Final de Dublin -- e a... bandeira portuguesa?! | Relvado
Lead: 

Estamos 'globalizados' e, também, 'golobalizados'. Nem uma bandeira portuguesa se viu, no relvado

 

Final de Dublin.

Havia concedido 60% de favoritismo ao FC Porto e 40% ao Sp. Braga. Na verdade, não houve uma grande superioridade do esperado vencedor.

Falcao e Mossoró fizeram a diferença. O colombiano porque voltou a marcar num lance (aéreo) de difícil execução. O brasileiro porque voltou a falhar num lance de fácil concretização, sem esquecer o mérito da ‘mancha’ de Helton.

Com uma impressionante dinâmica de vitória, o FC Porto fez jus à sua identidade. É uma equipa forte, com uma liderança forte, em cuja estrutura todos sabem o que fazer. Sob o princípio da solidariedade. Tudo isso esteve presente em Dublin. As renovações de Hulk e James são prova disso mesmo.


O Sp. Braga não foi tão forte e, face ao desmantelamento anunciado, correu o risco de deixar cair as suas ‘peças’ no relvado de Dublin. Não chegou a isso, porque houve um assomo de orgulho no segundo tempo. É óbvio que o FC Porto cuidou de reforçar a estrutura para o momento histórico. O Sp. Braga, mesmo superando heroicamente algumas vicissitudes, fragilizou a sua estrutura quando perdeu Domingos Paciência.

Seja como for, uma palavra de muito apreço para tudo aquilo que o Sp. Braga fez na sua longa caminhada europeia: notável!

 

Final 'portuguesa' em Dublin.

Vinte e dois jogadores de início: 9 brasileiros, 7 portugueses, 2 colombianos, 1 romeno, 1 argentino, 1 uruguaio e 1 peruano.

No final: 10 brasileiros, 5 portugueses, 2 colombianos, 2 argentinos, 1 romeno, 1 uruguaio e 1 camaronês.

Durante a festa: Falcao -- o ‘homem do jogo’ -- embrulhado numa bandeira colombiana. As bandeiras brasileira e uruguaia também transportadas.

Entre os vencedores, três portugueses: Rolando (nascido em Cabo Verde), Varela (Almada, com dupla nacionalidade) e João Moutinho (Portimão).

Moutinho poderia ser o porta-estandarte do orgulho de ser português. Mas a bandeira ficou em casa. Ninguém se lembrou. Estamos ‘globalizados’ e, também, ‘golobalizados’. Esquecidos.

André Villas-Boas, o 'Golden Kid', já prometeu emigrar. É o nosso destino.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Taxonomia: 
Rui Santos

Questão: Globalização

Não me espanta assim tanto que não houvessem jogadores com bandeiras portuguesas depois do jogo. Afinal, ambas as equipas, por mais jogadores estrangeiros que tenham, são 'portuguesas'. Natural é um jogador que joga no estrangeiro carregar a bandeira do seu país. O jogo era praticamente em casa, não haviam motivos para tal.
Tenho pena é que hajam tantas pessoas que aproveitam qualquer coisa para destilar ódio contra... o Benfica. Eu passo a explicar, para os mais incautos que provavelmente não percebem o que Rui Santos quis dizer nesta crónica: o interlocutor apenas, APENAS, comentou o facto de haverem muitos estrangeiros numa final 'portuguesa' e a questão da globalização do futebol. Entedido?
Vêm-se aqui pessoas que escrevem bem, que se nota que pensam no que dizem antes de escrever. Independentemente dos clubes, necessário referir. Mas há gente a quem falta ponderação. A esses peço, por favor, não deixem a clubite cegar-vos.

Cumprimentos a todos,
M.Delgado

Onde está a admiração?

