Fomos quase grandes... | Relvado

Fomos quase grandes...

Após grandes críticas à seleção, esta consegui fazer um europeu espetacular! Analisemos então o dese
 
Euro 2012: Portugal-Espanha (11 inicial de Portugal)
Lars Baron/Getty Images

Após grandes críticas à seleção, esta consegui fazer um europeu espetacular em relação às expetativas criadas após os dois jogos de preparação. Vamos então analisar o desempenho de cada jogador da seleção neste europeu.

Começando pela baliza. Rui Patrício pouco se viu. Verdade que não teve muito trabalho, mas quando teve esteve sempre à altura. É também de salientar que todos os guarda-redes estiveram unidos. Percebo talvez a não inclusão de Quim na convocatória, pois Paulo Bento terá conhecimento mais do que ninguém de como se relacionavam estes três guarda-redes. Como apenas um ia jogar, fez bem em convocar os guarda-redes para bem do grupo e não por quem é melhor e que pudesse causar instabilidade na seleção.

Agora da esquerda para a direita. Coentrão esteve muito bem neste europeu. Mostrou realmente que vale o dinheiro que foi gasto pelo Real por ele. Talvez nesta próxima época se afirme como um dos melhores laterais do mundo.

Quanto a Pepe não é preciso dizer muito. Toda a gente viu e muita gente diz que ele foi o melhor da seleção. Discutiremos isso mais à frente. Bruno Alves... esteve muito bem ao lado de Pepe. Aquele penalti podia ter sido falhado por outra pessoa qualquer. A verdade é que ele estava pressionado, algo que raramente se viu neste jogador, um dos sub-capitães de Portugal. Mas, de qualquer maneira, fez um europeu de bom nível. Quanto a Rolando pouco se pode dizer. Esteve lá sempre que foi preciso, esteve bem de um modo geral.

Do lado direito já não é assim tão fácil de analisar. João Pereira ora alternava entre bons jogos e entre jogos em que mal uma bola conseguia dominar. Fez aquela assistência magistral num grande jogo contra a Holanda, mas de resto deixou muito a desejar. Quem sabe Miguel Lopes, com uma maior entrega ao jogo e com tanta raça como a de João Pereira, não tivesse sido melhor solução.

Começo a falar do meio campo definindo-o como SOBERBO! Miguel Veloso, Raul Meireles e Custódio, sempre que chamado, estiveram lá, correram que se fartaram, seguraram o meio campo com classe. Moutinho é um caso à parte no futebol mundial. É difícil de encontrar um médio com a capacidade de trabalho, determinação e qualidade nos pés como este. Neste último jogo contra a Espanha foi claramente o melhor de Portugal, pressionou alto, recuava imediatamente quando isso não resultava, enfim... Grande europeu deste pequeno grande jogador.

No ataque tudo foi diferente. De Nani esperavam-se golos que nunca apareceram, embora tenha feito duas assistências (e que assistências!). Enfim, pouco se pode pedir mais a este extremo, fez o seu serviço, ajudou a defesa. Bom europeu para este jogador também. Varela esteve bem quando chamado, praticamente foi o golo dele que nós deu o apuramento.

Hélder Postiga, Hugo Almeida e Nelson Oliveira - apenas um golo de três pontas-de-lanças, tantos como o Varela que deve ter jogado perto de 45 minutos! Muito pouco para uma seleção de classe mundial. Postiga trabalhava bem durante o jogo, assim como Hugo Almeida nos jogos em que participou. Nelson Oliveira... fez bem melhor nos jogos do Mundial sub-20 o ano passado. Este ano nem pressionar o ataque adversário conseguia, perdia muitas bolas. Espero que melhores muito e rápido. Espero que chegues ao nível dos melhores, mesmo não sendo do teu clube. Resumindo, faltam golos nesta área.

Ronaldo, Ronaldo, Ronaldo. Percebeu-se porque não és considerado por muitos o melhor do mundo. Quando estás a fazer a barreira simplesmente olhas para os ecrãs espalhados pelo estádio para compor o cabelo. Com Coentrão em apuros com Muller, Robben, Silva e muitos outros jogadores de classe mundial raramente ajudavas na defesa. Sim, és um grande jogador, mas falta-te humildade e trabalho dentro de campo. Estiveste bem durante o europeu, mas defraudaste algumas expetativas. Teres sido bom não é suficiente para um jogador da tua classe. Simples.

Quanto ao melhor jogador deste europeu, deixo-vos comentar. Na minha opinião, João Moutinho, pela entrega em cada um dos jogos, e pelas assistências, pouco mais é preciso dizer.

Merecia melhor desfecho para Portugal este europeu. Mas de qualquer maneira, esta geração ainda vai a tempo de algo grande. Continuem assim!

Seleção:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

isto é relvado

NÃO isto é pior que terra batida

pois,

devido a quem (entre outros utilizadores)?

Do 11...

...esperava muito mais do Nani. Um jogador fantástico,mas realmente não lhe correu bem o torneio.Verdade que tb ajudou muito o JP.

Continuamos a ter uma grande lacuna na frente de ataque.

100% de acordo Curva, também

100% de acordo Curva, também esperava muito mais do Nani, em alguns jogos chegou mesmo a ser irritante por não soltar a bola, por exemplo no jogo de ontem várias vezes o Moutinho procurava fazer tabelinhas com ele e o Nani sempre agarrado à bola, valeu o esforço e o empenho que teve.

Abraço