O apuramento sem contas alheias | Relvado

O apuramento sem contas alheias

 

SameDifference diz: "só desde
alguns apuramentos a esta parte é que Portugal consegue depender apenas de si
próprio para estar presente na fase final de Mundiais e Europeus. Desses tempos
em que era preciso sonhar com o apuramento, ficou-me o golo de Carlos Manuel na
Alemanha para a qualificação do Mundial 86 no México. O domínio germânico foi
de tal forma avassalador e as oportunidades tão claras que o então seleccionador
alemão, Franz Beckenbauer, disse que «se Deus existe, então deve ser português».
Têm memória de outras qualificações tão difíceis ? E o mérito desta qualificação
mais que eminente é da total responsabilidade dos jogadores? De Scolari? O
grupo era acessível ou tinha adversários incómodos?"

Seleção:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Lembro-me do golao de Carlos Manuel...

...e doi-me o coracao ao igualmente recordar o seleccionador da altura, Jose Torres o bom gigante...doi-me e massacra-me ver como e em que situacao se encontra o Bom Gigante.

Deixem-me sonhar, lema dele que adoptei no ano em que o Boavista foi Campeao Nacional.

Carlos Manuel e passaporte para o México

Realmente foi um dos momentos mais marcantes da nossa selecção.Num jogo em que Portugal sofreu bastante e onde em várias partes do jogo a Alemanha sufocou Portugal,Carlos Manuel marcou um brilhante golo de encher a alma aos Portugueses durante largos meses.

Não temos muitos momentos desses.. normalmente deixa-mos tudo para os últimos jogos.Lembro-me de um,defronte a Alemanha novamente em que Portugal precisava da vitória para se apurar e estava a ganhar 1-0.Rui Costa saiu sem pressas para a substituição e o árbitro expulsou-o.Porquê???Existem leis que o mandam correr??Enfim..nunca mandamos nisto,nem nunca mandaremos.Acabámos por empatar 1-1 e o apuramento foi uma miragem..

Estou crente que hoje vamos golear.Não há outra maneira de pensar no jogo.Jogamos em casa,contra uma equipa fraca(chega de lamúrias),é fraca mesmo.Deve ter uns 5 jogadores professionais..

Mérito?Em cota parte a Scolari,não pelas suas opções,não pela sua teimosia,não pela sua arrogante,mas sim pela união.Transmitiu força aos rapazes..

Agora como treinador acho-o normal como muitos.Ganhou?Sim...tem um palmarés invejável.. basta isso para me calar e muitos portugueses..

Abraços

Re:Já agora..Alguém sabe o ano?da expulsão do Rui?

Como referi no artigo foi contra a Alemanha.Foi para o 98?

well

Em primeiro lugar, este grupo (estas selecções) era bastante acessível. É a mais pura das realidades.

Depois, mérito evidentemente dos jogadores e do treinador, embora eu francamente não goste dele como treinador da selecção do meu país.

Quem ainda se dá ao luxo de empatar com o Liechenstein e ganhar o grupo....está muito à vontade.

Ora...

E o penalty do Figo frente à Holanda nas antas mesmo em cima do ultimo minuto?

É verdade que esse apuramento foi extraordinário, até porque lembro Schumaker ( acho que é assim que se escreve ) era um dos maiores guarda redes dessa época e era para mim um idolo!

Esta qualificação, tem muito mérito de Scolari e de sus muchachos, já que o grupo apesar de não ser forte, tinha uma Rússia ferida no seu orgulho, uma Letónia muito forte fisicamente, uma Eslováquia surpreendente e umas equipas que aguardam sempre um bom momento para lançar o pánico e a surpresa nas mais fortes.

É com todo o mérito que vamos obter esta qualificação, sem derrotas, e com algumas grandes exibições, como por exemplo a goleada à Rússia.

Só espero que lá na Alemanha corra tudo bem, e que os nossos "meninos" mostrem todo o seu valor, e "o esplendor de Portugal"!

Para logo à noite, venha um 7-0 e um record novo para o Pauleta.

Viva Portugal, Viva todos nós!

México 86!

Na minha opinião essa foi sem dúvida a qualificação mais dificil e marcante da nossa selecção, depois lá no México é que já nem é bom lembrar!

Depois também há a qualificação para o mundial2002 em que disputamos a qualificação até ao fim com a Irlanda e Holanda ,e que só nos apuramos devido ao goal-overage( se não me falha a memória), e em que houve jogos inesqueciveis, como o holanda-portugal, o célebre jogo do golo do apito, e o portugal-holanda com uma recuperaçao fantástica nos ultimos minutos!

Nesta qualificação, não vamos precisar de andar de calculadora até ao fim, e ainda bem, pois foi uma qualicação de bom nivel da nossa selecção, das melhores que já realizamos,e que também vai deixar jogos para recordar como os 7-1á Russia!E agora penso que não interessa andar a dizer que era um grupo muito acessivel, que Portugal tinha a obrigação de se apurar,pois outras selecções ditas grande também estão em grupos a meu ver acessiveis e o apuramento está longe de estar garantido, e com isto, não estão a dizer que o grupo de portugal era complicado, que não é!

Quanto ao mérito desta campanha eu penso que é de todos, desde Scolari, que na minha opinião é um bom treinador e está a fazer um bom trabalho em Portugal, é do grupo de jogadores que participou nesta campanha, e também é de todos nós, porque não, pois o apoio do público também ajudou imenso a nossa selecção!