Peço desculpa de só agora comentar, mas sou novo neste espaço. Já cavei do Record porque o nivel dos comentarios era insultuoso, algo que não admito, porque apesar e ser benfiquista não insulto ninguem que seja portista. Posso é ter leituras diferentes sobre o mesmo assunto. Mas isso deveria ter sio como algo de perfeitamente normal. Não é preciso chamar nomes a ninguém.
Em relação á estranheza do Rui Santos, sobre a falta da bandeira nacional, eu, confesso, que não acho nada
de anormal.
Pinto da Costa sempre fez de uma hipotetica divisão Norte-Sul a sua batalha. Era o Norte contra o Sul. E nós sabemos como a estrutura interna do Porto se faz a uma só voz. Naquele balneário e fora dele Portugal não existe. Existem os Sulistas, representados pelo Benfica, que urge derrubar e derrotar. Portanto de Portugal não se fala. Logo, porque carga de água a sempre elogiada estrutura se devia lembrar da Bandeira Nacional?

muitos anos

sinceramente, desejo-lhe muitos anos a contar bandeiras nas celebracoes do FCP.

Com amargo de boca

Percebo bem como deve custar ao "doutor" Rui Santos comentar e dar os parabéns ao FC Porto depois de uma vitória da liga Europa... Se fosse o seu benfica, aí sim, tudo era grande e magnífico...
Realmente ir buscar esta questão das bandeiras é triste...
"doutor" Rui Santos, coma uns caramelos para adoçar a boca, já que o seu benfica este ano só lhe deu amargos de boca!

Bandeira Nacional??? Quem jogou foi o F.C.Porto

Meus amigos, considero-me um orgulhoso Português mas esta problemática sobre as bandeiras nacionais ostentadas pelos jogadores é intrigante. Os jogadores estavam em representação de um clube (F.C.Porto) e apenas eles decidem a forma como festejar ou não.
O mais importante era a camisola azul e branca que envergavam orgulhosamente.
Essa sim, foi a melhor bandeira.
Força PORTO.... contra a inveja.

sr. rui santos...

a taça está aqui como pode comprovar com um video do youtube...cump.

http://www.youtube.com/watch?v=cW6JoljlwWQ&NR=1

esta é para o rui santos

..e para os gajos que meteram a "cassete" da bandeira de Portugal. Já podem dizer que a taça é "vossa" e que estão ali um bocadinho representados..

http://www.youtube.com/watch?v=cW6JoljlwWQ&NR=1

Sr Rui Santos

Faça juizo de valor, uma equipa portuguesa ganha uma final inédita.

Representantes da Nação? Zero!! Laurentino e zero é igual.

Que vergonha de patriotismos e vem falar das Bandeiras? Vá acudir a outro lado, esse peditório já dei.

Obrigado

Realmente fazer juizos de

Realmente fazer juizos de valor desses mostra que não é um bom comentador desportivo, porque nunca o foi mas a partir do momento que mostra tanta azia acho que ficámos todos muito ilucidados de qual o emblema que defende, e sinceramente pergunto-lhe, Se outro clube português chegasse á final, haviam mais bandeiras nacionais??

que eu tenha visto e por

que eu tenha visto e por acaso até vejo bem,o Beto tinha uma bandeira das quinas.o mal é quererem branquear as nossas vitórias e conquistas com as desculpas mais esfarrapadas. eu e todos os portistas já sabemos o que a casa gasta,mas também é uma questão de hábito.por acaso os outros da segunda circular têem um onze titular que ali o mais que se fala é português,até o treinador diz que é português e eu nem o percebo a falar.F.C.P. SEMPRE AMOR ETERNO

do nacional parolismo.

absolutamente estrondoso este artigo. de tudo o que o sr. rui santos poderia escolher para comentar sobre a final, foi escolher...as bandeiras! quando se fala no nacional parolismo, é diste tipo de postura de que se está a pensar!
a imaginação não tem limites...nem a pobreza de espírito!

Pinto da Costa uma vez disse:

Pinto da Costa uma vez disse: "Quando os adeptos gritam... gritam GOLO... em Português, não gritam segundo a nacionalidade de cada jogador..." O importante é a filosofia que os jogadores empregam no jogo. o Importante é ser Porto...

11 ideal

Acho k a equipa ideal, 100% tuga seria: Roberto, Maxi, Sidnei,Luisao, Coentao, Javi, Aimar, Saviola, Cardozo, Salvio e Jara. Isto sim, é uma equipa portuguesa, concerteza!!!

