Rui Santos: "Do 'Quase Sporting' ao... 'Talvez Sporting'" | Relvado

Rui Santos: "Do 'Quase Sporting' ao... 'Talvez Sporting'"

O comentador questionou no programa Tempo Extra a viabilidade do clube de Alvalade: "Talvez haja nec
 
Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Miguel Ribeiro Fernandes/VIA

No Tempo Extra deste domingo, Rui Santos analisou o desempenho das equipas na Taça da Liga: “O Sporting não se deve queixar em primeiro lugar da arbitragem. Não é aceitável que, jogando duas vezes em casa [Moreirense e Gil Vicente], o Sporting não tenha conseguido registar qualquer vitória, num grupo teoricamente acessível. Foi muito fraco o futebol produzido”. O comentador da SIC entende que “os últimos treinadores que têm passado por Alvalade são mais vítimas de diversos défices estruturais existentes”, mas crê que “Domingos também tem cometido muitos erros e deve assumir as suas responsabilidades. As declarações que produziu ultimamente [Fórum dos Treinadores] revelam críticas claras ao tipo de jogadores contratados”. Rui Santos considera que “um treinador não pode estar dissociado do processo de aquisições de jogadores. Não faz sentido os treinadores perceberem a posteriori os jogadores que têm ao dispor”.

Sobre as conclusões da auditoria financeira levada a cabo sob o patrocínio de Godinho Lopes, o comentador da SIC e cronista do Relvado sublinhou “a importância do ato”, mas entende que “não cabe a Godinho Lopes absolver a ação dos seus antecessores”. Rui Santos acentuou as dificuldades por que passa o clube de Alvalade e diz que “o tempo não é para brincadeiras. O Sporting debate-se com um problema de sobrevivência”. E foi mais longe na sua análise: “Não é possível resistir a esta realidade -- em custos com pessoal e juros bancários o Sporting ultrapassa as receitas globais que consegue realizar num ano. Assim não é possível e a sensação que se colhe é de ingovernabilidade”.

“Vender a Academia pode ser uma necessidade e uma das soluções”

Rui Santos acentuou a dificuldade de aparecer um investidor que tenha vontade de entrar com capital no Sporting, sabendo-se que “100 M€ apenas chegam para pagar custos com pessoal durante cerca de dois anos e meio”. E disse mais: “o Sporting está a ser vítima de alguns negócios ruinosos, desde a venda dos terrenos e a construção do novo Estádio até à desastrosa política de aquisições, no futebol profissional”. O comentador da SIC diz que “mesmo ao nível da venda de jogadores é preciso considerar que os passes dos jogadores, na sua esmagadora maioria -- e deu os exemplos de Wolfswinkel e Rinaudo -- pertencem ao Sporting em percentagens reduzidas”. Isto para realçar que “o Sporting tem quase nada para alienar e talvez haja a necessidade de vender a Academia, ainda que quem compre tenha o problema do PDM para resolver”. O comentador da SIC deixou uma ideia: “Será que a FPF poderia interessar-se pela Academia do Sporting para ali fazer funcionar a Casa das Seleções?”

O regresso de Lucho e a estreia de Janko

Rui Santos comentou ainda a estreia de Janko e o regresso de Lucho ao FC Porto: “As exibições de ambos foram importantes para um futebol mais conseguido”. O comentador da SIC adiantou que “Lucho pode ser o líder dentro do campo que o FC Porto necessitava” e que “a presença de Janko na área vai obrigar o FC Porto a canalizar jogo pelas faixas laterais. Nesse aspeto -- observou -- a utilização de Danilo na direita dá mais profundidade ao corredor”. Rui Santos deixou claro que, “com estes jogadores, o FC Porto apresenta-se agora mais forte e equilibrado”.

A estreia de Yannick Djaló no Benfica

Rui Santos analisou ainda a contratação de Yannick Djaló pelo Benfica: “Vai ser difícil conquistar um lugar como titular, porque a concorrência é forte e Jorge Jesus tem de olhar à gestão dos equilíbrios no balneário, mas o treinador do Benfica reúne todas as condições para ser um dos poucos treinadores a ser capaz de potenciar as características de Yannick Djaló”, dando os exemplos da transformação que sofreram, com ele, jogadores portugueses como Fábio Coentrão e Carlos Martins.

