A táctica do empata | Relvado

A táctica do empata

 

Os treinadores portugueses são engraçados. E são também engraçadas as suas equipas. São engraçadas quando jogam cá dentro, mas são ainda muito mais engraçadas quando jogam fora de portas.

A estratégia das suas equipas pura e simplesmente não existe, uma vez que um treinador não se consegue manter no cargo mais de seis meses, portanto nem vale a pena falar nisso, é um termo que nem aparece nos dicionários dos pobres coitados. Mas consta sempre nos contratos que os ligam aos clubes a mítica cláusula de rescisão, frequentemente milionária, que ninguém pensa seriamente reclamar nem ninguém pensa seriamente pagar, como agora se vê na novela sul-americana C. Queiroz. Ora, a táctica de que eu falava é sempre a mesma, seja numa reles equipa de basquete, numa equipazinha medianazinha de andebol, ou numa equipa de topo do único desporto que tem essa classificação cá no burgo: obviamente estou a referir-me ao futebol. Esta táctica é a celebérrima táctica do empata, talvez traduzida livremente do também muito conhecido "catenaccio" italiano.

Vou contar-vos uma história de embalar bonita, com um final extremamente feliz, lá para as bandas de um certo Dragão. Decorria a primeira fase do endeusamento internacional do cidadão José Mourinho. Palco? O muito mediático palco dos sonhos dos red devils. Cá, tinha ficado 0-0. Lá, o Manchester marcou um golo, e só não marcou outro porque marcou mesmo mas o árbitro decidiu inacreditavelmente anular um golo 200% limpo, que nem precisava das mil e uma repetições que por vezes crucificam árbitros em menos de dez segundos na sua própria "arena". O Manchester massacrava, o Porto quase se afogava e precisava de um milagre para seguir em frente para as tão ansiadas meias-finais. Ora, o árbitro decidiu inventar mais uma vez, marcando um livre à entrada da área dos red devils, um livre cuja existência levantou já na altura imensas dúvidas.

Bom, contemos as peripécias: primeiro - anular um golo absolutamente legal; segundo - criar um livre cirúrgico quase em cima dos 90 minutos - é uma façanha difícil de igualar no reino arbitral, e Mourinho sentia já a sua estrelinha a dar sinais de vida. Os adeptos dos devils fechavam os olhos, metiam as mãos na cabeça, e quando em ressalto de autêntico pingue-pongue o actual "primeiro-ministro" sportinguista fez o 1-1, alguém lá no alto deve ter perguntado a Deus: "Mas isto não devia estar já a 2-0? Perdi alguma coisa ao intervalo, quando fui à casa de banho e buscar uma cerveja, ou sou eu que pura e simplesmente não percebo nada de bola?" Bom, mas pensamentos dos santos à parte, o resto, como se costuma dizer, "é História" (ou "estórias"?).

Mourinho usou a táctica do desenrasca para manter a equipa à tona de água, e contou com um desastrado/inspirado árbitro para dar a volta à coisa: um mimo. A explosão de "Big Mou", do banco em direcção ao relvado, num estilo só igualado pelo simpático e pequenito ratinho Speedy Gonzalez, e a sua posterior e muito lusa encenação e pressão para um árbitro no fundo tão dócil acabar com o pesadelo-tornado-sonho, não são coisas dignas do Special One: mas é algo completamente ajustado à mentalidade tacanha, falsamente humilde, de baixo nível e ainda pior educação, que países tão diferentes e historicamente tão distanciados como por exemplo Inglaterra e Alemanha, têm vindo a assistir incrédulos e a criticar e denunciar publicamente em conferências de imprensa contundentes onde colocam realmente o dedo na ferida, conferências essas às quais aparentemente apenas a imprensa portuguesa continua a faltar.

José Mourinho é um homem extraordinariamente talentoso e trabalhador. E é muito devido à sua óbvia genialidade e ao "puto" Cristiano Ronaldo que Portugal existe no mapa global, hoje em dia. Pelo menos os "um pouco duros de ouvido" americanos já devem por esta altura saber indicar mais ao menos no mapa onde isto fica, quanto muito: mais ao menos, pelo menos entre Israel e Pólo Norte isto deve ficar para esses simpáticos "cidadãos do mundo". Não lhes peçam muito mais que isso. Mas podem crer que aquele vulto com uma fatiota Armani ou aparentada, que correu como uma criança mimada em direcção ao imerecido e salvador rebuçado, ia vazio, não tinha uma alma por dentro. Porque lá dentro ia inteirinha a táctica do empata.

