"Não gostei de ouvir o que ouvi nas escutas" | Relvado
Lead: 

Sou um espetador atento ao seu programa "Tempo Extra". Tenho duas perguntas para lhe fazer e gost

Sub-título: 

A resposta de Rui Santos

Meu caro,

Respondendo à sua questão inicial:

Primeiro: não gostei de ouvir o que ouvi nas ‘escutas’. Elas podem não constituir ‘prova’ em tribunal, mas definem um padrão de comportamento que não deve ser ignorado.

Segundo: considero que o Benfica foi prejudicado por arbitragens incompetentes no começo do campeonato e que elas podem ter provocado dano irreversível nas aspirações ‘encarnadas’. Nunca o saberemos com total objectividade.

Terceiro: o Benfica cometeu muitos erros. Na preparação da época. No mercado. Na gestão desportiva. Não deve ignorá-los. Ter a percepção do que correu menos bem é fundamental para não repetir os mesmos erros.

Quarto: na segunda metade da época, considerando o futebol praticado, o FC Porto foi indiscutivelmente melhor. Poder-se-á sempre estabelecer a relação entre ‘causa’ e ‘efeito’, mas, como se sabe, um dos problemas do futebol, que tem a ver com a verdade desportiva, é a fácil homologação dos resultados. Por isso, defendo maior escrutínio da arbitragem.

Conclusão: nem a  Liga da época passada foi o ‘campeonato dos túneis’ nem a Liga desta época foi o ‘campeonato do apagão’. Tirar o mérito ao FC Porto este ano é o mesmo do que tirar o mérito ao Benfica no ano em que foi campeão.

Respondendo à sua segunda questão:

Podemos não concordar com a ‘fórmula’, mas é a que está instituída em todo o lado.

Talvez se pudesse fazer um 'ranking', atribuindo pontos/coeficientes a cada competição. Fica a ideia.

Taxonomia: 
Rui Santos

O Porto foi um justo vencedor?

eu como benfiquista e gosto de ver futebol, digo já que o porto foi um justo vencedor! podemos dizer que o benfica foi prejudicado no inicio do campeonato derivado as arbitragens é um facto, mas o maior culpa é do benfica, porque não preparou a época como devia, e mais digo estou para ver o inicio da outra época desconfio que vai ser igual a esta mal preparada. vamos ter muitos jogadores na copa américa e com os reforços que vão chegar o período de adaptação e segundo os jornais vão sair pelo menos mais de metade do plantel, se for verdade na equipa que foi campeã nacional sobra 4 jogadores e desses estão na copa américa.

Lembrar

Que eu me lembre o jogo com a académica foi um festival de golos perdidos do SLB.Conclusão obvia : foi o Pinto da Costa que comprou os jogadores do benfica para falharem tantos golos.
Cito um benfiquista aqui do site que diz algo que eu concordo totalmente :"E uma equipa que seja forte não há árbitro que a páre." O Benfica do ano passado não perdia com a Académica, Nacional e Guimarães. Porque mesmo com erros dos arbitros teria força para dar a volta. Saudações desportistas

Isto é mais vergonhoso do que tudo o que já vi neste mundo

essa "gentalha" anda aí a dizer que a culpa das histórias de corrupção é da comunicação social, que a culpa é também do Vieira, que é deste e do outro. a verdade que ninguém quer ouvir é que a culpa é da FPF.
se acontece corrupção no futebol português, a culpa está nos ombros da FPF. se não, expliquem-me uma coisa:
se o Juventus já foi despromovido por corrupção, porque é que o mesmo não aconteceu ao FCPorto? e porque é que o Boavista foi despromovido, quando o crime era de menor grau, comparado com o do Pinto da Costa?
Eu não sei se consigo explicar muito bem, mas vou tentar.
Corrupção dá perda de 6 pontos (se assim fosse, o FCPorto estaria no fundo da tabela...) ; coação dá despromoção. se continuarmos nesta linha de pensamento, quando mais grave o crime, menor a punição, logo, o sr. Luis Filipe Vieira pode assassinar um jogador em campo, que apenas recebe uma reprimenda verbal. isto é uma festa...

Verdade Desportiva??????

