FC Porto está sem comando | Relvado
Lead: 

O FC Porto não consegue ganhar há 3 jogos. Não é vulgar. Per

O FC Porto, com o seu onze-base a jogar em condições normais, é uma equipa competitiva. No espaço nacional e também no espaço europeu.

Por isso, é preciso perceber a razão pela qual o FC Porto está a vacilar.

A equipa está fragilizada. Pode queixar-se das incidências infelizes do jogo (lesão do ponta-de-lança e expulsão do lateral direito), mas um FC Porto compacto, inteiro nas suas convicções, sucumbiria a esses contratempos. Foi assim no passado recente e, se não é assim no presente, é porque a equipa está a perder identidade e confiança.

Falou-se muito da ‘substituição’ de Falcao. O colombiano é um jogador de topo, um dos melhores que passou por Portugal na sua posição.

Não faz sentido fazer comparações entre Falcao e Kléber. Falcao teve o seu período de adaptação ao futebol europeu e ao FC Porto. Ganhou ‘estatuto’ à conta do colectivo e da sua capacidade individual de estabelecer algumas diferenças. Kléber é um futebolista prometedor, que jogou no Marítimo e chegou há três meses ao Dragão.

O problema não é -- considerando o volume de negócio e a inevitabilidade de se fazer dinheiro com venda de ‘activos’ -- a ausência de Falcao. O problema do FC Porto é a ausência de Kléber. Isto é: o problema do FC Porto, nestas duas últimas épocas, sempre foi a ausência do seu ponta-de-lança de referência. Primeiro, Falcao. Agora, Kléber. Porquê? Porque o FC Porto teima em ter um segundo ponta-de-lança completamente desactivado (Walter). Aliás, o descrédito é tão grande que Walter nem sequer foi inscrito na Liga dos Campeões.

A ‘solução-Hulk’ (a ponta-de-lança), também testada no tempo de AVB, diminui a equipa. Hulk precisa de espaço para acelerar e para fazer funcionar o seu temível pé esquerdo. O FC Porto não tem pontas-de-lança (nem Falcao, nem Kléber, nem Walter) e ‘perde’ Hulk. É muita perda.

Não é isto uma responsabilidade da SAD? Parece-me que sim.

Segundo ponto: Fucile está a passar por uma fase grande instabilidade emocional. Demonstrou-o frente ao Benfica e, quando viu o primeiro ‘amarelo’, Vítor Pereira deveria ter agido. Não tinha Sapunaru (lesionado), impunha-se que fizesse entrar Maicon para o eixo da defesa e deslocasse Otamendi para a direita. Não o fez nesse momento, como não o fez quando Fucile viu o segundo amarelo. Vítor Pereira preferiu encostar Fernando à direita e colocar Souza na posição de médio-defensivo, com o sacrifício de James que ficou no balneário ao intervalo. Má aposta.

O FC Porto está sem comando. Compete, agora, à SAD do FC Porto e a Pinto da Costa confirmar que Villas-Boas era mesmo o 'adjunto' de Vítor Pereira.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

FC Sempre bem comandado

Caro Sr.Rui Santos,

Tenho-lhe a dizer que está completamente enganado, ou então apesar de ter anos disto ainda não aprendeu nada...

O FCP empatou 2 jogos é verdade, mas estarem já a criticarem da forma que o tem feito parece-me um absurdo completo, ali+as uma vergonha...O ano passado ouvia-mo-lo a si e a outros jornalistas na 2a volta do campeonato a falar da factastica serie de vitorias do Benfica que não deu em nada, e apesar de o Porto já nessa altura ter uma margem mais do que confortavel, agoiravam para que a equipa escorregasse e criticavam as exibições. Hoje que temos os 2 clubes com os memsos pontos, o FCP é considerado uma lástima por si e outros e o poderoso SLB uma maquina de futebol. Isso não é entender o futebol, isso é vender o comentario e a opinião!!! Nao acha??

será?

o FCP sempre teve comando, só anda aparentemente distraido de vez em quando...
O treinador faz parte de um grupo grande de Estagiarios que o FCP preparou para o futuro, e chegou a vez de VP, talvez LJ seja o próximo, ou PE...
relativamente aos jogadores, quem esperou 1 ano pelo Kleber, e se já foi convocado para a selecção do Brasil, deve ser bom...o Walter, só para quem está distraido não sabe as razões de não estar bem, nem ter sido inscrito na LC, o próprio empresário, disse que o Homem, e não o jogador, não estava bem, com a esposa e filha com graves problemas de saúde (felizmente a esposa está melhor, e a filha caminha para total recuperação), e estando o mesmo sózinho em Portugal, sem mais familia, não as queria "abandonar", como tal até um jogo particular ficou fora da convocatória, para não viajar.
nos restantes casos abordados, o que de pior se passa no FCP, é uma possibilidade grande de mudar todos, devido a muita qualidade, e isso pode criar dores de cabeça a quem tem de decidir, contrariamente aos rivais que só precisam de escolher entre 13/14 jogadores, pois os outros só servem para fazer numero no treino.

Jornalismo

O Sr. Rui Santos ao fazer juizos de opiniao sobre um assunto, seja ele qual seja, deveria ter em conta os dados que sao conhecidos pelo publico. Ja que nao tem acesso a informacoes que so quem trabalha com os jogadores diariamente pode ter deveria ao menos ter em conta varios pontos.

