Sumaríssimos ou Legislação apropriada? |
|
10 de Fevereiro de 2005, às 10:54 |
Lentamente deixa ainda as seguintes
considerações no que concerne aos castigos a aplicar a outros
intervenientes:
"A Treinadores ou Dirigentes:
+ Conduta anti desportiva por:
- Reclamar de decisões do árbitro - 1 a 3 jogos
- Insinuações Racistas - 4 a 8 jogos
- Referência em conferências de imprensa, ou entrevistas às arbitragens,
«sistemas» ou suspeição no futebol, sem provas, ou acusações concretas com
respectiva queixa ao Ministério Público - 1 a 6 jogos
A Adeptos e Público:
+ Conduta anti desportiva por:
- Desacatos dentro do estádio com adeptos adversários - 1 a 3 jogos
- Insinuações Racistas - 4 a 8 jogos de interdição; descida de divisão à 2ª B
por reincidência.
- Tentativas de agressão a árbitros, ou agentes desportivos - 3 a 6 jogos
- Agressão a árbitros ou agentes desportivos - 6 a 12 jogos
Em casos em que o atleta fique lesionado, o castigo do agressor deverá ser no
mínimo tão longo como o período de ausência do agredido.
Há situações que é conveniente dobrar por reincidência."
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
Contra a corrente...
Enviado por RaymondKopa a 10 de Fevereiro de 2005, às 11:55.Se falamos daquilo que os árbitros não vêm, tudo bem. Mas se falamos de lances passados nas suas (deles) barbas, por eles (bem, mal, não interessa) avaliados, então há por aí muita confusão...
Acho também curioso que só se fale de agravar disciplinarmente (claro que a punição ou o seu agravamento gera receitas) mas despenalizar é proibido. Porquê?? Se calhar respondi.
Finalmente, se se fala de comportamento "antidesportivo", porque razão não se sancionam, pela mesma via, o "playball", as simulações de faltas, os mergulhos para a piscina, as lesões simuladas ?? Para mim e em termos desportivos, estes comportamentos batoteiros são bem piores do que um murro nas trombas de um adversário, dado no calor da luta, desculpem que lhes diga...
E não vou falar do facto de que nem todos os jogos têm o mesmo grau de cobertura em termos de TV, etc., isso já foi referido por muita gente, embora merecesse algum desenvolvimento.
Acima de tudo e pessoalmente, irritam-me estas guerras resultantes da confluência da acção dos telecomentadores "desportivos" muitos deles próximos do iliteracia futeboleira e dos títerezinhos da "Disciplinar", cheios de si e do poderzinho que detêm...
Saúde.
epa isso já é capaz de ser demais
Enviado por lup51 a 10 de Fevereiro de 2005, às 11:47.frase do dia, benny mccarthy:
"pensei que só ia apanhar um jogo!"
porque será que pensou isto?
Porque será?
Enviado por ee95104 a 10 de Fevereiro de 2005, às 12:10.Hoje são aliados. Porque será?
Momento LOL do dia parte II
Enviado por elizajane a 10 de Fevereiro de 2005, às 12:30.insinuações racistas?
Enviado por Marcellus a 10 de Fevereiro de 2005, às 11:40.não digam barbaridades
Enviado por noko a 10 de Fevereiro de 2005, às 11:40.é simplesmente nojento, envergonha o futebol portugues e qualquer pessoa com o minimo de senso...e este gajo não apanha uma caliqueira numa casa de alterne qualquer que lhe afete as cordas vocais...podia ser sifilis o mesmo que alcapone apanhou antes de ir para alcatraz.bocal porque noutro lado duvido que vá lá.
Mesmo com esses castigos...
Enviado por CobiSlb a 10 de Fevereiro de 2005, às 11:35.Porque que é que o meu jogador levou 3 jogos e outro levou só um, porque que é que ele foi despenalizado e o outro não, a própria rapidez dos processos, é sempre uma grande confusão.
Acima de tudo tem de se mudar as condutas de dirigentes, treinadores, jogadores e publico, enquanto isso não mudar nada vai dar resultado
Cumprimentos
Mentalidades
Enviado por tirodrigues a 10 de Fevereiro de 2005, às 11:13.P.EX: eu que tenho andado retirado aqui do relvado neste inicio de semna, ainda não entendi se a berraria toda do FCP se prende com a injustiça dos castigos?? se com o timing??
enquanto os nosso dirigentes desportivos (de qq clube) continuarem a "fuga para a frente" e a atirar areia aos olhos dos adeptos não teremos dignidade nos relvados...
a mim ningúem me verá a fazer figuras de parvo a defender o petit se este for um dia destes castigado.. manias..