São 15 golos em 3 jogos, ganhar o campeonato contra os ditos heróis falhados da nação e do (apagao e do túnel), dar a volta ao resultado na taça de Portugal, etc,etc. Pois deixem a demagogia de lado e enfrentem os factos já não somos um clube de província conforme vai na ideia de muita gente frustrada da capital e arredores também não queremos ser os melhores em portugal pois isso ta visto que não funciona vasta nos ser, isso sim um dos melhores clubes da Europa e do mundo. falem dos arbitos dos vossos canecos de a 20 anos atrás e vivam nessa ilusão, pois nos cá continuaremos ajudar e a projectar com as nossas victorias certos parasitas que não tem capacidades de ver mais a frente. sim isto e verdade desportiva, SIM ISTO E O NOSSO DISTINO

é uma vergonha

ja so falta dizerem que os 5-0 do dragão o benfica foi prejudicado. é incrivel como em qualquer sitio que passo so se fala de arbitragem e futebol jogado nada. para mim o grande culpado do nosso dessas polemicas todas é desse tipo de comunicação social sem vergonha e cada dia que passa fico mais convencido que essa culpa é so dessa comunicação social e de mais ninguem.

Medo do Glorioso

Senhores, para resumir o que foi este campeonato, o SLB nas primeiras jornadas foi literalmente abusado pelos árbitros, ao contrário do FCP, que teve algumas ajudas preciosas para hoje poder dizer que ainda não sofreu uma derrota, isto não invalida que a seguir ao periodo conturbado e depois da vantagem nas primeiras jornadas em termos pontuais, o FCP caminhou tranquilamente por este campeonato. justo campeão ? não !!! mas foi campeão ? sim !!! Contudo vejamos que desde as primeiras jornadas o FCP nunca teve uma equipa a um ponto deles, o que permitia em termos jogar sem pressão e uma ajuda aqui outra ali (vejamos o segundo amarelo ao cristian rodrigues sobre o maxi) que não levou permitindo dar a reviravolta histórica na Luz.
Como benfiquista fiquei naturamente triste por tudo o que se passou neste atipico campeonato, contudo tenho a plena convicção que o futuro irá sorrir para ao SLB, porque acima de tudo somos uma equipa grande a maior de Portugal, doa a quem doer e trinta ou mesmo quarenta anos a tentar acabar com a força benfiquista, e ainda cá estamos todos os anos como potenciais campeões. Um dia o Pinto da Costa terá de sair do FCP e depois o que vai ser desse clube... Cá estaremos para ver.

É o que gosto aqui da malta do relvado

só falabem que diz bem de nós. Quem diz mal...só pode ser inimigo!

Escutas?? não ouvi nem quero. O que interessa é que ganhamos.

O Benfica perde o campeonato por incompetência própria?? Não interessa, o jogo do vitória é que decidiu tudo.

lol

Eh so virgens

Ofendidas por estes lados.

Perguntas e respostas pouco sérias!

Antes demais nada gostaria de dizer que não ouvi as escutas! Não as ouvi por duas ordens de razões: uma porque sou contra as escutas em si, só as admitindo em casos de alto risco para a segurança nacional e jamais aceitando que as forças policiais deixem de investigar para se refugiarem nelas; outra porque nada me garante que as escutas conhecidas, sejam verdadeiras e não estejam truncadas. De facto, até por experiência própria, sei bem cimo é possível, com cortes hábeis, fazer alguém dizer exactamente o contrário do que era o seu objectivo. E as escutas, as que se conhecem, divulgadas por quem, desde o início, assumiu uma posição de total confluência com as posições do Benfica, não merecem credibilidade!
Este processo foi uma bela oportunidade perdida para dar mais credibilidade ao futebol português! Em vez de se investigar com seriedade o qiue se passava, fez-se uma perseguição a um clube por vontade e necessidade de um outro, não para se apurar a verdade mas para arranjar justificações para os erros próprios desse segundo clube! Este, com uma paranóia de grandeza, não consegue aceitar as vitórias do FC Porto e, em vez de tentar ser capaz de fazer melhor, trabalhando mais e com mais profissionalismo, procura desvalorizar os êxitos do adversário, atribuindo-os a manobras escuras e a arbitragens parciais.
É neste contexto que se têm de inserir as perguntas, feitas para obter uma certa resposta à medida da filiação clubista do perguntador e também as respostas que, não sendo as que eram pretendidas por quem elaborou as questões, não deixam de pactuar com algumas situações menos correctas.
Em relação às respostas que o relva faz importa dizer duas coisas:
1 - Em relação à vitória do FC Porto na Liga, ela é clara e transparente e só alguém que mais do que ser cego o quer ser pode pôr em causa! Título conquistado a cinco jornadas do fim, em casa do adversário mais directo e vencendo.o nos dois jogos, 19 pontos de avanço e tudo o que as estatísticas mostram, só deixa dúvidas a quem se agarra desesperadamente a qualquer loucura para negar a evidência!
2 - Comparar títulos é uma actividade como outra qualquer e pode ser feita como mais gostar quem a faz. Claro que estou de acordo em que uma Supertaça não tem o mesmo valor de um Campeonato! E por isso mesmo, sem haver qualquer classificação oficial, cada um comprara os números que lhe der na gana, ou juntando tudo ou separando as diferentes competições. Mas isso é importante?