A) Como diz o Jonhy73, a vida pessoal do Walter nao esta facil e isso so pode reflectir negativamente se ele estiver em campo. Proteger os jogadores nestas situacoes é um dever da SAD.
B) O Falcao saiu a ultima da hora e aparentemente a SAD nao contava com a saida dele ate aos ultimos 15 dias. Sim, a SAD deveria saber mas nao pode estar na cabeca do jogador. Apareceu uma proposta que seduziu o jogador enquanto estava na Copa America e o discurso do Falcao mudou radicalmente. Nestes casos sou contra ir a procura a qualquer preco de um substituto por varias razoes que qualquer um pode adivinhar.
C) O FCP ja havia previsto a substituicao de falcao com um ano de antecedencia. O Kleber ja deveria ter entrado ha um ano e ja estaria agora ambientado ao plantel e a uma nova realidade, O Maritimo, por razoes que nao critico, impediu que este viesse mais cedo. No entanto a chamada dele a selecao canarinha é mais um aval a aposta feita em Kleber.
D) Pelas mesmas razoes que falcao a SAD nao esperava a saida de AVB. Mais uma vez a SAD so pode esperar algo em base em informacoes que lhe sao dadas. Se AVB so passou essa INFO a pouco dias de ela se efectivar entao a SAD nao poderia anticipar.
Nesse contexto continuo a dizer que a promocao de VP a treinador principal foi a melhor decisao que a SAD poderia ter tomado. Nao havia tempo para contratar um novo treinador nem tempo para que ele se adaptasse. Os melhres treinadores ja tinham trabalho. E quem melhor para pegar numa equipa ganhadora do que um homem que tinha trabalhado com eles o ano anterior. qualquer empresa, de qualquer ramo que fosse, tomaria esta decisao e seria a mais acertada devido a falta de tempo.

Se tomar estes dados em consideracao, o Sr. Rui Santos mudara de ideias e sera capaz de compreender que os imprevisto acontecem, (embora a SAD do Porto nos tenha habituado a evitalos), e que decisoes foram tomadas sendo estas as melhores dentro do contexto.
Se o Sr. Rui Santos nao pode avaliar tendo em sua posse o que se passa no balneario do FCP, pelo menos tem o dever como Jornalista de emitir opinioes baseadas em factos que sao do conhecimento publico e analisar os dados antes de emitir dita opiniao.
Por ultimo, continuo a dar o meu aval, como socio, a contratacao de VP.
Acredito que as coisas vao melhorar mas, caso nao aconteca, espero que evitem contratacoes milionarias (Damiao) feitas a pressa e que pouco vao dar no curto prazo.
Caso isto nao melhore comecem a trabalhar com vista a proxima epoca. Pensar em contratacoes e treinador novo. Embora espee que seja o VP que ca esteja no proximo ano pois significaria que tivemos sucesso desportivo esta epoca.
Cumprimentos

SEm comando?

O f.c.p comando tem. O que pode é estar bem ou mal comandado.
O senhor Rui Santos é livre de expor as suas opiniões, umas acertadas e outras menos certas.
Como em tudo na vida, umas vezes tomamos decisões acertadas outras nem tanto. o que, de facto tem acontecido com Vitor Pereira.
Porém como soe dizer-se a procissão ainda vai no adro e, apesar disso o Futebol Club do Porto, já ganhou a supertaça, encontra-se no 1º lugar da liga Zon-Sagres e na liga dos campeões está na luta pelo primeiro lugar.
O que não significa que esteja de acordo em tudo que tem sido feito pela actual gestão do FCP.
Cumprimentos e um até breve.

VP

Em primeiro lugar fico contente por nem toda a gente, cair no 'cenáriozinho' fácil, na patetice ao sabor do vento, ou na crónica sem muito esforço encefálico.
Algumas coisas básicas: 1-VP como qualquer treinador, como qualquer equipa quereria ter um ponta como Falcão. Não o tem essencialmente porque a transferência do Falcão foi praticamente em cima do fecho do mercado. E pontas é coisa que não abunda em termos de qualidade ou então custam mesmo muito dinheiro. Claro que VP gostaria de contar com Damião, sendo este impossível comprar em cima da hora, mais vale valorizar o que se tem(que não é assim tão mau, como muitos iluminados pensam).
2- Para a aquisição de treinadores o mercado está sempre aberto, portanto quem lá está é porque deu provas à direcção de que é competente, e quem está presente é indubitavelmente o melhor avaliador, pelo simples facto de ver o trabalho que o VP é capaz de produzir.
3- Gerir o sucesso de uma equipa, quando há jogadores que são constantemente assediados, não é fácil e por vezes é necessário tempo para a poeira acalmar.
4- Há sinais claros que dizem mais do que qualquer peça jornalística ou que meras opiniões podem dizer, uma delas são a informação que chega dos jogadores, e essa parece-me clara: os jogadores estão com o VP.
5-Empatar com o Benfica pode custar muito aos adeptos do Porto, mas o Benfica está num grande nível, muito superior à época passada, com futebol rápido e com excelentes executantes.
6- Perder com o Zenit dadas as circunstâncias e devido a um momento infeliz do Fucile, não é drama nenhum. Atribuir aqui ao VP culpas, que não soube avaliar a situação psicológica do Fucile, não só é uma barbaridade como só pode vir de uma pessoa que nada sabe de futebol. Foi um momento infeliz nada mais que isso, embora o Fucile como também tem muitas qualidades tem por vezes algumas paragens cerebrais, por vezes acontece e deve acontecer menos vezes, mas todas as equipas estão sujeitas a momentos menos bons de qualquer um dos seus jogadores.No Real também acontecem expulsões infelizes e tem um dos melhores senão o melhor treinador do mundo.

