Treinadores a comentar jogos? | Relvado

Treinadores a comentar jogos?

 

Noviço diz: "no Boavista-Paços de Ferreira Carlos Carvalhal, ex-treinador do Leixões, estreou-se como comentador desportivo na Antena 1. Já não é a 1ª vez que isto sucede. Alguns lembrar-se-ão de Augusto Inácio ser comentador, mesmo antes de levar o SCP a campeão. Que têm a dizer sobre isto? Será possível a alguém que foi (e provavelmente voltará a ser) treinador, ser imparcial nos seus julgamentos, e isento?"

I Liga:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Comentadores

Na minha opinião é preferível que sejam os treinadores a comentar os jogos do que alguns atrasados que se julgam expert's na matéria.

Por vezes vemos com cada anormalidade a comentar jogos que até dá arrepios na espinha.Vê-se que não percebem nada do assunto e que nunca jogaram futebol.

Comentários...

Não vejo qualquer problema nisso...
Carlos Carvalhal percebe de futebol...
Estava no desemprego...
Poderá vir a ser uma mais valia...
E afinal de contas, quando se pede uma opinião a um comentador, esse comentador dá a opinião dele... O importante é não fazer das declarações dos comentadores, dogmas a seguir...
Cada um que entenda e "siga" esses comentários da maneira que bem entender!!!

Saudações Benfiquistas.

É mais um tacho...

Cada um é livre de fazer o que quiser, desde que seja dentro da legalidade, pelo que os treinadores no desemprego apenas fazem pela vida.

Contudo, como em tudo na vida, há os bons comentadores e os maus...

De facto akguns não têm jeito nenhum...

Saudações

Isto de comentar jogos...

...é um autêntico "tacho".
São sempre treinadores no desemprego,que aproveitam a oportunidade para atirar umas "postas de pescada" pró ar para ver se alguém se lembra deles.
No caso do Carlos Carvalhal,é um treinador que fez uma excelente campanha no Leixões,mas demitiu-se,e já passou algum tempo em que está sem clube,por isso,dá jeito comentar na TV...

Re:Isto de comentar jogos...

na radio querias tu dizer! :-)

Abraço

Re:Isto de comentar jogos...

:)
Mas ele já apareceu na TV,não já?

Esta questão da «imparcialidade»...

Tenho um prazer especial em responder a este artigo pois é de alguém que já está inscrito à algum tempo e finalmente lança um artigo oportuníssimo para comentar.

Quanto ao artigo em si, penso que alguém que goste de futebol, seja comentador desportivo, treinador, ou o que for, tem um clube porque torce mais. Agora a imparcialidade é como eu já referi uma vez, depende sempre de quem a ouve e comenta, o que é imparcial para mim pode ser parcial para ti, por isso entramos aqui num ciclo vicioso e não chegamos a lado nenhum.

Não ouço a Antena 1 com muita frequência nem nunca ouvi o Mister Carlos Carvalhal, mas se for tão bom comentador desportivo como treinador... penso que se safará bem.

Cumprimentos

Imparcialidade ou ética?

O espírito do artigo que submeti não se centrava meramente na questão da imparcialidade, mas sobretudo num problema de ordem ética: até que ponto um treinador no activo deve julgar o trabalho de colegas? Reparem que isto é uma questão que se coloca perante colegas da mesma profissão de um modo geral, e não apenas no mundo do futebol em particular.

All the best, Noviço

Re:Imparcialidade ou ética?

Penso que não há aqui questão, até porque concerteza se ele julgar alguma coisa em primeiro lugar ele em principio perceberá mais da matéria que qualquer um de nós aqui no Relvado.com , em segundo lugar se elogio é sempre melhor vindo de quem sabe porque uma crítica não será? :-)

Cumprimentos Noviço

Feio

Feio comentar em directo, o trabalho de colegas.
Moralmente inaceitavel.
Mas como diria o outro "é tudo normal".

Então...

e os economistas?? e os comentadores políticos, entre muitos outros?? A crítica é muitas vezes positiva, principalmente quando vem de alguém com qualificações... pior é quando vem de leigos na matéria!!

Re:Então...

Mas o problema é que ao madares abaixo um colega, bem podes estar a exaltar os animos, levar a demisão e seres o proximo treinador do clube.

