Sp. Braga 'tem futebol' para ser campeão nacional | Relvado
Lead: 

Quando o 'país futebolístico' está preso ao Benfica-FC Porto, talvez seja importante não esquecer

O Sp. Braga está a 3 pontos do FC Porto e Benfica e já leva 8 de vantagem sobre Marítimo e Sporting. Apesar de afastado da Liga Europa, em cuja competição foi finalista sob a orientação de Domingos Paciência, os bracarenses voltam a ser protagonistas do campeonato, pelas melhores razões, agora sob o comando técnico de Leonardo Jardim, no seguimento da ‘habilidade’ revelada pelo presidente António Salvador para escolher jogadores e treinadores, ao longo das últimas épocas desportivas.

O Sp. Braga está a realizar não apenas uma boa época do ponto de vista competitivo como vem revelando a preocupação de contribuir para o espectáculo, com a exteriorização de um futebol agradável e vistoso. 

Daquilo que é possível alcançar, o Sp. Braga é um excelente exemplo de gestão desportiva. O actual plantel, que perdeu algumas individualidades importantes no passado recente, mostra a mesma identidade, a mesma forma de abordar a competição, os mesmos conceitos, a mesma... coerência.

Essa coerência, que é uma marca da ‘presidência Salvador’, hoje por hoje muito mais metido e familiarizado com as dinâmicas do futebol, assume-se porventura como a maior força do clube minhoto.

Diligente e astuto, o presidente do Sp. Braga mantém uma relação funcional com os rivais mais assanhados do futebol português. Com Luís Filipe Vieira, no futebol e nos negócios. Com Pinto da Costa, durante muito tempo observado como parceiro de excepção, até no processo que conduziu Leonardo Jardim até Braga.

António Salvador é um homem de ideias firmes mas é também um homem de bom trato. Não compra guerras estúpidas ou estéreis, mas não tem medo de decidir. Veja-se o que se passou com Domingos Paciência: achou, a certa altura, que não era o treinador certo para prosseguir o projecto desportivo e ‘abdicou’ dos seus serviços, mesmo com a possibilidade de marcar uma presença muito interessante na Liga Europa, aliás como veio a acontecer. Mas a decisão estava tomada...

O Sp. Braga perdeu um vasto conjunto de jogadores, mas essas saídas foram compensadas com critério. Há sempre um conjunto de futebolistas, que formam a base da equipa, que se mantém ‘activa’ e garante a ‘estabilidade competitiva’ do grupo. Isso é o mais difícil de conseguir, hoje, nos tempos que correm, no futebol. O mercado age e reage, e não é fácil assegurar a estabilidade, de uma época para a outra.

António Salvador tem-no conseguido, e para isso muito contribuíram as relações que sempre soube conservar, nas últimas temporadas, com o empresário Jorge Mendes, inestimável conselheiro.

O jogo da passada segunda-feira foi um regalo para os olhos: uma equipa solta, ambiciosa, que soube aproveitar os erros graves cometidos pelo adversário (V. Guimarães), capaz de ‘mandar no jogo’, ao ritmo que mais lhe interessava.

Lima é um ponta-de-lança como há poucos em Portugal -- e teria sido uma boa opção para compensar a saída de Falcao para o Atlético de Madrid. O FC Porto não entendeu assim. O Sp.Braga, na segunda-feira, colocou 6 jogadores portugueses no ‘onze’ inicial (Quim, Nuno André Coelho, Hugo Viana, Custódio, Ruben Amorim e Hélder Barbosa) e ainda utilizou Ukra e Nuno Gomes. Mas, com mais ou menos jogadores nacionais, o Sp. Braga mantém a identidade competitiva, e isso é de realçar.

Hugo Viana está outro jogador. Maduro, mandão, é o jogador que melhor coloca a bola a 30 metros. Estranha-se muito a sua ausência do lote de convocados para a Selecção, porque percebendo-se que deve haver um ‘núcleo duro’ não se deveria prescindir de quem se encontra em grande ‘forma’, como é o caso de Viana...

