A voz do Árbitro (Referee) | Relvado

A voz do Árbitro (Referee)

 

Aqui fica na íntegra a abordagem de Referee
ao clássico Sporting-Porto:
"Boa tarde.
Este é o único espaço em que me sinto confortável para falar e será o único em
que vou fazê-lo. É o nosso espaço, a nossa voz.
O jogo de sábado foi forte, muito forte emocionalmente. Gerir emoções, gerir
reacções, antecipar situações, controlar situações é tarefa difícil, bem mais
difícil do que aplicar a letra da lei. A minha estratégia, a nossa estratégia
foi procurar controlar os ímpetos desde cedo. Noutras alturas, optámos por
critério mais largo com resultados muito infelizes, daí que desta vez tenhamos
escolhido uma estratégia de maior rigor.
Sei que não foi um trabalho plenamente conseguido, longe disso. Mais tarde,
vi o jogo na televisão e percebi que existiram falhas. Falhas que a sempre
inevitável TV expõe a nú, evidenciando jogadas que, na flor da relva e no calor
sempre veloz e imediato do jogo, passam despercebidas. Lances mal avaliados e
lances em que, por falta de percepção no local, nem foram avaliados. Dentro
de um cenário que, garanto-vos, foi desde cedo de muita tensão, de conflito
verbal intenso e de grande nervosismo, resta-me o "consolo" de saber que a minha
equipa não influenciou o resultado final, não "decidiu vencedores e vencidos" e
não adulterou directamente a verdade desportiva.
Vou voltar a ver o jogo, para tentar perceber onde e porque falhei. Mais
importante do que meter a cabeça na areia é procurar ouvir a voz dos adeptos,
dos mais inconformados aos mais racionais, dos mais calmos aos mais...
exigentes. Entre a crítica muitas vezes dura e deselegante e a opinião negativa
mas construtiva, há sempre boas ilacções a retirar e aspectos para evoluir.
Por último, acreditem honestamente numa verdade inamovível: são jogos
tremendamente difíceis para qualquer árbitro!
Para aqueles que não me conhecem, chamo-me Duarte Gomes e dirigi o jogo de
Sábado, em Alvalade.
Um abraço aos meus amigos Relvas."

I Liga:

Comentários [52]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Parabéns!

Parabéns e obrigado.

Os adeptos necessitam que lhes transmitam que os árbitos também são pessoas, não são máquinas em que se carrega o software com as actualizações das leis do jogo e depois, apenas pela existência de um qualquer "virus" informática, cometem erros e "vão abaixo".

Eu acredito que qualquer árbito entra em campo para fazer o seu melhor, para não errar, como qualquer ponta de lança que entra em campo para fazer "o gosto ao pé".

Acredito que os dirigentes escolhem os melhores treinadores para trabalharem a melhor equipa que consiguiram arranjar, e não para os despedir quando cometem dois ou três erros.

Acredito que os treinadores escolhem os melhores, aqueles que lhes dão mais garantias de uma vitória a cada partida.

Nisto todos acreditam. Mas ninguém acredita que um árbito erra sem querer, porque se engana, porque o enganam, ou porque não viu bem o lance.

Eu acredito sinceramente que o árbito tenta fazer sempre o melhor, e coloco-me frequentemente na sua posição, avaliando se conseguia ver bem o lance, se ouve tentatida de enganar por parte dos jogadores, ou se a pressão fora das 4 linhas era demasiado alta para assinalar ou não uma grande penalidade.

Estas coisas tem que ser tidas em conta quando se vê um jogo de futebol, quando se analisa o trabalho do árbito.

Temos jogadores profissionais, Treinadores profissionais, dirigentes Gestores profissionais, publicitários profissionais...Os árbitos são semi-profissionais... Não se entende.

Desejo um bom trabalho para o Duarte, e que erre o menos possível!

Cumprimentos,
Drakkus

fico supreendido

Foi com grande espanto que li este artigo.
Depois de muito falar do desportivismo de o sr.Bento no final do jogo, fico quase sem palavras perante esta accao de coragem e amor ao futebol e a sua transparencia pelo SR: DUARTE.
Eu sempre tive a opiniao que os arbitos deveriam contar com ajuda das cameras de tele, porque e claro que e dificel para 4 pessoas controlarem simultaneamente 22 outras sem cometerm erros.
Tiro o chapeu ao sr. Duarte e desejo que continue a fazer o seu trabalho com a mesma paixao que demonstrou aqui.
parabens