Agora falando do futebol:
Defeitos:1-O FCP tem permitidos muitas transições ofensivas aos adversários, sendo muitas vezes apanhado em contra-pé.
2- Algum desacerto defensivo, por má colocação de alguns jogadores. É grave? Não me parece, pois dá para ver que essa desorganização nasce muitas vezes da dinâmica que o VP quer imprimir com troca sucessiva de posições e parece que ainda está longe de ser mecanizada.Esta paragem deve quase de certeza resolver parte desse problema.
Vantagens em relação a época passada:
1- Bolas paradas ofensivas- Parece claro que o FCP está muito mais forte neste aspecto do jogo e nota-se claramente que se tem trabalhado muito neste momentos.
2- Outra situação que tem sido visível, e que na época passada fazia-se pouco, é as mudanças rápidas de flanco. Há claramente uma tentativa de nalguns momentos do jogo procurar o flanco contrário, fazer rodar o jogo rapidamente. Nota-se que os jogadores assimilaram estes momentos na teoria, na prática não tem resultado, tem havido nestes momentos muito passe errado, momentos de forma menos bons, de alguns jogadores também não ajuda. Mas os movimentos estão lá, e às vezes basta um pequeno clique para que as coisas passem a sair bem.

Por fim, a sorte faz parte do jogo, e por vezes para a qualidade vir ao de cima é preciso que a bola que bate na barra entre, que o penálti seja marcado, que simplesmente o jogador que remate pegue bem na bola.

PS:Não vale a pena fazer comparações em termos de resultados, porque uma época como anterior não acontece todos os anos, seja quem for o treinador, fosse Mourinho ou o próprio André, uma época como a anterior é muito dificilmente será realizada.Não se batem recordes de pontos todos os anos. Para já é essencial dar tempo ao tempo, e felizmente para o treinador, a direcção do FCP sabe fazer isso e não emprenha pelos ouvidos e sabe o que quer e quem tem lá dentro.

7ª Jornada

Boas tardes . Como é possivel se fazer tanta projeção do campeonato e das equipas á 7ª Jornada ? Tanta coisa se disse e tanta coisa se errou e os unicos que ainda não foram visados quem são ?...Porto em crise ? Sporting em crise ? Tanta asneira em tão pouco tempo...verifico que ainda mais asneiras vão chegar...começando pelos árbitros , pelo conselho disciplina.. ( 1 jogo ao James Rodriguez..e quantos para o Rinaudo...??? Mas anda tudo louco ?). O treinador do Porto tem equipa... o Sporting tem treinador...( complementam-se ) não percebo tanta questão... Mais para a frente de quem vamos falar ?? Quem anda no futebol percebe que á ideias e concepções de jogo que ás vezes demoram a entrar..mas depois de entrarem..muda-se o discurso. Bom força seleção nacional que agora serás tu o alvo de criticas e cobiças ou então de rasgados elogios...Quantos jogadores vão á seleção nacional que jogam em Portugal?? Hummm já sei alguns...Áh quem nem com portugueses jogue. Força Portugal!!!

Não acredito

Não acredito que o Porto esteja sem comomando, da mesma forma que no ano passado após os primeiros pontos perdidos por Vilas Boas não concordei com as criticas que lhe foram feitas. Disseram que lhe faltava estofo, que era novato e que perante a primeira pressão a valor tinha sido logo expulso. O Sr. Rui Santos esteve na linha da frente e teve que engolir um sapo grande. Vitor Pereira parace não ter o tal carisma mas acredito que tem condições para fazer o Porto voltar a ser campeão. O Porto empatou com o Benfica, perdeu o jogo da champions e considero que o unico resultado verdadeiramente anormal é o empate com o Feirense. Foi um ciclo negativo que eu gostava que se prolonga-se, mas infelizmente o Porto já venceu em Coimbra.
Quando se fala do Porto é preciso ter cuidado, porque eles dão a volta e tornam-se mais fortes. Espero que o Sr. Rui não volte a engolir mais um grande sapo.

meu comentário

Passei por cá só para saber qual o motivo que levou o relvado a não publicar o meu comentário.
PS: será que dizer a verdade é proibido neste site?

Em resposta ao seu artigo

Em resposta ao seu artigo "Porto está sem comando", convidaria o Sr. Rui Santos a não se precipitar e a ler um artigo meu que enviei para o Relvado e que espero bem que seja objecto de publicação pela redação do mesmo, com o título "Bendita Crise vs Profetas da Desgraça", elaborado antes do Académica - Porto .
Penso que o meu artigo responde cabalmente às suas infelizes palavras, pois não concordo do ponto de vista da perda de comando, houve sim um período menos bom em termos de opções tácticas e não mais do que isso.
Cumprs.

o porto

eles estão sem comando não. eles teem é que se convencer que os heróis morreram todos na guerra. e que não são imbatíveis e o givanildo sim pqe de hilk nao tem nada so de macaco. nao passa por todos e tmbm se cansa acalmem la os cavalinhos portistas porque aindavao ter muitas derrotas este ano viva o benfica!!!!

nao subestimem....

