Uma questão táctica | Relvado

Uma questão táctica

 

SameDifference diz: "desde
sempre o futebol levanta um problema aos treinadores. Deverão estes adoptar um
modelo táctico consoante os jogadores de que dispõem ou, ao contrário, deverão
tentar adaptar os jogadores e as suas características individuais a um
modelo de jogo que consideram o mais adequado? Casos clarissimos de pólos
opostos em Portugal são, neste momento Co Adriaanse e Paulo Bento, treinadores
que estão mais bem posicionados para disputar o título de campeão. O 1º, fiel ao
seu modelo de jogo, procura adaptar os jogadores a ele; o 2º encontrou um
modelo de jogo que encaixasse no plantel que possui. Qual deles está mais
correcto? E por estar mais correcto, qual se arrisca a ser campeão?"

I Liga:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Por acaso até penso de forma contrária!

Antes de começar a expor a minha opinião, deixa-me congratular-te pelo exelente tópico.

Na minha opinião penso que é o Co que procurou adaptar uma táctica aos jogadores de que dispõe em melhor forma (presumo), daí ter arriscado uma defesa com apenas 1 central. Os resultados estão à vista.

Quanto ao Paulo Bento teve que regrar um pouco a sua equipa pois se formos a ver ela é muito jovem. Contudo, se calhar devido a ter mais soluções, vemo-lo a colocar jogadores em posições em que não são as suas de origem. Um exemplo cabal é o posicionamento do Moutinho em alguns jogos com a sua consequente alienação presencial. Por vezes são males necessários e com resultados positivos.

Pior opções tem sido o Koeman,pelo menos no principio de Fevereiro, mas também considero que era necessário dar rotina aos reforços para que quando chegassem as competições da UEFA estivessem mais entrosados com a restante equipa, algo que conseguiu. Não obstante, considero que Koeman ainda não sente totalmente confiante com a equipa, e penso também que ele poderia criar mais soluções tácticas para a equipa, pois neste momento tem jogadores para isso e em quantidade. Relembrar que uma situação destas iria aumentar a competitividade dentro do balneário, podendo mesmo unindo e retirar qualquer tipo de vedetismo que poderia existir.

Quanto aos treinadores dos "3 grandes" está quase tudo dito. Sobre os restantes treinadores, infelizmente não tenho informação actualizada e detalhada sobre o percurso das suas equipas para, conscientemente tecer algum comentário mais formal.

Uma opinião própria é que um treinador tem de saber construir uma equipa COMPETITIVA com os jogadores que possui, sejam eles jovens ou mais maduros e por vezes isso cria-se com espírito de grupo e muito sacrifício, algo que todos nós damos importância. Existem treinadores que dizem que um sistema táctico demora muito tempo a ser apreendido pelos jogadores, mas eu não o acho, pois creio que os jogadores actualmente possuem visão suficiente para compreenderem as vantagens e desvantagens que cada sistema táctico acarreta. Para além disso, o futebol não se pode ser visto como algo de estático. Dou-vos como exemplo um jogo do Marselha-Porto, ainda o Drogba e o Mido jogavam pelos franceses e o Mourinho era treinador do Porto. Nesse jogo, o Porto durante o começo estava a perder o jogo aéreo mas com um reaposicionamento do Costinha um pouco à frente dos centrais quando atacava, e como 3º central quando defendia, o Porto reequilibrou o seu jogo defensivo e passou a controlar melor o jogo. Ora na prática o 4-3-3 do Porto dessa data era um 5-2-3 quando defendia e um 4-3-3 quando atacava. É este tipo de inteligência que se pede aos jogadores actuais.

Como inclinação pessoal gosto muito das tácticas simétricas em que existe jodaores destros e esquerdinos na mesma razão, assim como uma presença física idêntca. Contudo, admiro as tácticas que previlegiam e conseguem fazer funcionar as assimetrias, esse é o caso do Benfica em Liverpool ou da selecção italiana no euro 2000.

Enfim gostos e preferências são o que são, agora resultados concretos, esses só com a COMPETIÇÂO!

Cumprimentos Futebolísticos!

logicamente paulo bento

logicamente o paulo bento.
alguém imagine os jogadores da itália a jogar futebol como o brasil?ou o contrário?
Alguma vez a Grécia conseguirá jogar futebol como o escrete?Evidente ke não.
os sistemas devem potenciar os jogadores.deve-se implementar novas coisas nos jogadores. Desde que eles tenham vocação para as fazer.

Algumas ideias sobre as ideias deles

Na realidade não creio que, no terreno, se possa antepôr de forma tão nítida um tipo de treinador "fiel às suas ideias" e que tudo a elas sacrifica (Adriaanse) e um treinador mais "humilde" e que procura adequar a tactica aos interpretes que tem à sua disposição (Bento, mas na realidade quase todos os outros..)