Não me parece que nos outros casos isto seja possivel.

Mas não deixo de pensar que pode ser uma injustiça para a classe. Se calhar estas certo e eu errado.

Abraço

Questões à parte...

Qualquer pessoa... seja um treinador, ex-jogador, ex-árbitro, jornalista, ou alguém sem qualquer relação profissional com o futebol... pode ser um bom comentador desportivo... ou não.

Temos diversos exemplos dos diferentes casos no presente momento...

A isenção, qualidade nos julgamentos, dom da palavra, capacidade de comunicação em televisão ou em rádio qualquer um pode ter...

Um treinador em actividade não foge à regra... e em princípio não é por ter treinado equipa a ou b no passado, que vai ser mais ou menos isento...

E pode usar os seus conhecimentos para acrescentar algo de novo a quem ouve...

Tal como um ex-jogador apresenta uma visão diferente... ou um ex-árbitro...

Como em tudo, há os bons e os menos bons... os isentos e os menos isentos... os que dá gosto ouvir, e os que nos fazem colocar o som em "mute"...

Tanto se falou este fim de semana do "estado de euforia" em que o jornalista da RTP ficou no fim do jogo do Porto...
 
E era um jornalista... que supostamente deveria ser isento...

Re:Questões à parte...

aí é que está... eles estão ali como jornalistas ou como relatadores?? É uma boa pergunta... e um relatador deverá agir como jornalista??

Já agora pq é que nos jogos da selecção, eles que deviam ser isentos, gritam os nossos golos efusivamente e os dos adversário não??Pq é que nestes casos ninguém reclama?? Curioso, não é??

"Pano para mangas"

Para mim é diferente

Nos jogos da Selecção os Comentadores estão em princípio a relatar só para nós Portugueses, o público alvo é só um, os da outra equipa concerteza não estão a ouvir o relato da televisão ou rádio Portuguesa.

Agora nos jogos entre clubes Portugueses aí sim os comentadores deveriam pensar um pouco antes de abrirem a boca!
Afinal de contas eles estão a falar para os adeptos dos dois clubes que estão a jogar e não só para um dos lados, logo deveriam mostrar ao menos um bocado de isenção e não de estado de euforia quando finalmente um rival perde...

Ao menos nos jogos entre grandes porque não por um comentador de cada clube ou até apenas um comentador que não seja de nenhum dos dois?

Saudações

Re:Questões à parte...

E tomam quase sempre partido se um dos lados...

Se um grande está a perder com um pequeno, dizem invariavelmente... por exemplo... "Sporting tem tantos minutos para tentar dar a volta ao resultado"...

Mas não dizem "Moreirense tem tantos minutos para conseguir manter a vantagem sobre o Sporting"...

Se fosse ao contrário, as expressões usadas seriam diferentes...

Re:Questões à parte...

Bem... no Marítimo x Porto não foi bem assim :)

Pois...

é verdade!!

E temos sempre aqueles clássicos em que a equipa "pequena" defende a todo o transe, e o "grande" não consegue marcar... chega ao fim empatado depois de um verdadeiro massacre e o comentador diz: «resultado justo devido à ineficácia do "grande"!!» É de se ficar estúpido!!

(não "pois" não te chamei!!) ;)

O que é que queres agora nuno?

..ahhh..afinal não é nada...desculpa..he he ...

Se os jornalistas...

que deviam ser os 1os a dar o exemplo, são os menos imparciais, pq é que um simples comentador se terá de ver na obrigação de o ser??

Um relatador já nos faz sofrer que chegue... um relatador acompanhado de um comentador, é um autêntico massacre!!

Mas a ter de aturar alguém, ao menos os ex-jogadores e ex-treinadores são pessoas que já estiveram lá dentro e sabem o que realmente se passa, ao contrário de certos "intelectuais" da bola!! Antes os "ex" do que os "intelectuais"!!

pode ser boa opcao

onde é que anda o Paulo Costa que jogava no fcp e na selecao sub-21 ?

o que acham do actual momento de forma de esquerdinha, chainho, calado, joao tomas, litos, ...

quais seriam os bons regressos ao nosso campeonato para esse poder evoluir ?