A tendência portuguesa para o mergulho... | Relvado

A tendência portuguesa para o mergulho...

 

endhoscopy diz: "C.Ronaldo e Capucho foram recentemente criticados pelos sucessivos «saltos para a piscina» que têm experimentado na Grã-Bretanha. Retirará esta tendência credibilidade ao
jogador português? Como corrigir este defeito?" E ManchesterFan acrescenta: "os «mergulhos para o relvado» estragam o futebol moderno? Devia haver mais sanções para quem tem esta atitude? Porque têm os latinos mais esta tendência?"

I Liga:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O outro lado da moeda

A questão do mergulho para a piscina tem duas vertentes.
O do mergulhador, e em Portugal temos alguns dos melhores especialistas nesta arte.
E o da prancha para o mergulho, mais conhecidos por defesas, cuja maioria não tem qualquer técnica de desarme e de pressão, e como tal quando se faz a um lance já está a fazer falta.
Vejam os jogos do Porto nas ligas europeias e vejam como se desarma o Deco e o Derley (embora na verdade no último ano o exemplo não seja o melhor).
Agora, realmente, irrita assistir a um jogo com os jogadores sempre no chão e verificarmos nas repetições, que houve ali um toquezinho que ...

Saudações benfiquistas

SempreSLB

Novas ligas, novas tácticas.

O facto de terem jogado em Portugal onde os "saltos para a piscina" são banais transforma o seu método e táctica. Mas eles tem que ver que na Grã-Bretanha os árbitros nem a imprensa estão para brincadeiras. Temos que nos livrar deste vício e quem mais deve ajudar são os árbitros que têm que mostrar o cartão amarelo por cada "salto"!

os ingleses veêm pouco futebol

á eles criticam o ronaldo e o capucho?!

decerteza que ainda nao viram jogar o jv pinto...

Re:os ingleses veêm pouco futebol

E o Aleinichev ou será o Deco?

Re:os ingleses veêm pouco futebol

dei so um exemplo,se fosse para dizer o nome de todos os mergulhadores profissionais,hoje nao ia trabalhar

Re:os ingleses veêm pouco futebol

Por ACASO tinha ser um SCP :)

Cristiano n/ precisa de piscina

Foi criticado mas também muito elogiado pelo treinador do Charlton, que não gostou muito das diabruras do grande diabo à solta.
Já agora o Best também gostava da piscina? é que pelo que ouvi dizer o Best até o acha de alguma forma parecido com ele a jogar.

Vi os jogos em que o "diabo" espalhou o pânico no relvado e não me pareceu que se tenha "molhado".

Cristiano vs Best...

têm uma grande, enorme diferença:
o empenho com que George Best se treinava.
É que este Homem nunca estava contente com o que havia conseguido e treinava arduamente para ser sempre o melhor, visto que treinava sempre bem mais (e melhor) que os outros.
Best era cerebral, porque estava tão bem fisicamente que tinha tempo para pensar e velocidade fisica para executar á mesma velocidade que pensava.
Imagino como será Cristiano se algum dia treinar o fisico como fazia Best.

gosto do Titulo...

"Tendencia Portuguesa".
Pronto. Ficamos a saber que se trata de um exclusívo do nosso Futebol.
Duas andorinhas (Capucho e Ronaldo) fazem, neste caso a primavera, num universo em que os portugueses (que têm realmente bons artístas do mergulho) são apenas parte do problema.

Excelente Titulo.

Mergulhos para a Relva

Compreendo a tua opinião mas no caso do Ronaldo não concordo plenamente pois como é dificil parar este jogador os Ingleses que não estão habituados a isto têm que derubá-lo.

No caso do Capucho nem acho que seja um dos mais mediáticos, talvez o João Pinto em Portugal, seja o mais mediático deles...mas o Deco então está constantemente a mandar-se para a relva não acham?

Os ingleses têm que aprender a parar Ronaldo e vai ser da pior maneira, recorrendo ás faltas e aí quem vai ganahr é ManUtd com penaltis e livre para Nistelroy e para Scholes...