E é por muitas destas e por muitas outras que o futebol português, ele próprio, é justamente achincalhado a nível internacional. Jogadores que se atiram para a piscina, que pedem cartões às dúzias para os jogadores adversários, as birrinhas quando alguém leva um amarelo, os murros nos estômagos de árbitros, a turba que corre o árbitro à sua frente, a perda de tempo ao colocar a bola de novo em jogo após faltas, cantos, substituições, passar metade do tempo a passar a bola para o lado e para trás quando se ganha, etc. E depois um jogador é expulso num jogo por demorar demasiado tempo a sair numa substituição, por um árbitro farto dos esquemas "tugas", e a imprensa irresponsável que temos pura e simplesmente cai-lhe em cima. Felizmente os treinadores adversários já sabem de cor as nossas manhas há muito. E os média dos outros países, passada esta fase da farsa da "selecção do sonho", começam a pôr os pés no chão e a perceber quem afinal de contas têm à frente, porque tudo isto é muito apenasmente "a causa das coisas"...

Desiludidos? Porquê? Foi sempre assim!

I Liga:

Comentários [30]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O QUE FOI COMENTADO NESTE ARTIGO

QUEM USOU O PINTO DA COSTA PARA O ÁRBITRO CEDER, TERIA SIDO O BISNETO DESTE.
http://www.alcatrazhistory.com/cap1.htm

Jardel

O Jardel sempre foi benfiquista de alma e coração!!! Sr. Luis Filipe Vieira esqueça o bilhete de identidade do moço as cenas de papioilas saltitantes ke pare ce ke ele consumiu e também as quase inexistentes lesoes e peso excessivo, vamos la buscar o genie da foot ball onde ker ke eli isteja!!!!

Sinceramente

Um artigo que pronto não se percebe o que ele quer dizer com aquilo ataca o mourinho no jogo contra o manchester mas esqueces-te que ganhou muitos dos outros jogos quando ganha 4-1 ao sporting ou ganha ao manchester em casa 2-1

 

E tem o record de 6 anos sem perder em casa um record que ninguem conseguia nem metade por isso vez

 

Dos piores artigos que já vi

Como já outros relvas demonstraram este artigo está cheio de erros factuais.

 

É um absurdo, uma mentira pegada o que aqui está escrito.

 

E
depois revela uma azia perante Mourinho e perante as suas conquistas no
FC Porto que já devia ter passado, pois já lá vão 6 anos.

 

Enfim, o relvado no seu pior.

Um artigo bem escrito...

...até agradável de se ler...mas com demasiados erros, não só de factos futebolísticos, mas inclusive no que concerne a factos históricos.

 

Não foi sempre assim. Aliás, esta tendência para o "empata" até é bastante mais recente do que se poderia pensar à partida, pois até finais da década de 80 tinhas equipas portuguesas a deslumbrar com um futebol atraente, rápido, dinâmico e, acima de tudo, bem jogado, a nível interno e externo.

 

Depois, não concordo de todo com o que disses de Mourinho.

O facto do homem ser uma besta não apaga o facto de que é um senhor treinador. Aliás, treinadores que são (ou tentam ser) como Mourinho é o que não faltam.

Mal por bem, o que interessa no futebol é o que se consegue transmitir dentro de campo (ainda que aqui no nosso rectângulo estejamos inequivocamente talhados para falar mais do que se faz fora dele)...e aí Mourinho é um justo e digno vencedor...ainda que nem sempre saiba digerir as vitórias.

 

E se tu achas que o futebol português é achincalhado por causa dessas razões que apontas...lamento...mas estás muito enganado...

que puta

que puta de deficiência mental tens! 

E que tal...?