Penso que nem um treinador abdica totalmente das suas ideias "apenas" porque não tem meios humanos para as impôr (até porque estes não foram comprados na loja, são seres evolutivos e capazes de se modificar através do treino) nem um outro qualquer treinador impõe uma tactica inovadora sem primeiro procurar e preparar jogadores para ela.

No caso do FCP, o seu treinador é adepto de um sistema que cá não tem tido seguidores, é mais popular uma tactica tipo 4xx (433,442 451, etc) mais de acordo com o estilo dito "de contenção", de pé para pé, com influência brasileira. No fundo tambem um sistema mais seguro, mais redundante.

Agora penso que Adriaanse não seria "teimoso" se não visse que, no fundo, até tem jogadores com características físicas e tecnicas para esse "tal" sistema - não estarão é nele rotinados.

-Qual o resultado disto em termos de campeonato?

Historicamente, demonstra-se que o sucesso no campeonato, quase sempre é alcançado por equipas "realistas", construídas de trás para a frente, muito "safety first" e contidas tacticamente - Trapattoni, Mourinho, Pacheco, Fernando Santos, etc., são disso bons exemplos. Daí eu pensar que, estatisticamente, a "concorrencia" do FCP tem boas hipoteses este ano. Quem? Não aposto. Até porque o FCP leva vantagem.

Se Adriaanse vencesse com este "romantismo tactico", isso constituiria facto algo notável. O plantel de que dispõe, embora talentoso, é duplamente jovem - na idade e na familiarização com os métodos e o sistema que praticam não admite erros - nada que predisponha ao sucesso... aparentemente.

Uma coisa é certa..

Penso que os jogadores têm que se adaptar a qualquer táctica e os treinadores adaptarem qualquer tactica aos jogadores!
O Porto de Mourinho jogava muitas vezes em 4-3-3 e na champions foi campeão a jogar em 4-4-2!Os jogadores têm que fazer o que os treinadores lhes pedem mas em contrapartida os treinadores têm que ver que para determinado sistema há jogadores que por muito que cumpram não são 100% eficazes!por exemplo para jogar em 3-4-3 o Porto tem que ter defesas minimamente rápidos como é o caso do Pepe e do Bosingwa!e talvez foi isso que Del Ner falhou!Pois quis jogar por exemplo com a defesa em linha mas tinha centrais lentos como Jorge Costa e Pedro Emanuel!A obrigação do treinador é saber espremer ao máximo o rendimento dos seus jogadores e a obrigação dos jogadores é tudo fazerem para interpretar o que o treinador pede!

Falsa questão...

Hoje em dia o futebol está standardizado e já não há nada para inventar...

Nesta altura ganha a equipa que conseguir certos "factores extra" como uma ou duas individualidades que fazem a diferença e decidem jogos (incluindo árbitros), ou um colectivo animado e unido. Aqui não há aspectos tácticos "vitoriosos"... há factores motivacionais sendo os treinadores que os provocam os grandes "estrategas" da actualidade!

Pessoalmente acho que é uma questão de tempo

Se o treinador chega no começo da época, acredito que devem valer as convicções do treinador. Se contrata-se um treinador no início da época, é porque acredita-se nas suas idéias, porque acredita-se que a forma de jogar daquele treinador encaixa-se no perfil que o clube deseja. Então, há que dar-se alguma liberdade ao treinador. Se a equipa jogava em 4-4-2, mas o treinador prefere o 4-3-3, contratam-se jogadores para o 4-3-3 e aproveitam-se as estrelas que já lá estavam e os jogadores que se encaixam bem no novo esquema. Se porventura o esquema não funcionar, o treinador tem que ver que é melhor jogar da forma antiga, mesmo não sendo da sua preferência.

Se o treinador é contratado a meio da época (como é o caso do Paulo Bento), o melhor mesmo é aproveitar o plantel que já lá está, e fazeruns mínimos ajustes, por forma a tentar encontrar o melhor rendimento possível naquela temporada. Por exemplo, nos júniores o Paulo Bento usava um 4-3-3 bem ofensivo, porém como não tem peças para tal, prefere continuar no rotinado 4-1-2-1-2 que já é usado desde Fernando Santos. Fez alguns ajustes, dispensou alguns jogadores e contratou outros, e conseguiu dar mais consistência a uma táctica que pecava defensivamente. Ele foi obrigado a se adaptar ao plantel que já lá estava.

