Vítor Pereira quer profissionalizar árbitros já na próxima época | Relvado

Vítor Pereira quer profissionalizar árbitros já na próxima época

 


Vítor Pereira quer profissionalizar árbitros já na próxima época
Vítor Pereira não desiste da ideia de profissionalizar a arbitragem portuguesa. O presidente da Comissão de Arbitragem (CA) da Liga de Clubes revela o desejo de que na próxima época já haja «algum desenvolvimento» neste sentido, contrariando assim as teorias de Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que se mostrou contra a profissionalização dos homens do apito. «Diz que é impossível profissionalizar, mas em Inglaterra os árbitros têm contratos assinados e na Holanda também», salienta Vítor Pereira, realçando que «se Madaíl não fosse profissional provavelmente não seria o melhor presidente da história da FPF».



O presidente da CA refuta ainda a ideia que Madaíl defendeu de que não há mercado para alimentar uma actividade profissional. «Há um mercado pequenino», destaca Vítor Pereira, frisando que «para presidentes da FPF também há pouco mercado» e que não é por isso que Madaíl não é profissional e «muito bem», considera. «A profissionalização é um meio para atingir um fim, árbitros mais competentes, mais capazes», destaca o ex-árbitro internacional, realçando que «devemos criar condições para atingir melhores desempenhos».
Vítor Pereira reconhece que «o dossier é moroso e envolve várias entidades, como o Governo», mas confessa o desejo de que «no início da próxima época já houvesse algum desenvolvimento nesta matéria». Para já a aposta é em «trabalhar muito no fomento dos Centros de Treinos», conforme sublinha.
Este antigo homem do apito faz ainda alusão ao limite de idade de 45 anos imposto na actividade, considerando que «é um mito» e que «só se desenham estes cenários por falta de conhecimento». «Na Holanda há um árbitro com 52», refere Vítor Pereira, constatando que «com o estatuto da carreira organizado, não é necessário haver limite de idade».


Foto: Agência Lusa

I Liga:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

quem paga a reforma?

é só asneiradas...esta gente não pensa antes de falar...vão estar reformados aos 45, não?

Madaíl já respondeu ...

"Eu não sou profissional apenas me dedico a tempo inteiro à Federação recebendo uma quantia por isso..." bah

Uma pergunta

"não é necessário haver limite de idade". Ah, bom... é que quando ouvi a notícia pensei logo: "e que vão os tipos (e as tipas) fazer depois dos 40 anos, se não têm outra actividade?" Mas se for como se prevê para a função pública... já estou a imaginar os "novos insultos" nos estádios: "ó avózinho, vai para casa cuidar dos netos!" "Eh pá, já tens ali a carrinha do Lar à espera, vai-te embora, ó múmia!" Estou também a imaginar o próprio Vítor Pereira a voltar ao activo... se houver retroactividade! :P Mas assalta-me uma pergunta: e os árbitros depois de passarem a ser profissionais... a seguir vão querer uma Ordem, como a dos advogados, médicos, enfermeiros, etc? Seria interessante... :) Saudações

pela logica

os jogadores de bola seriam sempre amadores! ftw

Re: pela logica

Bem... há por aí muito jogador profissional a ganhar mais do que Ministros, Presidentes da República, Gestores de Multinacionais... e até professores do Ensino Básico! :P Ora... mesmo que só consigam isso durante alguns anos... deve dar para não fazerem a ponta de um corno o resto da vida! Quanto irá ganhar um árbitro, se for profissional? 5... ou 10 x ordenado mínimo?

vitor tá aki a lista dos que podes irradiar!!

martins dos santos(ups este já se reformou, mas devia ser irriadiado a mesma) paulo costa rui costa antonio costa elmano santos lucilio batista carlos xistra oldegario benquerença este são os arbitrso que me saltam logo a vista como parciais não por incompetecia mas por terem k pagar os favor que lhes fizeram em subir a primeira liga pelo grande amigo do pinto da costa pinto de sousa e mais a sua corja de observadores estes... todos indiciados no caso apito doirado!! estão marcados, porque os padrinhos e os compadres terão sempre influencia sobre eles ..afinal foram eles que os puseram lá. se algum deles ler aki este post ....so lhes tenho a dizer isto!! vcs pensam que enganam alguem !!!...são a vergonha não so da arbitragem como do desporto, são uns vendidos vcs simbolizam a podridão do nosso futebol! milhares de jovens e pessoas perderam o interesse sobre o desporto por vossa causa ...são parte de uma mentira ! e mais ...são cobardes e medrosos! se houver inferno ...têm lá um lugarinho na fogueira mais proxima guardadinho pra vcs

ainda a piores

Bruno Paixao Helio Santos Paulo Paraty mas estes nao te interessa falar deles

Re: vitor tá aki a lista dos que podes irradiar!!

Que é que fizeste aos paixões? Será que também já foram irradiados?

quando é que voltas para a escola?

não é oldegario,é olegário.

lol

Re: Vítor Pereira quer profissionalizar árbitros já na próxima é

É que os arbitros depois de profissionalizados, deixam de errar e tornam-se incorruptíveis...:-o)

não seria o melhor presidente da história da FPF

Se para V.Pereira G. Madail é o melhor presidente de sempre da FPF....imagino os outros. Uma coisa é certa,o futebol de alto nível envolve milhões, treinadores,jogadores, empresários, todos eles ganham muito mais do que alguem com uma profissão normal pode aspirar. Porque é que os árbitos sendo uma parte tão importante deste negócio que é o futebol não podem receber uma cota parte dos dinheiros do mesmo?

depende de que jogadores tas a falar

se forem jogadores da 3ªdivisao quase todos ganham mal,da divisao de honra alguns tambem ganham mal.

Re: depende de que jogadores tas a falar

Certo, mas esse futebol de que falas não envolve milhões eu estou a referir-me ao futebol de alto nível (1 divisão)

Re: Re: depende de que jogadores tas a falar

Mesmo na I Liga há jogadores "mal pagos". Fartazana, só nos 3 grandes.

Re: Re: Re: depende de que jogadores tas a falar

epa se eu ganhar no meu emprego 2000 mil euros por mes ja fico contente.

Não era só a profissionalização...

...também eram precisos novos árbitros... e novos dirigentes... Mas mais importante: era preciso que as leis fossem cumpridas. Dentro e fora do campo.