Paulo Bento, o gestor de egos | Relvado

Paulo Bento, o gestor de egos

Quem viu o jogo contra a Turquia deve reconhecer a falta que fazem Bosingwa, R. Carvalho, ou mesmo T
 
Paulo Bento com bola (treino seleção)
Lusa

Uma das grandes qualidades que um bom treinador de futebol tem que ter ao mais alto nível é a de gerir egos. Nas grandes equipas só onze egos podem jogar de cada vez, logo outros tantos são relegados ao banco de suplentes.

Já parece quase uma máxima dos treinadores dizer que "os jogadores que não jogam são tão, ou mais, importantes do que aqueles que jogam", porque são esses que emprestam a saúde a qualquer balneário. Ou seja, um treinador tem que ser, além de estratega, psicólogo. Quem acompanha as declarações de Mourinho, Guardiola e de outros grandes treinadores, reconhecerá essa qualidade de unir a equipa em torno de um ideal, onde os egos dos jogadores se unem em prol do conjunto, ao invés de se individualizarem em seu próprio benefício.

Reconhecerão todos os leitores que estas qualidades são necessárias ao sucesso de qualquer treinador. Desde logo, surge o exemplo de Paulo Bento. No Sporting, todos se recordam dos vários conflitos que teve com os seus jogadores. Julgo que não podemos opinar sobre a raiz desses problemas, porque não temos dados suficientes. Podemos apenas constatar o histórico de casos de jogadores suspensos, dispensados e relegados a segundo plano, que poderiam ter emprestado algo mais ao desempenho desportivo da equipa.

Na Seleção voltou-se a verificar este factor. Alguns dos jogadores mais importantes viram a porta da equipa das quinas fechar-se, em parte devido aos seus atos. Mas não terá Paulo Bento uma tendência para os conflitos, como já se tinha verificado no Sporting?

Quem viu o jogo contra a Turquia deve reconhecer a falta que fazem Bosingwa, Ricardo Carvalho, ou mesmo Tiago. Com estes jogadores seríamos, indiscutivelmente, mais fortes (espero que Bento me prove o contrário).

Paulo Bento é um grande treinador, que defende a sua equipa como ninguém, mas peca no capitulo psicológico, porque não sabe gerir os egos e entra, muitas vezes, em conflito com os jogadores. Espero, no entanto que este factor passe para segundo plano e que a Seleção possa fazer uma grande campanha no Europeu.

Seleção:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Embora aceite

as várias opiniões pois todos temos direito a tê-las e emiti-las, há uma coisa muito importante e que ouvi
há muitos anos a quem sabia muito disto: MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE QUEM JOGA(jogadores) É
A FORMA COMO SE JOGA(equipas)...Apesar de não ter muita fé de uma grande classificação, não tenho a
mínima dúvida de que sem jogar, nunca qualquer equipa perdeu ou ganhou um jogo de futebol.Cumprimentos
e saudações desportivas e benfiquistas.
P.S.-Há uma coisa que definitivamente devia ser abolida. A FEIRA DAS VAIDADES...

...

...

o que é um treinador razoável

é não ter na mesma equipa DECO RUI COSTA FIGO COM ANTERIOR PAULO SOUSA E DEPOIS O COSTINHA ---- MAIS TARDE O COSTINHA 6 COM MANICHE 8 FIGO 7 RUI COSTA 10 E AO MENOS UM PAULETA ,,,,,,,,, SE É NÃO TER ESTES É E SERÁ SEMPRE RAZOÁVEL ,, SE TIVER SÓ UM CRISTIANO E UM NÁNI ,, E APRERSENTAR UM ALMEIDA --- SE NÃO TIVER UM COUTO E O BOSINGUA QUANDO QUERIA COMO COM O CARVALHO OK, SERÁ RAZOÁVEL ----------------- SE NÃO TIVER JOGADORES DE SELEÇÃO DO TOP SUL AMERICANOS SERÁ RAZOÁVEL ,,,,,,,,,,,,,,,,, RAZOÁVEL É QUEM TEM JOGADORES E NADA FÁZ ,,

ó caramelo

isto é a selecção, não é o Sporting.

deixa-o

estar que ele foi, finalmente, corrido daqui.

Não é o único problema!

