Vá lá, 'pecador' Rúben Amorim, peça o perdão de Jesus | Relvado
Lead: 

Rúben Amorim 'olhos nos olhos' com Jorge Jesus: o 'tiro' saiu pela culatra...

No final do prélio de Copenhaga, Hélder Postiga não resistiu à expressão mais estafada do léxico futebolístico nacional, entre os pontapeadores da bola: ‘temos de levantar a cabeça’...

O polivalente Rúben Amorim, que poderia ser o Moutinho do Benfica se o plantel não estivesse enxameado de jogadores estrangeiros, com prevalência de sul-americanos, não faz parte desse lote que colocou o lugar-comum no pódio das expressões verbalizadas pelos homens do esférico.

Se Javi García, muito justificadamente, é dono da posição ‘6’ na equipa do Benfica; se ninguém contesta que para os outros três lugares do meio-campo há Gaitán, Aimar, Nolito, e ainda Bruno César, não se vê maneira de Rúben Amorim, nestas circunstâncias, poder reclamar, com propriedade, a titularidade entre os ‘encarnados’.

No ‘confronto’ com Maxi Pereira, o uruguaio supera-o em determinação competitiva. Talvez seja essa a razão por que Maxi é o preferido de JJ no lugar de lateral direito.

Rúben Amorim pode achar que tem valor suficiente para poder jogar mais vezes no Benfica. É legítima essa ambição. Pode fazer-nos crer até que, com mais presenças no ‘onze’, poderia atingir um nível rendimento superior aos agora titulares, todos estrangeiros. A verdade, porém, é que não se acha na equipa-tipo de JJ nenhum caso de sub-rendimento. Não há razões, portanto, para mudar, o que não quer dizer que o Benfica não necessite de rever a sua política de contratações, particularmente no que diz respeito à quota de jogadores nacionais.

Ninguém quer saber das verdadeiras razões que estão por detrás da escolha de tantos exércitos de jogadores sul-americanos e ninguém quer saber dos efeitos que, a prazo, vão determinar o cumprimento das regras subjacentes ao ‘fair-play financeiro’, se as ameaças da UEFA, nesse capítulo, se transformarem em algo de mais concreto.

Enquanto for assim, é possível continuar a assobiar para o ar. No País, também foi assim, até à chegada da ‘troika’. E agora não há outra solução senão cumprir...

No futebol, ‘cumprir ou não cumprir’ ainda é tema de debate, mas quando a ‘conjuntura internacional do futebol’ concluir que não é mais possível manter a lógica dos constantes ‘desvios orçamentais’, alguns bem colossais, o aperto vai ser enorme e as consequências terríveis...

Quer isto dizer que as palavras de Rúben Amorim (‘é uma opção do mister Jesus achar que eu não devo jogar no Benfica. Fico feliz pelo seleccionador pensar de outra forma’) não são apenas uma faca espetada nas costas do seu treinador. São uma farpa bem cravada nas opções realizadas pela SAD do Benfica e do seu presidente.

De resto, Rúben Amorim deixa em aberto a conclusão de que, no lugar de Jorge Jesus, no Benfica, Paulo Bento colocá-lo-ia a jogar. Provavelmente não. Com os mesmos jogadores e todos a render, talvez Amorim não fosse, como não é, titular.

Pelo que a ilação de Rúben Amorim, para além de ser potencialmente malévola, não faz sentido. E menos sentido faz quando Paulo Bento, nos últimos dois jogos da qualificação, não deu sequer 1 minuto de jogo ao polivalente jogador do Benfica. Afinal, o seleccionador nacional pensa de outra forma ou estamos perante mais um caso em que se misturam alhos com bugalhos, para se alcançar um objectivo que, neste caso, foi fragilizar a figura do treinador, curiosamente logo após uma situação em que o próprio presidente do Benfica não se importou em concorrer para a fragilização de Jorge Jesus perante Pinto da Costa/Vítor Pereira e a opinião pública?

Mais: a avaliar pelas reacções do actual seleccionador, se Paulo Bento fosse o visado das declarações de Rúben Amorim, mais dificilmente teria nova oportunidade.

Jorge Jesus tem a fama de treinador pouco simpático para os seus atletas.

Jorge Jesus não é simpático, também, para os seus colegas de ofício.

Rúben Amorim também jogou com esse lado psicológico. E, talvez por isso, JJ considera-o um ‘jogador inteligente’.