Concordo que se devem punir estes jogadores mas é mais prioritário começarem a marcar os penaltis que existem e não a sancionarem aqueles que não existem... O Que acham?

a piscina

todos os "desportistas" aceitam que os "jogadores" se atirem para a piscina, se pertencerem ao seu clube. Vale ganhar a qualquer preço.Mesmo que não vejam futebol, regressam ao doce lar satisfeitos desde que o objectivo tenha sido cumprido. Enquanto esta atitude não mudar o desporto rei vai nu.

Domingo preparem-se

Vão estar dos melhores merugulhadores do campeonato, qual Ian Thorp, qual q?

Re:Domingo preparem-se

o Ian Thorpe não é mergulhador, é nadador.

Re:Domingo preparem-se

tu deves estae-me a achar com cara de parvo,não?....tas-me só a corrigir!
eu sei muito bem que ele é nadador,mas como eu não sabia nomes de mergulhadores,referi o ian thorp,de qualquer forma nos campeonatos de natação, tem-se que mergulhar para a pescina,ou não

Re:Domingo preparem-se

Faz-me um favor, da-me mais um despropositado que eu agradeço!é que eu so tenho mais um ponto de prestigio e gostava de ficar a zero de novo!

Re:Domingo preparem-se

Claro que só tens um pontito... com a porcaria de comentários que fazes só mereces é moderações negativas... Eu já te moderei negativamente.

Re:Domingo preparem-se

Não fui eu que te moderei... podes acalmar-te.

Re:Domingo preparem-se

quem é que me moderou?
eu por acaso referi nomes?
eu quando escrevi isto estava a pensar no deco, no derlei mas tambem por exemplo no simão!.....realmente devem ser os mesmo que classificam de "bem escrito" ou "oportuno" aqueles que só dizem "ola" ou "boa noite"!

Árbitros têm muita culpa

Sendo certo que mergulhos e outras simulações fazem parte do futebol, não posso ignorar que dentro do campo anda um senhor, de apito na boca, com a função de decidir o que é falta e o que não é.
Jogos há em que parece suficiente o sopro de um jogador para que o adversário caia -e o árbitro (certos árbitros), convenientemente, apita.
Assim se vão ganhando faltas, castigos aos adversários, arrastando os jogos - com a complacência dos (alguns) árbitros, repito.
Se é neste meio que os jovens jogadores crescem e são educados, como esperam que eles, em adultos, reajam?
Apreciem jogadores acabados de chegar de outros campeonatos europeus e descubram as diferenças alguns meses depois...
Simão, Deco, JVP (fez-lhe bem o castigo, está mais "firme") e tantos outros, consagrados, não são mais que os mentores dos novos Quaresmas e Ronaldos.
E os árbitros nem precisam de castigar: basta que olhem e sorriam para o "coitado" caído e deixem seguir o jogo - se calhar serão os treinadores a ordenarem aos seus jogadores que se levantem, que isto de deixar um adversário com bola e sem marcação às vezes dá mau resultado !
O exemplo, prova provada, está no Ronaldo e Quaresma -são os colegas que gritam com eles!

Cristiano Ronaldo vai aprender por si

Em Inglaterra os verdadeiros adeptos e fãs do futebol não gostam desse tipo de habilidades que alguns jogadores usam para tentar ganhar vantagem em algumas situações. Das bancadas ouvem-se assobios, vaias e até se chamam nomes menos próprios mas não para o árbitro mas sim ao próprio jogador. O mesmo acontece quando um jogador fica muito tempo para marcar um livre ou um fora ou então o muito usual em Portugal queima de tempo no chão com dores do outro mundo. O jogador é vaiado logo a seguir, é assim à mais de 100 anos.