Custódio é outro caso de ‘recuperação plena’: bom ritmo e excepcional percepção do ‘espaço aéreo’, como o provam os golos que tem marcado de cabeça...

Hélder Barbosa conquistou o seu espaço e é um jogador muito útil. Sem esquecer Mossoró e o inevitável Alan.

O Sp. Braga tem-se fortalecido e apresenta-se, por ora, muito bem. Vai ficar a torcer provavelmente por um empate na Luz, uma vez que ainda tem de se deslocar ao recinto do Benfica e receber (de seguida) o FC Porto. Passar Abril incólume pode significar (mais) uma época histórica. Esse é o grande desafio dos bracarenses. Difícil mas possível.

... E se o Sp. Braga fosse campeão? Tem futebol para isso. E foi-se preparando -- e criando estatuto -- para que isso possa acontecer. É difícil, num futebol macrocéfalo e bipolarizado? Sem dúvida. Mas, com a proporção da dimensão, o Sp. Braga está a dar um sinal muito claro que, com menos, é possível fazer mais. E (até) melhor...

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

Creio bem que o Braga pode ser campeão!

O Braga tem vindo a crescer de ano para ano! E tem crescido de forma sustentada e segura, sem cometer loucuras e sem ficar hipotecado a nenhum treinador ou a seja quem for.
António Salvador tem sabido escolher os treinadores que servem para o projecto e tem mantido Casaca, apesar de já por lá ter passado o actual homem forte das contratações do Sporting e Fernando Couto, entretanto saído para abraçar uma carreira de treinador no estrangeiro. Jesualdo Ferreira, Jorge Jesus, Domingos Paciência e Leonardo Jardim sucederam-se no comando da equipa sem que tenha havido retrocessos.
Todos os anos saiem jogadores que pareciam demasiado importantes, mas ano após ano esses mesmos insubstituíveis dão lugar a outros que se revelam melhores que os que deixaram a agremiação.
Para mim, que conheço bem o ambiente da cidade de Braga, há algo tão importante como tudo o resto: é que as pessoas locais deixaram de ser dos três grandes para passarem a ser do Braga e hoje já se vêm boas assistências em todos os jogos dos arsenalistas e até a formação a ser acompanhada nas deslocações por uma numerosa falange de apoio!
Mantendo boas relações com os grandes, tem aproveitado para receber jogadores que vêm desses clubes e que tem potenciado de forma a que tenham um rendimento bem superior ao qur tinham antes.
Neste momento, com um bom núcleo de jogadores que formam a espinha dorsal da equipa nomeadamente com um meio campo fortissimo, o Braga joga futebol de qualidade e pode aspirar a ser campeão com toda a legitmidade. Único contra é um discurso demasiado modesto (queremos ficar nos 4 primeiros) que pode tirar a pressão aos jogadores mas que não entende que os campeões são os que sabem ultrapassar essa pressáo e não os que querem fugir a ela!

Obrigação nacionalista de apoiar o SCB

Todos os portugueses sem excepção, deveriam apoiar o SCB em detrimento dos 3 chamados grandes. Trata-se de um imperativo nacional, pois é a mais portuguesa das três equipas. Quando o Braga joga com qualquer uma destas equipas é a alma lusa que está a jogar contra as selecções multinacionais que povoam o futebol destes chamados grandes.

Para ser campeão jogar à bola é secundário!!!

O SCB para ser campeão não lhe chega ter futebol! Todos sabemos que o centralismo das decisões, desportivas e politicas, bem como a pressão que a comunicação social faz a favor dos 3 grandes, joga contra o SCB. Não tenho também duvidas que se o SLB, FCP e SCP tivessem em igualdade de condições com o SCB este já teria ganho vários campeonatos e os três grandes já teriam porventura experimentado o sabor da 2ª liga. São clubes mal geridos, vivem acima das suas capacidades e estão protegidos pelo poder centralista que permite desde logo que estes continuem a distorcer as regras de mercado e de igualdade de condições face á competição. São detentores de privilégios de tratamento em todas as decisões desportivas e não só!!!