A critica abusiva

A critica à ausência de bandeira nacional vinda dois mais diferentes quadrantes, em contrapartida das bandeiras de países de origem da maioria dos jogadores do Porto, mostra a mesquinhes e a falta de racionalidade que na maioria das vezes acompanha o futebol. Todos sabiam que jogavam duas equipes Portuguesas, mas nem todos sabiam a origem de seus jogadores é natural que aqueles que se sentem longe de seu pais natal queiram mostrar a sua identidade.Esta necessidade não sentem os portugueses, pois o palco era Português.

O supremo dilema de um jornalista imparcialmente encarnado

Vamos lá tentar entender o estado de alma (ou a falta da mesma) do nosso amigo Rui Santos.
Uma final europeia entre duas equipas Portuguesas em que nenhuma delas é o Benfica e ainda para piorar mais a coisa o FC. Porto estava lá. Depois vem-lhe à memória que essa mesma final era a tábua de salvação do seu Benfica, o tal que no início da época prometia dobrar o cabo bojador e partir à conquista de tudo e mais alguma coisa quando afinal começou a meter água (ou seria canja de galinha) mal saiu do porto e acabou naufragado antes de chegar à Costa da Caparica, mais ou menos em frente ao restaurante do amigo Barbas, mas neste aspecto a coisa até podia ser pior se o eliminador em vez do Braga fosse.....vocês já sabem. Continuando e sempre a piorar, não houve discursos incendiários antes do encontro e suprema malvadez, os adeptos das duas equipas deram um festival de cordialidade e desportivismo no antes no durante e até no depois do jogo, mas chegado aqui até me admira que o génio jornalístico do Rui Santos não tenha notado que tal facto se deveu a um efeito secundário do Jet Lag, o qual de certeza causou um inesperado efeito daltónico nos adeptos portistas e que por tal motivo não repararam que a equipa adversária e os seus adeptos trajavam de vermelho e não aquele cinzento, o que acabou por apaziguar os instintos ferozes dos adeptos azuis.
Começa o jogo e apesar de não ter sido uma grande espingarda, não é que as três equipas em campo se comportam bem e a final acaba mesmo por ser decidida apenas pelas naturais incidências do jogo, sorte incluída ??? É nesta altura que o Rui Santos começa a matutar numa conspiração e a pensar alto "que mal fiz eu Jesus para merecer isto". Pior fica o Rui porque o Jesus farto de andar descalço por ter perdido as duas meias não responde de tão atarefado que anda a tentar encontrar umas chanatas. Chegado aqui o desespero do Rui Santos começa a atingir contornos dramáticos e até a visão dos jogadores do Porto a entraram em campo de mão dada com criancinhas vestidas de vermelho e branco, quando a equipa adversária não fazia o mesmo (cor das camisolas incluído), à moda da luz, começa a ter contornos de impiedoso pesadelo. Já para o fim o Rui Santos ainda sonhou que os disjuntores do Arena de Dublin disparassem, mas nem isso, e aquela secreta esperança que aquando da reunião em que a decisão da não ligação da rega no intervalo valesse um dilúvio no final da partida, também não deu em nada. O que eu não esperava era mesmo a questão bacoca das bandeiras mas também temos que compreender o valor que tem uma tábua de salvação para um naufrago não é???? Há dias em que ser jornalista/adepto é uma chatice

Chatice

Chatice, que chateia mesmo, é vocês mesmo quando ganham andarem sempre a arranjar motivos para bater... no Benfica. Mas o Rui Santos falou em alguma coisa "contra" o Porto? Ele no texto deu a entender que é benfiquista? Ou que está ressabiado com a vitória do FCPorto? Tenham algum orgulho no que fazem por vocês, e não pelo mal que possam fazer aos outros. Ninguem cresce alimentado a ódio. E, para quem diz que o ódio ao Benfica vem do facto de os adeptos encarnados terem a mania das grandezas e de serem arrogantes, parece que adeptos do Porto, como o senhor, também têm telhados de vidro, não? Essas criticas desenfreadas e aleatórias, além de não fazerem sentido, só dão mau nome ao "adepto portista". quase todos vocês têm de mudar de mentalidade. Terem um pouco mais de brio no que fazem e no que conquistam e perder menos tempo com os rivais. Cumprimentos. M.Delgado

Curioso, curioso,

foi o Domingos anunciar que ia sair antes de uma final europeia. Foi para moralizar as tropas, concerteza!! LOL.

