PSP justifica intervenção em Coimbra (com vídeo) | Relvado

PSP justifica intervenção em Coimbra (com vídeo)

Polícia refere que havia perigo de “esmagamento” de pessoas. Veja um vídeo dos incidentes.
 
Vídeo: PSP intervém em Coimbra

Vídeo amador registou incidentes:

A PSP justificou esta segunda-feira, em comunicado, a intervenção policial no Estádio Cidade de Coimbra, durante o jogo de ontem entre a Académica e o Benfica. Segundo a polícia, a intervenção deveu-se ao perigo de “esmagamento” dos espectadores.

O comunicado da PSP:
“Realizou-se no Estádio Cidade de Coimbra – Efapel, o Jogo entre a Associação Académica de Coimbra e o Sport Lisboa e Benfica, a contar para a 11.ª jornada da 1.ª Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Cerca do 80.º minuto de jogo, gerou-se uma desordem na bancada entre adeptos afetos ao Sport Lisboa e Benfica, motivando a necessidade de intervenção da PSP para controlar os ânimos, visivelmente exaltados.
No momento da intervenção, os adeptos instalados naquela bancada e que até então se agrediam  entre si, mobilizaram-se e arremessaram petardos e várias cadeiras na direção dos polícias. Por esse motivo, foram direcionados para aquele sector elementos do Corpo de Intervenção da UEP, que repôs a ordem no local. Saliente-se que foram arrancadas e arremessadas daquele sector mais de 100 cadeiras.
Durante esta intervenção, e face a uma previsível situação de esmagamento das pessoas naquela bancada, a PSP colaborou na retirada de alguns adeptos para as bancadas adjacentes e pista de atletismo do estádio, o que levou à interrupção do jogo, por breves minutos.
Nos termos da legislação em vigor, foi autorizada a entrada de cachecóis, camisolas, bonés e bandeiras individuais, a todos os adeptos.
Por terem sido deflagrados diversos petardos e tochas durante o jogo, a PSP participou criminalmente e encontra-se a efetuar diligências para identificar os seus autores.
Foi ainda detido um adepto do Benfica por injúrias e resistência a agente de autoridade”.

Académica:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Lá está o benfica sempre a

Lá está o benfica sempre a questionar a policia, a duvidar, a querer tratamento especial. Deixem a escumalha fazer o que querem!

Daqui a nada querem alterar as leis da constituição portuguesa. Com a facilidade com que mudam os estatutos do clube e com esta insistência em quererem ser sempre tratados de forma especial e diferenciada dos demais, já faltou mais.

Uma vergonha os adeptos da

Uma vergonha os adeptos da carneirada de vigo. Só fazem merda e armam confusão. Deviam ser proibidos entrar nos estádios

Pois são

Estes adeptos são uma vergonha agora vou apoiar o guimares que esses são mais calmos.

Mas o benfica é o super

Mas o benfica é o super colosso glorioso das equipas fracas, não pode ter adeptos que se comportem assim LOLOLOLOLOL

Das cadeiras voadoras à carga policial

Uma grande noite de campeonato manchada por atitudes dispensáveis no futebol e sociedade.

Durante todo o jogo a policia teve vários pretextos para intervir junto à zona dos adeptos do Benfica. Desde a pirotecnia até a um ou outro momento mais agressivo entre alguns adeptos. Pretextos normais, usuais e sem gravidade ou motivo de destaque.

A verdade é que neste jogo estava a viver um dos melhores ambientes em jogos fora dos últimos tempos. E foi quando o ambiente estava no seu pico que a policia apareceu.
Apesar de estar junto à zona da primeira intervenção não consegui perceber o que a tinha originado.
Ainda hoje não consegui perceber o que despoletou aquilo mas a verdade é que durante todo o jogo aquela foi a zona mais exaltada entre os adeptos benfiquistas.

O resto foi fácil de adivinhar.

A polícia aparece.
Os adeptos insultam, uns com e outros sem razão. Uns porque querem ver o jogo e nada de mal fizeram e outros por pura estupidez anti-policia.
A polícia começa a recorrer à violência. Em alguns casos bem e noutros mal. Já se sabe que nestas situações se 5% faz porcaria são os restantes 95% que se arriscam a sofrer as consequências.
Alguns começam a atirar cadeiras à polícia.
E aí o óbvio nunca foi tão óbvio. Vai haver carga.

Já se sabe que é assim. Será este o melhor método de intervenção das forças de segurança? Mas como deverá a policia agir quando de um grupo de pessoas estão a saltar insultos, ameaças e principalmente cadeiras?

Uma coisa é certa. Aqueles que passaram o jogo todo a procurar confusão e que decidiram provocar a policia e atirar com as cadeiras num primeiro momento, foram os primeiros a desaparecer, a fugir com o rabinho entre as pernas, a ficar atrás dos inocentes a ladrar ao longe e depois muitos nem mais deram a cara.
Pelo meio quem nada fez, incluindo mulheres e pessoas com alguma idade, apanharam (ou estiveram em risco de) por culpa do comportamento de alguns vândalos e de um ineficiente e injusto processo de segurança.

Isto afasta muita gente dos estádios. Não aqueles que gostam de vandalizar e arranjar confusão mas sim aqueles que gostam de ver futebol e cantar para apoiar a sua equipa.

Quando será montado um sistema de vigilância através de câmaras?
Não seria muito melhor, em vez da carga policial, uma identificação dos prevaricadores através da memória e das imagens da câmaras, seguida de uma aproximação dos mesmos no final do jogo quando as portas ainda estão fechadas para a saída dos adeptos visitantes?
Uma aproximação pacifica obviamente. Se 3 ou 4 polícias se aproximarem calmamente dos adeptos não há tumultos. Mas se forem 30 ou 40 polícias preparados para a confusão… aí há uma reacção imediata das massas.
Portanto, aproximação aos adeptos identificados nas imagens e memória, recolha do número de identificação e caso resolvido.

Uma carga policial é perigosa. Na fuga dos adeptos muitos se atropelam. Por isso são tão criticadas.
Contudo, e aqueles moches constantes entre adeptos nos degraus da bancada? Aí não há o mesmo risco? Quantas pessoas se afastam com receio dessa manifestação que beneficia tanto o apoio à equipa e o visionamento do jogo como ficar em casa a ver a Casa dos Segredos?

Para mim, acima de tudo, o que fica é um bom jogo do Benfica, uma boa resposta ao enorme desaire que foi a eliminação das competições europeias, um brilharete do Nico, uma pior exibição de um ou outro jogador, os três pontos e um ambiente fantástico durante 80 minutos de jogo.

Coimbra tem muito encanto e ainda mais quando vestida de vermelho e branco.

http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.pt/

Olha o drogado do relvado

Olha o drogado do relvado LOOOOL falta as aquelas escutas engraçadas que costumas colocar aqui. POdes meter mais umas quantas? Aposto que tens um livro cheio delas doente mental LOLOLOLOLOLOLOLLOL já agora o golo do cabeça de ovo foi fantastico não foi? :)

entao não foi uma grande golo

entao não foi uma grande golo a 5 metros da baliza marca golo de cabeça, mas prefiro os golos do maicon

WTF? o.0 lá por ter sido um

WTF? o.0 lá por ter sido um golo longe não foi irregular? LOLOLOLOL essa é nova, vou apontar