Apuramento

Se a Selecção não se apura-se com estes adversários era o caos!Poderíamos ter adverssários mais modestos que a maioria destas Selecções? É claro que não é para menospreza-las,pois nestas coisas até há sempre surpresas. Quanto às qualificações do passado,foram sempre difíceis.A que é referida no artigo, essa,foi pura e simplesmente uma lotaria.

Este era um apuramento

que tinhamos a obrigação de nos qualificar com facilidade.

Com um grupo de nivel de exigencia tao baixo, até com os putos dos sub-21 nos qualificariamos.

Tudo o resto que envolva "Scolari levou-nos ao mundial" é conversar para encher chouriços.

Re:Este era um apuramento

subscrevo

Re:Este era um apuramento

Não sei, na volta o Scolari também tem a sorte dos campeões... é um pouco como o Jardel, que a maior parte dos golos que ele marcava pareciam facílimos, daqueles só de encostar, mas depois o certo é que acabava a época com 42 marcados.

Re:Este era um apuramento

nao vejo qual seja a relação entre os dois casos.

Aquilo que sei é que Jardel resolvia jogos.

Re:Este era um apuramento

A relação é que com o Scolari estamos a ouvir muitas das mesmas justificações (leia-se desculpas) que ouvíamos com o Jardel... neste caso concreto são os adversários que são fracos, os nossos jogadores que são excelentes, o enorme apoio dos adeptos portugueses, etc. O certo é que com o Scolari fomos vice-campeões europeus (feito único no nosso historial) e que nos obtivemos a qualificação mais fácil de todos os tempos (sejamos sérios, é como se já lá estivéssemos) para um Mundial. Na volta é o Scolari que atrai a sorte, não sei.

Re:Este era um apuramento

Uma vantagem que tenho é que consigo analisar (bem ou mal nao interessa) a selecção e os seus momentos, independentemente das clubites.

É esta minha forma de estar que me leva a criticar Scolari na gestão da equipa. Se por um lado admito e reconheço mérito na forma como gere os recursos humanos dando-lhes moral e uniao de equipa, por outro lado deixa muito da desejar na vertente táctica e tudo o que envolve o futebol propriamente dito.

Por isso, estando numa situação de isenção sei reconhecer que este grupo é o mais facil que alguma vez tivemos, fruto também do facto de sermos cabeça de serie, resultado de um trabalho iniciado ha alguns anos atras, com a denominada "geração de ouro". Tivemos sorte ao calhar-nos o "segundo mais forte" uma selecção como a Russia, que na práctica e no momento actual tem muito pouca expressao futebolistica.

E se analisarmos o porquê de termos ficado em segundo no Euro, e formos justos e honestos, chegaremos à conclusao que Scolari nao tem assim tanto merito como isso (excepção feita aquilo que mencionei em cima).

Mesmo sendo tu benfiquista, não és capaz de reconhecer que Scolari apenas resolveu optar pelo meio campo do campeao europeu, após ter estado com a corda no pescoço? E o facto de nao convocar os melhores jogadores, nao te diz nada? E convocar constantemente jogadores que nada produzem nos clubes, como Hugo Viana ou Postiga? Não és capaz de reconhecer que Scolari nos dois anos que antecederam o Euro, usou sempre o mesmo esquema táctico, quando nunca experimentava outras soluções? Nao achas estranho, mesmo nao sendo portista, que convoque Bruno Vale (3º GR) e nao o faça com Vitor Baia?

Se tivessemos ganho o primeiro jogo contra a Grecia no Euro, aposto que ficavamos logo pela fase de grupos. Custa-me a crer que penses que Scolari tenha mudado quase tudo no segundo jogo pela sua perspicacia, acho que tu e mais alguns conseguem ver de outra forma.

Acho que as analises neste momento assentam muito sobre as preferencias clubisticas de cada um. O que considero errado, mas é assim em Portugal...

Essa do Carlos Manuel...

..é a mais marcante.

Também gostei da forma como nos qualificamos com o Oliveira para a Coreia.

Quanto ao mérito da qualificação (espero), penso que terão sido 35% fracos adversários; 35% qualidade dos nossos jogadores; 20% apoio do publico português; 5% diversos (erros de arbitragem,etc) e finalmente os restantes 5% poderemos atribuir ao treinador dos 30 000/ mês, actor de spots e que não é nada parvo, o Mr. Scolari.

Pessoalmente não gosto de Scolari, não o acho grande treinador e o seu curriculum não me impressiona pois foi campeão do mundo devido não só a erros grosseiros de arbitragem que favoreceram claramente o Brasil mas também porque no seu comando foi o pior Brasil que vi jogar de tão mediocre era o seu jogo. É bastante arrogante e teimoso, e sinceramente, acho que tem sobrevivido em Portugal porque teve a engenhosa idéia (muito em voga neste país) de que tendo atritos com o FC Porto isso certamente lhe traria beneficios e apoios. E isto que eu digo é fácil de comprovar pois só assim se entenderia a sua permanência neste país tendo já na sua lista desentendimentos com muitos jornalistas e muitas exibições vergonhosas da seleção.
O que o safa é que tem o dom da palavra e assim consegue chegar facilmente à maioria (mas não a todos!) dos portugueses.

Apesar de tudo espero que Portugal, mesmo a jogar para o empate consiga o tal ponto milagroso que precisamos. Até pode ser que nem seja preciso esse ponto, caso os nossos mais directos adversários também falhem, aí sim até poderiamos perder o jogo e dar essa alegria ao povo do Liechenstein, pois eles já sabem o que é ganhar pontos à nossa seleção.