Foi a Selecção a jogar??

Ah pois não, bem me parecia.

fraca final

Foi a pior final europeua que há memória. 2 remates em 90 minutos, 1 para cada lado. Uma má figura do nosso futebol. se os jogadores do Braga jogassem com a mesma garra, raiva e ódio que normalmente jogam conta SLB e SCP provavelmente teria sido outro resultado. Afinal não foi uma final Portuguesa, portugueses eram poucos e os poucos que foram nem uma micro bandeira levaram, minto ouve um que levou o "português" Rolando mas não era a bandeira das quinas mas sim de Cabo Verde.
Como PORTUGUÊS sinto-me envergonhado

...

como português...tu evergonhas-me! caso não tenhas notado o Beto tinha a bandeira portuguesa...mas enfim, se calhar faz-te falta um par de óculos e, já agora, um par de neurónios.

A pior? Deve ter memória

A pior? Deve ter memória curta, ou então não gosta do Porto de certeza. A melhor é sempre quando se ganha... para mim foi a melhor, pois o Porto ganhou. As finais são para vencer, não é para jogar melhor ou mais bonito, importante é a vitória... com as vitórias morais ficam os outros.

Não foi lá

Muito boa não!

@fraca final

Não sei a sua idade, mas a final do slb vs PSV foi muito pior... Nem oportunidades de golo teve durante os 120 minutos de jogo. Foi ganho pelo PSV nos penalties porque o Veloso "falhou"... Relativamente ao número de jogadores estrangeiros penso que é um facto indesmentível que não atinge só o Porto e o Benfica. O Arsenal, o Real Madrid, o Inter de Milão, o Man. Utd, o Liverpool, o Milan, o Man. City, o chelsea,etc., sofrem do mesmo problema, aliás penso que se exceptuarmos o Barcelona, todas as equipas top têm essa "desvirtude"...

titulos europeus e mundias

Para si só me resta fazer este comentário baseado em factos Indesmentiveis e mensuráveis:

FCP no Top 10 dos clubes com melhor e maior palmarés europeu:

1987-Taça dos clubes campeões europeus
1988-Supertaça europeia
1988-Taça Intercontinental
2003-Taça Uefa
2004-Liga dos campeões
2005-Taça Interocontinental
2011-Liga Europa

ou seja,

2 champions/TCCE
2 Uefas/liga europa
2 intercontinentais
1 supertaça europeia

5 titulos europeus
2 mundiais
7 Internacionais

é Obra já viu?

e você vem me falar em remates boas exibições?? perante estes numeros?
mas se quer nota artistica eu tambem lhe dou:

2-0 frente ao Benfica(1º remate do Benfica aos 44 minutos de jogo)
5-0 Frente ao Benfica
1-3 Frente ao Benfica pleno Estadio da Luz
1-2 Frente ao benfica pleno Estadio da Luz

mas há mais:
5-1 Villarreal
5-0 Sparta Moscovo
2-5 Sparta Moscovo

quer mais???
acho que já chega....

Caro colega de Relvado Finais são para vencer ponto final para historia fica apenas isto FCP vence a Liga europa no ano de 2011 e em Agosto irá disputar a supertaça europeia frente ao ManUnited ou ao Barça já viu? com não 6 milhões de pessoas assistirem a esse jogo mas possivelmente 600Milhões de pessoas em todo o Mundo que bela propaganda.... vale muito mais que ter mil acções de Marketing e controlar os Media cá do Burgo.

isto é a realidade não é ficção...

vocês tem uma tarefa Ingrata que é como branquear os exitos do FCP???
receitas:
suspeição+suspeição+suspeição
depois
falar em detalhes promenores como método para desviar as atenções do essencial.

