As inverdades sobre Vítor Pereira! | Relvado

As inverdades sobre Vítor Pereira!

Vítor Pereira mostrou uma força do tamanho do mundo.
 
Vítor Pereira (FCP) em conferência de imprensa

Aproveitando o momento em que finalmente alguém deu uma oportunidade mais que merecida a este treinador bi-campeão nacional, em dois anos ao comando duma equipa candidata ao título, faço este artigo para contrariar algumas inverdades que de tão repetidas se tornaram verdades mediáticas, que têm tanto de absolutas como de injustas.

1.ª inverdade: Não foi ele que ganhou o campeonato, foi Jesus que o perdeu. Nem sei como é que alguém aceita este argumento, porque por essa ordem de ideias ninguém ganhava com mérito. Imaginemos que o Benfica não perdia pontos contra o Estoril, também JJ não teria mérito, porque foi Vítor Pereira que perdeu pontos em casa contra o Olhanense. Depois, como é que alguém pode retirar mérito a Vítor Pereira, quando os pontos que ele fez nesse campeonato dariam para ganhar qualquer campeonato, considerado bem ganho por todos, de JJ; como é que alguém pode retirar mérito a um campeonato ganho sem derrotas, o terceiro da história do nosso campeonato; como é que alguém pode retirar mérito a um campeonato onde existem 90 pontos em disputa e que desses foram apenas perdidos 12? Dito assim, realmente parece um disparate, não é verdade?

2.ª inverdade: Vítor Pereira só sabe jogar um futebol monótono. Pois bem, como é que queriam que ele jogasse com maior espetacularidade com Moutinho, Lucho, James e Varela a dar jogo para o ponta de lança? Todos são excelentes jogadores, mas onde é que está aqui o homem que desequilibra pela velocidade, pelo arranque com bola controlada? Lembro ainda que as alternativas que ele tinha no banco eram putos, alguns a quererem ir embora, outros com problemas com empresários, e outros a precisarem de maturidade. Mesmo assim, quem deu mais espetáculo naquele empate na Luz por 2-2, em que Defour foi a alternativa a James? Não estou a dizer que ele tenha o futebol mais espetacular do mundo, mas com estes ovos, queriam que ele jogasse em transições rápidas?

3.ª inverdade: Não foi Vítor Pereira que ganhou, foi a estrutura que ganhou. Este é daqueles argumentos repetidos até à exaustão para ajudar a vender a ideia do célebre “o Porto só ganha pelos árbitros”, ou, no pólo oposto, da divindade da estrutura portista. Pois bem, Fonseca provou no ano seguinte a falência desses pensamentos. É certo que a estrutura ajuda, mas quando não se tem qualidade perde-se. Foi assim com Ivic na sua segunda passagem pelo Porto, foi assim com Del Neri que nem aqueceu o lugar, foi assim com Fernandez, foi assim com Quinito, foi assim com Fernando Santos dois anos seguidos, foi assim com Octávio Machado, e é sempre assim quando o treinador não é competente. A única coisa que se aceita é que, no Porto, se tens qualidade estás muito perto da vitória, agora, se não a tens, não ganhas nem no Porto nem em lado nenhum. Claro que existe sempre uma exceção que confirma a regra.

O homem pode ter começado mal no Porto, pode ter mostrado inicialmente que não estava preparado para a empreitada, mas no final de tudo mostrou uma força do tamanho do mundo, ao ganhar, e não a ganhar só uma vez, e não a ganhar a qualquer plantel, e não a ganhar a qualquer treinador. Ganhou por duas vezes seguidas, a um plantel com mais opções do que aquelas que tinha ao seu dispor, a um treinador como Jorge Jesus. Em conclusão, o futuro dirá o que ele vale, mas o que ele fez... fez!!!

I Liga:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

.......

Acho Vitor Pereira um bom treinador que percebe muito da coisa mas nem sempre foi essa a minha opinião sobre ele.
No princípio achei que não era o homem certo para o lugar mas com o decorrer da época foi me convencendo.

