Sumaríssimos: então e despenalizações? | Relvado

Sumaríssimos: então e despenalizações?

 

Ora parece que os sumaríssimos estão de volta e, muito sinceramente, se houver imparcialidade acho muito bem! A minha questão é outra. Se há penalizações com recurso às câmaras de televisão, porque não há o contrário, ou seja, despenalizações? Será justo um jogador ficar de fora de campo com um vermelho mal mostrado num equívoco do árbitro?

I Liga:

Comentários [57]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Eu penso que vivemos no virar de uma página...

... no futebol enquanto desporto, sobretudo a nível da avaliação de situações de jogo. Percebo que queiram que o árbitro tenha o controlo do jogo, mais do que as câmaras, mas esta situação dos sumaríssimos faz abrir, e bem, a questão que o j_eagle fez oportunamente. Decerto que da bancada da arbitragem não verão com bons olhos, dizendo que o árbitro tem sempre prioridade do que as imagens televisivas... um pouco como o polícia sinaleiro em frente aos semáforos, no código da estradá (para quem não se recorda, devemos respeitar as decisões do polícia sinaleiro e desprezar as dos semáforos em tais situações!). Percebo a questão de autoridade dos árbitros. Por mim, e porque considero que um jogador de futebol que comete agressões fica logo marcado pela opinião pública e por futuros árbitos, penso que o melhor sistema é aquele que é mais simples, ou seja:
  • os árbitros têm o poder total de ajuizar os lances no jogo e só apenas no jogo.
  • não poderá haver decisões exteriores que comprometam os jogadores após os jogos, para o bem e para o mal.
  • os árbitros (equipas de arbitragens) deverão ser sujeitas a avaliações por jogo (semana) quer in loco, quer a posteriori por meio de elementos audiovisuais e deverão ser "punidos" se tais exibições forem mal sucedidas.
  • Para mim, se os árbitros querem continuar a ter o "poder" em campo, têm forçosamente de vir a público com uma ideia deste tipo, porque caso contrário irão sofrer as consequências de que são um elemento perturbador e não consiliador num jogo de futebol! Cumprimentos Futebolísticos!

    Em termos de justiça seria o mais correcto, mas...

    Em termos de justiça seria o mais correcto, mas já se percebeu que os arbitros tao muito mais interessados em não verem os seus poderes dimunuidos do que em trazer mais justiça ao futebol. Mas temos de ver uma coisa: Uma coisa é punir um lance que o arbitro não viu(não analizou)...outra coisa é contradizer o arbitro, e alterar (à posteriori) uma decisão errada(mal analizada, mas ainda assim analizada) de um arbitro que poderia ver nisso um desautorizing...Os sumarissimos aplicam-se a situações que não foram vistas pelo árbitro, e como tal não têm influencia directa com a arbitragem o que não se verificaria com as despenalizações pois estaria a dar-se um entendimento do lance diferente do que o árbitro entendeu na altura, independentemente de certo ou errado, e os arbitros não alteram as suas decisoes à posteriori, além de que nalguns casos poderiam ter mais que uma leitura e nesse caso iria suscitar uma polemica ainda maior. Além de que essa situação iria gerar muito mais controversia além da que ja existe pois passariamos a discutir o lance ajuizado pelo arbitro e depois pelo conselho de justiça. Era mais uma maneira de se falar dos árbitros e penso que já se fala demais da arbitragem... Para os atletas e pela verdade do futebol seria muito mais justo, mas poderiamos estar a abrir um precedente perigoso e poderia ser pior a emenda do que o soneto. cumps

    Voltando ao sumaríssimo...