Rapaziada, eu não sou uma biblioteca de números, de pontapé na bola ou outra coisa qualquer. E que tal, em vez de apresentarem listas de pseudo- factos insofismáveis, começarem realmente a comentar as mnhas ideias e não esses tais epifenómenos estilo estatisticas e coisas que tais? É que para me apresentarem isso outra vez, eu tinha continuado lá no meu curso "superior" de Sociologia!! E que tal começarem - finalmente - a responder a ideias com as vossas ideias...? Acreditem que já é tempo!

Belo artigo, bem fundamentado

Belo artigo, bem fundamentado e factual...

No Dragão ficou 2-1....

.....artigo com destino ao caixote do lixo.

 

Next!

e nessa primeira mão

poderia ter ficado 3 ou 4 -1 a nosso favor...

isto está tudo doido...

Volta ó relvado pré-beta

 

Passou a publicação deste artigo

Cheio de erros deliberados e factos adulterados... Usados numa tentativa frustada de reforçar a visão distorcida deste utilizador.

 

1: No Dragão ficou 2-1. 2 Golos do McCarthy e Fortune que marcou na recarga de um livre inexistente...

 

2: Em Inglaterra o golo anulado a Scholes fou muito bem anulado porque aos 45,21 minutos o Van Nistelroy virou litaralmente o Pedro Emanuel na área e no seguimento de ter ganho essa bola o Paul Scholes marcou.... Foi uma carga tão clara, mas tão clara que só não vê quem não quiser... Dúvidas? Link: http://www.youtube.com/watch?v=g2nimCNjC7E - Minuto 7 do Vídeo


3: No livre que origina o empate o Jankauskas é empurrado pelas costas pelo defesa, que nem sequer saltou para se fazer ao lance de cabeça, simplesmente empurrou o Jankauskas.

 

Quanta clubite! A retirar mérito a vitórias internacionais de Clubes Portugueses no Séc XXI

 

19 vitórias consecutivas do Porto fazem a cabeça rodar a muita gente.

Off-topic: Já perdi-me com uma conversa sobre as finais do Slb

E irei continuar aqui, visto que não tenho acesso aos meus últimos comentários, e quando tento procurar tenho que ler post a post. Que valente cagalhão!! Enfim..

 

Estava a falar com alguém sobre as finais internacionais do Slb, estive a pesquisar e serão 7, certo? Corrijam-me se estiver errado.

 

Após uma pesquisa cheguei a esta conclusão em relação ás finais do FC Porto:

 

Taça das Taças:

Porto 1 - Juventus 2

 

Taça dos Campeões Europeus:

Porto 2 - Bayern Munique 1

 

Champions League:

Porto 3 - Monaco 0

 

Taça Uefa:
Porto 3 - Celtic 2

 

Supertaça Europeia:
Porto 2 - 1 Ajax
Porto 0 - Milan 1

Porto 1- Valencia 2

 

FIFA:

Porto 2 - Penharol 1
Porto 5 - 4 Once Caldas (g.p)

 

Resumindo o FCP tem 9 finais internacionais FIFA ou UEFA com 6 vitorias e 3 derrotas, enquanto o Slb tem 7 finais e apenas duas derrotas.

 

Espero ter enterrado mais um mito.

Espero que daqui a um ano sejam 11

Iria saber muito bem votlar a ganhar a Taça UEFA/Liga Europa e a Supertaça Europeia.
Ficariamos com 2 Troféus de cada existente.

Das finais do FCP não posso

Das finais do FCP não posso falar, as do Benfica embora esteja certo de que são 7 não podes olvidar que das duas vezes que o SLB ganhou a liga dos campeões em 60-61 e 61-62 ainda não existia a Supertaça Europeia que foi criada apenas em 1972.

Em relação às duas supostas Taças Intercontinentais que o SLB deveria ter jogado devido a ter conquistado a Taça dos Campeões Europeus ainda não era realizada nos moldes actuais (apenas em 1980) o SLB jogou a chamada Copa Intercontinental.

 

Vale o que vale mas assim está reposta a veracidade (penso eu) dos factos

Estás certo que são 7 finais encarnadas?

