Beto terá lugar nos 23? | Relvado

Beto terá lugar nos 23?

 

Beto por algum motivo nunca conseguiu convencer Jesualdo Ferreira, mas o certo é que sempre que foi chamado a jogar (excepto no jogo contra o Belenenses para a Taça onde teve uma saída fora de tempo) brilhou ao mais alto nível mostrando toda a sua classe e atirando por terra aquele mito do nosso Seleccionador, e até de Jorge Jesus, de que «um Guarda-redes muito bom tem que ser alto» (Beto tem apenas 1,82 metros).O que mais surpreende nisto tudo é que até os adeptos rivais pedem Beto na Selecção e alguns deles até o reconhecem como melhor Guarda-Redes nacional, algo que é raro porque todos nós sabemos que nestas coisas a nossa costela (seja azul, verde ou vermelha) vem ao de cima.Cumprimentos.Vingador_Azul

Seleção:

Comentários [29]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Beto!

Há um mês atrás diria que não, era praticamente suplente, não jogava, logo para mim não deveria ser convocado! Agora que está a jogar, penso que deve ir, porque tem estado bem! Aliás para mim iam o Beto, Eduardo e o Quim! O Patrício ainda é um jovem e vai ter muitas oportunidades pela frente!

Então mas

um guarda-redes faz meia-dúzia de jogos numa época e é logo apontado à titularidade na selecção? Que falta de critério... Na minha óptica deve ser encarada uma lógica de sucessão: - Um "trintão". -> Quim(34) - Um "miúdo". -> Patrício(22) - Um intermédio entre os já referidos. -> Eduardo(27);Beto(28) ::> Como Beto só fez meia dúzia de jogos, logicamente a decisão cai sobre o Eduardo.

Re: Então mas

Totalmente de acordo. Aliás não percebo este súbito endeusamento ao Beto avaliada em 3 ou 4 jogos que correspondem com os melhores jogos do Porto na época toda em que mal foi chamado a intervir.. Cumprimentos

É justo ser convocado!

Juntamente com Eduardo e Quim. Para mim, os três a serem convocados, nada de Hilários que não jogam ou Patrícios que não dão segurança à própria equipa. Abraço

Re: É justo ser convocado!

Como é que um guarda-redes que joga meia dúzia de jogos dá mais segurança? Bom se calhar é melhor levar-se o Tiago porque salvo erro não fez nenhum jogo esta época e tem zero golos sofridos.

Re: É justo ser convocado!

Intrometendo-me, se mo permitem, eu diria que nada tem que ver, ou nada poderá significar. Beto apenas não compete mais porque está “tapado” por um guarda-redes melhor. A qualidade sim é determinante. Pessoalmente, considero Beto superior a Patrício, e por isso o jogador portista é melhor candidato a uma vaga, oferecendo mais segurança relativamente ao sportinguista. Pudesse escolher e levaria Eduardo, Quim e Beto. Cumps.

Re: É justo ser convocado!

Fórum público, como tal a discussão é pública e não tens de pedir autorização. ;) Um dos busílis da Educação é o dos miúdos que lhes é reconhecido potencial, uma inteligência de fácil trato, mas que simplesmente não querem saber(muitas vezes vem de um problema psicológico criado pela própria família mas esse é outro assunto) e não trabalham. Obviamente a esses não lhes pode ser reconhecido mérito, porque apesar de poderem fazer, não fazem. O que significa isto para a discussão? O Beto em teoria, até pode ser considerado por alguns o melhor do mundo, pode ser uma estrela na baliza, pode defender tudo o que mexe, mas se não tem hipótese de o mostrar na prática essa especulação não tem nenhum valor. O mérito é para quem faz e não para quem tem potencial teórico para o fazer e não tem oportunidade de o fazer. São situações como esta de tecer loas a quem não joga que fazem nascer os mitos, olha, como o Stojkovic. O Beto tem de provar em campo que merece ir à Selecção e meia dúzia de jogos não chegam. Cumps.

Re: É justo ser convocado!

Compreendo. Contudo não me parece que este seja um caso semelhante, em que somente exista a crença de que Beto é um bom guarda-redes – neste caso superior a Patrício. Penso que as qualidades do guarda-redes ultrapassarão o domínio do teórico, pertencendo sim ao próprio real, verificável e enfim… de algum modo quantificável, pois Beto demonstrou valor anteriormente a este período de menor utilização, defendia ainda as cores do Leixões. E com base nessas exibições, não tendo qualquer motivo para acreditar que entretanto a sua qualidade diminui – quando é chamado costuma responder convincentemente – afirmo então que Beto é porventura superior ao guardião leonino, ou assim aparentou anteriormente. Quanto ao sérvio, actuando em Portugal, pouco ou nada se viu dele. Os seus defensores talvez possam argumentar que consegue boas prestações ao serviço da sua selecção, e penso que será uma argumentação legítima. O problema de Stoijkovic (ele que me perdoe a minha ignorância quanto ao seu nome) estará talvez relacionado com o seu profissionalismo, ou mau profissionalismo, e não com a sua qualidade futebolística, isto tendo em consideração algumas notícias vindas a público – que poderão não corresponder à realidade. Cumps.