Muito obrigado a Duarte Gomes

Por dar ao Relvado este contributo importante, ou seja o seu testemunho pessoal - infelizmente estes casos são raros (houve outro dia um idêntico de Pedro Henriques no Jornal O Jogo) e poderiam ser seguidos por mais gente, não fosse "a obrigatoriedade de andarem de boca fechada" enquanto todas as semanas ouvimos "conversa da treta" do sr.Luís Guilherme.
Aproveito a ocasião para o felicitar pela boa arbitragem que fez (embora seja suspeito porque sou portista e o meu clube ganhou) e gostaria de lhe fazer algumas perguntas (não esperando óbviamente que me responda):
- Porque não puníu Quaresma naquele lance?
- A 1ªinfracção de Sá Pinto não mereceria cartão vermelho directo?
- O 2ºamarelo a Bosingwa não terá sido um exagero, ou a sua visão do lance no momento deu-lhe a entender outra coisa?

P.S.:que este contributo pessoal de Duarte Gomes sirva de exemplo a todos que querem um espaço melhor aqui.
E digo exemplo a todos sem excepções, desde a Edição do Relvado que permite a inscrição de nicks ofensivos, que os bane tarde demais e que sabe a sua origem e não divulga/ou não toma medidas severas com essas pessoas. Este espaço só será melhor quando houver responsabilização dos users e voz de comando de quem dirige o espaço.

Referee

Se fores na verdade o Duarte Gomes, dou-te os meus parabens de vires a este ponto de encontro publico expores o teu sentimentos e estrategia para o jogo do titulo.
E de coragem e admiravel.

Sou sportinguista e concordo contigo quando disses que nao alteraste a verdade desportiva, que na realidade a melhor equipa ganhou.

Mas devo dizer que a estrategia que utilizaste foi homicida e suicida.

Homicida a nivel do espectaculo provocando o aumento da contestacao dos adeptos, aumentando o nervorsismo dos jogadores que a todo momento que havia uma falta aumentavam a pressao por um amarelo e desta forma conseguiste destruir o jogo.

Suicida foi a imagem que criates ao dar a quantidade de amarelos, ao teres um criterio tao apertado ao inicio do jogo o que provocou injusticas quando claramente a certa altura do jogo tiveste que mudar de criterio pois arriscavas a ter um jogo a acabar com 11 jogadores em campo, somando as duas equipas.

De qualquer forma, agradeco-te por vires a este espaco, expor-tes a critica facil e pouco construtiva e dou-te um concelho para os proximos jogos.

" O objectivo do arbitro nao e somente fazer aplicar a regras do jogo, mas acima de tudo proteger o espetaculo".

Cumprimentos

O Pikapau

Eu se fosse a ti pedia desculpa pikapau...

É que parece que no Sábado, alguém escreveu isto usando o teu nick:

«A encomenda saiu furada
Por Pikapau (A dois pontos...) , Sábado, 8 de Abril de 2006 às 22:47 (Pontuação: 2)
Primeiro os meus parabens ao Porto e seus adeptos que se forem campeoes o serao justamente.

Agora quem encomendou esta arbitragem a procura do empate, onde num jogo sem grandes casos foram mostrados 10 ou 11 cartoes amarelos, com dois jogadores espulsos, deve estar extremamente decepcionado, pois o seu maior interesse o empate nao aconteceu.

Agora vou destilar a raiva.»
 

Re:Eu se fosse a ti pedia desculpa pikapau...

Assumo o que digo, ja destilei a raiva e me retrato publicamente aqui.

Re:Referee

Vai aqui

Quem fala assim não é gago... nem dourado!

O que o nosso colega relvinha disse, é aquilo que muitas vezes tem sido repetido aqui no relvado: se o Adriaanse falha, se o McCarthy falha, ninguém lhes chama ladrões, então porque razão se insulta, quando o árbitro falha?

Eu acredito que haja cleptomaníacos em todo o lado, de advogados a médicos, passando obviamente por árbitros. Mas o nosso grau de exigência é sempre maior para quem apita e o tem que fazer em horário pós-laboral, do que para quem recebe milhões de euros para chutar uma bola, porquê? Porque razão o Koeman não é um gatuno? Porque razão não é o Robert que nos rouba o título? Porque razão têm que ser sempre os árbitros e as mães deles, a serem isultados?

Louvo a coragem deste nosso colega relva e recordo que ele foi fazer aquilo que gosta, tentando seguramente dar o seu melhor. Quanto a mim, esteve melhor que muitos outros intervenientes na partida, dos quais infelizmente ninguém fala...

Recordo também, que este árbitro, tal como muitos outros, não escolhe os estádios onde vai; é escolhido! E neste caso até foi fazer, aquilo que outros não puderam, ou não quiseram...