é uma tarefa ardua pois é muito dificil alias impossivel Branquear o que o FCP fez esta epoca...

Já viu até o Platini entregou a taça ao Presidente do FCP

tem a noção do que foi esta epoca???
tanto voces gozaram á um ano atrás, tanto cantaram,tanto ridicularizaram os outros,era mudanças de ciclo,era JJ igual ou melhor a Mourinho etc etc tanta coisa num campeonato conquistado na ultima jornada e para isso tiveram de castigar jogadores do FCP e do Sp.Braga não por 11 dias mas sim durante meses repito MESES, jogos contra 10, porrada atras de porrada em campo, total impunidade e obvio total branqueamento nos Media, que não tem o objectivo de defender valores Nobres como a verdade desportiva mas sim defender os interesses do SLB. Pensam que enganavam toda a gente?
aconselho-vos a ver a Banda desenhada Asterix e ai verão o que é o FCP, pequena região celta que acaba sempre por derrubar o Poder centralista romano.....

eu se ha um ano desejasse nos meus melhores sonhos:
vencer um campeonato com 21 pontos de diferença
vencer a liga europa
golear o benfica por 5-0
vencer o campeonato na Luz
eliminar o SLB da taça de Portugal em pleno Estadio da Luz de forma épica

epah eu nem nos meus melhores sonhos acharia possivel....

e vem me falar em jogadores estrangeiros??' em 2 remates na final??????

epah tenham um pouco de respeito não é por mim nem por os portistas mas por vos proprios o Ridiculo tem limites.....

!?

Pensa pela maneira mais fácil ...

O FC Porto ganhou mais títulos internacionais nos últimos 20 anos que o slb campeonatos ?!

Parece brincadeira mas não é :P

Calma ó palhaço

Tens toda a razão ó palhaço mas não te esqueças de uma coisa até ao anos 50 foi o Sporting que dominou o futebol português, depois até ao anos 80 foi o Benfica e depois foram vocês com todo o mérito e ajudas que já foram provadas, daqui para á frente vamos ver...abraço de uma Sportinguista da linda Madeira

O Sporting não é exemplo para

O Sporting não é exemplo para ninguém... Quem joga em casa e perde uma final... para uma equipa que... perdeu com o Porto este ano... Imagine-se? Ainda por cima com 2 goleadas... As maças podres acabam todas por cair... todas até depenar a árvore, mergulhando-a num longo e interminável Inverno de títulos...

COR DA BANDEIRA? O QUE INTERESSA É GANHAR, O RESTO SAO PEANUTS!

A questão da bandeira x ou y nesta festa é acessório, secundário e, em último caso, sem importância alguma. E explico porquê.

Desde a Lei Bosman, o mercado futebolístico é desenfreado e, mesmo com regras, uma selva onde sobrevivem os mais fortes. O mesmo é dizer os que têm poderio económico. A partir dessa Lei, implementada em 1996, tornou-se normal ver clubes europeus ter "onzes" maioritariamente com jogadores de fora, não só da Europa mas também de outros cantos do planeta. Portugal tem vários casos exemplares, dos grandes europeus destaque para o londrino Chelsea.

Como o futebol atingiu um patamar financeiro altíssimo, com grandes clubes a serem comprados por magnatas oriundos de outros países (russos, árabes e norte-americanos na linha da frente), tornou-se evidente que defender os jogadores nacionais começa a ser secundário. Os accionistas querem resultados, que passam pela venda de merchandising, como de vitórias desportivas de relevo nacional e internacional. Para que isso aconteça imediatamente, é normal adquirir passes de jogadores (praticamente) feitos e não apostar na formação. E neste último caso, há muito que as coisas já não vão bem...