Re: É justo ser convocado!

Mas o Beto esteve sensivelmente um ano parado e esse é um problema. Não tem cabimento um suplente que muito raramente joga, ir à selecção porque mostrou ser bom noutras alturas noutro clube, sem ter sequer rotina de jogo.

Re: É justo ser convocado!

Bom, isso é inegável, seria preferível que Beto tivesse mais minutos nas pernas. Apenas questiono quais as consequências dessa menor actividade. Será que afectará o jogador de tal modo que ponha em causa a sua qualidade? Penso que ela se mantém actual, não sendo grandemente afectada pela paragem. Não acredito que seja suficientemente incapacitante, a paragem. Apesar de passadas, as façanhas do jogador não foram breves, duraram toda uma temporada, o que poderá ajudar a construir uma opinião sobre ele. De qualquer das formas, não creio que algum deles possa ser titular na grande competição. Pessoalmente não tenho nada contra a chamada de suplentes, desde que estes sejam melhores que outras opções. Jogando mais, mas numa temporada de menor fulgor, podemos pegar no exemplo de Deco, comparando-o a Assis. A diferença entre eles, na minha opinião, será maior que a existente entre os guarda-redes, embora seja suficiente para preferir um em relação a outro.

Re: É justo ser convocado!

O Beto tem estado bem, de qualquer maneira chamava-o para terceiro GR, tal como chamaria o Patrício para a mesma situação. O Beto não jogou muito, mas quando o fez, fez bem na grande parte das vezes. Já o Patrício acho que é senso comum que tanto é muito bom como a seguir compromete... Mas pronto, esse tem sido o lema dos GR por Portugal, foi assim com o Ricardo, Quim, Patrício, o Eduardo vai sendo regular mas principalmente no Braga já partiu a louça uma vez ou outra...(não tanto este ano). Abraço

Re: É justo ser convocado!

Não há guarda-redes nenhum no mundo que não falhe. Contrariamente à mitologia Portuguesa do D.Sebastião das balizas, este ser perfeito que não falha, não existe. O senso comum é algo que leva por exemplo a queimar pessoas em piras porque foram acusadas de bruxaria, ou a achar que a Terra é plana...já o bom senso leva a verificar que o Patricio em 47 jogos falhou bastante pouco e foram bastantes as vezes em que foi decisivo. Se meia dúzia de jogos chegam para classificar um jogador, pode-se sempre agarrar naquela sequência de 7 jogos em que o Sporting sofreu apenas um golo no total dos jogos.

Re: É justo ser convocado!

E o Baia como esteve ontem? Olha que secalhar,....:).

Re: É justo ser convocado!

E o Melo no jogo do Yordanov parece que também deu show...lol

Eu acho que sim...

... e ainda agora mesmo expliquei porquê na notícia dos pré-convocados. Fazendo copy/paste: "Beto - Até há bem pouco tempo, escolheria Patrício, mas não posso ficar indiferente às prestações que tem tido sempre que chamado à baliza do FC Porto; terá o lugar de "suplente indiscutível", mas acho que merece mais do que o guardião do Sporting." Ou seja, para mim Beto seria o terceiro guarda-redes na África do Sul. Lutou ombro-a-ombro com Patrício, mas estas últimas prestações personalizadas convenceram-me. Em relação aos outros dois, para mim são indiscutivelmente Eduardo e Quim, e não coloco de parte a titularidade do benfiquista. "Indiscutivelmente" é como quem diz, porque, neste momento, não há um único redes português que me convença a 100% nem sequer que me transmita uma dose razoável de confiança...

Re: Eu acho que sim...

Questiono-me como é que lutou ombro a ombro com o Patrício se fez 6 jogos contra os 47 do Patrício... Eu pessoalmente não sou a favor de contratar suplentes dos clubes para a selecção, não tem qualquer cabimento.

Re: Eu acho que sim...

Tens razão, valente incongruência da minha parte... :p Não foi certamente a expressão mais feliz, quando, na verdade, o que queria transmitir era que Beto apareceu em grande neste final de época (na minha opinião) e ultrapassou Patrício, que, pelo contrário, fez uma época irregular. Rui Patrício é um guarda-redes com elevado potencial futuro, e não descuro a sua chamada. Nesta questão dos guarda-redes é onde estou menos certo: nenhum me convence a 100%. Quim, Eduardo e Patrício? Quim, Patrício e Beto? Eduardo, Beto e Patrício? Sinceramente, estou muito dividido... Já agora, em relação a Carriço, qual a tua opinião? E João Pereira, seria assim tão descabido? É que até tenho medo de sugerir sportinguistas a mais e não me levarem a sério, mas o certo é que temos um sem-número de possíveis seleccionados, ninguém pode negar. Cumps!

Re: Eu acho que sim...