Dos 3, são 3 situações distintas: o Co Adriaanse fez valeras suas idéias, mesmo que paratal tivesse que se desfazerde algumas estrelas (Jorge Costa, Vítor Baía e Diego perderam destaque no plantel, etc). O Paulo Bento citei logo acima. Já o Koeman tentou fazer valer as suas idéias, porém acabou por perceber que não iria render o suficiente e acabou por utilizar um misto de 4-2-3-1 (que nem o do Trappa) com o 4-4-2, o que faz com que saia bastante das suas idéias (gosta muito do 3-4-3 e do 4-3-3). Penso que são 3 abordagens diferentes ao mesmo jogo, e espero que no final seja o Koeman aquele com melhor aproveitamento.

Bomba 2

o presidente do FC Porto foi entregar ao presidente da Comissão de Arbitragem da Liga um documento assinado que compromete um árbitro da 1.ª categoria e um árbitro assistente já fora do activo.

O que nos foi dito off-record, o presidente portista recebeu uma denúncia de alguém, cuja identidade desconhecemos, mas garante-nos ser uma figura pública, a propósito de uma conversa que ouviu, num local público, entre um árbitro e o ex-fiscal de linha (pensamos ser o mesmo do SAPO), no sentido de causar prejuízos directos ao FC Porto. O presidente portista terá entao pedido a essa pessoa para testemunhar tal facto, e que foi imediatamente aceite pelo mesmo ao colocar tudo o que ouviu no papel.Alem disso juntou também testemunhas que presenciaram essa comversa que agora pode dar origem a um inquerito na liga e nao só.
Indignado com o teor da denúncia, Pinto da Costa expôs os factos a Luís Guilherme.

Nao confirmado está ainda se o DIAP já está a investigar tais acusações.

Mas para quem ainda nao acredita nisto repare no que disse LFV hoje aos jornalistas ao chegar ao aeroporto de LISBOA:

"Se havia uma situação tão grave, deveriam ter apresentado queixa na Judiciária."

Fiabilidade...

Todos os modelos de jogo têm prós e contras.
O treinador deve optar pelo melhor modelo de jogo. O melhor modelo de jogo, é aquele em que os jogadores conseguem dar o melhor de si.
Nenhum construtor de automóveis concebe um carro com uma estrutura para andar a 300 à hora e depois instala-lhe um motor de Fiat 600.
Em conclusão, o treinador terá que escolher um modelo de jogo de acordo com as características dos seus jogadores, de modo a extrair deles o máximo rendimento.

Eu só tenho visto o FCP e nem sempre

Quando dá na TVI vejo, quando dá na Sportv não vejo porque não sou subscritor desse canal e já não consigo estar num café a ver jogos desse canal, dado haver sempre alguém com um rádio ligado a dar o desenrolar do jogo - parece que estou a ver um jogo em diferido - dá para perder o interesse. Já me chatiei com um gajo por causa disso, entramos em vias de facto porque ele foi malcriado quando lhe solicitei que desligasse o rádio. Embora a maioria me desse razão, quem perdeu fui eu porque a uma tentativa verbal de ofensas pessoais dessa pessoa, eu respondi-lhe com um sopapo que o deitou ao chão a sangrar. Perdi logo a "tusa" e vim-me embora chatiado com o acontecido. Já lá vai o tempo que engolia, já não tenho paciência para malcriadotes. Por essa razão deixei de perder tempo em ir a lugares públicos ver jogos em que antes de eu ver golos alguém grita segundos antes que foi golo.
Isto acontece porque por motivos pessoais não comprei o lugar anual no Dragão.
Como só vejo o FCP (e nem sempre) e a espaços os outros, prefiro pronunciar-me sobre Adriaanse. Eu acho que ele tem um projecto que tem pernas para andar, mas precisa que os jogadores interpretem bem o sistema, o que nem sempre acontece. Há o guarda-redes que falha (Amadora e Benfica), há avançados que falham golos escandalosos. Os jogos contra o Belenenses e Nacional deram boas indicações - principalmente o último. Aqueles 15m finais agradaram-me muito e dão-me esperança que o título é possível. É que estamos em Portugal, e não em Inglaterra onde há tempo para trabalhar, e ou Adriaanse é campeão ou vai ter que ir embora. E lá voltamos à estaca zero o que não seria bom.

Paulo Bento - tem sido injustiçado por Peseiro (deve ser dor de cotovelo). Tem feito o que ninguém acreditava. Se for campeão então teremos aqui longas análises a tentar explicar como o conseguiu e porquê.

Esqueceste-te de Koeman? Que diabo o Benfica ainda pode chegar lá. Pode não agradar em muitos jogos mas já ganhou dois jogos ao FCP (já sei que perdeu os dois contra o Sporting) e amanhã pode surpreender a Europa se eliminar o Liverpool.

Está tudo em aberto e é cedo para previsões com o mínimo de credibilidade.
Preferi esta linguagem simples para explicar o meu pensamento do que encontrar palavras rebuscadas e explicações pseudo-científicas. Também o valium que tomei às 23h e nem assim durmo, a razão de estar aqui vindo da cama, não ajuda a fazer boas análises.