esta equipa toda o braga

se vesti-se camisolas listadas ao orizonte , nem precisava de dizer sporting ,,, ((((((((( garantidamente que jogava para não descer de divisão ,,,,,,,,,,,,,, é o que falta dizer sr, rui santos porque os presidentes construtores e sociédades anónimas dá muito jeito , e este aprendeu muito bem com o seu sócio vieira , o bom destes 2 é que não se podem atacar uma ao outro estão muito comprometidos com a corrupção é esta a realidade do futebol em portugal , FOSSE O PRESIDENTE DO MAIA CONTRUTOR TAMBEM ESTARIA A LUTAR POR SER CAMPEÃO NACIONAL , SE ALGUEM TIVER DUVIDAS QUE MAS PEÇA

Onde é que que eu já li isto

Esta crónica lembra-me outra em que o cronista afirmava que o Porto tinha vencido os mercados e garantido a estabilidade, estabilidade essa que não o impediu de ser goleado pelo M. City. O mais certo é, daqui a algum tempo, assistir ao descalabro do Braga ...

Tanta palavra e nenhum

Tanta palavra e nenhum substrato. Por que não te calas, homem, de uma vez por todas?

Não gostas, não leias!

Nas sociedades democráticas as pessoas têm direito a dizer aquilo que pensam sem terem de pedir licença a ninguém! Apenas têm de ser correctose não insultar ninguém! E as outras pessoas têm a liberdade de não ouvir ou não ler, mas não a de querer calar!

Acho que pode lá chegar

Sem duvidas, há 3 equipas em competição. E as 3 vão jogar entre sí, porntanto nada de espantar ou anormal.

Amigos, isto é bola

Espantoso este Braga

Enquanto Porto e Benfica se guerream e saiem constantemente nas 1ª as paginas, o Sporting vai de crise em crise todos os anos , este Braga mesmo deixando sair jogadores importantes todos os anos lá vai solidificando a sua presença nos 4 primeiros .
Este ano surpreendeu-me ainda mais, pois além de ter saido o Domingos que toda a gente pensava ter sido o Deus Criador de todo o sucesso Bracarense, ( isto só significa que um treinador não faz milagres...é preciso ter um grande background atrás de si)..como dizia...sairam também quase toda a sua defesa :
Artur;Silvio;Rodriguez e o Paulao...além do Pizzi que toda a gente pensava ser a proxima grande estrela...entre outros que nao me lembra.
Mas o Braga recompos-se...contratou aqui e ali baratinho e cá esta a 3 pontos do SLB e FCP com a possibilidade depois de sexta feira ( se ganhar como se preve o seu jogo) de ficar empatado com um deles ou 1 pontinho!

Grande gestão...só posso bater palmas ao seu presidente que sem uma grande massa adepta...sem grandes highlights dos jornais lá vai mantendo o seu passo firme rumo ao seu estatuto de grande.

Ahh...e também tem o seu estádio novo - o Axa!

Estou sinceramente dividido..por um lado gostava que o Braga perdesse pontos para o meu Sporting ficar em 3º e ir a LC para "fazer" algum dinheiro...mais um ano na Liga Europa e o passivo vai engrossar...
Mas por outro desejava muito que fosse campeão , para acabar com esta monotonia FCP-SLB nos ultimos anos!

O Boavista muitos anos antes de o ser...

...também tinha.

Mas ninguém deixava que o fosse. Acha mesmo que com o Braga vai ser diferente?

Subscrevo totalmente.

Subscrevo totalmente.

Que tem sem dúvida. Se o deixam

não sei, mas... como boavisteiro desejo muito, que o Braga lá consiga chegar nesta ou numa época próxima.
Era bonito para o futebol português e uma lição para todo o jornalismo ou marketing desportivo que se faz por cá.

Infelizmente não tem plantel

Infelizmente não tem plantel para ser campeão. Com a sua eliminação da LE, espero que a sua permanência no topo da tabela seja mais duradoura. Acabará por deixar o FC Porto e o 2º classificado distanciar-se..

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.