No inquérito telefónico do Tempo Extra desta semana perguntava-se “quem é o maior responsável pelo mau momento do Sporting?”. A hipótese de resposta “Arbitragens” foi a mais votada.

I Liga:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O Sporting e (Rui Santos)

Vivi no tempo de Salazar, lembro-me bem que desde que nao se falase em politica, podia-se falar de tudo um pouco, depois do 25 de Abril, para alguns e' proibido comentar tudo o que nao nos soa bem ao ouvido, sob pena e ate' ameaca de sermos espancadas, ate' onde isto chegou!
Temos mais liberdade e por isso mais responsabilidade, porem, alguns ha' por ai', so' porque podem escrever, fazem-no como se estivessem com diarreia, insultando tudo e todos.
Leio artigos de Rui Santos ha' mais de 25 anos, umas vezes concordo, outras nao, nem por isso vou ameaca-lo e denegrir o seu trabalho do qual tenho a plena convicao que o faz de um modo profissional, isento, mas tambem objectivo. O Rui Santos nao precisara' certamente da minha ajuda para se defender, todavia sinto-mo triste que alguns papalvos em vez de discutir o assunto em epigrafe, verborreem o seu autor . Haja o minimo de respeito e bom senso.Que se saiba existem forums para se falar de jornalistas, vao vomitar para outro lado, se nao gostam de Rui Santos e' facil; Quando virem os seus artigos, passem a seguir, nao leiam.

estou pasmado

sou benfiquista, mas sempre pensei que o Sporting era a equipa mais bem gerida, quer pelo facto de tntarem promover os jogadores das suas escolas mas tambem porque nao entravam em loucuras para comprar jogadores(pensava eu). Afinal o clube esta tao ou mais falido(???) que os outros o que so prova que os seus dirigentes so tinham pose. A solução para o problema nao sei. Mas o Sporting é um grande clube e de alguma forma a soluçao vai aparecer.

ora bem....ao ler : “Será que

ora bem....ao ler : “Será que a FPF poderia interessar-se pela Academia do Sporting para ali fazer funcionar a Casa das Seleções?”.....
Da-me vontade de perguntar: “Será que a FPF poderia interessar-se em requalificar o Jamor para ali fazer funcionar a Casa das Seleções?” Ter um Estadio Nacional naquelas condições da pena...As questões financeiras de cada clube e eles dizem respeito, seja o Benfica com a antiga operação coracao, seja o actual momento do Sporting, seja a falta de liquidez financeira do Porto para honrar compromissos. Cabe a cada um, a cada dirigente arranjar soluções para inverter as gestões danosas....Porque vender para tapar buracos nao é solução....ha de haver um dia não vai haver mais nada para vender e aí e que vai ser do caralho.....Vejamos o Exemplo do Estado...alguem tem noção que vender a EDP, as ADP, os fundos de Pensoes a longo prazo é gestão danosa?

Oh rui nao vejo qual o

Oh rui nao vejo qual o beneficiio de vender a academia, imagine-se que faz dali os 10 milhoes que custou, compra um jogador que nao rende e lá se vai o dinheiro da academia. Mais vale manter e tentar criar bons jogadores.

Quanto a realidade do sporting, o sporting ja acabou, e acabou precisamente no mandato do cabeça de giz, mais conhecido por JEB.
O sporting so ainda nao fechou as portas porque continua ligado a maquina que lhe vai mantendo os sinais vitais, mais cedo ou mais tarde deixara de estar ligado á maquina.
So ha uma forma de resuscitar, é que chegue ai algum magnata excentrico e compre o sporting e as suas dividas porque a sustentabilidade do clube nao lhe permite outra solucao.

ainda melhor

portugal , politicamente - económicamente-e desportivamente , quem tem saude é que vive ás custas dos doentes ----------------- no caso do desporto é o benfica e porto que se alimenta do vegetar dos outros clubes -------------------------- MAS PODE SER QUE ISTO ACABE

estás muito enganado tu e muitos

quem anda ligado á máquina é o F. C . PORTO . E O OS GALINHOLAS, E sabes quem é a máquina , é precisamente o sporting - braga - guimarães- maritimo - quando estas máquinas pensarem e fizerem todos eles contas que são o seporto para esses clubes viverem ---- quando estes clubes se juntarem e pedirem os mesmo direitos e justiça desportiva e e isenção , como dão a aos 2 que falo -- logo verias quem é que estava ligado ás máquinas , ,,,,,,,,,,,,, se é o sporting ou quem vive dele ,,,,,,,,,,,,,,,,, há um ditado muito antigo ,,,,,,,,,,, não há puta se não houver pagador ,

Putos enjaulados

E estas hienas soltas...