Obrigado referee, por contribuir para que na minha consciência, continue a pairar o sentimento de que os árbitros são homens como nós e que só erram porque são humanos. Obrigado por me fazer sentir, que assim como nós ficamos lixados quando erramos, também vocês, como humanos que são, ficam lixados quando vêm que meteram a pata na poça!

É óbvio que nem todos são como este árbitro, mas como em tudo na vida, não se deve julgar o justo pelo pecador!

Bem haja Duarte!

PS - Para o relvado ficar mesmo em alta, só faltava que confirmasse qual a sua cor clubística! Isso é que seria um autêntico furo, até porque consta que é sportinguista e como tal, alguns dos sportinguistas que se sentem injustiçados, reparassem que até um adepto co clube deles erra. Mas percebo que não assuma o seu clube, porque em Portugal ainda não é possível a um árbitro revelar o seu clube, ou a um jornalista revelar o seu partido político, sem sofrer consequências...

Re:Quem fala assim não é gago... nem dourado!

Não sou presença assidua neste forum, mas sempre que posso, visito-o, sem nunca ter pensado em entrar na "conversa". Desta vez, faço-o unicamente para vos dizer que este Referee, é exactamente aquilo que se pode deduzir nas suas palavras: digno, honesto, corajoso e com um caracter imenso.
Acreditem...eu conheço.

Re:Quem fala assim não é gago... nem dourado!

Cara Adepta 2, agredeço (mesmo!) a simpatia e, claro...generosidade das suas palavras. Gostava de poder retribuir, porque disse conhecer-me, mas só o poderei fazer se, algum dia, souber quem é. Até lá... muita sorte e felicidades,

Re:Quem fala assim não é gago... nem dourado!

Caro amigo, a sua curiosidade é a de muita gente, o que de certa forma se compreende. Por isso quero ser muito claro e inequivoco em relação a isso: o primeiro clube de um árbitro é... a arbitragem. Nunca tenha dúvidas disso! Porque essa é a causa que defendemos, porque essa é a causa pela qual sacrificamos a nossa familia, o nosso tempo, o nosso bem-estar vezes sem conta! Quanto ao Duarte Gomes, adepto de futebol... esse é e sempre foi simpatizante do Benfica. Afirmo-o aqui, como já o fiz vezes sem conta, sempre que fui questionado nesse sentido. Tudo por uma razão muito simples: quem não deve, não teme. A seriedade e idoneidade de cada um de nós há muito que se afastou da nossa simpatia clubística ou natureza geográfica. A honestidade de cada um é um valor superior, bem superior a tudo isso. Aquele abraço.

Re:Quem fala assim não é gago... nem dourado!

Viva o Benfica !! ;-)

Grande Abraço

Ó Duarte possas pá!

Nesse caso, bem que podias ter marcado um penalty no fim, para que o Sporting empatasse e nós ainda ficássemos na luta pelo título... brincadeirinha!

É um privilégio para mim, poder corresponder-me a este nível, com um árbitro de primeira categoria. Deixe que lhe diga, que apesar de saber que não tem muito tempo para aqui vir, devia sempre que pudesse, dar cá uma saltada e ter uma atitude pedagógica. Muitos vêm para aqui chamar nomes às mães dos árbitros, sem sequer tentar compreender o que levou o árbitro a tomar aquela decisão e muitas vezes, nós nem sabemos bem como se deve aplicar a regra. Um pouco de pedagogia da sua parte, poderia fazer milagres neste fórum!

1 Abraço!

Afinal essas contas clubísticas saíram ao lado

Haha :P

Re:Afinal essas contas clubísticas saíram ao lado

É de louvar que ele tenha dito o clube de que é simpatizante, e só prova que muitos jornalistas blogueiros da nossa praça só dizem disparates. Ainda há dias, tinha lido uma crónica num blog de um alegado jornalista, em que era dito que o Duarte Gomes era adepto leonino...

Re:Afinal essas contas clubísticas saíram ao lado

Queridosjornalistasdesportivos ?!

Re:Afinal essas contas clubísticas saíram ao lado

Acho que não foi esse, há tantos na net...

Os jogadores não ajudaram

O erro maior foi a não expulsão do Quaresma.

Re:E a expulsão do Bosingwa assim como

a não expulsão do Carlos Martins

Re:E a expulsão do Bosingwa assim como

Isso já és tu a inventar.

Re:E a expulsão do Bosingwa assim como

claro... a única verdade absoluta, é a que te convém...

mas a verdade é que o Carlos Martins teve uma entrada sobre o bosingwa que, pelo teu critério, merecia a expulsão...