A minha resposta !

1- O Benfica acha-se o único prejudicado ? Quantos mais clubes terão razões de queixa ? Não haverá aí clubes com razões de queixa quando jogaram contra o Benfica ?
É uma discussão sobre o sexo dos anjos....

2- Um campeonato é uma maratona, é uma prova de regularidade e aí, o Benfica não foi regular ! Teve um pésismo início de época e agora tem um péssimo fim de época.
Em relação a confrontos directos com o principal adversário, foi claramente derrotado mesmo o FCP tendo claras razões de queixa da arbitragem em pelo menos 3 desses jogos que curiosamente... ganhou !

Para acabar... em relação ás escutas telefónicas, elas não fazem parte de provas em tribunal por um bom
motivo.
Mesmo antes do célebre "Apito Dourado" o FCP estava sobre observação minuciosa da da justiça e nada foi encontrado. Após o "Apito Dourado", o FCP em vez de quebrar, reforçou a sua liderança incontestável nas conquistas em toda a linha, quer nacionais como internacionais! Os números falam por si.
Posto isto, as teorias da conspiração ficará sempre na mente de quem as quer ver!

Pergunto eu a Rui Santos

Depois deste sair do armário como confesso adepto benfiquista e manifestamente mais um daqueles "paineleiros" da nossa praça a quem o FCP provoca imensas desilusões porque veio parar a este site, sobretudo com a publicação de textos facciosos, ferindo de morte um espaço que já se encontrava moribundo há muito tempo?

Ainda no outro dia recordavam-se os utilizadores que dinamizavam este espaço, que se envolviam em acesas discussões mais ou menos racionais mas sempre muito apaixonadas. Esses tempos passaram e quem dirige o espaço voltou a sua atenção para o lucro fácil e atropelamento daqueles que sempre fizeram do slogan "futebol discute-se no relvado" o seu mote.

Já abandonei uma vez este espaço por motivos profissionais. Saúdo os resistentes, os autênticos que apesar de tudo ainda por cá andam mas a partir de hoje acho que o nível (ou porventura a falta dele) atingiu níveis que não se coadunam com aquilo que entendo ser um site de discussão futebolística.

Segundo: considero que o

Segundo: considero que o Benfica foi prejudicado por arbitragens incompetentes no começo do campeonato e que elas podem ter provocado dano irreversível nas aspirações ‘encarnadas’. Nunca o saberemos com total objectividade.

Senhor Rui Santos, após aquele segundo ponto que acima indico, suplico-lhe que, honestamente, venha responder ao meu comentário, não a fim de me esclarecer a mim, mas a todos os adeptos de futebol que aqui vêm.

Considera o senhor (conscientemente?) levianamente que o Benfica foi prejudicado no início do campeonato sem, pelo menos, considerar, ainda que o faça no terceiro ponto um pouco a custo e pouco claro de quais foram os erros cometidos pelo Benfica, que o Benfica perdeu uma série de jogos no início do campeonato mais por erros próprios do que por erros de arbitragens, e que mesmo no decurso do campeonato perdeu igualmente muitos outros pontos por incompetência quer do seu treinador, quer dos seus jogadores. Não ter a coragem e a honestidade de dizer isto é não ter a mínima credibilidade para apregoar a verdade desportiva, como tanto o faz.
Em suma, senhor Rui Santos, não lhe basta apregoar a verdade desportiva, porque ela própria é feita também dos comentadores, como é o seu caso. E, como sabemos, grande parte deles, senão a maioria, estão eivados de influências.
Lanço-lhe o desafio de vir pelo menos uma vez na vida aqui responder-me, e aos relvinhas. Porque de pessoas que lançam as farpas e se escondem no momento de dizer as verdades, estamos nós fartos.

O Sr. Rui Santos anda atrás de um cargo qualquer no Benfica!

