Treinadores de qualidade | Relvado

Treinadores de qualidade

 

No âmbito da escolha de Paulo Bento para treinador do Sporting Patovic questiona: "quais são os
melhores treinadores, aqueles que foram jogadores de futebol credenciados ou
os que têm formação como profissionais de desporto? As qualidades de um bom
jogador são as mesmas qualidades de um bom treinador? Mourinho, Queirós, Carvalhal, Peseiro, Agostinho Oliveira, Rui Caçador,
Mariano Barreto, Jesualdo Ferreira, Couceiro e José Carlos Pereira são os melhores treinadores portugueses da actualidade ou não? São todos
formados em Educação Física e Desporto, enquanto Carlos Brito e Vítor Pontes não
o são, mas não deixam de ser excelentes treinadores. O quadro técnico da
Federação não deveria ser composto por licenciados em Educação Física e
Desporto? Não existem demasiados «carolas» nos nossos escalões de formação?"

I Liga:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Factor C

È o Engenheiro que nos abandonou e voou para longe do país.È o Professor que se vai candidatar.. Outros têm doutoramento e andam nos supermercados,outros pela esperteza e vigarice mandam em instituições..

È o Factor C.Quem quer?

Abraços

Re:Factor C

Oportuníssimo

E a Parte...?

- E a parte psicológica dos jogadores??
- É preciso não esquecer esta vertente,pois é com ela que o Mourinho joga muito (veja-se o que se passou no Porto)!!!!! Os treinadores podem ter as graduações que tiverem, mas se não tiverem "filing" para a profissão de treinador e não saberem trabalhar nem perceberem algo de psicologia de grupo e individual nada feito!!!!

Claro que não

"Mourinho, Queirós, Carvalhal, Peseiro, Agostinho Oliveira, Rui Caçador, Mariano Barreto, Jesualdo Ferreira, Couceiro e José Carlos Pereira são mesmo os melhores treinadores da actualidade (...) ?"

Porquê, o Mourinho percebo agora os outros...

Sinceramente o que fez Rui Caçador, Peseiro, Carvalhal, Couceiro, José Carlos Pereira assim tão de especial? Nada.

E depois ficam de fora nomes como Manuel Cajuda, Carlos Brito e até mesmo Jaime Pacheco que embora tudo o que possa ter de mau é o único que já foi campeão.

Esqueci-me de uma coisa

em relação à pergunta de um bom jogador é um bom treinador, penso que nada tem a ver. São funções diferentes logo exigem capacidades diferentes.

E ainda

Manuel Machado e Nelo Vingada dois excelentes treinadores.

Falta Manuel Machado

O ideal é que sejam grandes treinadores. Ser licenciado, mestrado, ou doutorado em educação física é imprescindível para um preparador físico, e todos nós sabemos que isso só não chega. Peseiro está habilitado para ser preparador físico, José Gomes é um bom preparador físico, Vítor Pontes, se não estou em erro, era preparador físico de Mourinho no Leiria, mas para ser bom treinador isso não chega.
É preciso reunir um conjunto alargado de valências. Saber o que fazer no trabalho físico, como é lógico, perceber de futebol, na sua vertente táctica, na leitura de jogo, percebendo o que está a acontecer em campo e tentar antever o que vai acontecer a seguir, tanto com os elementos que estão em campo, como com os que podem entrar numa e noutra equipa. E claro, com o factor sociológico e psicológico (onde Peseiro falha claramente e Mourinho é Mestre).

Deixem-me apontar um nome que, para mim, falta nessa lista, Manuel Machado. Um treinador a quem não dava grande crédito quando estava no Moreirense, mas que já em Moreira de Cónegos fez um bom trabalho (a equipa que tinha a mesma base desceu depois de ter trocado de treinador), afirmou-se em grande estilo no Vitória de Guimarães (melhor equipa da segunda volta, se não estou em erro) e que volta a fazer um belíssimo trabalho no Nacional esta época. Ainda gostava de ver este treinador numa equipa com mais argumentos.

Claro

que o facto de ter o máximo de habilitações académicas ajuda em muito na carreira de um treinador nem que seja para o curriculo.

Agora para mim, o mais importante é ter queda para a coisa, ser um bom comunicador e relações públicas.

Couceiro?JC Pereira?

Como é possível misturar estes com Mourinho ou Jesulado? Espero que o "special one" não leia isto!

A formação compensa...

...mas não é tudo.
Fazer do futebol ciência e matemática é apenas próprio dos que conseguiram tirar um curso superior, tornando o jogo mais táctico e eficáz, mas por outro lado, por vezes é necessária a paixão e entrega motivadas por alguem que não necessita de «cursos», a vontade de vencer não é algo que se aprenda numa Universidade.
Como exemplos dos dois casos temos Mourinho que é o melhor treinador do mundo e até agora imbatível no Chelsea e do outro lado temos Scolari que afinal de contas é campeão do mundo, levou Portugal à sua única final e apurou para o mundial...conseguindo unir não só a equipa como o país nas fases decisivas.

não lhe sei o curriculo

Mas o Mourinho (Mestre do futebol cerebral) acho que não é licenciado na área do desporto. Ou é? Alguém me pode tirar a dúvida?

Re:não lhe sei o curriculo

Claro que é licenciado em Educação Física e Desporto pelo ex-Instituto Superior de Educação Física (actual Faculdade de Motricidade Humana)...

Ás vezes...

...o título antes do nome (Dr., Eng., etc) não é sinal de sabedoria.

trinador, como qualquer outra profissao

infelizmente, o mais usual no nosso pais, é existir alguem, nao qualificado academicamente, a fazer o nosso trabalho...

porque enquanto alguns passam 5 ou 6 anos, a estudar e a tirar uma licenciatura, outras fazem vão ocupando os lugares de trabalho, que deixam de existir.

é ser que ter um canudo não e tudo, e às vezes até se ganha mais experiencia entrando logo no mercado de trabalho, mas entao o curso nao serve para nada?

acho que este é um problema geral no mercado de trabalho portugues, e não só no futebol...

Ideal

O ideal era que todos tivessem Doutoramento em Educação Física, sem dúvida. Contudo, às vezes com o apoio de uma boa equipa técnica, com profissionais licenciados, mestrados ou doutores, um treinador, mesmo sem licenciatura creio que poderá desempenhar um bom trabalho. No futebol às vezes o bom senso e a comunicação com os jogadores é mais importante. O saber transmitir conta muito e a experiência também. O Paulo Bento conhece bem o Sporting, já foi campeão inclusive como treinador e parece que está apoiado com uma boa equipa. Finalmente haverá uma mudança na preparação dos guarda-redes, haja visto que o treinador de guarda-redes mudou. Fica a esperança de que Ricardo, Nélson e Tiago falhem menos. Além disso, agora o Sporting terá finalmente (e novamente) um preparador físico. Fica a esperança também de que o número de lesionados diminua. Se os guarda-redes falharem menos e o número de lesionados diminuir, só isto e o Paulo Bento já terá condições de ser um treinador melhor do que o Peseiro, mesmo com uma formação inferior.