Re:Eu só tenho visto o FCP e nem sempre

Desculpa, mas Co não tem projecto, é um perdedor nato. Este ano não conseguiu ganhar um jogo importante (SLB, SCp, Braga, Artemedia, Rangers).
Ele destruiu um balneário,é vingativo do tipo nazi.
Taticamente é mediocre como se viu contra o Benfica no último jogo...só memso as crianças é que pensam que jogar com muitos avançados é sinal de jogar ao ataca. Na luz o Porto foi mau muito mau mesmo, devido à fraca visão de jogo deste holandes em fim de carreira.
A virtude de Co está na disciplina, que tb deveria ser aplica a ele próprio. Felizmente agora anda calado assim já não diz tantas asneiras. Só de me lembrar da resposta à pergunta dos lenços brancos que este senhor deu aos jornalistas...já define este homem...COBARDE.
Com o plantel que o Porto tem , qualquer bom treinador já tinha o campeonato na mão.
No jogo contra o SCP o Porto vai voltar a falhar, vamos ver um Porto cheio de avnaçados a não criar oportunidades de golo e a sofrer. Continuo a dizer este Co é mediocre é um falhado um perdedor

Incógnita

Por mui inflamados os ânimos, por muita assertivas as análises, penso que não haverá ninguém que possa afirmar quem será campeão esta temporada. Porto e Sporting serão, neste momento, os mais bem colocados; mas não poderemos esquecer o Benfica neste raciocínio...

Aceito, no entanto, a lógica apresentada pelo João e subscrevo-a inteiramente. Adrianse e Bento defendem posições quase antagónicas em termos de postura e discurso.

Arriscando alguma clubite, parece-me que, sendo ou não campeão; Paulo Bento sairá sempre vencedor neste debate.

Porquê?

Transformou uma equipa agónica, desacreditada, abúlica, num conjunto que luta os noventa minutos.

Transformou uma defesa paupérrima num mecanismo compassado e eficiente. Vejam lá que transformou até o ex-Maritimista Tonel num dos possíveis seleccionáveis para ir ao Mundial...

Perfeição? Longe, muito longe disso.
Eficiência? Indubitavelmente.

Pouco apreço parece ter Adrianse por essa assertividade. Na minha opinião, construiu um plantel desequilibrado, onde estrelas se debatem para ter lugar no meio-campo, mas onde não existe um defesa de classe mundial (algo que não me recordo suceder desde que que acompanhei o Porto de Branco, Aloísio, Couto, Demol, Rui Filipe, Paulinho Santos, Emerson, Ricardo Carvalho, Costinha, Geraldão, João Pinto, André e muitos outros.

Mesmo o próprio ataque parece estranhamente entorpecido. McCarthy com dois golos no campeonato?! Nunca tal imaginei...

O facto é que o Porto tem as melhores individualidades. Lucho, Quaresma, Assunção e Pepe estão a ser dos melhores deste campeonato.

Será isso suficiente?

(espero bem que não, hehe)

Resta saber se o Sporting será capaz de manter este atitude competitiva.

O jogo contra o Gil Vicente foi um teste à capacidade nervosa da equipa. Funcionou então a "vantagem" de andar a jogar finais há mais de um mês.

Se tal se confirmar, é bem possível ver um Leão campeão. Algo que, confesso, me pareceu sumamente impossível há pouquíssimos meses atrás.

end

Re:Incógnita

Ninguem pode duvidar do excelente campeonato do Sporting. Ate eu dei o Sporting como morto para o campeonato ha pouco tempo. Mas como as coisas mudam.

Relativamente ao Porto, ja sabes eh o lider isolado e o que mais probabilidade tem de ganhar o campeonato. O jogo em Alvalade vai ser o mais importante para ambas as equipas.

Benfica neste ponto do campeonato unicamente aspira a ser campeao. Nao digo que eh impossivel, mas muito dificil de acontecer.

Por isso esta ponta final do campeonato vai ser muito renhida nao so la em cima, mas tambem la por baixo.

Cumps.

só um aparte

A defesa do Porto não tem grandes individualidades, embora Pepe e Pedro Emanuel não sejam inferiores a nenhum dos outros que andam noutras equipas.
Mas nas individualidades boas salientaste o Pepe?!
E quem tem menos golos sofridos? Não é o Porto uma delas?
O problema não está na defesa mas sim no trabalho ofensivo que dá poucos golos com tanto caudal ofensivo. Como disse Peseiro outro dia na tv - com um sistema de 3-3-4 ou 3-4-3 é fácil estabilizar defensivamente, mas os automatismos a atacar requerem tempo. E tempo é o que tem faltado a Adriaanse, algumas opções mal feitas mas também tem tido azar porque McCarthy tem andado ou fora de forma ou azarento.