O FCP VAI MUDAR E AINDA VAI GANHAR O CAMPEONATO

Ando a dizer e a escrever

Ando a dizer e a escrever isto há meses mas como sou do rival, o gajo só quer bota abaixo o clube azul.

Afinal parece que o genial presidente foi "apanhado de calças na mão" porque o adjunto já provou que não é treinador nem para o Santa Clara e com o pardalito que contratou para jogar a avançado e ainda por cima não paga ao clube belga os dois jogadores contratados.

Dirá a carneirada - genial presidente!

A estrutura está a abanar pois nem sequer inscreveram outro avançado caso o pardalito se lesionasse, a isto se chama um clube bem estruturado.

...

o problema não é o porto não ter comando, o problema é que o este treinador pensa que é o mourinho, e depois toma opçoes como tirar o sapunaru do 11 titular(erro de burro, so estupidos o fazem)...
o pedro emanuel e ja mostrou mais que ele, e pareceme que nao acaba a epoca na academica.
ah e ja agora, ou em janeiro contratam um avançado de jeito ou nao vao a lado nenhum.

Então?

Aqui há bem pouco tempo o Sr. Rui Santos elogiava imenso o FCP dizendo que a equipa treinava em Portugal para jogar na Europa. Pelos vistos tem andado a treinar mal, não ganha cá e perde lá...

Mas não era o Sr. Rui Santos...

...que aqui há um mês atraz, nestas mesmas páginas, dizia que o FC Porto tinha uma equipa que podia jogar com piloto automático e sem treinador que não deixava de ganhar?
Então e agora já precisa de comando? Que se passou para a opinião levar esta volta se 180 graus? Com comando ou sem ele o piloto autonático não os fazia jogar até de olhos fechados?
Eu se enganou na altura ou está errado agora. Qual será?

Discordo.

O FCP mantém de forma funcional (com sucesso), há trinta anos, sendo simpático - o alcoviteiro, agora mais idoso, menos energético, porém, com enfoque ao vulgar sistema exploratório sobre um ócio que se pretende honesto... e este ano retirando a lei da vida de seu actor principal, mantém a fisionomia a que nos acostumou.
O grosseiro de gravata azul é um mero objecto (saco de boxe gratuito da operária aos capitalistas, enfim.) justificativo de incompetências inevitáveis e mais frequentes de seus superiores hierárquicos (direcção), simples exercício esse que facilmente se observa e constata através do descontentamento (incompreensível e infundamentado) actual que nos é diáriamente oferecido por seus adeptos extremamente emocionais e reactivos... assim como não devemos olvidar que a frequência de erros da gestão do clube tem aumentado …

O líder(es) é o mesmo, sua validade intelectual (e física) é que naturalmente expira a largos passos... convém acrescentar de igual forma que ter dois vigaristas mais jovens a "liderar/orientar" o curso dos rivais é deveras incomodativo, desmotivador, muito inquietante e face a esta condição... fomenta-se a resignação.

Saudações

Não Senhor....

A afirmação que o FCP está sem comando acho um pouco exagerado estamos a falar de uma equipa que tem dois empates (feirense e slb) e duas derrotas (barcelona e zenit).
Nos dois empates só com o feirense é que se pode afirmar o resultado justo e uma fraca exibição, em relação ao jogo com o SLB sinceramente acho que o FCP fez o sufeciente para ganhar o jogo.
Em relação ás derrotas a do Barcelona toda o povo viu, o que o FCP fez em campo, em relação ao jogo em Zenit tudo correu mal começando pela lesão do Kleber e a expulsão do Fucile, e não bastando as opções do Vitor Perreira ajudaram um pouco a paralisar a equipa. Já no jogo com o Feirense e o SLB acho que faltou um pouco mais de audácia no banco azul e branco.
Dá me vontade de rir com alguns comentários, sinceramente o FCP não jogou com o Galati jogou com o Zenit e jogou 45 minutos com inferioridade numerica, obviamente não estou satisfeito com o resultado nem concordei com as substituições do VP, mas constato que as analises que estão a ser feitas ao FCP e ao VP não passam de tentativas de destabilizar o grupo de trabalhado, e com algum teor clubistico.
Concordo consigo em relação ao Walter e pergunto a quem de direito, porque não joga o Walter e porque não se encontra inscrito na Champions ???
Também gostaria de perguntar, o porquê de insistir em tirar o ponta de lança lançando um extremo para depois tirar o extremo colocando um ponta de lança FAÇA LOGO TUDO DE UMA VEZ.
O FCP tem liderança, tem presidente e equipa técnica, mas também tem cometido alguns erros nesse sentido está atravessar uma fase menos boa, mas não tardará uma resposta á altura.
Sr. Rui Santos, no clássico o SLB só teve melhor no jogo, a meio da segunda parte pouco depois da substituição do Guarin todo o restante jogo o FCP dominou/controlou. E não podemos esquecer alguns promenores de arbitragem...

Espera aí

Mas não era o Sr. Rui Santos que ainda há puco tempo dizia que o FC Porto podia estar um ano a jogar, e a ganhar, mesmo sem treinador?
Então qual o problema ? Será assim mesmo como diz agora?