Re:E a expulsão do Bosingwa assim como

Não me lembro desse lance, mas por acaso o Bosingwa teve uma entrada dura na primeira parte, merecia levar um cartão amarelo.

Por acaso ...

...não foi nada que não me passasse pela cabeça, ou seja que o Relva Referee viesse cá apresentar o seu testemunho.

Um grande bem haja e parabéns pelo artigo

despropositado?

talvez sim, para os arbitros de primeira que não perdem direito a subsidio de desemprego.

Quatro comentários

Depois de tantos relvas terem elogiado a sua coragem, e de muitos mais terem vestido a pele de jornalistas, só me resta, para ser original, fazer 4 comentários:

1 - O Duarte Gomes faz parte daquele pequeno grupo de árbitros que ainda não me causa desconfianças. E são poucos, acredite.

2 - Fala no plural sobre os árbitros, dizendo que o seu clube é a arbitragem. E eu pergunto (não esperando, evidentemente, qualquer resposta) que interesses persegue essa tal "arbitragem" no entendimento de muitos seus colegas de actividade. Dificilmente algumas actuações nos fazem acreditar que são os interesses da honestidade, isenção e verdade desportiva. Há algum corporativismo subjacente nessas palavras que se compreende como importante para progressão na carreira. Mas digo-lhe que muito admirei o sr. Veiga Trigo.

3 - Diz que estes jogos são tremendamente difíceis para qualquer árbitro. Digo eu que, por isso, são nomeados aqueles que, teoricamente, são melhores e mais bem preparados. São estes jogos que dão estatuto e currículo. É nestes jogos que se ganha calo. Que se tiram dúvidas sobre quem é capaz de se lançar para outros vôos. E tanto que nós andamos necessitados de um "novo" Vítor Pereira.

4 - Tenho a certeza que o próximo "jogo complicado" lhe correrá melhor. Acho que esta não foi uma boa arbitragem. Pareceu-me que o ambiente o influenciou em demasia. E isso notou-se no aspecto disciplinar. O sr. Co Adriaanse deu-lhe uma lição de como proceder sem receios: tirou o "ai jesus" portista de campo sem quaisquer contemplações. E a expulsão do Bosingwa foi claramente a sua tentativa de re-equilíbrio de forças no terreno. Não consta que a Lei da Compensação venha nos livros.

Termino com um cumprimento e um agradecimento. Pela coragem de se sujeitar aqui a comentários menos simpáticos (como este, em parte, foi). Era bem mais simples ter ficado "escondido".

Vou por momentos acreditar

que o Referee é o Duarte Gomes.

Caro Duarte Gomes,

o texto está realmente bem elaborado, mas o que realmente se extrai daí é muito pouco.

Se o nervosismo nao permite que faça melhor do que aquilo que fez no ultimo clássico, entao nao serve para árbitro de futebol, muito menos para um jogo com tao elevada exigencia. Será que foi a tensão que o levou a pensar que segurar o jogo seria mostrar muitos cartões amarelos?

Sabe o que é segurar um jogo? É apitar como deve ser, e voce como todos os outros árbitros em Portugal é mau, e mostrou-o no ultimo jogo. Segurar um jogo não é sinonimo de mostragem de muitos cartoes amarelos, e quando se quer dar a ideia inicial aos jogadores de pouca margem para jogo duro, há outras formas para o fazer.

Se dá o primeiro amarelo no inicio de jogo, por uma falta normalissima, entao tem de continuar com a mesma atitude durante o jogo todo, ou corre o risco de cair numa arbitragem incoerente e com dualidade de critérios. Da mesma forma ao apitar por tudo e por nada, como voce fez, está a incitar os jogadores a simularem e a forçar a queda, pois estes sabem que voce vai marcar falta. Erros...muitos erros!

É por estas e por outras que nenhum árbitro Portugues vai ao mundial. Se me perguntar se eu estivesse no seu lugar, se conseguiria fazer melhor, eu diria que nao porque não é essa a minha função, nem nunca tive interesse.

Re:Vou por momentos acreditar

Caro amigo, agradeço a opiniao sincera. É isso que nos engradece a todos! Sucintamente, queria apenas dizer-lhe que sim, sou o Duarte Gomes e agora caberá a si acreditar nisso...ou não. Depois, dizer-lhe também que não me sentia nervoso para o jogo de Alvalade. São já 15 anos de arbitragem e nove de Superliga.No que diz respeito à sua opinião quanto à minha/nossa qualidade, naturalmente que a aceito, com tranquilidade e reflexão. Uma coisa posso garantir-lhe: treino 5 dias por semana, faço em média 800 kms para me deslocar a um jogo, frequento núcleos de aperfeiçoamento técnico e desloco-me, com frequência, a escolas...para falar com os craques de amanhã e dar-lhes a conhecer os homens por detrás do apito. Mais do que isso, a minha função de bancário e chefe de família não deixa. Nem todos podemos ser tão competentes e bem sucedidos como os fantásticos profissionais de futebol, que distribuem autógrafos na rua, recebem valores inimagináveis para fazerem o que mais gostam e, ainda por cima, imagine-se... dentro de campo nunca cometem erros! Quem diria que andamos todos juntos no mesmo jogo?