Primeiro: Também não gostei nada de ouvir o Luis Filepe Vieira a escolher um arbitro com o Valentim Loureiro
Segundo: Quando somos melhores as más arbitragens conseguem ser ultrapassadas, não foi o caso
Terceiro: O Benfica tem 3 que mandam e nenhum percebe nada do que faz nem sabe bem qual o seu papel
Quarto: Em todo o campeonato o Porto foi melhor e o Benfica apenas numa parte da época foi bom

Rídiculo

Rídicula a questão, mas essa ainda se desculpa por ser de um adepto assumido.
Mais ridícula a resposta, por vir da parte de alguém que se diz imparcial. O Sr. Rui Santos, "teórico do futebol", vai deixando cair a máscara a pouco e pouco, e com ela a sua noção perfeitamente imperfeita da verdade desportiva.

Ponto um - acho interessante referir-se aqui à questão do padrão de comportamento. Vamos pensar no que isto significa. Significa que durante meses, senão anos, foram escudadas todas e quaisquer conversas telefónicas do presidente de um dos 3 principais clubes portuguesas. E ao fim de tanto tempo, aquilo foi o que encontraram? LFV, numa das poucas escutas efectuadas à sua pessoa, não mostrou quaisquer pudores na escolha de um árbitro que mais lhe convinha. Uma experiência de largos meses iria mostrar sem dúvida pormenores interessantes das suas conversações. Que fique bem claro: repudio de forma veemente toda e qualquer viciação de resultados, tendo ficado extremamente desapontado com o teor das escutas. Mas uma coisa não me peçam, para ser anjinho. A corrupção no futebol vai de alto a baixo, e só não a pratica quem não pode. Ouvir o Benfica falar em verdade desportiva após episódios como o do final da Taça da Liga há 3 anos ou as suspensões convenientes de jogadores dos 2 principais concorrentes o ano passado, é apenas e só, uma piada.

2 - Neste ponto é onde Rui Santos tenta disfarçar o seu benfiquismo mas falha redondamente. O Benfica das primeiras jornadas foi prejudicado, aliás tal como o foi durante os jogos que disputou nessa altura na Liga dos Campeões, pelo nervosismo do seu guarda-redes e pelo excesso de confiança do resto da equipa. Houve um jogo, aí aim, onde o Benfica foi claramente prejudicado: Guimarães - Benfica. Como portista, reconheço ter sido um jogo atípico, onde em caso de dúvida a arbitragem prejudicou a equipa visitante. Mas a arbitragem para para justificar o descalabro nacional e internacional do Benfica de início de época não passa de manobras de diversão para sócio ver. A direcção e o treinador encarnados falharam em toda a linha a pré-época e o início de época, e essa é a causa real da diferença pontual no Natal.

Ponto 3 - a expressão "dano irreversível" deveria estar neste ponto. Mas enfim.

Ponto 4 - o Porto praticou melhor futebol durante TODA a época (à excepção de cerca de 30 dias onde o Benfica foi claramente o maior e relançou o campeonato...).

Cumprimentos.

É melhor mandar uma carta mas

É melhor mandar uma carta mas é ao Papa! Se este campeonato foi ganho com mácula então que dizer de um campeonato ganho à ultima jornada, jogado 1/3 do campeonato contra 10 jogadores, penaltis a pedido e com a agravante de ser palco de castigos a jogadores dos 2º e 3º classificados, e sem resultante penalização para quem orquestrou as "armadilhas"? Em relação às Supertaças quem diz que é um título de um jogo só? Quantos jogos são necessários para se apurar o campeão da Liga? E quantos jogos são necessários para se apurar o campeão da Taça de Portugal? Finais são de um jogo só, mas os finalistas não são encontrados por moeda ao ar! Mais uma tentativa de tirar mérito ao Porto!

Ja agora aqui fica o

Ja agora aqui fica o coeficiente para classificaçao dos titulos: (eliminar provas oficiosas como taça toyota/internacional e taça latina)

Ha, como é obvio, valorizar + trofeus disputados em competiçoes com varios jogos que propriamente 1 jogo, como é logico.

Assim

Taça Campeoes europeus/Champions: 12 pontos
Taça das Taças 7 pontos
Taça UEFA/liga Europa: 6 pontos
Campeonato nacional: 5 pontos
Taça de portugal 4 pontos
Taça da liga 3 pontos
Supertaça (a 2 maos) 2 pontos
Supertaça (1 jogo) 1 ponto

Supertaça Europeia 4 pontos
Mundial Clubes Fifa 5 pontos

Creio que ja vi uma tabela identica no site RSSSF, contudo nao consegui achar o link para exemplificar mas era algo do genero.