Jorge Jesus tem aqui uma boa oportunidade para, num jogo da Taça de Portugal, em Portimão, e perante a necessidade de fazer alguma rotação entre os elementos do seu plantel, dizer a Rúben Amorim: ‘toma lá a titularidade. Não porque seja fraco ou sensível às pressões, mas porque, neste jogo, cabes na equipa do Benfica. Pega lá a titularidade e mostra que a mereces. Porque tens de me convencer e, pelos vistos, convencer também o seleccionador’.

E não é preciso muito, como resulta da convocação e utilização de Nuno Gomes. É que o lugar de ponta-de-lança, quando não há Hugo Almeida, está entregue a Postiga e Nuno Gomes. É curto? É o que é...

No miolo, para entrar Rúben Amorim, teria de sair ou Meireles, ou Moutinho ou Martins...

Parece óbvio que, face às dificuldades de entrar no meio-campo, como acontece no Benfica, a melhor opção seria na posição de lateral direito... se João Pereira claudicasse (e enquanto Bosingwa estiver excluído).

Como vê, caro Rúben, o seu ‘tiro’ foi completamente ao lado. E deve um pedido de desculpas ao seu treinador, que conhece muito bem, desde os tempos do Belenenses...

 

NOTA - Rúben Amorim não jogou na Selecção mas foi incluído no lote de 'lesionados' do Benfica. Falha por isso o jogo de Portimão. O que falou, afinal, mais alto?

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Nota da edição: Este texto foi publicado no dia 13 de outubro, agora recuperado devido aos recentes desenvolvimentos sobre o assunto.

Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

Não há como fugir: o Rui

Não há como fugir: o Rui Santos não diz nada, mas nada mesmo, de jeito. Lá virá o dia em que os que lhe dão emprego decidirão de uma vez por todas mandá-lo para a rua. Quero ver o que fará.

Parvoice...

Publicar um texto de 13 de Outubro, novamente quase 2 meses e meio depois é uma parvoice... Quando se perceber o que realmente aconteceu entre RA e JJ, escreva outro artigo... mais actualizado... Seria um sinal de respeito até pelos leitores...

SL

volto a repetir

este senhor foi o tal q afirmou q não via nenhuma diferença na qualidade do joão alves em relação ao Rui Costa!?!?

enfim, mais um momento "and now for something completely different"...

nap percebo...

... não quer dizer que o Benfica não necessite de rever a sua política de contratações, particularmente no que diz respeito à quota de jogadores nacionais....

Dos tres grandes somos a equipa com mais portugueses no plantel....tendo em conta a opiniao do rui santos, que dizer dos outros?

..."Se Javi García, muito justificadamente, é dono da posição ‘6’ na equipa do Benfica; se ninguém contesta que para os outros três lugares do meio-campo há Gaitán, Aimar, Nolito, e ainda Bruno César, não se vê maneira de Rúben Amorim, nestas circunstâncias, poder reclamar, com propriedade, a titularidade entre os ‘encarnados’.

No ‘confronto’ com Maxi Pereira, o uruguaio supera-o em determinação competitiva. Talvez seja essa a razão por que Maxi é o preferido de JJ no lugar de lateral direito...." - entao é melhor o benfica retirar qualidade ao onze para meter o amorim a jogar, apenas porque é portugues, caro Rui Santos? ja agora o aimar no banco e chamemos o david simao, o artur vai embora temos o mika e o oblak?

portugueses no plantel

é uma coisa, a jogar, outra bem diferente....

vergonha de jornalismo

é o que este rui santos faz...Es o Carlos Castro do futebol portugues.......
sempre que surge um "diz que nao disse" lá vem o rui santos meter mais lenha na fogueira....
pergunto-lhe caro "escrivão" o Sr. valida as fontes sobre aquilo que escreve? e a ser verdade, não acha que tal "opiniao" ficaria mais enquandrada no tipo de noticias da Nova Gente ou da Lux?

Não me caiu bem

A exumação deste artigo.

Sem interesse.

Obrigado.

Se?!

..."se João Pereira claudicasse"...
Sr. Rui Santos, não viu os últimos 2 jogos da Seleção como se pede a um comentador de futebol. Curiosamente, da defesa, aproveitou-se o lado esquerdo, o tal que se pensava mais fragilizado. De resto, os restantes 3 elementos estiveram uns furos abaixo, a começar no Rolando e a passar, logo depois, por João Pereira! Se eu fosse encarregue pela equipa o menino encostava ao banco no playoff e vinha Bosingwa ou Amorim. Pode ser pela tática ofensiva de Paulo Bento que pedia incursões ofensivas pelo flanco, mas a defender João Pereira esteve francamente mal.
Safou-se Eliseu e Rui Patrício.