Creio que o artigo tem razão de ser. O Paulo Bento é um indivíduo conflituoso mas, pior, é um líder que não sabe prevenir mas apenas remediar. Um verdadeiro líder tem de estar atento às tensões que se vão vivendo e sentindo, de modo a ser capaz de antecipar os conflitos e evitá-los. Creio que isso é o que ele não sabe fazer. Bosingwa e Ricardo Carvalho fazem muita falta à equipa das quinas já que não me parece que Tiago trouxesse algo de importante. Poderia também fazer jeito Vaz Tê para ponta de lança .
No que não estou nada de acordo é que Paulo Bento seja um grande treinador. O que fez para merecer ser considerado como tal? Que credenciais tem? Treinou uma única equipa, o Sporting, onde foi segundo, o primeiro dos últimos e mais? Não vejo Paulo Bento mais que como um técnico mediano, pouco ambicioso e limitado até pela teimosia| E não creio que possamos esperar grandes feitos da selecção sob o seu comando.

...

No meu entender, Paulo Bento teve um desempenho muito razoável no Sporting. Não ganhou nada de relevante, mas tinha um orçamento muito mais reduzido que Porto e Benfica. Também foi o treinador responsável por trazer para a ribalta jogadores como Nani, Rui Patrício, M. Veloso e outros, e moldou o Moutinho. Desde que chegou à selecção apenas pecou em perder o jogo na Dinamarca. Ou seja, o pouco que fez enquanto treinador não é nenhum feito extraordinário, mas tem alguma relevância. Porém, não nenhum Mourinho, ou até um Villas-Boas.
De resto, concordo com o Vaz Tê. O Tiago fez uma grande época no Atlético e ganhou a Liga Europa, bem melhor que R. Micael que nem titular era numa equipa que ia descendo de divisão.

Dizes bem

Foi um treinador razoávem. E é só o que ele é.

E eu ainda diria que Quim era bem melhor do que o Eduardo.

Parece-me que estamos de acordo

O Paulo Bento é um treinador razoável e não mais do que isso. Apenas treinou uma equipa e a história está cheio de técnicos que foram bons num clube mas nunca foram capazes de repetir noutros. Por isso acho que não tem curriculum que justifique ser seleccionador mas pouco importa.
Em realação ao Tiago o que acho é que ele não acrescentava nada à equipa, ou seja, é um jogador que não é suficientemente diferente dos que lá estão. Precisávamos de um Deco, alguém criativo que desse uma maior fantasia e imprevisibilidade ao futebol da equipa. De resto, Quim, Eduardo ou Rúben Micael são suplentes que não vão jogar e portanto não é por aí que tudo se alterava!

Quando temos um seleccionador...

..que arrumou com metade da defesa e coloca Veloso como titular,estavam á espera do quê?? O que vale é que vamos com "orelha caída",o que pode ser benéfico.

O autor do artigo fala em Tiago,mas penso que a presença do Manuel Fernandes,fazia muito mais sentido.

AO ESCREVER ISTO

APENAS VENDO A VERTENTE DO TREINADOR QUE TEM UM EGO MUITO GRANDE , ACONSELHO O CARO AMIGO A FAZER UM ESTUDO MAIS PROFUNDO e colocar-se na pele deste e de outros treinadores , a razão porque há cetrtos jogadores não são seçlecionáveis , no caso dos clubes são sos jogadores que querem criar comflitos quando se sentem que são grandes jogadores e os empresários querem movimentar a mercadoria , porque não serve de nada ao empresário ,, carlos martins - moutinho - veloso - djaló- nanis simão cristiano . vianas - varelas estarem parados nos clubes mesmo que eles ganhem bem ,, eles querem é movimento ,, os 10 % da ordem isso é que conta ,, é claro que os mesmos não dizem de boca aberta que os jogadores querem sair ,, os brasileiros esses como não têem vergonha nenhuma ao fim de 6 meses já eles andam mortinhos de os levar do benfica ou porto para outro lado ,, mas os portugueses , querem na seleção quem lhes pode traze muita %%%%%%%% das transferencias e quantas mais melhoe até no mesmo jogador veja o caso paulo sousa -- baia-- e couto --s. conceição- sabe é que só dou estes exemplos ,,,,,,,,, mas ao srº jorge mendes lhe interessava que o bais fosse á seleção claro que não queria alguem que lhe propociona-se uma venda . para o estrangeiro o baia já estava no fim ,, caso de gomes , comvem um jogador que até nem no benfica jogava mas tem mercado por causa do sub 20 fèz uma boa prova ´ha que mostrar , o viana foi á força já não é aliciante , mas continua a ser meireles e costódio . ,,,,,,,,,,, o paulo bento não vái dizer ás pessoas que forçosamente tem de ser asim , porque é assim mesmo , não há volta a dár ,,,,,,,,, será que o srº não vê que o brasil não joga com a mesmo seleção 2 anos seguidos , com a argentina ,,,,,,,,, é tudo uma promoção as %%%%%%%% a divider das vendas dá para todos .e assim ,,,,,,,,,,,, paulo bento tem de faz