O episódio em que ele muda completamente a minha opinião é quando o Porto vai a luz empatado na classificação com o Benfica, o porto domina por completo a primeira parte se viesse para o intervalo a ganhar por dois ou três não era escândalo nenhum mas a realidade e que vem empatado. Na segunda parte o Benfica faz 2-1 numa bola parada e aí Vitor Pereira lança Djalma para defesa direito por troca com um central na casa do maior rival mostrando um enorme caráter e principalmente uma enorme força interior, conseguindo o porto fazer a reviravolta e trazer da luz três pontos justíssimos e importantíssimos.

Exactamente como eu, no início também não achei

que era o homem certo, aliás, talvez até não fosse na altura, que ele andou ali a patinar um bocadinho as conferências de imprensa, não estava assim tão preparado, mas a maneira como ele voltou ao cavalo, como ele encarou o toiro pelos cornos, foi de homem... e claro, no futebol só a coragem não te leva a lado nenhum, provou-nos a todos, que ele percebia muito de bola...

Um bom treinador, sem dúvida.

Alguma sorte no 2º campeonato que ganhou, mas os campeões fazem-se com talento, transpiração e sorte. Vitor Pereira não tinha propriamente o dom da palavra nem um carisma que cativasse a massa adepta portista, mas no que interessava - liderança, gestão de egos e sensibilidades, e competência técnica - mostrou-se à altura, e neste caso os resultados têm que falar por si.

Prefiria-o ao Fernando Santos na selecção, gosto da sua garra e obstinação.

Grande treinador...

..não fossem alguns adeptos do FC Porto, podíamos estar nesta época a lutar pelo PENTA.

Muito feio, o que lhe fizeram.

https://www.facebook.com/grou

Não foram os adeptos Curva,

Não foram os adeptos Curva, foram os atuais dirigentes, que cada vez mais, deixam muito a desejar...

Essa estória, que foram os adeptos que pressionaram a demissão do Vítor Pereira, não passa de uma mentira que deu jeito a alguém na direção...

A maior borrada e injustiça que tenho memória... Mas para mim, ele ainda regressa um dia ao Porto, e vai regressar pela porta grande...

Dos melhores treinadores que passaram pelo Porto...

Refilão, com esta direção não me parece que volte,

parece-me, e isto é só mesmo um feeling, que eles morriam antes de admitirem que cometeram um erro desta magnitude, a não ser claro, que insistam na teoria de que foi VP que quis sair :)

Ernesto benfiquista, E no

Ernesto benfiquista,

E no legado de 33 anos de PdC é regra Treinadores regressarem?

Quantos regressaram nas ultimas 33 temporadas, e em 17 Treinadores? Apenas dois regressaram, sabes quem foram?

Este crâneo e sapiência parda é um talento de barbaridades digitadas por m2!

Sim, não tenho dúvidas em

Sim, não tenho dúvidas em relação a isso... :)

Foram sim refilão...

..vou todos os jogos ao Dragão, visito muito blogs e sei bem que diziam dele. Culpados nº 1 , adeptos do FC Porto.

É preciso dizer as coisas como elas são! Embora reconheça e aprove o que dizes da estrutura.

Curva, diziam bem pior do

Curva, diziam bem pior do Paulo tavinho Fonseca tanto no estádio como nas redes sociais, e não foi por isso que o Pinto da Costa demitiu o Paulo tavinho Fonseca... Aliás, não me lembra nos 30 anos de mandato o Pinto da Costa ter demitido algum treinador por pressão dos adeptos...

O que não invalida que estejas correto em relação à pressão dos adeptos em relação ao V. Pereira...

Ernesto, o burro presunçoso das barbaridades!

"Foi assim com Ivic na sua segunda passagem pelo Porto, foi assim com Del Neri que nem aqueceu o lugar, foi assim com Fernandez, foi assim com Quinito, foi assim com Fernando Santos dois anos seguidos, foi assim com Octávio Machado, e é sempre assim quando o treinador não é competente"

Eis as sempre sábias conclusões do Ernesto, o nosso burro presunçoso.

