Cérebros de Ronaldo e de Messi são superdotados | Relvado

Cérebros de Ronaldo e de Messi são superdotados

A conclusão é de uma investigação sueca que apurou que os futebolistas de elite têm uma inteligência
 

Os futebolistas de alta competição têm um cérebro sobredotado. É o que conclui uma investigação do Instituto Karolinska de Estocolmo, na Suécia, divulgada pela revista científica Plos One.

Os jogadores de alto nível, com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo como os expoentes máximos do momento, integram os 5 por cento da população mundial que revelam melhores funções executoras do cérebro, fruto das exigências inerente à profissão, designadamente a necessidade de processarem uma grande quantidade de informação em muito pouco tempo e de tomarem a decisão correta.

O estudo avaliou conceitos como "memória de trabalho", isto é, a capacidade de lidarem com dados como a trajetória da bola, o posicionamento dos adversários, a breve prazo. Além disso, analisou a capacidade de resolução de problemas e de tomada da decisão mais acertada, a flexibilidade cognitiva para corrigir um posicionamento ou uma decisão em função das ações dos outros jogadores e a inibição de impulsos de modo a não rematar para onde se tinha decidido inicialmente, mas para onde se resolveu chutar depois.

A amostra de trabalho incluiu jogadores da primeira divisão da Suécia, jogadores de divisões secundárias e pessoas que não praticam futebol. Os resultados indicaram que os futebolistas do principal escalão sueco revelam melhores funções executoras do que os dos escalões secundários, e estes por seu turno denotam melhores resultados do que aqueles que simplesmente não jogam à bola.

Segundo a investigação também poderá ser possível prever as potencialidades de uma jovem promessa com testes que avaliem as suas funções cognitivas.

Cristiano Ronaldo:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pois... o problema é não pôr

Pois... o problema é não pôr essa capacidade a trabalhar fora do âmbito do futebol.

Pena não terem ído para as Unoversidades.

Teríamos bons médicos, advogados ou arquitectos. LOL.

Agora quase analfabrutos é que são inteligentes?

Estes suecos se não fossem as suecas não existiam.

Goza goza, mas a verdade é

Goza goza, mas a verdade é que estes dois jogadores de elite ganham mais de 12 milhões de euros por ano, fora extras (publicidade, ofertas, campanhas, etc...)

O Ronaldo se fosse para

O Ronaldo se fosse para médico ou advogado andava no desemprego! Acho melhor é ver quem anda nas unis com jeito de jogar a bola para serem exportados!LOL