"Ocasionalemente" o sr. Rui Santos...

... adopta como conduta o imediatismo e subverte as anteriores ideias visionárias. No fundo como todos os sábios, rectifica.

Saudações

Rui Santos

De facto o senhor Rui Santos fica muito mal na fotografia. A equipa que antes podia jogar um ano em piloto automatico e que usava o liga portuguesa exclusivamente como jogos treino agora esta sem comando????

Assim fica facil ao Sr. Rui Santos dizer : "eu bem avisei". E tudo isto sem fazer previsoes mas sim comentarios a postriori.

Assim tambem se torna facil para mim ser jornalista :D ... ora vejamos : 3 ou 4 vitorias sao uma equipa fenomenal. 2 empates e uma derrota sao uma equipa a deriva :D

Ja tenho o meu curso de jornalismo desportivo :)

O sr. Rui Santos ja nos habituou a mudar de ideias com as mudancas de ventos :)

O Fcp está sem comando e sem comandante...

Caro Rui Santos,

Desde já queria elogiar o seu trabalho enquanto jornalista desportivo, o melhor no panorama nacional, na minha opinião, sempre com intervenções pertinentes, lúcidas e claras, com a frontalidade que lhe é reconhecida...

Pois bem, sobre o seu comentário, a propósito do actual momento que o meu clube atravessa, concordo plenamente com a sua análise pragmática, o Fcp tem provado ultimamente que o seu actual treinador não tem estofo mental nem capacidade técnica para mobilizar jogadores que idolatravam o seu antigo mentor, AVP, que era exímio a motivar e a exibir em campo configurações tácticas que faziam ressaltar as melhores qualidades dos seus jogadores. Vítor Pereira, tem sido órfão do grande legado deixado pelo seu antecessor, e tem treinado esta grande equipa acompanhado pela sombra negra de AVP, que deixou um vazio enorme nesta equipa desmotivada. A equipa do Fcp só tem sobrevivido, graças ao brilhantismo de algumas individualidades do seu plantel, que têm camuflado uma aparente tranquilidade, no desânimo que invade o balneário. Basta analisar os três últimos jogos, e sobretudo os dois últimos, para se perceber que aqueles "apagões" no rendimento dos jogadores, como se viu contra o Benfica e ontem contra o Zenit, que este Fcp não partilha do entusiasmo, garra e atitude vencedora que era bem patente nos festejos furiosos e efusivos do seu anterior líder.

Desde o inicio da época, que o Fcp tem sido uma equipa inconsistente, sem a qualidade e fio de jogo que o caracterizavam como uma equipa de top mundial, os sectores não jogam tão unidos e compactos, não possibilitando o delicioso "tiki-taka" do Barcelona, o meio campo perde muitas bolas, e a defesa não é tão sólida como na época passada, sendo os intervenientes quase os mesmos. Basta perceber que ontem contra o Zenit, na segunda parte, mesmo reduzido a 10 unidades, o Fcp, parecia uma equipa de garotos amadores atrás de uma bola, foi verdadeiramente vergonhoso. O ano passado, num jogo similar, contra o Besiktas, a mesma equipa, dominava e asfixiava o adversário, mesmo em inferioridade numérica.

Está visto, que Kléber está longe de ser um reforço à altura de Falcão que já deixa saudades, e tenho sérias dúvidas que este jogador, apesar de jovem, e de ter potencial de evolução, venha a ser o tal ponta-de lança que o Fcp precisa para se afirmar como equipa de excelência que era o ano passado. Acho bem que o Fcp, no mercado de Janeiro, vá buscar um avançado credenciado para devolver ao Porto a alma do passado, porque Kléber, tal como o relvado que pisa, é demasiado verde, e para verde já basta o tapete de jogo...

Queria deixar apenas uma nota final para Walter, um jogador que tem sido marginalizado no Fcp, a meu ver, injustamente, pois deveria jogar mais, ou então deveria sair do clube para dar lugar a outro jogador mais válido que ele, porque jogar com o inexperiente Kléber e Hulk como plano B, simplesmente é brincar com a ordem natural das coisas. Walter é um bom avançado, tem qualidades apreciáveis, bom remate, segura bem a bola, capacidade combativa, e boa técnica, e não tem sido aproveitado devidamente como foi na época passada, que saltava do banco e marcava quase sempre.

Que venha um treinador de jeito e um avançado de luxo...

Força FCP!!!

È tudo estratégia

Depois de um ano em que ganharam tudo, estes jogadores animicamente não têm a pujança para voltarem a fazer o que fizeram, é humanamente impossivel exigi-lo e impossivel de criar ambição em quem tanto ganhou.
Ora conheçendo as caracteristicas da mão de obra que tem disponivel e utilizando a sapiência de quem leva 30 anos de presidencia, Pinto da Costa não fez mais que o normal, utilizaou mão de obra barata e a vulgar carne para canhão, abdicando de contratar um treinador por valores altissimos e que á partida sabia não ir ter sucesso nesta época.
O xor Vitor que devia ser um bocadinho mais esperto poe-se poe a inventar com as subsituições e dá no que dá.
Inacreditavel o Porto não ter um plano B para a saida de Falcão alêm de que o outro ponta de lança que têm, nem ao banco vai.

Este é o ano da Aguia e dos Sportings....FCP lutará pelas competições europeias apenas

Vítor Pereira

O Vitor Pereira precisava de mais tempo como adjunto ou, então, começar a treinar um clube com menos pressão do que o FC Porto.