-----------------------------------------------------------------------------------

E eu ja acrescentaria seguintes pontuaçoes negativas tambem, porque tal como os trofeus, tambem marcam a historia dos clubes:

Clube com descida divisao por batota: -100 pontos de prestigio
Clube com perca de pontos por batota -10 pontos por ponto subtraido

Neste capitulo, o porto estaria em alta, tal como o boavista.

lololol

curioso que a taça da liga, seja no teu entender, a 3ª prova nacio0nal

Lá voltam à cassete

As escutas não valem nada, para valerem eu gostava que escutassem todos. Mas não o fizeram, escutaram só a Norte do Rio Douro, dai o resultado das mesmas nem sequer servirem para comparações.

Next.

1 - Considera o FC Porto um

1 - Considera o FC Porto um justo campeão nacional época 2010/2011, perante tanta mentira, corrupção e falta de verdade desportiva? O Benfica foi desde o início da época um alvo a abater. Arbitragens vergonhosas como aquelas que a todos assistimos em Guimarães, contra a Académica, Nacional, Beira-Mar, etc. etc.

Olhando aos resultados que o porto tem feito esta epoca, e especialmente a forma cabal como derrotou o benfica nos confrontos directos tenho muita vontade de dar os parabens ao porto pelo titulo. Sinceramente gostaria de pode-lo afirmar com clareza "sim o porto é um justo campeao", porem, nao me consigo dissociar do que foi feito em sentidos opostos nas primeiras 5 jornadas do campeonato. Nao posso ficar indiferente a forma como o benfica foi afundado na luta pelo titulo e como o porto foi protegido de situacoes dificeis ao longo da epoca. Ninguem pode. Este era claramente um campeonato para ser disputado ate as ultimas mas desconfio da honestidade das arbitragens, em especial aqueles intervenientes que tiveram atitudes pouco dignas no jogo de guimaraes e um deles, jose cardinal voltando a repetir a dose na outra oportunidade que teve em Braga. O porto este ano tinha tudo para ser um digno campeao, mas este vicio existente no futebol portugues impede-lhe de ter o devido reconhecimento que os campeoes mereceriam.
Queriamos todos partir para uma nova era, pos apito dourado, mas é duro ver que eles la continuam, como se nada passasse e é triste ver o que estao a tentar fazer para nao perder o controle total do futebol portugues como a ssociacao de futebol do porto esta a fazer ao nao aceitar as regras da fifa e uefa, ao ponto de querer sacrificar o futebol luso...

2 - Como pode contabilizar títulos conquistados entre FC Porto e SL Benfica, comparando campeonatos de 30 jornadas com taças (exemplo: supertaça Cândido de Oliveira) de um só jogo? É com este tipo de comparações que defende a verdade desportiva??

É patetico essas contabilidades, é obvio que um trofeu disputado a 1 jogo na pre-epoca seja equiparado a um titulo de campeao e disparate total. Depois repare-se, tenho visto que contam uma taça oficiosa como a intercontinental ou toyota e omitam uma taça latina, que era a prova dos campeoes latinos antecessora da actual champions, que tambem era oficiosa.

Escutas

o Sr.Rui Santos refere-se a todas as Escutas???

Arbritagem

Gostaria de perguntar ao sr.Rui Santos se na sua perspectiva o trabalho de uma equipa de arbritagem deve ser avaliado pelos erros/analises subjectivos de lances Milimetricos de Foras-de-jogo(como foram 2 foras de jogo no jogo V.Guimarães-Sp.Lisboa e Benfica) e erros/analises de Grandes Penalidades... ou se o sr.Rui Santos acha que analise de Jogo Violento e de caracter disciplinar tambem são dados de analise para avaliação do trabalho de uma equipa de arbritagem... a minha questão é muito simples se uma determinada equipa que faz de actos de Violencia e extrema agressividade um estilo de Jogo e uma forma de coagir equipas adversarias e arbritos terá assim tanta legitimidade de falar em Lances subjectivos de supostos Penaltis e foras de jogo Milimetricos... ou seja se na pele de Comentador que diz que defende a Imparcialidade e a Verdade desportiva,se dá importancia a Murros,cotelevadas,jogo perigoso repetidos por os mesmos jogadores em todos os jogos nas 1ªas jornadas do campeonato vezes sem conta e sem consequências preventivas correctivas ou disciplinares????

Muito bem

Apoiado

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.