Gostava de saber por que a

Gostava de saber que credibilidade dá a SIC a este tipo para o manter como comentador.

Ridículo...

Existem pessoas mal resolvidas que encontram em pessoas bem sucedidas e com valor, a oportunidade para despejar as suas frustrações. Pergunto: Que contributo dá o senhor ' Tom Sayer', que parece ainda viver no mundo infantil, na construção de uma indústria de futebol mais transparente em Portugal?
Que ridículo. Recomendo-lhe uma sessões de psicoterapia para ajudar a conseguir ultrapassar os seus fantasmas. Será apenas o jornalista Rui Santos o seu único fantasma?

Tom...

O Relvado é propriedade da AEIOU, Investimentos Multimédia, SA, empresa do grupo Impresa.
Na segunda metade de 1999, a IMPRESA passou a deter o controle de 51% do capital da SIC e 37.3% do interesse económico,

Saudações leoninas SA

Isso sei eu. Mas a pergunta

Isso sei eu. Mas a pergunta mantém-se.

Porque as audiencias mandam

Os lampiões consomem ávidamente (não todos) este tipo de "coisas" basta inventar qualquer asneira relativa ao Sporting que ganham com isso .
Com esta nova (ah ah ah) parceria com o necrófago , o relvado é quase um mero eco dessa "opinião independente" :-D .
Acho que não aprenderam nada com o "coldgate" talvez sejam necessárias outras medidas ...

SA

P.S.:É melhor não dizer mais nada não vão calar-me (escrita minha , calei-a eu )

tontinho

Tanta azia! O pior cego é aquele que não quer ver. O SCP para sobreviver terá de olhar com frontalidade para a miserável realidade do clube.

Saudações Leoninas.

VOU ANALIZAR ISSO QUE DIZ SE FOR VERDADE

NEM MAIS UMA LIGAÇÃO AEIOU E MUITO MENOS RELVADO .

É publico leão

Não ia inventar sou o sportinguistaassumido

SA

estão é assim boa sorte neste sitio

porque para mim acabou , vou embora mas não foi a seita do porto ou benfica que correu comigo porque esses nem para começar serviam ,,,,,, em casa tenho tv paga mas mandei cancelar a sic este canal não entra na minha casa desde que o rui santos lá anda ,,,,,,,,,,, adeus caro amigo e lute por mim e por si --------- quando acabar estas faze nem vou ler a sua resposta se é que a dá mas não conta sportinguistas verdadeiros porrada nessa seita ,

vai e leva saudades

e coisa que ca nao deixas

Fique descansado

Que hoje , Dias Ferreira e Eduardo Barroso responder-lhe-ão devidamente seu...
http://relvado.aeiou.pt/sporting/abutres-326621

Mais uma encomenda...

assim vai o pseudo jornalismo.
O fóssil Santos manifestou-se preocupado com as perspectivas futuras do Sporting. Por um lado, é enternecedor: um parasita que vive da falência do hospedeiro a angustiar-se muito com a falência técnica deste. Tudo isto com o alto patrocínio do Relvado....lindo pá, lindo. Depois admiram-se das consultas extraordinárias em clínicas dentárias...

Parasita...'Calabota-mos'

Parasitas são pessoas que escrevem barbaridades como aquelas que o 'calatota-mos' escreveu.

Não creio....

o Calabota-mos é um profissional com honra, carácter e brio profissional. Jamais farai o papel esdrúxelo e obtuso de quem se move por encomenda ou de avença. Comparar a postura do Calabota-mos com o rastejante em apreço é puro mau gosto...

Parece-me esclarecedor:

"Escreve muito bem...
Enviado por MFPires a 30 de Dezembro de 2011, às 12:05.

[0 pts.] O jornalista Rui Santos escreve como poucos jornalistas em Portugal e percebe de língua portuguesa. Que saudades das suas crónicas, sobre outros assuntos fora do futebol, na revista do jornal Correio da Manhã.
Continuarei atenta aos textos fora das 4 linhas."

está explicada esta sua investida pela "seriedade" do escroque.