Falar de jogadores formados pelos clubes, é falar de um exemplo grandioso como o Barcelona. Por cá, temos o Sporting. Contudo, se na Catalunha há um interesse enraizado em ter jogadores locais servindo de base às escolas, em Portugal já não há uma defesa nesse tipo de valores. Os grandes do nosso país confirmam o que atrás foi escrito. Há quem preveja mesmo que daqui a alguns anos as formações do Porto, Benfica e Sporting tenham, em algumas épocas, planteis onde o nº de jogadores de fora sejam em número idêntico com os nascidos em Portugal ou mesmo em maior número.
Por outro lado, os jogadores portugueses têm oportunidade de emigrar mais cedo, ganhando experiência internacional, e clubes mais pequenos, com menos cifrões para gastar, têm hipótese de ter e rodar as mais valias "made in Portugal".

Portugal e o mundo já não são os mesmos de há séculos e já não há a volta a dar. Como em muitas actividades mercantilistas, o futebol é negócio. Puro e duro quando se trata da elite. A Alta Competição já não liga a bandeiras e coisas supérfluas. Para quem anda e toma decisões nos corredores da Alta Competição não estranhem que, se for necessário para ganhar, autorize a entrada de robots em campo. É exagero, eu sei, mas o futebol da primeira linha envolve muitíssimo dinheiro. E quando assim é, já se sabe. Todos têm um preço. Tudo tem um preço.

Para quem defende a globalização e a miscigenação, o facto do F.C.Porto não ter dado ênfase à bandeira portuguesa é coisa menor. O mercado é o que é e Barcelona (com melhor equipa de sempre, certo?) é coisa única e incomparável. Além disso, os jogadores partem e a instituição fica. Mais: ainda não foi noticiado que o F.C.Porto iria mudar de país. Ou será que isso será possível um dia? "Don't think so", como diria André Villas Boas com o seu excelente inglês técnico.

Beto com a bandeira portuguesa..

...na chegada ao aeroporto sá carneiro. A mesma que tinha ontem em Dublin..

Vi de relance mas pareceu-me

Ver lá um jogador português com uma bandeira de Cabo Verde.

Tinha de vir o veneno, ainda

Tinha de vir o veneno, ainda por cima com o toque final: é o nosso destino. Assim como quem dá achega ao Porto.
Por que não vem responder aos comentários?

SERÁ...

...QUE O BENFIQUISTA DO RUI SANTOS VIU O JOGO ATÉ A TAÇA SER ENTREGUE ?

PARECE QUE NÃO....

Sr. Rui Santos

É simplesmente lamentável a forma como tenta sempre diminuir as vitórias do FCP, 9 em cada 10 vezes lá vem um vendaval de argumentos sem nexo.

A questão da bandeira que pelos vistos para si é muito importante é uma falsa questão, eram 2 equipas Portuguesas só isso por si fazia com que a bandeira que estivesse no estandarte mais alto FOSSE A NOSSA, será que o facto de Moutinho não andar de bandeira às costas faz dele menos Português do que qualquer um de nós?

Será que o Sr. Rui Santos quando vai em trabalho para o estrangeiro leva uma bandeira às costas só para dizer que é Português?

Lamentável...

Assim que de lamentar é a sua frase acerca de Villas-Boas no final.

Cumprimentos

É normal que os jogadores

É normal que os jogadores estrangeiros sintam mais necessidade de mostrar a bandeira lá para casa do que os portugueses....havia dúvidas que era uma final portuguesa?

previsivel, vulgar..

...e pouco original esta crónica de rui santos.

Pelos vistos as dezenas de bandeiras de PORTUGAL nas bancadas não chegaram, pelos vistos a bandeira de PORTUGAL que Beto exibiu não chegou, pelos vistos o nome de PORTUGAL repetido pela imprensa mundial xs sem conta ao longo da última semana e em particular nas últimas 24h também não chegou.

Azarilho..

o guarda redes Beto tinha a

o guarda redes Beto tinha a bandeira de Portugal até a colocou junto a taça durante a festa

Quando

Os jogadores subiram para receber as medalhas e a taça fui uma coisa que reparei, nem uma bandeira vi portuguesa. Se o Beto tinha a bandeira não ia com ela quando subiu ao camarote. Sim todos nós sabia-mos fosse qual fosse o vencedor a Taça vinha para o norte mas foi o Norte que deu o nome a Portugal!

Beto senhor Rui...

