A 'classe' de Nani é para ser levada a sério | Relvado
Lead: 

Um jogador português de classe-extra: Nani. Ele merece ser levado a sério. E as comparações inevi

Há jogadores que gostamos mais, por diversas razões. Pelo que jogam, pelo que dizem, pela imagem que transportam e também se são, ou não, exemplo -- com o seu mediatismo -- para os mais jovens e para as sociedades.

Aqueles que aqui me lêem ou acompanham as minhas incursões no plano da opinião jornalística sabem a minha particular simpatia por Messi e pelo ‘Barcelona de Guardiola’. Não, não se trata de uma opinião favorável por oposição a outros, neste caso ‘contra’ Cristiano Ronaldo ou o ‘Real Madrid de Mourinho’.

Sempre me recusei a ver as coisas pelo lado mais fácil e conveniente: os portugueses ou os ‘nossos’ são os ‘melhores do Mundo e arredores’. Fica bem a quem o diz, colocamo-nos numa posição mais confortável, mergulhamos numa piscina de sorrisos, mas, confesso, a questão da nacionalidade, ou da religião, ou da raça -- ou de outras questões quaisquer -- não são determinantes para o processo de construção da (minha) opinião.

Dou mérito a Messi, pela sua história de vida, pelo seu anti-vedetismo e por ser um talento natural. Costumo dizer que Messi é um jogador que se encaixaria no futebol de todos os tempos. Por isso, ele é o ‘jogador de futebol’ no seu estado mais puro, imune aos chamamentos do marketing, do mediatismo e das sociedades modernas. Ele é o complemento de uma máquina de jogar à bola chamada Barcelona, que tem uma estrutura, uma estratégia, uma escola e uma ideia concreta (e transversal) de jogo.

Dou mérito a Cristiano Ronaldo, porque ele não é o jogador de todos os tempos mas é o jogador dos tempos modernos, adaptado às vicissitudes que marcam indelevelmente o pulsar das sociedades contemporâneas, dando resposta a todo o tipo de solicitações, sem colocar em causa o essencial: a sua doação total à profissão. Ele é o jogador-máquina, ele é o jogador-robô, ele é verdadeiramente o jogador-atleta, que se acha permanentemente num desafio com os seus próprios limites.

Messi é talento puro. Cristiano Ronaldo é talento e sobretudo obsessão pelo trabalho, assente no culto da imagem. São jogadores diferentes, Messi é apenas jogador, Cristiano é jogador e atleta e, nestas condições, torna-se muito difícil escolher quem é o melhor do Mundo.

Deixando o confronto dos últimos tempos, que se acentuou com o ingresso de Ronaldo no Real Madrid, é tempo de olhar para um outro jogador português, diferente de Messi, diferente de Cristiano, mas que tem um valor extraordinário, como mais uma vez se viu na partida entre o Manchester United e o Chelsea. Refiro-me a Nani. Ele está num plano que se acha entre os ‘terrenos’ de Messi e os de Cristiano Ronaldo. Não é apenas um talento puro nem é um jogador-máquina. Mas é, indiscutivelmente, um extraordinário jogador, que pode e deve trabalhar para ser ‘o melhor do Mundo’. Basta crer e... querer.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Manchester United-Chelsea: Nani vs Cole
Taxonomia: 
Rui Santos

Um jogador não basta ter talento!

Que Nani é um jogador cheio de talento é algo que não oferece dúvidas. Contudo, o seu rendimento é tão irregular, fruto de uma cabeça instável e pouco de acordo com o que precisa um atleta de alta competição que nem consegue ser titular indiscutível no Manchester United! E a cabeça é tão ou mais importante que o talento ou as condições físicas para um jogador de grande nível!
Exibições muito boas e golos de belo efeito tem o nani conseguido todos os anos, o que tem sido incapaz de realizar é uma época sempre em bom nível!

Quando a cabeça não tem juízo...

Que o Nani é bom já todos sabíamos, não era preciso esperar pelo jogão (e golão) que fez contra o Chelsea.
O que lhe falta para ser ainda melhor é o mesmo que falta ao Quaresma: cabeça. Não é jogo de cabeça, é juízo mesmo. Para perceber que a alta competição é fazer 50 ou 60 jogos num nível elevado por época, e que isso não é compatível com a vida de p... e vinho verde. Mas o tempo vai passando e não vejo nem um nem outro a mudar de vida. Claro que o ciganito ainda é um caso mais flagrante de desperdício de talento, mas que é que se há-de fazer se a cabeça não dá para mais?...