LOL

"poderia ser o Moutinho do Benfica se o plantel não estivesse enxameado de jogadores estrangeiros"

LOL

Jogador humilde mas banal, e mais não digo porque só de ler a frase acima desisti de ler o artigo (?)...

R.AMORIM!!!

Boa tarde e os meus cumprimentos. Não vou pronunciar-me sobre as declarações do Ruben nem sobre as
considerações de R. Santos sobre as mesmas. No entanto e sobre a questão dos estrangeiros reitero aquilo
que já disse de outras vezes: Se uns tais da TROIKA também tivessem auditado as contas dos clubes será
que já este ano teriam saído para o estrangeiro os milhões que saíram em contratações? Claro que não, mas
o futebol continua vergonhosamente a ser um mundo à parte!!! Saudações desportivas e benfiquistas.

Mais uma pérola de Rui Santos

Ora se todos os outros são melhores que o Rúben Amorim e, segundo o Cronista, sem contestação; Se o Rúben Amorim continua a ter problemas físicos com muita regularidade; Se até ao nível do valor competitivo os concorrentes directos mostram mais vontade...ENTÃO, ONDE É QUE ESTÁ A QUESTÃO?

Acho que qualquer comum mortal que goste e perceba um pouco de futebol reconhece muitas qualidades no Rúben Amorim! Acho que é generalizada, pelo menos em todos os Benfiquistas, a opinião que o Rúben Amorim é um óptimo jogador de Futebol, ainda para mais Português e Benfiquista, da mesma forma que é generalizada a opinião que é muito difícil ser titular estando tanto tempo lesionado e sem rodagem competitiva, agravado ao facto da concorrência ser fortíssima.

Sendo assim, volto a Questionar-me pelo porquê deste artigo!!

Se é pelas declarações do Rúben na chegada á selecção, acho ridículo, porque este artigo fala de tudo menos desse aspecto.

Acho graça, porque é raro ver um artigo do Sr. Rui Santos sobre o Benfica e de repente sai-se com este coelho da cartola...mas de peluche! Muito fraco.

Rúben Amorim

Os jogadores gostam de comportar-se como crianças, fazer 'birras' e dizer disparates, quando as coisas não são do seu agrado.
Parece-me legitimo o Rúben Amorim querer jogar, mas não basta querer. Tem de mostrar ao treinador que consegue fazer melhor do que os outros jogadores.
Em vez de fazer 'birrinha', colocar o treinador numa posição difícil imediatamente a seguir aos comentários do Vieira, mostre trabalho para merecer o lugar.

No capiscio

Não se entende esta crónica. Por um lado afirma-se: «as palavras de R. Amorim ... São uma farpa bem cravada nas opções realizadas pela SAD do Benfica e do seu presidente.» Mas por outro afirma-se também que perante as contratações de Gaitán, Aimar, Nolito, e ainda Bruno César o Ruben não tem lugar a meio-campo e muito menos a lateral direito por causa do Maxi Pereira. Afinal, se as contratações do Benfica tiraram a titularidade a Ruben e mostram qualidade não foram assim tão mal feitas.

criar barulho

e estes artigos sem objectividade querem....meterem mais lenha na fogueira...enfim...uns sao jornalistas outros nao "cronistas"

Rúben é um profissional..

Para mim é das pessoas mais humildes e profissionais que o Benfica tem,um jogador polivalente que em qualquer posição sabe cumprir,não de forma tão exuberante como muitos mas entrega-se em campo,e as palavras que ele proferiu não foram por maldade não é esse tipo de jogador,compreendo a situação dele porque quer jogar é normal o que disse foi só por contentamento á chamada da seleção não por as escolhas do JJ porque ele se houver alguma lesão em algum jogador ele tem probabilidades de jogar,Rúben é bom jogador para o Benfica fossem todos como ele.Como todos os jogadores tem ambições em jogar mais,mas está no Benfica ou ele queria ter sido emprestado como o Martins foi?Aí é que ele se podia ter sentido posto de parte mas não foi o que aconteceu,maldade no que ele disse não vejo nenhuma a comunicação social depois é que aquece a água quando um jogador se tenta exprimir de outra forma..Não ha razão para ser multado ou ser posto de parte porque isso só vai azedar ainda mais o jogador com o clube deixem o rapaz poder trabalhar á vontade porque determinção ele tem muita e companheirismo e isso ás vezes é tao importante como quem joga a titular faz golos e assistências..Rúben tens o meu apoio e se JJ te conheçe tão bem como diz sabe que não o fizeste por mal..

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.