Mais pragmatismo precisa-se

O que eu vi foi um Miguel Lopes, que nem me passou pela cabeca que ja' tivemos um Bosingwa.
Um Pepe e Bruno Alves serem imperadores, quem se lembrou do Ricardo Carvalho, um jogador que eu admiro/ei ate' ao seu comportamento infeliz que comigo nunca mais punha os pes' na selecao.
Quanto as' escolhas dos jogadores ca' estaremos para criticar o Paulo Bento no fim, porque ate' agora nao se perdeu nada nem se ganhou.
Egos ? O que e' isso, ao joga bem, ou vai para o banco, nao tem caracteriscas para determinado jogo, fica no banco, nao come a relva, sai. O ego do Paul Bento e' querer ganhar, apresentar resultados positivos, quem nao estiver do seu lado, querer que a equipa ganhe, titular ou nao, tera' que procurar novo rumo, como quem diz, ir carpir magoas para bem longe.
Nota: nao simpatizo c/ P. Bento, mas admiro e respeito o seu trabalho.

...

Eu preciso de pragmatismo?
Miguel Lopes: a atacar muito bem, fez uma boa partida. A defender o primeiro golo começa com ele a ser passado em velocidade. Um defesa direito é para defender, como complemento deve saber atacar, mas antes que tudo deverá ser forte na defesa!
Pepe e Bruno Alves serem imperadores??? Você deve ter visto um jogo diferente, não? Perdemos 1-3, com golos onde a defesa é a responsável. No 0-1 o Bruno Alves não me pareceu muito imperador.
Os jogadores que menciono poderiam ser só 50% da nossa defesa, ou seja, é muito! Mesmo que não jogassem, seria bons suplentes. O Rolando já nem titular no Porto era, se houver um problema com a dupla titular, pelo menos suspensão por cartões deverá acontecer, estamos tramados, como se viu no jogo da Dinamarca! O Rolando foi a casa dos horrores nacionais, simplesmente não tem classe para jogar numa selecção como a nossa.

Nao nao nao !

Quem precisa de pragmatismo e' a selecao, e nao o David Leao.
Alem disso, golos falhados quando estavamos a zero, pelnalti falhado que seria dois/dois, a selecao nao me desiludiu, a maneira facil e com tecnica que chegavam a' area de remate, foi impressionante, com uma defesa mais atenta ( aqualidade esta la') com um Cristiano em dia sim, um Hugo Almeida desinibido a sorte e o resultado seria outro.
Digo mais, nao se esquecam; PORTUGAL VAI GANHAR A' ALEMANHA.

...

Assim o esperamos! O meu artigo é apenas a minha opinião sobre Paulo Bento, que aliás ainda mais se legitima por ser adepto do Sporting. Agora desejo sinceramente que todos os aspectos que escrevi passem para segundo plano e que Portugal faça um grande europeu, sem os erros que cometeu nos últimos jogos.

qual erros

já agora , é erro do paulo já não ter .. couto- ricardo carvalho está com problemas psicológicos - costinhas -maniche - deco .rui costa . simão - figo - pauleta , e´que não é fácil jogadores deste nivel ..... como não querem vêr isto dizem que errou o paulo bento

...

Claro que não temos essa selecção, que arrisco-me a dizer, nunca tivemos outra melhor! Mas Paulo Bento poderia ter levado um, ou outro jogador melhor. Tirando isso, Paulo Bento teve mal nas postura e nas declarações que teve relativamente ao R. Carvalho e ao Bosingwa. Porque seriam jogadores muito importantes, com traquejo, além de que o Bosingwa ganhou a final da Champions contra metade da selecção alemã. O Carvalho a seguir ao sucedido com a selecção entrou em depressão, e nunca mais se encontrou, o que é uma grande lástima, porque na minha opinião, Carvalho, enquanto jogou, foi o melhor central do mundo, com uma classe que só Nesta poderia igualar. é realmente uma pena...