FC Porto sem comando e sem rumo.

Caro Rui, concordo plenamente com sua opinião e vou mais longe! A época começou mal ao clube, pois o abandono AVB não deixou tempo de reacção a SAD Portista, depois veio o famigerado período de transferência(que deveria terminar pelo menos 15 dias antes do início das competições internas) onde não se sabia quem iria sair ou ficar, e a estratégia para a primeira metade da época não foi bem delineada.

Acredito que Vitor Pereira seja um profissional integro e trabalhador, suas ideias em teoria também, porém na pratica não sabe aplica-las, senão vejamos:

- Nas últimas 3 partidas tem havido enganos e substituições completamente fora de nexo. Já contra o Feirense substituir Kleber Por Christian Rodrigues quando a equipa precisava desesperadamente marcar um golito foi uma grande ajuda ao adversário e um tiro no pé.

- Na partida seguinte contra o Benfica idem aspas, abdicou de avançados para reforçar o meio campo e o ataque que já era fraco ficou inexistente. Sorte de JJ que soube com um pouco sorte aproveitar.

- Ontem para a liga dos campeões pagou caro por não ter substituto para Kleber, a instabilidade de Fucille que já não é de hoje prejudicou e de que maneira o grupo.

- E como vem sendo habitual nos últimos encontros substituiu muito mal, abrindo mão de James Rodrigues, talvez o mais incisivo do ataque, e não optando por colocar Otamendi a defesa direito uma vez que o argentino está rotinado nesta posição já que é titular na seleção Argentina.

Por tudo isto e contrariamente ao disse, o treinador do Porto está a estragar a qualidade que tem nas mãos, já que a equipa perdeu o poder de pressionar alto, o meio campo está completamente destroçado e vive hoje da força do tacanho Guarin e o ataque basicamente vive das explosões de Hulk que caiu muito de produção. Neste contesto o sobra é a mítica do clube e pouco mais, a equipa perdeu o norte e corre sério risco de não ganhar nada esta época.

Está na hora de se fazer um balancete e reorganizar as tropas para recomeçar a época e principalmente corrigir os erros de planeamento feito. Já agora, Vitor Pereira tem no mínimo que tentar não desfazer a herança de AVB, deixar de lado o orgulho e não inventar uma organização tática diferente sob pena de perder o emprego.

Falta de soluções

A falta de soluções no banco precipitou a queda do FC Porto no jogo de ontem, o excesso de imaginação por parte do seu treinador também não ajudou, ao colocar a jogar o seu pivot defensivo que tinha feito uma excelente primeira parte a lateral direito, e a colocar um Souza que nunca se encontrou.
Varela teve também outra exibição para esquecer, é de difícil compreensão como a equipa portista tinha três extremos no banco, mas nenhum ponta de lança ou lateral, ainda é mais estranho tendo o Porto no inicio da época emprestado laterais e pontas de lança, David, Addy e Orlando Sá respectivamente.
São aspectos a rever por parte dos dirigentes portistas.

Miguel C.
http://linhasdojogo.blogspot.com/

Falta muita coisa...

Vitor Pereira não é treinador para o Porto.
Quando saiu AVB pensei que iria haver um vazio de liderança pois não é facil substituir um lider como ele foi... ou vamos buscar alguém com crédito ou a coisa não vai correr lá muito bem... e não corre nem vai correr.
Depois, para mim, há claramente 2 momentos esta época... Antes do barça e Depois do Barça. Momentos que coincidem com o Antes do Mercado e Depois do Mercado.
Há jogadores no Porto a quem a Supertaça deixou enorme marca emocional e motivacional... ou talvez tenham querido sair e isso não aconteceu!? Falo de Moutinho (ontem muito mal), de Hulk (em baixa não dá 2 corridas seguidas e cada vez mais egoista), A. Pereira (faz 3 ou 4 subidas por jogo e vai cumprindo, nada mais). Fernando e Souza não sabem qual o papel deles no plantel, Belushi e Guarin estão claramente desmotivados, Defour ainda não entrou, Kleber não é PL para o Porto... safa-se James... é pouco.

Walter não é inscrito?! Responsabilidade de VP. Desmotivacao da equipa? Responsabilidade de VP. Falta de dinamica? Treino... VP.
Mas, a grande SAD do Porto nao esta isenta de culpas... Onde está o substituto de Falcao?

A coisa este ano não vai correr bem...

SL

Este Sr...

Este Sr- Rui Santos anda tão perdido como o FCP!!

Ainda nem o mês passado o FCP vencia o mercado, a estrutura era forte e a aposta no treinador tinha sido mais uma jogada brilhante do Presidente.

O FCP treinava na liga com os marrecos e incompetentes para jogar na liga dos campeões!
A mim parece-me que anda a "treinar" mal e a jogar pior!

É incrivel como um jornalista experiente, ainda não percebeu que não se pode "prognosticar" tão prematuramente!

Na minha modesta opinião, nem o FCP desaprendeu de jogar nem os adversários são tão fracos e incompetentes como se faz crer. Nisto tudo há um" meio termo" e lá podemos encontrar um FCP forte (com altos e baixos como é normal, porque ninguém pode ganhar sempre), com adversários à sua altura também capazes de vencer.

