O fim da linha para Mourinho | Relvado

O fim da linha para Mourinho

Não é a competência técnica que está em causa. Em grandes clubes há que saber ganhar...
 

Os dias de Mourinho à frente do Real Madrid parecem estar a chegar ao fim. Rumores apontam para que o treinador português deixe a capital espanhola no final da presente temporada.

Uma vez mais, Mou completa apenas duas épocas à frente de um clube. Foi assim no FC Porto, Chelsea (duas épocas e meia) e Inter de Milão.

Já antes havia referenciado a capacidade de esvaziamento que Mourinho tem nos clubes por onde passa que, normalmente, ficam mais fracos após a sua saída. Daí as palavras de Rafa Benitez, quando tomou conta do Inter de Milão, ao encontrar uma equipa "de rastos física e animicamente".

Mas em Madrid o português encontrou o desafio da sua vida. Não apenas porque tem pela frente um adversário direto que é provavelmente a melhor equipa de sempre, mas igualmente porque a sempre exigente massa adepta do Real e imprensa espanhola chocam com o estilo de liderança de Mourinho.

Não é a competência técnica que está em causa, uma vez que Mourinho está entre os melhores do mundo. O 'peso' que tem no seio do clube foi criticado por Valdano, antigo diretor desportivo, e Ramon Calderon, antigo presidente, os quais destacaram que "Mourinho é o verdadeiro presidente do clube".

Apreciadores do verdadeiro futebol, históricos jogadores do Real Madrid, adeptos e imprensa, viram-se contra o português, não pela forma de jogar da equipa - que este ano possivelmente será campeã - mas pela forma de estar dos merengues. Porque há valores que extravasam as conquistas desportivas. É a identidade do Real Madrid que verdadeiramente Mourinho tem colocado em causa nos últimos dois anos. A forma de jogar contra o Barcelona, o estilo viril, por vezes duro e de desrespeito para com os adversários - que levam, de resto a críticas de vários treinadores de clubes espanhóis e europeus. E não nos equivoquemos. Não se trata de inveja porque quem tem ganho é o Barcelona, com um treinador pelo qual o mesmo sentimento não é nutrido.

O último episódio de Pepe foi o culminar de um conjunto de episódios que têm desgastado Mourinho à frente do Real Madrid. Provavelmente será campeão este ano. Mas não é isso que está em causa. É a forma como Mourinho tem sabido gerir a nau madridista. Porque não basta ganhar. Em grandes clubes há que saber ganhar. E no futuro, mesmo sendo campeão, perdurará a ideia de impotência perante o Barcelona.

José Mourinho:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Chelsea

Mourinho esteve 3 anos e meio no Chelsea. Nos 2 primeiros anos foi campeao, no terceiro penso que gnhou a FA Cup e na 4@ época as coisas tambem nao estavam a correr bem.

não ele esteve 2 anos e

não ele esteve 2 anos e meio.... ganhou 2 Premier League 1 FA CUP 1 FA Comunity Shield e 2 Carling Cup.
e no seu ultimo ano estava em 1o lugar a 3 pontos do 2o classificado acho que era o Arsenal....

memoria curta

entrou para o Chelsea em Junho de 2004 e saiu em Setembro de 2007. Quer dizer fez as epocas 2004/2005, 2005/2006 e 2006/2007. Começou a época 2007/2008 mas saiu em setembro. Penso mesmo que saiu apos empatar com esse gigante Europeu chamado Rosenborg. Acho que se o Mourinho nao é o melhor de sempre, é um dos melhores. Mas o culto da personalidade e mudar certas partes da historia é algo que está relacionado com os grandes ditadores. Como disse os campeonatos e a FA CUP foram trofeus, foram trofeus que ele ganhou aos serviço de Chelsea. Nao me recordo se ganhou alguma Carling Cup. http://en.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Mourinho#Chelsea

pois foi desculpa.... eu

pois foi desculpa.... eu estava-me a guiar por um livro que tenho mas que acaba na época de 2006\2007....
Saudações e mais uma vez peço desculpa....

É capaz de ser o fim da linha de Mourinho, mas....

Naturalmente que José Mourinho deve terminar este ano o seu ciclo no Real Madrid. Vai ser campeão de Espanha e não vai ganhar a Champions. Está farto de Espanha, do Real Madrid e dos seus tiques de fidalgo arruinado e da imprensa espanhola. No fundo fica uma meia sensação de falhanço que é justificada apenas pelo facto de o Barcelona ser inultrapassável nesta altura.
No que não estou nada de acordo é com as considerações, mais ou menos filosóficas, do autor! Não se trata de saber ou não ganhar em clubes grandes! Será que o Inter, o Chelsea ou o Porto não são clubes grandes?
Quanto ao estilo agressivo, que o autor classifica de desrespeito pelos adversários, é mais uma "conversa" de alguma Comunicação Social a que o autor prefere adeir. Claro que os jogadores têm de ser agressivos mas os do Barcelona também o são! Vi alguns excessos de jogadores do Real, e não me parece que isso tenha algo a ver com ordens de Mourinho que nunca ninguém acusou de as ter dado nos clubes anteriores onde passou, mas também vi alguns do lado do Barcelona que não são anjinhos. Claro que a pressão é grande e é natural que os futebolistas do Real se sintam incomodados com as sucessivas derrotas frente ao adversário mais importante, mas quem nunca tiver pecado que atire a primeira pedra!
O Real Madrid, criou uma envolvência, com o actual presidente, em que os contratados são vedetas que fazem muita publicidade e se ocupam de futebol nas horas vagas. Por isso as sucessivas derrotas que têm sofrido e que têm deprimidos os adeptos do clube.
José Mourinho tenta, desesperadamente e sem o sucesso que quereria, mudar as coisas! Tornar tudo mais profissional e mais virado para o futebol. Claro que mudar a forma de estar dum clube, não por ser grande mas por ser o Real Madird, habituado a ganhar sem ter muito esforço porque os favores de arbitragem e não só são sempre habituais e repetidos tudo resolvem na falta de o futebol por si resolver, é complicado e acarreta sempre incompreensões e resistências. Por isso, sempre pensei que Mourinho ia encontrar o seu "Armagedon" no Real Madrid! Não ia conseguir mudar a mentalidade dominante e não ia vencer o Barça, acabando por sair sem glória! Creio que irá para Inglaterra, não para o Chelsea, recuperar o seu prestígio num país onde os adversários o adoram!

embora bem estruturado, acho

embora bem estruturado, acho que não é uma questão de deixar as equipas de rastos o problema..... o problema é arranjar um treinador que substitua Mourinho e continue o trabalho que ele faz.... sim ele pode exigir muitas das vezes de mais dos jogadores, mas se não exigir sabe que nunca poderão alcançar o sucesso pretendido.... como é óbvio eles têm de trabalhar muito, e principalmente com o Inter e Porto que não eram duas equipas destinadas a ganhar a Champions League.....
Não sei se já te interessas-te em ver a reportagem dele quando ganhou a Liga dos Campeões com o Inter e foi anunciado como treinador do Real Madrid.... são 45 minutos que vale a pena serem «perdidos», em que demonstra um pouco do que ele passou para ganhar estes titulos europeus....

http://www.youtube.com/watch?v=g_dkdHvdGLA

Saudações....