Re:Mentalidades
Enviado por Tó Natário_0 a 11 de Fevereiro de 2005, às 01:11.Moderador público pa quem quiser
Tó Natário: caprimomo
endhoscopy: 13061975
QUE LHE APROVEITE QUEM QUISER.
Querem ser os maiores?Aí têem...
A mim, basta-me um farto adeus. Tou farto de criancices
Re:Mentalidades
Enviado por EspirítoAzul a 10 de Fevereiro de 2005, às 11:44.Indigno
Enviado por ee95104 a 10 de Fevereiro de 2005, às 11:19.Se tens dificuldade em perceber se o problema é o timing, não te preocupes. Faz-te de anjinho e ignora as coincidências.
Tudo vai bem com estes castigos, nada de estranho se passa. Até o castigo ao Seitaridis nem foi uma retaliação a Pinto da Costa, foi apenas mais uma coincidência.
Ressalva especial nos artigos:
Enviado por tirodrigues a 10 de Fevereiro de 2005, às 11:46.Então teremos de colocar uma alínea nos regulamentos: "jogadores do FCP deverão ser castigados, com a ressalva de que devem jogar sempre nos jogos considerados importantes pelo clube"...
mas é para castigar ou não??!!
devo só considerar que, a meu ver:
1) o lande do grego no jogo do estoril não é uma agressão, trata-se deuma disputa de bola em que o braço acaba por bater no fellahi;
2) 3 jogos é muito pouco para o que benni já fez este campeonato. em qq outro pais da europa ele estaria a passar por sérios problemas...3 jogos levou o rooney por um vermelho com conduta antidesportiva...
Re:Ressalva especial nos artigos:
Enviado por ee95104 a 10 de Fevereiro de 2005, às 11:54.3 jogos é pouco para um reincidente? - Sem dúvida.
O timming é escolhido com malícia? - Especulativo, mas o caso do Seitaridis... (não esquecer que se o Porto recorre o atleta fica quase automaticamente de fora do jogo da Luz)
As decisões do CD são justas e iguais para todos? - Mas alguém acredita nisto? Não esquecer que a justiça ou é cega, ou não é justiça, justiça só para alguns não é justiça.
Totalmente de acordo
Enviado por ee95104 a 10 de Fevereiro de 2005, às 11:09.Já li neste relvado que o futebol é um desporto viril, aliás uma expressão usada recentemente pelo selecionador nacional.
Sobre a adequação dos castigos, estou até de acordo com o aumento das punições, em especial a reincidentes, desde que fossem aplicadas com justiça e do mesmo modo para todos
Se não bastasse já o aumento de punição após recurso, agora vemos sumarissimos a jogadores em resposta a declarações de dirigentes. (Ou alguém acha que estiveram até agora a visionar o video?)
Este CD não é uma piada, é uma chacota. A justiça das decisões não é cega, mas antes abusadora, trocista e sem dignidade
Com atitudes como estas do CD, ainda há alguém que acredite na sua seriedade? Depois espantem-se se todos os Telles abandonarem o futebol. Até Fernandez, que escreve cartas de agradecimento depois de despedido foi castigado por este CD...
Re:Totalmente de acordo
Enviado por Nelson Pires a 10 de Fevereiro de 2005, às 12:35.Pensava que sim... mas posso estar equivocado!
Lololol
Enviado por adam a 10 de Fevereiro de 2005, às 11:25.Fica um divertido virtual
Cumprimentos
Apenas jogos de punição!!!!!
Enviado por JosePinto a 11 de Fevereiro de 2005, às 11:22.Todos concordamos!
Enviado por DutchGalego a 10 de Fevereiro de 2005, às 19:40.Medida que se saúda
Enviado por Tó Natário_0 a 10 de Fevereiro de 2005, às 17:27.Pessoalmente não sou a favor dos sumaríssimos, enquanto formato. Tem na sua génese algo de excêntrico e unívoco que não contempla um sentido de justiça ponderado e incisivo.
Mas a verdade é que não era admissível premiar a permissividade. Agressões tratadas impunemente ou supuradas com argumentos ridículos? É isso que se deseja?
O caso de McCarthy é flagrante, não me recordo de alguma vez ter visto um jogador reincidir tantas vezes neste tipo de situações num espaço temporal tão curto.
Para cúmulo ainda se deu ao luxo de afirmar que apenas esperava um jogo de castigo. Deve ter confundido Portugal com uma qualquer República das Bananas... Se calhar até lhe deram razões para isso.
Já a situação de Seitaridis me parece distinta. Afinal de contas foi uma disputa de bola e, como homem de boa fé, não posso discernir nesse acto um comprovado sentido agressivo.
No que concerne à lei no seu geral, parece-me que continua a ser mal aplicada. Os "juízes" continuam a pistolar a seu bel prazer (hups, acho que inventei um verbo novo, lol), faltando-lhes a clareza de processos que lhes seria exigível.