Querem juntar mais finais ao currículo? Pouco ou nada posso fazer, visto que, tal como tu mencionas só foi criada em 1972. Pelos mesmos moldes, peçam para tirar uns títulos ao FC Porto como a Supertaça Cândido de Oliveira porque foi criada após o declínio do Slb.

Não é uma questão de juntar

Não é uma questão de juntar mais finais.

É apenas comparar o comparável. Fizeste uma comparação de finais europeias entre o FCP e SLB. Ora se não existia uma competição que conta e muito bem para o numero de finais que o FCP ostenta creio que a comparação está inquinada logo à nascença. Ou se compara coisas comparáveis ou faz-se a devida ressalva.

 

Apenas isso amigo.

Um abraço

As tuas fontes estão a falhar…

O Benfica já foi à final da Taça Uefa, 2 vezes à final da Taça Intercontinental, chegou à final da Taça Latina* ganhando uma.

 

Não foram 7 mas 12 finais europeias.

 

*Para quem não sabe o que foi: Copa Latina ou Taça Latina foi uma competição realizada entre 1949 a 1957 por clubes da FrançaItáliaEspanha e Portugal. Durante o início dos anos cinqüenta, a Copa Latina foi a mais importante competição européia de futebol, até a criação da Liga dos Campeões.

 

Try again…

Então pesquisei mal. Assumo o erro. Eu perguntei-te quantas eram

Afinal foram 12 finais. Podes arranjar-me esses dados? Não encontro. Já agora, e quando é que foi a última final europeia?

Pesquisa em qualquer wikipedia, aconselho-te o inglês.

A nossa última final europeia foi em 1990.

 

São mais do que uma final europeia por década. Tal como diz o user em baixo podiam ser mais 2 no mínimo, caso a Supertaça Europeia existisse na década de 60.

 

 

Errata

Chegou 2 vezes à final da Taça Latina ganhando uma.

Off-topic – Curiosidade

Não é surpresa nenhuma verificarmos que o Benfica é o líder isolado, no que toca a cartões amarelos/vermelhos recebidos nesta liga. Mas quem será o "feliz" contemplado que se segue? Coincidentemente… o Marítimo.

 

Quem se atravessa no caminho…

 

 

Dos piores artigos que já vi

Como já outros relvas demonstraram este artigo está cheio de erros factuais.

 

É um absurod, uma mentira peagada o que aqui está escrito.

 

E depois revela uma azia perante Mourinho e perante as suas conquistas no FC Porto que já devia ter passado, pois já lá vão 6 anos.

 

Enfim, o relvado no seu pior.

Clube dos caceteiros

Qual é o espanto?..

Boavista

É verdade que vai dar o jogo em directo no Porto Canal?

Pelo que me disseram não vai

Pelo que me disseram não vai dar meu, eu por acaso vou ao Bessa, mas nem sequer tinha visto se ia ou nao. Falei agora com um amigo que me disse que não ia dar, não t dou certezas.

Que consigam subir este ano é

Que consigam subir este ano é o meu desejo,têm alguns jogadores experimentes e que ainda têm qualidade que podem ajudar a equipa a fazer uma boa época.

OLha lá não se pode passar um

OLha lá não se pode passar um topico sem virem com a puta das teorias? Fodasse é que já irrita meu, querem andar à pancada com os portistas, mandem artigos sobre isso, agora sempre a mesma teoria da conspiração quando todo o país já viu que o Benfica não joga um caralho?

 

Ide-vos queixar oh banif e deixai-o o relvado em paz. Sim o MArítimo o maior clube da corrupção da Madeira, são coitadinhos são...

Falta-te os vermelhos a Carlos Martins, a Cardozo e César Peixot

na Supertaça. Contabilizaste esses vermelhos/amarelos. Já vi o Cardozo a agredir Sapunaru e um jogador da Académica. E não há sumaríssimo? Aonde está a coerência? Aonde estão os paladinos da verdade que ladravam quando o Bruno Alves agredia?

Sabes ler em português?

Lê novamente o meu comentário.

 

Sumaríssimo é um exclusivo nosso como sabes.

Ca tinha ficado 0-0? Sera que

Ca tinha ficado 0-0? Sera que sabes o que dizes? Antes de escrever alguma coisa informa-te antes.