Re:Vou por momentos acreditar

aquilo que motiva o mau desempenho dos árbitros é uma historia complicada. Desde já, e principalmente, defender uma profissionalização, uma melhor orientação para que consigam fazer um trabalho com menos erros possiveis.

A minha analise recai sobre o trabalho geral de um arbitro sem saber as suas motivações, porque se até hoje nada foi feito para que as condições dos arbitros fosse melhoradas é porque está tudo bem a nivel organizacional.

Nao podemos cair no erro de comparar falhas num jogo com outra actividade, porque existem várias nuances que condicionam a analise. Se os jogadores erram? Claro! Os treinadores erram? Claro!

O melhor GR do mundo (Gigi Buffon) também ja fez frangos, mas isso nao o impede de ser o melhor do mundo. Toda a gente tem o direito a errar, mas há limites para tudo, senao não há bons nem maus neste mundo!

A realidade é bem distinta, tem de haver (e há) diferenças em termos qualitativos.

jogo dificil de dirigir

opçao inicial de mostrar cartoes sem contemporizar, mas os do sa pinto nao podiam ficar no bolso. esteve bem aí.

a meu ver o bosingwa devia ter visto o 1º mais cedo por ceifar por tras o liedson, o raul meireles tb devia ter visto 1. e o quaresma devia ter sido expulso.

por outro lado, acredito que o 2º amarelo do bosingwa é inventado pelo liedson, que é um espertalhao de 1ª.

mas isto sem ser de facto quem decidiu o jogo, o que é importante realçar.

o jogo nao me agradou enquanto espectaculo, raras ocasioes, tipo 2 para o porto 1 para o sporting...

devo dizer que ter posto o alberto joao a dizer mal de si fez-me logo admira-lo um pouco hahaha. apesar de o maritimo ter sido prejudicado contra um dos rivais do meu clube, o porto.

Boa noite caro Duarte

Não sabia que havia um arbitro prestigiado aqui no relvado e sendo assim eu aproveitava para lhe fazer algumas perguntas.
Quero desde já dizer-lhe que o critiquei no Sporting-Porto , porque acho que esta não é a forma de controlar ou melhor falando,de contribuir para aquele que foi o "jogo" desta época.
Acho que os arbitros portugueses têm muito a "mania" de nos jogos chamados grandes de mostrar cartões a torto e direito , pensando que assim vão controlar os impetos dos jogadores, acabando o mesmo sempre com algumas expulsões.
Acho que esse pensamento é errado,se os jogadores já estão nervosos com a jogo, mais nervosos acabam por ficar com tal comportamento e isso transmite-se ao publico.
O publico começa depois a exigir que se mostre amarelos ou vermelhos por tudo e por nada e instala-se a polémica.
Porque razão , não segue por exemplo o que se passa nos jogos do campeonato inglês?
Falar com os jogadores ...chama-los à razão para o seu comportamento e só depois se um jogador reincidir no seu comportamento, talvez ai exibir o amarelo.
Mostrar tanto cartão, por faltas tão simples só enerva toda a gente.
Isto é só um aparte, pois eu acho que o comportamento dos arbitros nestes grandes jogos influencia em muito nos maus espectaculos subsequentes...

Outras perguntas que gostaria de fazer eram:
Se o Duarte é Benfiquista, como consegue gerir a sua "clubite" num jogo do Benfica?...é que eu não conseguia !!( sou Sportinguista)

Outra é:
Como reage quando um jogador o engana, quer através de agressões que passam despercebidas, quer através de penalties bem forjados?
No próximo jogo terá mais atento a esse jogador? Guarda rancor?

Por ultimo:
Não temos arbitros portugueses no mundial...acha que isso é devido ao mau desempenho dos mesmos?
Neste ultimos 2 /3 anos e desculpe a frontalidade , tirando o P.Henriques ( que considero o melhor arbitro português) tem sido um marasmo na arbitragem portuguesa...

Sei que já fui tarde , na resposta ao teu artigo, mas tenho a esperança que me responda, pois tenho interesse em conhecer as respostas.

Cumprimentos.