Artur 'enche a baliza' do Benfica e faz esquecer Roberto | Relvado
Lead: 

Rui Santos analisa a

Sub-título: 

A pergunta do leitor:

Será que se o Artur Moraes, guarda-redes do Benfica, continuar a jogar como tem jogado, e em boa forma, tem hipóteses de representar Brasil no Mundial ou ainda tem muito que melhorar?

Obrigado pelo tempo,

Combattuto

 

A resposta de Rui Santos

Respondendo à sua questão:

Um guarda-redes, aos 30 anos, já não muda. Pode corrigir um ou outro pormenor, de acordo com a sensibilidade dos técnicos e até em conformidade com a forma de jogar da equipa (mais dentro dos postes ou fora deles, consoante a defesa joga mais ou menos subida) mas, nessa fase da carreira, o que um guarda-redes ‘tem’ (de potencial e de trabalho) é o que ‘mostra’.

Artur foi contratado pelo Benfica para apagar a imagem deixada por Roberto. Para, em determinados momentos, evitar a perda de pontos. Quando um avançado parece estar em vantagem sobre o guarda-redes, a importância deste revela-se quando consegue reconverter a situação. Viu-se isso no jogo do Dragão. Isso só é possível com máxima concentração, agilidade, sentido posicional, tempo de saída da baliza, velocidade de execução, segurança, bom jogo de mãos e -- desde a década de 90 -- bom jogo de pés. Artur reúne todas estas qualidades e, acima de tudo, exterioriza a imagem de  ‘jogador compacto’ (forte mentalmente), que não abana com facilidade

Não é um guarda-redes ‘top mundial’, mas é claramente, no seu posto, um jogador muito acima da média.

Antes do Brasil-Gana, no começo do mês, o seleccionador Mano Menezes ‘abriu a porta’ da ‘canarinha’ a Artur Moraes, afirmando que o guarda-redes está a ser observado. Neste momento, Júlio César (Inter), com 32 anos; Fábio (Cruzeiro), 30 e Jefferson (Botafogo), 28 são os preferidos de Menezes, mas Artur ainda está a tempo de ser chamado à selecção brasileira, fundamentalmente se o Benfica fizer uma boa campanha na ‘Champions’.

Artur Moraes é um guarda-redes experiente, que conheceu em 2004, a representar o Cruzeiro, então com 23 anos, o seu ‘ano de ouro’, com 35 presenças na baliza como titular. O ano de 2005 não correu bem e, em 2006, foi emprestado ao Coritiba, onde jogou com regularidade, para ser então transferido para a Europa (Siena + Cesena). No Roma, em duas épocas, foi pouco utilizado, antes de rumar a Braga.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

 

Rui Santos. cartão roxo
Taxonomia: 
Rui Santos

Excelente Guardião

Talvez a melhor contratação do Benfica para esta época, Artur Moraes vem provar que nem sempre é preciso gastar milhões para contratar grandes jogadores.
Basta existir maior critério nas contratações e escolhas dos jogadores.

Miguel C.
http://linhasdojogo.blogspot.com/

Dinheiro não é sinónimo de Qualidade

Sou portista, mas devo-lhes dizer que o Artur foi de facto um excelente contratação. Muitas das vezes, gastar dinheiro não é sinónimo de adquirir qualidade. E no meu clube é um excelente exemplo de que a relação qualidade preço não está directamente relacionada. O Benfica tem o exemplo do ano transacto, o Roberto custou uma "pipa" de massa e a qualidade é francamente dúbia... Quem é bom rapidamente se impõe devido à qualidade que se torna deveras latente. Exemplos: Falcao, Anderson (ex-FCP), Mário Jardel, Preu-domme, Cristiano Ronaldo, e outros tantos que por cá se afirmam rapidamente sem necessitar de grandes ajustamentos... Já sei o que passa por muitas cabeças, o Anderson precisou de "rodar" um ano no Porto B. Talvez o termo não seja "rodar" ou "adaptar" mas sim antes "proteger"... Tudo vai dos princípios que o técnico queira abordar para a equipe principal, Co Adriense era mais temeroso quanto a jovens de grande valor (como o Anderson), já Laslo Boloni perante tamanho talento de Ronaldo ou mesmo Quaresma não se atemorizou em dar-lhes pressão da equipa principal... E este ano o Porto está na mesma situação, James Rodriguez é um grande jogador e já com vasto mercado e o Iturbe outro grande talento contudo por serem ambos da mesma posição este ultimo não está a jogar porque precisa de "rodar" mas porque James é o próximo alvo dos Dragões para um grande encaixe financeiro numa futura venda e Iturbe uma aposta futura...

Boa observaçao sr. Rui Santos

Boa observaçao sr. Rui Santos

Um erro crasso de C.Freitas...

....que com um tiro,matava dois coelhos.Fortalecia a baliza leonina e por sua vez,colocava o benfica numa posição muito delicada.

Mau planeado.

Artur e outros reforços

As bolas que vão à figura,

As bolas que vão à figura, defende-as todas. Nesse aspecto é bem melhor que o Roberto, que fugia delas... lol

Grande achado este Artur…

Sempre pensei que abanasse um pouco com a "estranha" contratação do Eduardo, mas o homem mostra ser mentalmente fortíssimo.

Mais uma boa contratação a custo zero. Continua a exibir este nível Artur! De longe, o melhor keeper da liga.

A pergunta devia ser ... O

A pergunta devia ser ...

O porto ainda treina no campeonato, para jogar a Liga dos Campeões???

Não é guarda redes de topo mundial?!?!?... e o que será um guarda redes e topo mundial?!?!... no dragão vi fazer uma defesa incrivel, no chão a remate de fucile, ontem contra os romenos no fim do jogo voltou a fazer uma defesa incrivel que valeu 3 pontos.. joga com uma calma que irrita ( pelo menos a mim), joga com os pés e sai dos postes bem..
Assim de repente, necessita de quê para ser de nivel mundial???

"faz esquecer Roberto" ?

Um pino colocado no centro da baliza faria esquecer o Roberto...

"faz esquecer Roberto" ?

LOLOLOL

+1

lololo..excelente.. lololllll

sem duvida que a jogar da

sem duvida que a jogar da maneira que vem jogando é sem duvida um jogador que poderá representar a selecção Brasileira, pois é um grande guarda redes

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.