O Ivic não era competente, e ganhou no FC Porto 1 Campeonato, 1 T Portugal, 1 T Intercontinental, 1 Supertaça Europeia, e foi Campeão em Portugal, e mais títulos em 7 países diferentes. E orientou 4 selecções. Um currículo ao alcance de poucos. Todavia para o Ernesto não tinha qualidade!

O Fernando Santos, em 3 temporadas no FC Porto fez uma bela Campanha na Champions (eliminado nos Quartos pelo Bayern injustamente), ganhou 1 Campeonato (perdeu outro pela Campanha Champions, sobretudo pelo desgaste de 12 jogos naquela competição) e venceu 2 T Portugal, com 2 Supertaças pelo meio. Um Treinador reconhecido na Grecia e em Portugal, o unico Treinador Português que treinou os 3 Grandes, também não tem qualidade para o Ernesto. o que dizer?

O Asturiano Fernandez, ganhou em meio ano no FC Porto 1 Supertaça e 1 T Intercontinental e perdeu a Supertaça Europeia por 2-1 com o Super Valencia de Aimar, numa temporada da ressaca Mourinho, sairam 5 nucleares, e outros 5/6 ficaram insatisfeitos, nessa época no FC Porto contemplou no Plantel mais de 30 jogadores, apesar de tudo o FC Porto termina a 1ª volta lider. Neste caso, aponto o dedo à instabilidade e a Estrutura na preparaçaão da temporada. Recordo que Del Nery foi contratado, e nao orientou o FC Porto oficialmente, se Del Nery tinha ou não qualidade, não sei, mas o Ernesto afirma que não tinha, e se ele afirma na sua douta presunção, quem sou eu para contrariar a presunção de um burro com mestrado em gestão desportiva!

cho que o Porto deve-lhe uma

cho que o Porto deve-lhe uma segunda opurtunidade pois a desculpa da sua saida foi as mas exibiçoes,pois entao desde que ele saiu tirando os jogos da champions deste ano (grupo bem fraquinho diga-se) nao me lembro do Porto ter feito grandes jogos...

Destaque para os jogos do Dragao que tal como na era do V Pereira continuam a ser as mesmas vitorias sem qualquer sabor (excepto que agora ate nos damos ao luxo de perder em casa com os rivais) mas ha adeptos contentes com isto.....

Lopetegui teve aquilo que VP nunca teve,

Vp para ter o seu primeiro reforço vindo da sua cabeça, teve que batalhar uma época inteira para ter Martinez em vez de Gutierrez (ou lá como o homem se chama)... e foi esse o seu reforço para a época do minuto 92... queriam que ele esticasse mais o jogo, mas tiraram-lhe Hulk e não lhe deram mais ninguém, já Lopetegui, teve tudo aquilo que quis...

Por isso, não sabemos o que seria o futebol de VP com alguns jogadores diferentes daqueles que treinava... é que não estou a ver outra forma de vencer quando tinhas só jogadores de passe, inteligentes, mas sem explosão, Moutinho é fantástico a gerir os momentos do jogo, mas não aguenta ir e vir todo o jogo em grandes correrias, tal como, Lucho, tal como James... manter a posse de bola, fazer dessa premissa a base do jogo portista, era a única forma de ganharmos nesse ano, apostando nas nossas forças e escondendo as nossas fraquezas, é para isso que os treinadores estão lá...

Argumentos vindos de

Argumentos vindos de benfiquistas são todos estupidos LOOOL

Olimpiakos é o clube "ideal"

Olimpiakos é o clube "ideal" para provar o que vale!!!

O melhor clube foi mesmo o Benfica, especialmente na Luz, é

que com Defour na ala, com isto ou com aquilo, JJ só tinha uma forma de contrariar o jogo, bolas longas, contra-ataque, e conceder o domínio de jogo ao Porto, era quase constragedor a forma como JJ abdicava do seu jogo nestes confrontos... aí tens a situação ideal para ele ter demonstrado o seu valor.

esse enorme clube que ha um

esse enorme clube que ha um par de anos eliminou o igualmente enorme SLB da champs lol