O paradoxo lusitano | Relvado

O paradoxo lusitano

Pedro Proença, Jorge Sousa, Duarte Gomes, Bertino Miranda e Ricardo Santos são erros de "casting" da
 
Pedro Proença, árbitro: foto 03

Há cerca de uma semana (escrevo isto na véspera do decisivo Itália-Espanha), a Federação Portuguesa de Futebol aprovou a utilização de árbitros estrangeiros nas competições nacionais, mediante "determinadas" (quem serão os "determinadores"?) circunstâncias... Artigo 9, ponto 3, a utilização de "árbitros e árbitros assistentes inscritos em federações estrangeiras".

Pois bem, Pedro Proença, Jorge Sousa, Duarte Gomes, Bertino Miranda e Ricardo Santos são, certamente, erros de "casting" da UEFA... Pelo menos para a FPF.

Talvez fosse interessante para os senhores da rua Alexandre Herculano verificarem quantos árbitros, e de que países, tiveram a oportunidade de "apitar" a final da "Champions" e do "Euro" no mesmo ano, antes de passarem atestados de incompetência, velados que sejam...

Eu compreendo que este elenco federativo tem muitos interesses que é forçado a respeitar, estranhos consensos, mas, não culpem só os árbitros, para tentar manter uma paz-podre, porque nas rochas da corrupção... não passam de mexilhão...

I Liga:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Como já manifestei

em outros comentários, para mim, o grande problema da arbitragem é o não funcionamento das suas
instituições e não especificamente este ou aquele árbitro.Assim, não posso concordar totalmente quer
com o autor do artigo quer com o comentador JMMC09 no que diz respeito à participação nas nossas
competições de árbitros estrangeiros...Nem preciso de me socorrer de exemplos mais antigos, uma vez
que as más arbitragens que ocorreram neste Europeu e que culminaram com a não validação do golo
à Ucrânia contra a Inglaterra...Havia de ser bonito virem cá e acontecer tal disparate!!! E era mesmo preciso
lançar mão dos meios tecnológicos para ver que foi golo???Recuso-me a acreditar que fosse necessário.
Cumrimentos e saudações desportivas e benfiquistas.

os meios tecnológicos

não iam tornar o futebol imune ao erro...

As mesmas imagens muitas vezes são interpretadas de maneira diferente, para uns a bola entra , para outros não. por vezes para uns é penalti para outros não... basta ver aqui no relvado a diferença de opiniões sobre o mesmo lance

Caro Velha Águia

Quando eu defendo os meios tecnológicos e árbitros estrangeiros , é pelo facto de , não só pela verdade desportiva mas também pela pacificação dos ambientes desportivos . Concordo inteiramente consigo no que diz respeito aos casos neste Europeu , que foram mais do que se desejaria e com a agravante de serem 6 árbitros , 5 de campo e não só 3 .
No entanto , convido-o a refletir comigo sobre o problema das instituições ( clubes ) e instituição ( arbitragem ) ; já há algum tempo que leio com atenção os seus comentários , e porque estou convicto que é uma pessoa isenta e séria nas suas análises , e por isso eu estou a responder-lhe com o respeito devido , mas como eu disse atràs , analise comigo o seguinte exemplo :
Quando o SLB foi campeão em 2010 , com justiça pela regularidade , ganhou o campeonato com a margem mínima sobre o SCBraga . Acontece que nesse mesmo campeonato , o SLB ganhou ao FCPorto com um golo em nítido fora-de-jogo , ( +/- 1/2 metros ) e não vi qualquer dirigente ou técnico a assumir o benefício e que , neste caso poderia alterar o campeão devido à diferença pontual final , e no entanto neste último campeonato , por um erro do árbitro assistente e não do árbitro , até porque houve 2 lances que poderíamos discutir até à exaustão , um pénalti cometido pelo cardozo e o lance que dá o 2º golo ao SLB , precedido de falta inexistente , e veja o que aconteceu a nível de dirigentes,técnicos e jogadores , apelidando este campeonato de Proença devido a um lance irregular e que deu o 3º golo ao FCPorto , mas no fim a diferença pontual não tem a importância do campeonato de 2010 .
Como vê , não há instituição de arbitragem que consiga ultrapassar este problema criado porque dá jeito , dos clubes , dirigentes e jogadores .
Creio caro V. Águia , que fica claro o porquê da minha concordância com árbitros estrangeiros , para ver se de uma vez por todas , acabam as desculpas e se consegue alguma pacificação entre dirigentes e adeptos . No entanto , não me esqueço , conforme afirmei no meu comentário , eles árbitros estrangeiros também falham e muito , mas até por esta evidência , fará com que os nossos árbitros estejam mais atentos e também definam de igual modo os critérios para faltas idênticas .
Cumprimentos