Nani

Penso que o Messi é melhor jogador que o nosso Cristiano Ronaldo (demasiadas vezes instável nas competições). O Messi é mais regular nas exibições e, apesar de não ter uma imagem como a de CR (muito fabricada- quem tem dinheiro pode arranjar não apenas os dentes, mas tudo o resto), brinca com a bola como é tão difícil actualmente devido a evolução do futebol. Sem ser exibicionista. O Cristiano é excelente, mas o Messi é genial. O Nani é um jogador com muito potencial e está a fazer o seu caminho, jogando cada vez melhor, tal como fez o Cristiano. Sinceramente partilho da opinião do jornalista Rui Santos quando escreve que: ' ele merece ser levado a sério'. Penso que se continuar a evoluir como até agora, o Nani daqui a dois, três anos pode estar a concorrer para melhor jogador do Mundo.

Esta crónica é mais dedicada à «rivalidade» Ronaldo - Messi...

Nani é um grande jogador, está em grande forma...mas vamos com calma. Quanto a melhor jogador do mundo é sem dúvida o Ronaldo, mais completo que Messi, se Ronaldo fosse jogador do Barcelona e Messi do Real Madrid de certeza que alguns adeptos do Messi iriam ficar esclarecidos quanto ao melhor jogador do mundo.

Gosto e confirmo....

Nani é um jogador fantastico, quem tinha duvidas depois do jogo com o chelsea de villas-boas ja nao as deve ter e sim ele deve lutar pelo trofeu de melhor do mundo tanto ele como o seu companheiro de equipa Ronney ABC

Classe de Nani

Não é o Rei das revistas cor de rosa,mas realmente é um jogador fabuloso.
Penso que a curto prazo pode vir a ser candidato para melhor jogador do Mundo, no entanto.....pelo menos, enquanto for possível existirem jogadores "extra-terrestres (E.T)", como o Messi, será complicado ser considerado o melhor!

Um fora de serie... só mesmo

Um fora de serie... só mesmo os adeptos do Sporting para o apupar e assobiar...

Nunca vi os adeptos do Sporting a apupar e assobiar o Nani...

Nem o Cristiano, nem o Quaresma, nem o Simão, até ao momento em que esse totó disse que antes queria que ganhasse o Boavista do que o Sporting... Já em relação aos adeptos benfiquistas não se pode dizer o mesmo, porque se fartavam de assobiar o João Pinto depois de o terem mandado embora e o mesmo fizeram ao Cristiano Ronaldo quando lá jogou pelo Manchester...

Nunca viste? Andas

Nunca viste? Andas distraído... que tem o Benfica haver com esta noticia ou com o meu comentário?

E o Nani?

Não percebi a ligação entre o título e a análise efectuada.
A comparação é entre Messi e Ronaldo e em nenhum ponto se refere a Nani...

Nani melhor do mundo

Nani o melhor do mundo??? Anda a abusar nos cogumelos?! È grande jogador mas nem se compara a Ronaldo, Messi

O Nani é um grande jogador,

O Nani é um grande jogador, mas, para ser o melhor do Mundo, não "basta crer e... querer", como diz o caríssimo Rui Santos.

O Nani, enquanto o Ronaldo e o Messi acreditarem e quiserem ser os melhores do Mundo, sê-lo-ão sempre, de caras, por isso, ao Nani resta-lhe crer e querer o terceiro lugar, na melhor das hipóteses.

Messi, CR e Nani

O Nani ainda está em fase de progressão...com algum tempo e muito trabalho pode conseguir. O Cristiano desenvolveu o seu talento com muito trabalho. O Messi tem um talento inato para jogar futebol. Brinca com a bola sem esforço. É um virtuoso. O Nani pode vir a ser um jogador mais próximo do género de Cristiano Ronaldo.

Nem a propósito...

...

http://www.maisfutebol.iol.pt/inglaterra/nani-cristiano-ronaldo-100-jogo...

Nani pode não ser tão "guapo", nem tão "rico", mas é "buen jugador".

Exactamente, os números são

Exactamente, os números são factuais. O Nani ainda vai dar muitos mortais para deleite dos apreciadores de futebol praticado por excelentes jogadores.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.