Se o Sporting é a equipa com mais Portugueses não sei qual é o problema se existissem uns quantos Sportinguistas na Selecção. :P O João Pereira poderia muito bem ir, ainda para mais quando a lateral direita começa a envelhecer, por outro lado,salvo erro o Queiroz nunca o chamou e duvido que existam grandes alterações aos habitualmente convocados pelo Queiroz e ele a ser chamado muito provavelmente não ia jogar. O Carriço, ainda tem tempo, era bom para ele ir à Selecção no aspecto de se habituar já ao ambiente, mas concerteza não ia jogar e face ao "estatuto", mais que qualquer outra coisa, que outros jogadores já ganharam na posição dele é expectável que não seja convocado. Ainda assim acredito que fosse mais fácil o Queiroz chamar o Tonel que o Carriço. Cumps.

Re: Eu acho que sim...

O Carriço tem sido titularíssimo do Sporting, tem tido um percurso verdadeiramente meteórico que, sendo feito no FC Porto, já estaria neste momento a ser endeusado. Eu acho que a "prenda da surpresa", a haver, seria bem entregue a ele, até porque há lugar, entre os eleitos, para um central que em princípio nem jogará, lugar este que será entregue a Rolando, provavelmente... Quanto ao João Pereira, creio mesmo que, se tivesse um mínimo de historial na Selecção A (que já merecia ter, ao serviço do Braga), seria neste momento a hipótese mais fiável para render Bosingwa... Eh pá, e vendo bem, nós (Sporting) temos uma boa base, ainda por cima tuga... Mais estranho ainda como funciona tão mal... Cumps!

eduardo , beto e patricio

parece me que vai ser a escolha final... penso quese Queiroz quisesse convocar Quim já o tinha feito e depois deste interregno acho pouco provável que o convoque, embora tivesse lugar. O Nº 1 vais er Eduardo, e muito justamente

Re: eduardo , beto e patricio

Não sei se o Hilário não irá em vez do Beto.

Re: eduardo , beto e patricio

com esta ponta final a titular cheira me que Beto irá... mas nunca se sabe.

Re: Beto terá lugar nos 23?

fdx isto de guarda redes tá mesmo uma miséria.

Só podem ir 3

Beto, Quim e Patricio um destes 3 G. Redes(Eduardo tá certo no MundiaL) vai ficar de fora das escolhas para o mundial, tendo eles feito boa época nos seus clubes, mas como só podem ir três a minha escolha seria o Eduardo (titular), Quim e Beto, sendo o Patricio o preterido, mas também é o mais novo vai ter mais opurtinidades de ir a outro Mundiais/europeus no futuro.

Re: Beto terá lugar nos 23?

Foda-se, para mim o Beto é o titular da Selecção Nacional!! Para andarmos à caça de gambozinos já chegou o Ricardo no Europeu, temos de ter um GR com quilhões fora dos postes, e o Beto é um excelente GR dentro e fora dos postes!! Cumps.

Beto é o melhor...

Opinando o que muito sinceramente penso, o Beto tem de caras um lugar na Selecção e vou mesmo mais longe, se fosse eu o treinador dava-lhe uma oportunidade como titular! Isto porque na minha opinião ele é o melhor guarda-redes português da actualidade, a sua segurança e desempenho à frente das balizas do FC Porto são uma excelente prova disso. É claro que os bracarenses e não só não partilharão seguramente da minha opinião, mas para mim o Eduardo não é um guarda-redes completo, se dentro dos postes ele até é bestante seguro já fora deles ele é um zero, e se não houver sentimentos clubísticos reconhecerão que tenho toda a razão. Quanto aos outros guarda-redes, Helton incluído, tenho-os muito honestamente por medianos ou irregulares nos seus desempenhos. Cumprimentos desportivos; JF

Re: Beto terá lugar nos 23?

Eduardo, Quim e Beto devem ser os eleitos... Em tempos defendi Rui Patrício mas as suas exibições não tem sido muito convincentes e precisa ainda de tempo para se afirmar, uma época menos boa do seu clube pode ser neste momento um factor negativo para Patrício a nível psicológico, ainda que eu ache que um jogador que, só por si, de estar nos 23 eleitos para a fase final de uma Mundial devesse auto-motivar pois é um privilegio participar numa competição desta dimensão. Cumps

Não acho que seja melhor do que Helton

Agora está a fazer uma boa ponta final de época e essencialmente aproveitar com profissionalismo a oportunidade(como por exemplo Guarin).Estes jogadores se não aproveitam as poucas oportunidades para "brilhar",só lhe resta o caminho da lista de dispensas. Sobre a selecção o Nº1 é Eduardo!! Um G.R com os seus defeitos como é óbvio,mas que transmite uma segurança muito maior.Eu levava Eduardo,Beto e Patricio.

Até pode figurar na lista final…

Mas não como titular. Como muita justiça diga-se, esse lugar pertence a Eduardo. E não digo isto por supostamente estar a caminho do Benfica. Não sendo um bom guarda-redes (actualmente não há nenhum português), é o mais regular dos 4 (Quim, Beto e Hilário).