Pois meu caro

eu também não tenho qualquer problema em debater seja o que for e com quem for, dentro de uma
razoável cordialidade. Como deve ter reparado, repugna-me falar em casos concretos porque muita
pedra haveria para partir. Quando me refiro mais ás instituições do que a este ou aquele árbitro é de
facto porque as instituições, quanto a mim, não cumprem convenientemente as suas funções quer
porque não defendem os árbitros nem os penalizam como eu penso que deveriam.Quando fala dos
dirigentes, jogadores e treinadores dos clubes(para mim não os deste ou daquele mas sim de todos)
está a chegar ao encontro daquilo que eu penso, o não funcionamento das instituições... Pense lá no
que tem acontecido principalmente com alguns treinadores portugueses, tais como um tal de Mou e
Pacheco que estavam mal habituados em Portugal!! E então o Jaime que ainda não há muito tempo
levou com 8 jogos...Lembra-se de ter lido? Por estas e por outras e porque eu acho que quer as leis
do jogo quer as regras da arbitragem são constantemente mandadas ás "malvas", me insurjo contra
as instituições. E já agora, apesar de ser um caso concreto, contra os meus princípios, sou obrigado a perguntar-lhe: E que tal o esplendor do sr. smile/Proença com decisões discutíveis e 2 penaltis por
marcar contra a Itália???Reitero os meus cumprimentos e saudações.

se é de instituições

não sei. Mas que que existe uma confusão técnica na estrutura, disso não tenho dúvidas.

Enquanto 2 árbitros diferentes julgarem o mesmo lance de forma diferente, enquanto 1 árbitro apitar de forma diferente o mesmo lance, no mesmo jogo...Então vão continuar a ser sempre alvo de desconfiança, alvo de chacota, alvo de ódio por parte dos adeptos e de toda a estrutura dirigente.

a meu ver o problema

a meu ver o problema principal reside na regras e nas leis de jogo que contêm demasiadas zonas cinzentas, que permitem que o mesmo lance seja interpretado de forma diferente por árbitros diferentes. isso claro que cria um clima de suspeição que é aproveitado pelos dirigentes para criarem diferentes e variadas formas de pressão incendiando o ambiente à volta dos árbitros e consequentemente levando ao ódio do adeptos.

creio que ninguém tem neste momento grande confiança na arbitragem seja ela portuguesa ou não. reconheço que é um trabalho difícil, mas por vezes há lances em que parece impossível que tomem as decisões erradas. mas aí muitas vezes penso que se trata de incompetência pura e dura. pois para mim um árbitro que se deixa influenciar pelo ambiente nos estádios é incompetente. da mesma forma que se um jogador tremer das pernas num jogo importante com casa cheia penso o mesmo.

cumps

Arbitragens .....

Caro Sportinguista , na minha modesta opinião , não se trata de erro de casting , ma sim , a pouca vergonha que clubes com dirigentes , técnicos e alguns jogadores incapazes e incompetentes , vêm no final de cada campeonato ou após terem tido um ou outro lance desfavorável , mas que devido à mentira , hipocrisia e falta de seriedade e honestidade , são incapazes de admitir e assumir , que tal como outros clubes , também são prejudicados e beneficiados , o problema ~principal do futebol não passa pela arbitragem , mas sim , pela qualidade e honorabilidade dos dirigentes , sejam eles de clubes ou federações .
Como ex desportista praticante , sempre fui , sou e serei a favor da "verdadeira" verdade desportiva , e não daquela que dá jeito para esconder e mascarar as insuficiências atràs referidas .
Que rapidamente sejam aprovadas as tecnologias ao dispôr do desporto e no caso de Portugal , que comecem de imediato as participações de árbitros e assistentes estrangeiros , para que de uma vez por todas , as desculpas não voltem a recair na arbitragem Portuguesa , e se possa tirar ilações , fazer comparações e no fim vermos e assistirmos ao uso da imaginação para branquear toda a incompetência .
Não sei qual o critério a adotar para as nomeações , mas se forem generalizadas certamente que veremos os clubes de menor dimensão a terem resultados e classificações melhores , pois estes , é que têm toda a legitimidade de levantar a voz , devido aos prejuízos de que são alvo todas as jornadas em favor dos ditos grandes .
Caro Sportinguista , não me estou a esquecer dos prejuízos do seu clube com outros de menor dimensão , no campeonato findo , mas se compararmos com os outros ditos pequenos , a diferença de julgamentos e de prejuízos , estes são as verdadeiras vítimas do sistema de proteção aos grandes .
Com a introdução desta medida , acredito numa maior verdade desportiva , embora estes árbitros também falhem , para que se comece a pacificar os ambientes e tensões entre adeptos promovidos por dirigentes sem quaisquer tipo de caráter e dignidade .

+1

belo comentário

Subescrevo. Não me lembro de

Subescrevo.
Não me lembro de ter lido outros comentários deste membro, mas se todos tiverem esta profundidade e se forem escritos de igual forma objectiva, é com prazer que lerei mais comentários deste membro. +1

Cumprimentos

Caro Patriota

Começo por cumprimentá-lo e agradecer-lhe o elogio . Já fiz vários e nalguns casos até longos comentários neste forum . Acontece é que , como certamente já se apercebeu , de há uns tempos a esta parte , começaram a aparecer uns comentadores com um fim de abandalhar e destruir a boa vontade daqueles que independentemente do seu clube , são isentos , transparentes e frontais , mesmo que o comentário colida com o clubismo , daí a minha ausência .
Mais uma vez , aceite os meus cumprimentos .

De facto, têm surgido alguns

De facto, têm surgido alguns membros com atitudes condenáveis... contudo, são membros como o senhor que têm de continuar a frequentar o fórum!

Cumprimentos, e mantenha-se por cá e a comentar dessa forma.