É muito simples....mas o "tuga" gosta de complicar e de ir 8 ao 80 num ápice.

Bem nem sempre concordo com os seus posts

Mas desta vez tirou-me as palavras dos dedos :).
Apenas quero acrescentar que o VP é um mero adjunto pois de treinador tem muito pouco mas espero que continue no comando do FCP por muitos e longos anos.

Podes crer

Tens exactamente a mesma opinião que eu sobre o rui santos, e não é so em relação ao FCP. Ate concordo com muitas coisas que diz, mas acaba por borrar a pintura toda quando passadas semanas vem contradizer-se a si proprio....este sr anda sempre ao sabor dos acontecimentos para moldar a sua opiniao...acho que pior que ele so o freitas lobo...mas enfim

?????

Então não é esta a equipa que treina nos jogos do campeonato e joga na champions?

calma

foi com tristeza que vi a minha equipa perder, todos tem culpa..é maior vergonha que assisto a comentarios depreciativos neste espaço, não esqueçam se o porto não tem comando o mentor desta pagina tem e sabemos bem quem é....não vamos começar agora a dar perolas a porcos.

Porto

Equipa 2012-2013

GR - Helton , Bracalli , Kadu
DD - Danilo , Sapunaru
DE - Álvaro Pereira , Alex Sandro
DC - Rolando , Otamendi , Maicon , Mangala
MDC - Fernando , Souza
MC - João Moutinho , Fredy Guarin , Defour , Belluschi
AD - Hulk , Iturbe
AE - James Rodriguez , Varela , Djalma
PL - Leandro Damião , Kléber , Cristaldo

Ou seja,

para o ano é que é!!!...

desculpa lá

é uma equipa de caca com poucos Portugueses. O futuro são as formações que cada clube tem.

lol

bem que podes sonhar com o leandro damiao....

Tenho pena

mas concordo com a analise feita. Desde os primeiros jogos que me apercebo de algumas coisas que anteviam problemas futuros. Jogadores que, no ano passado, mal perdiam a bola pressionavam ou recuavam logo para organizar a equipa em posição defensiva, este ano vão a passo. Jogadores a discutir uns com os outros (não regularmente mas aconteceu pelo menos 2 a 3 vezes). O ano passado NUNCA tal aconteceu. Hulk este ano, muito mais individualista. Fucile mais alterado psicológicamente etc etc. Mas ainda mais o discurso do treinador, sempre a querer mostrar serviço, a dar expplicações disto e daquilo, tentando quiça imitar alguém. À pergunta "que o Zenit pode esperar do Porto?" a resposta foi "uma equipa experiente, etc etc..."
Enfim...quem não sabe não sabe. É que ter conhecimentos técnicos não chega, é pouco, o Porto tem jogadores que se habituaram a um discurso muito diferente e este discurso parece nem sei bem o quê. Só espero que o Vitor Pereira aprenda rápido o que tem a fazer e a NÃO fazer ou então não antevejo nada de muito bom para o meu clube! FORÇA PORTO!
PS- Cebola já deu o que tinha a dar, joga sempre igual, parece que só o Vitor Pereira é que ainda não viu isso

Nada acontece por acaso!

O FC Porto fez hoje um dos piores jogos europeus dos últimos 20 anos já que me
lembro de poucos exemplos de jogos tão maus! Creio que hoje foram evidentes
algumas coisas que não se podem continuar a ignorar:
1 - A equipa do Porto, ou a maioria dos seus jogadores, está péssima do ponto de vista físico e isso condiciona depois toda a parte técnico-táctica.
2 - Fucile não serve! São já incontáveis as vezes em que precipita, com os seus disparates, a equipa no abismo. É tempo de ir embora.
3 - Vítor Pereira não tem unhas para esta guitarra! Esta é uma equipa sem liderança e sem alma. Muitos dos disparates que se viram só podem acontecer por essa falta de liderança. Tem um dom raro: quando mexe na equipa ela piora sempre. As substituições são tardias e más e nunca ajudam.
4 - O plantel, talvez por Pinto da Costa ter acreditado demais em Falcao, está mal construído e a falta de um ponta de lança é gritante! Mas não só, com tantos jogadores não se cumpre o número permitido pela UEFA
5 - Muito mal a forma como Vítor Pereira lidou com o plantel! Walter foi tratado como lixo e nem é escolha para a Champions, mas era mesmo importante que pudesse jogar! Souza foi titular até ao jogo da Supertaça no Mónaco, onde foi o melhor da equipa. Depois não voltou a jogar, numa manifestação de extrema injustiça; o resultado viu-se hoje: quando precisou, Souza estava sem moral.
6 - Com um plantel destes, sem ponta de lança suplente e com muitos extremos / alas, seria de pensar em jogar em 4-4-2, mas Vítor Pereira não tre3ina esse sistema e mantém-se teimosamente agarrado a um 4-3-3 que deixa de ser possível com facilidade!

Nota-se a crescente insegurança de todos, dirigentes, técnicos e jogadores e a equipa, tremendamente carente em termos físicos, parece caminhar para o abismo com todos a olharem e ninguém a impedir. Por muito que se pense em retoques pata Janeiro, o Porto pode lá chegar com a temporada já perdida!

Nada acontece por acaso ...2

Boa observação. Falta um lider no banco, os jogadores não vêm vitor pwereira como lider e ha um erro gritante da SAD. Tanto dinheiro em 2 bons laterais mas e o PLança????