O Porto mais castigado? É normal, quem confunde agressividade com violência arrisca-se a este tipo de situação. Se amanhã acontecer o mesmo com um jogador sportinguista, preconizo o mesmíssimo tratamento. Só assim terminarão as cenas tristes no nosso campeonato...
Cumprimentos aos relvas
Até podia concordar
Enviado por helder postiga a 10 de Fevereiro de 2005, às 11:08.Sendo assim, o melhor é que o Luís Filipe Vieira e o Dias da Cunha não leiam este artigo pois ainda podem ficar com ideias e quem fica a perder é o FC Porto!
Como?
Enviado por Slick a 10 de Fevereiro de 2005, às 17:06.Bom...
Enviado por killas a 10 de Fevereiro de 2005, às 16:19.. o O Killas O o .
Dos juízes
Enviado por Bom senso a 10 de Fevereiro de 2005, às 15:40.Artigo 1º-A
"Dos juízes"
1 - Os juizes a quem cabe deliberar sobre as sanções a aplicar não poderão, em caso algum, ser designados por nenhuma das partes interessadas. Cabe às autoridades judiciais competentes indicar os nomes dos juízes que farão parte do CD da Liga.
2 - Para efeitos da aplicação do nº 1, entende-se por "parte interessada" todo e qualquer clube que participe na Superliga, independentemente da sua "glória" passada, presente ou futura, ou dos milhões de adeptos que alegadamente afirme ter.
Ena pá, que até parece que estou na Prostituinte.
Re:Dos juízes
Enviado por nunosribeiro a 10 de Fevereiro de 2005, às 15:53.Sim, concordo, mas...
Enviado por Tiago Santos a 10 de Fevereiro de 2005, às 15:14.É o CD da Liga a cair no ridículo.
Prova disso é uma frase de um dos comentadores do jogo Irlanda - Portugal, na sequência de um péssimo passe do Jorge Andrade: «Jorge Andrade merecia levar um sumaríssimo». Mais palavras para quê.
Concordo
Enviado por JOMAGO70 a 10 de Fevereiro de 2005, às 14:14.Tera de ser castigos com o numero defenido de jogos para assim nao existirem casos tipo um peso duas medidas.
Assim todos levam a mesma doze de jogos e ninguem se fica a rir de ninguem.
Cumps,
Concordo
Enviado por nplima a 10 de Fevereiro de 2005, às 13:20.O que me parece essencial acerca da atribuição destes castigos pós-jogo é o seguinte:
1) tabela de infracções (como foi apresentada aqui no relvado)
2) quem faz este juízo pós-jogo
3) que a decisão e os critérios destes jurados sejam publicados conjuntamente com o castigo
4) que o timing seja 24h sobre o jogo
Creio que os jurados devessem ser os mesmos para todos os jogos durante todo o ano, havendo grupos de 3 a quem fosse atribuída a tarefa de rever cada jogo do princípio ao fim. O prazo para executa resta tarefa necessariamente tem que ser curto, e francamente não vejo nada de bom na possibilidade de haver recurso desta decisão.
Parece-me que a forma mais rápida e conveniente para formar estes juris seria recorrer aos árbitros. Isto é, cada jogo seria revisto pela TV, com direito a escolha de camera e replay em movimento lento, pelo próprio árbitro da partida, pelo 4º árbitro e por um terceiro elemento a sortear da pool de árbitros existentes.
No final, o relatório do jogo feito pelo árbitro seria publicado no site da liga, conjuntamente com o relatório desta "vistoria" ao jogo. Na minha opinião, as eventuais penalizações e demais comentários deviam ser assinados pelos seus autores nesse relatório.
NL
Concordo com os castigos
Enviado por mlopes a 10 de Fevereiro de 2005, às 12:57.Isto parece o código de Hamurabi
Enviado por devenish a 10 de Fevereiro de 2005, às 12:49.Falando mais a sério, e não ironizando, porque não aplicar a tabela de castigos em vigor na UEFA nas provas europeias?
Já vamos em cinco cartões amarelos (antes era três), cumpre um jogo de castigo volta à estaca zero. Isto sim é que está mal.
Sobre as cotoveladas e outras coisas semelhantes, não há jogo em que as televisões mais do que tentarem mostrar o que de belo aconteceu no desafio, andam mas é à procura dessas cotoveladas mesmo que a "câmara lenta" iluda a realidade. Foi o caso de Seitaridis na minha opinião.
Mas quem anda à procura de confusão até vê aquilo que não existe.
Está instalado o espírito da Inquisição no futebol e na política, quem quizer que siga a onda, eu não me deixo levar por ondas.
lol
Enviado por vampir_of_love a 10 de Fevereiro de 2005, às 12:13.