... o Beto tinha a bandeira Portuguesa... Mas gostava eu de saber porque raio, se todo o Mundo sabe que estavam duas equipas Portuguesas em campo, qual é a diferença de ter tal adereço ou não???

A primeira pessoa que falou nisso foi o Marcelo Rebelo de Sousa em directo para a Antena 1, depois disso foi tudo a reboque... típico do povo Tuga, comum em plagiar o que é dito pelos outros quando a cabeça dá para mais...

Só uma ultima questão, será que o Rui Santos lê os comentários aos seus artigos? E porque não responder a eles?

Certinho e direitinho!

Gumball81, muito bem! Nem sempre se encontram tao bons comentarios como o teu! Tens toda a razao, na minha modesta opiniao!

Parece obvio que quem nao tinha uma bandeira às contas era português! Acho que qualquer pessoa estrangeira e que presenciou as celebrações conclui isso mesmo! É uma questão de lógica simples! Mas há sempre quem queira relacionar isso com outras questões! E o Sr. Rui Santos gosta de questionar tudo, mesmo o óbvio, como é este o caso!

Certo é que gostaria muito mais de ver lá mais Portugueses que Sul-Americanos, mas o futebol agora é indústria globalizada, portanto enquanto isso não mudar, vamos ter montes de estrangeiros nos nossos clubes, em todas as faxas etárias do nosso futebol! É uma questão de impor cotas de jogadores nacionais, cotas de jogadores de multipla nacionalidade e cotas para jogadores estrangeiros! Agora implementar isto... hummm... parece-me complicado! Execuível, mas complicado...

de facto também gostaria de o

de facto também gostaria de o ver responder..

Sete portugueses já é quase um record...

Pois é senhor Rui Santos! Numa contenda envolvendo duas equipas portuguesas apenas sete de nacionalidade lusa... E até é um optimo pecúlio porque jogos há da liga nacional em que a estatística é bem menos "generosa" em ralação a jogadores de nacionalidade portuguesa. É um problema preocupante ao qual toda a gente parece alhear-se. Pior! As pessoas com responsabilidades, como é o seu caso e dos seus colegas de profissão, parecem, uma vez mais, elogiar os que usam desta prática. Bem me recordo da época anterior em que se louvava a espectacular gestão desportiva do slb ao recrutar sul-americanos. Este ano, o mesmo sucedeu mas, desta feira, os jornalistas desfizeram-se em bajulações ao que apelidam de "habitual" competência dos portistas. Mas, pior do que tudo isto, recordo-me essencialmente da quantidade de críticas negativas feitas ao Sporting Clube de PORTUGAL por entrar em campo com (por vezes) nove atletas nascidos em território nacional que, supostamente, eram uma má aposta porque não eram competitivos etc etc etc... Pois decida-se Sr Rui Santos! Afinal quem procede melhor? Obviamente, e como eu frequentemente refiro, as vitórias estão para o futebol como o dinheiro para a vida e criam a ideia de tudo poder comprar mas não compram, NUNCA, o essencial que é a classe, a dignidade e o respeito... Ora, seguindo esta linha de raciocinio, o mais certo é que o Sr Rui Santos e, infelizmente, todo um país de gente superficial considere que mais vale jogar com o parque das nações e ganhar títulos... Mas, se assim é, deixemo-nos de hipocrisias e paremos de escrever comentários como este com que o senhor nos brinda. Ou se é contra ou a favor, mas não as duas coisas intermitentemente consoante o que lhe dá mais jeito no momento.

Essas bandeiras foram todas

Essas bandeiras foram todas transportadas, assim como a bandeira de Portugal, vi-a eu na transmissão da sic nas mãos de Beto....
A nossa bandeira também lá estava...

Cumps,

FCPORTO CAMPEÃO!

Portuguesa??

Bandeira portuguesa porquê, quando passaram o dia, adeptos e imprensa, a apregoar que a taça ia para o norte?

lá pró norte????? também é

lá pró norte????? também é portugal seu imbecil...se calhar mais portugal ainda

Dublin na Irlanda do Norte?

Depois é que percebi o que queriam dizer.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.