Concordo

Nºao esquecer no ponto 5 a substituiçao mal feita de guarin e a não convocação deste para este jogo da Champions...

Guarin

está castigado, daí não ter sido convocado. Após a supertaça europeia foi castigado com 2 jogos

E estará a perder Moutinho, também?

Sabe-se como é este jogador: sem rasgos de excepção, mas sempre muito certinho e em alta rotação.
Já na Feira as coisas não lhe saíam bem, com o Benfica ainda houve por ali uns arremedos do bom Moutinho mas, hoje...nem nos últimos 2 anos do pior Sporting me lembro de um Moutinho assim.
Baixa de forma? Sim, concerteza, mas todas as épocas os jogadores atravessam estas fases. Mas, repito, nem nos últimos 2 anos do pior Sporting me lembro de um Moutinho assim conformista, tão pouco lutador, tão sem ideias, com tão pouco futebol.
Algo se passa...e poderá ter a ver com aquela incrível desconexão da Vila da Feira, com o jogador a perguntar como deveriam jogar após as espatafúrdias substituições.
Será filme meu, com happy-end à vista ... se ganharem em Coimbra. Senão, sabe-se lá as consequências!

Até Moutinho.

Acho que tem razão. Pois VP além de estar a desmantelar o esquema tático anterior não possui ideias claras com aplicação no campo. Assim os jogadores que aquilo que já foi possível num passado recente estão desmotivados e apáticos. Se Eu fosso o VP colocava as barbas de molho.

Um dia é uma coisa, a seguir já é outra

Mas então há pouco tempo estava no topo da Europa, tinha vencido os mercados e tinha estabilidade, o edifício tinha telhas e alicerces.

Tenho que concordar com este palhaço

O Porto está à deriva. o VP não sabe conduzir o Ferreri. tem um dos melhores planteis do porto e não sabe o que fazer. O porto não tem preparação fisica, os jogadores não sabem o que fazem dentro do campo. Contra o clube da ditadura foi assim, na segunda parte não corriam...e agora contra uma equipazita perdem 3-1 que poderiam ser mais. O Porto nunca teve um grupo na liga doscampeões taão fraca e dá nisto. Se VP tiver vergonha demite-se, sé é portista demite-se porque se não o porto vai por aí a abaixo. Como é possivel gastar 40 milhoes em jogadores e não tem um avançado? Como se vai para a Liga dos comapeões só com uma amostra de avançado? AVB foi traidor, mas este merdas de VP destruiu um equipa.
VERGONHA este 3 últimos jogos...

Sim, o treinador falha e a SAD pensou mal

Com outro treinador, o plantel era melhor aproveitado, não é o caso.

Depois vejo a defesa a jogar mal e porcamente, cada ataque do Zenit era um pânico inexplicável, falta treino e motivação.

Não demora muito e vamos ter mais um chicote a estalar.

penso q o treinador nao pode

penso q o treinador nao pode ser o principal responsavel. O facto de fazer parte da antiga equipa tecnica nao implica q nao precise do seu tempo de adaptacao, e um tempo de adaptacao normal por si so implica maus resultados, simples. Penso q o Porto reforçou-se muito bem este Verao e nota se q procura construir uma equipa para o futuro. Ainda assim, a ausencia de um segundo ponta de lança parece me um erro mt grave. Kleber e mt promissor mas na minha opiniao devia ser o "tal" segundo ponta de lança a trazer competitividade e a ganahr experiencia no plantel.

pois

Concordo...Acho que alem de andarem a atirarem pedras ao vitor pereira devem olhar com olhos de ver para saber que realmente se passa no FCP...eu tenho a minha opinião...
1 - O Pinto da Costa nunca estava a espera que o Vilas Boas saisse do Porto esta epoca, e sem Domingos, sem Jardim, sem Paulo Bento para ter como hipoteses, agarrou-se à prata da casa para não ficar "descalço" e sem treinador...ao escolher um treinador passado 15 minutos de receber o Fax do AVB o Pinto da Costa soube dizer que tinha tudo controlado. Acho que isso faz portanto do Vitor Pereira um treinador de transição (a não ser que as coisas lhe corram bem).
2 - O mercado de transferencias correu bem por um lado ao FCP, pois manteve grande parte da sua equipa, no entanto penso que o Pinto da Costa ficou com comichão por nao ter vendido Alvaro Pereira, Fernando, Moutinho, Sapunaru e o Cebola....se bem que nao vendeu porque não quis...ou porque ninguem quis bater a clausula...As contratações de iturbe, Alex Sandro, Damilo, Defour, e mangala so fazem sentido com a saida de jogadores...O Porto o que precisa é de em Janeiro deixar sair quem quer sair e comerçar a lançar as contratações para preparar a proxima epoca...

30 M

E AGORA SR.30 MILHOES DE EUROS ??????
MUITO MAU TACTICAMENTE . MESMO MUITO FRACO ....
A CONTINUAR ASSIM NAO CHEGA AO NATAL . PARA MAL DO MEU BENFICA

Vai chegar ao Natal sim....

Porque como é uma aposta do pinto da costa, e este obviamente não vai dar o braço a torcar. Só o irá despedir se perder o campeonato....e para isso acontecer seria óptimo perder na próxima jornada com a Académica.
Veremos....

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.