A arbitragem | Relvado

A arbitragem

 

Num jogo Portugal-Brasil onde vislumbrámos uma excelente arbitragem, porque é que não temos árbitros destes no nosso futebol? Com um estilo muito inglês, o juíz deixou jogar enquanto os jogadores não lhe complicaram a vida e quando tal aconteceu puxou do amarelo e serenou os ânimos. Muito bem tecnicamente, beneficiou ainda da boa colaboração dos auxiliares. Pergunto aos Relvas, porque será que não temos árbitros e arbitragens destas no nosso país?

Seleção:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pois...

Não podem é esquecer que este jogo foi um amigável... E nestes jogos, os jogadores têm tendência em não dificultar muito a tarefa do árbitro. Curioso é no dia em que tivemos o Duarte Gomes a falar do polémico jogo em Alvalade, temos aqui outro artigo a falar de arbitragem... Porque é que nós não temos arbitragens destas?! Porque... a profissionalização ainda não chegou aos árbitros... Porque... todo este clima de suspeição (Apito Dourado, Carolinas...) tende a prejudicar e a condicionar a actuação dos árbitros. Porque... (e não menos importante) a qualidade da maioria dos árbitros em Portugal é fraca. cumps

O árbitro não está sozinho

... o seu trabalho pode ser mais ou menos difícil consoante o trabalho que os jogadores lhe derem. Apitar um jogo amigável à partida será sempre mais fácil que um jogo verdadeiramente competitivo, onde os jogadores recorrem com muito mais facilidade a "manhosices" para enganar o árbitro. O jogo de ontem pareceu-me ter sido fácil de apitar, até porque não houve lances duvidosos nas grandes áreas, e os foras-de-jogo foram todos relativamente fáceis de descortinar... não penso que a qualidade do árbitro tenha sido verdadeiramente testada ontem; é como quando um aluno faz um exame muito fácil e tira um 20, não se pode afirmar que ele seja um excelente aluno porque o exame era muito fácil e grande parte dos alunos tirariam a mesma boa nota. Cumprimentos.

É assim...

Os árbitros, tal como os politicos, são o espelho do país que temos. Passem menos tempo a apontar o dedo e olhem mais por vós abaixo. A única coisa que eu pedia aos árbitros portugueses era, deixem jogar. Assinalem menos faltas e menos foras de jogo. O espectáculo fica logo outro.

Convenhamos que

foi um jogo facilimo de arbitrar. 1º Era um amigavel 2º Era um amigável de selecções amigas passe a redundancia. 3º Não houve casos. 4º O jogo foi monotono. Mas isso das arbitragens inglesas, ainda não é para a nossa mentalidade. Depois dos jogos passamos aqui a vidinha a discutir as mais minimas faltas. Repare-se no golo polémico do Sporting que foi efectivamente falta... Se calhar em Inglaterra nem se protestava,pois em muitos lances de choque,os arbitros deixam seguir. Aqui já vamos no 3º dia seguido de protesto. Mesmo assim , a arbitragem inglesa nunca mais vai ser a mesma depois de Ronaldo...é que já é o 2º ou 3º penalty que ele mergulha e o arbitro marca mesmo. Dai as assobiadelas constantes ao jogador Português. Tinha de se mudar todas as mentalidades: -1º as dos jogadores , que ao mais minimo contacto ou bafo, se deixam cair, especialmente á entrada da area ou dentro dela então ui ui. Depois ainda há os simuladores de lesões, que passam a vida deitados no chão quando lhes convém.( Isto em Inglaterra é impensável por exemplo) -2º As dos arbitros, que com medo de errarem marcam quase sempre falta, parando imenso o jogo. -3º As dos adeptos que assobiam quando não se marca uma faltinha ou pseudo-falta. É o futebol que temos...é irritante ver alguns jogos e por isso as assistencias mesmo com estádios novos e mais condições vão sendo cada vez menores.