilibrada, que cria oportunidades de golo... so nos falta aquela estrelinha da sorte! ps: jogamos jogos sem cristiano, quaresma, deco, maniche, carvalho, bosingwa e simao!!!

Re: Crónica: Os culpados são sempre os outros...

O final da crónica está muito boa e repito-a aqui; "Como reverter este quadro? Antes de mais, perguntando o que cada um pode fazer para melhorar este quadro. E os adeptos, perguntam vocês (e bem)? Aos adeptos cabe apreciar o futebol enquanto desporto emotivo, sem torná-lo o epicentro da sua própria existência, remetendo-o à sua verdadeira dimensão..." Sublinhei a bold duas afirmações que me parecem pertinentes; - a 1ª é uma espécie de remake da célebre frase de John Kennedy quando perguntou aos americanos "não perguntem ao País o que ele pode fazer por vocês mas antes aquilo que vocês podem fazer pela América" A frase do António Natário (Endhoscopy) é pertinente e serve não apenas para o futebol mas para tudo nestes tempos conturbados e incertos que vivemos, viver a pensar que tudo vai piorar e nada fazer só agrava a situação. - A 2ª sublinha, e bem, que não devemos fazer do futebol o centro das nossas vidas - há vida e muito melhor e mais importante fora dele. Falei daquilo que gostei e sinceramente não estou virado para discutir hoje quem é melhor quem é pior quem tem o penteado mais bonito e mais feio. Estou farto de muita coisa, não exclusivamente de muita coisa que vejo no futebol mas de outras mais importantes, e este espaço serve para descomprimir não necessariamente contra A ou B mas sim contra este mundo que poderia ser melhor e não é.