A cultura do jogo deles não permite a farsa ou o engano, seja aos árbitros seja ao próprio adepto que pagou bem caro para ver um espectáculo o mais disputado possível. Cristiano Ronaldo tem a tendência de muitos latinos, é franzino, muito rápido e que não suporta muito o choque caindo facilmente quando sofre alguma carga mas aliado a esse facto tem a mentalidade do engano e do tentar ganhar vantagem tão peculiar dos latinos. Mas Cristiano Ronaldo está no local errado para efectuar isso mas no local mais do que certo para mudar essa tendência. Na Inglaterra vai aprender por si mesmo a não o fazer pois nos jornais os jogadores e treinadores contrários o criticam por isso, no balneário os seus próprios colegas o criticam por isso, das bancadas ouve coisas que não gosta e o criticam por isso e o próprio treinador o irá criticar pelos seus actos. Cristiano Ronaldo é jovem e tem muito que aprender, irá aos poucos ganhar maior poderio físico para aguentar as cargas tal como aconteceu ao Ryan Giggs quando tinha a sua idade, ao mesmo tempo irá conhecer melhor a cultura inglesa, os seus costumes e hábitos e entretanto os mergulhos deixaram de existir com o tempo apesar de ser difícil ao principio isso acontecer.

Mesmo assim Cristiano Ronaldo não se vai livrar dos mergulhos assim tão facilmente pois na Inglaterra os defesas não tem problemas absolutamente nenhuns em enviar um adversário ao chão na disputa de bola. Poucos são os defesas que tem problemas em defender com unhas e dentes a sua baliza e se a bola passar de certeza que Cristiano Ronaldo não passa. Nos últimos dois encontros que fez, Cristiano Ronaldo em ambos saiu algo magoado dos tornozelos devido às diversas pancadas que sofreu dos defesas laterais e quanto mais rápido for o jogador mais carga e mais policiamento irá ter em cima dele portanto é no chão que vamos continuar a ver este jovem, seja de uma maneira de mergulho seja neste de levar pancada de meia noite. Aquilo lá eles não brincam em serviço, nem que a defesa fique toda amarelada...

Cristiano Ronaldo somente tem de deixar o tempo correr e aprender a jogar o futebol inglês da melhor maneira. Os companheiros de equipa estão lá para o ajudar e Sir Alex Ferguson sabe muito bem o que tem a fazer para evitar este tipo de acontecimentos. Jovens assim já lhe passaram muitos pelas mãos como Ryan Giggs, Keith Gillespie ou Jonathan Greening quando eles tinham a idade do Cristiano Ronaldo.

Re:Cristiano Ronaldo vai aprender por si

Olha lá MU e o «fairplay» do vosso «irlandês» do meio-campo que mais parece um «touro enraivecido»!?Know what i mean?
See you around...

Re:Cristiano Ronaldo vai aprender por si

Arranjas ou não a letra da canção que os MU fans cantam ao Cristiano Ronaldo?

Re:Cristiano Ronaldo vai aprender por si

Tou à espera disso vindo de Inglaterra. Tanto a letra como a musica em mp3.

Re:Cristiano Ronaldo vai aprender por si

ok, jejeje...

mergulhos ou talvez nao...

quanto ao caso do Capucho....ele ja no FCP tinha tendencia para o deixar-se cair...e foi prontamente criticado pelo proprio treinador no fim de semana...

quanto ao caso do Cristiano...no jogo todo contra o Charlton so por 1 vez me pareceu ele ter-se deixado cair...e foi defendido pelo treinador...

quanto aos latinos terem tendencia a atirar-se para o mergulho...os latinos gostam muito de fintar....em Inglaterra penso haver muita critica aos mergulhos pois por nao perceberem o q se passa...e q em Inglaterra acho q ha poucos jogadores q partem para a finta e e um jogo mais directo mais de passes...logo nao estao habituados a jogar com jogadores como Cristiano Ronaldo...e quem finta sabe q muitas vezes basta um toquezinho para desiquilibrar....principalmente num jogador franzino como o Cristiano...e toda a gente sabe q muitas vezes os toquezinhos faltosos nao dao para desiquilibrar mas dao para o jogador perder a bola...e nesse caso se o jogador nao se atira ao chao perde 2 coisas a bola e a falta pois os arbitros normalmente nao assinalam faltas a nao se q o jogador caia...

resumindo...

  - acho errado q o jogador se atire para o chao se nao sofreu falta

- se sofreu falta acho bem q se atire para chao pois doutra maneira perde a bola e a falta

- o melhor seria se os arbitros assinalem-sem as faltas mesmo q o jogador nao caia...coisa q raramente acontece...