    Apesar de considerar o castigo ao central do Benfica justo, não posso deixar igualmente de considerá-lo perverso, incoerente e nada imparcial. Perverso porque parte de duas premissas erradas: a primeira relacionada com o facto de apenas castigarem lances que o árbitro não viu (?); a segunda prende-se com o suporte no qual são baseados estes sumaríssimos – as transmissões televisivas. Ora, fácil é de verificar até que ponto tudo isto pode transformar a aplicação das normas tremendamente injusta. Primeiro porque estão sempre adjacentes aos critérios dos árbitros. E esses variam constantemente. Assim, um árbitro pode ver um jogador “assassinar” desportivamente um adversário e admoesta-lo apenas com um cartão amarelo. A punição corresponderá sempre ao tipo de cartão mostrado e ao relatório do árbitro e não à violência do lance. Em contrapartida, um lance semelhante ao do Luisão, em que o árbitro alegadamente não vê, o castigo corresponderá sempre à natureza do lance. Segundo, porque nem todos os jogos são transmitidos da mesma forma. Nuns, nos mais importantes, existem dezenas de câmaras apontadas para tudo o que mexe, havendo repetições de diversos ângulos. Noutros parece-nos terem estacionado uma câmara de um lado do estádio e vai daí transmitem-nos todas as sensações da partida a partir daquele local, sendo que as repetições dos lances nos recordam as do Domingo Desportivo dos anos 80. Quanto à pergunta deste bom artigo, seria de facto o mais sensato porque da mesma maneira que um clube é prejudicado pela atitude do seu jogador - com a ajuda das transmissões televisivas, quando a intervenção do arbitro é demasiado injusta ou sem cabimento deveria ser feita justiça também e reduzir ou anular por completo o castigo atribuído pelo árbitro, isso faria com que as críticas aos árbitros (e não são elas poucas) reduzissem, não pelo mérito do seu trabalho mas pela justiça final ao encargo da Comissão Disciplinar.

    Verdade Desportiva

    Quem anda a estragar o futebol é a FIFA e a UEFA, com pessoas antiguadas à frente destas instituições, que não querem introduzir tecnologia no futebol e assim falseia-se a verdade desportiva, vide o caso do Vitoria na eliminatória da Champions, quem vai retribuir ao Vitória o dinheiro perdido e a visivilidade que dava aos seus jogadores/clube ao participarem na champions. Acho que os senhores que mandam no futebol não querem a verdade desportiva porque depois não podiam por nas finais as equipas que eles queriam.

    Despenalizações?..

    Concordo! Realmente 3 ou 4 jogadores do FCP deveriam ser despenalizados de cartões amarelos após simulações vergonhosas de jogadores encarnados, onde até o Quim se incluiu! Sem dúvida um artigo pertinente e que deveria ser lido por quem tem responsabilidades no mundo do futebol. É claro que a questão das transmissões televisivas em 3 ou 4 jogos e ausência destas em outras tantas partidas, levantar-se-ia novamente.

    Re: Despenalizações?.. Clubite?? lolll

    Sugiro um novo tipo de moderação: "facto real". Nem é clubite, nem bem escrito, nem o car***, é apenas um FACTO que aconteceu e que ninguém pode negar,

    Re: Despenalizações?..

    Acho que estar a particularizar nao ajuda ao debate deste artigo...

    Re: Despenalizações?..

    Ora na mouche José. Coerente como sempre. Cumprimentos

    Re: Despenalizações?..

    Lol, nao digas isso... eu sou bué faccioso e parcial :P

    Re: Despenalizações?..

    A verdade é mesmo uma coisa fodida!

    Re: Despenalizações?..

    lol... mas para que é que me interessa essa verdade... tou-me a cagar, nao sou de nenhum desses clubes. Apenas chamei a atenção para o facto de estarem a fugir ao artigo que era suposto falar de uma questão que eu considero importante ao inves de vir para aqui lavar roupa suja.

    Re: Despenalizações?..

    Para além de que o José é do Sporting, deve ter mesmo fica FODIDO com a merda dos vossos comentários acerca de serem coitadinhos ... Todos diferentes, todos iguais afinal.

    Re: Despenalizações?..

    As despenalizações,não é um tema novo e já foi colocado em prática. PS-O que o relva Zefil disse é pura verdade.

    Re: Despenalizações?..

    FODASSE Eu faço um artigo coerente generalizado... e vocês os coitadinhos... PO CARALHO, FODASSE!! :-P Vocês têm realmente uns telhados de vidro do CARALHO, com o DECO EM DOIS ANOS SEGUIDOS A FODER DOIS JOGADORES DO BENFICA EM SIMULAÇÕES. Ricardo Rocha e Edson ou parecido a ser expulsos por palhaçadas do DECO. Onde estava a vossa indignação na altura ??? Comentem a merda do artigo e deixem-se de merdas de argumentos de crianças ....

    Re: Despenalizações?..

    O teu artigo é interessante e eu próprio elogiei-o, mas o que se passou no estádio da luz no sábado é demasiado vergonhoso para se deixar passar em claro. Não foram uma, nem duas, nem três as simulações de jogadores encarnados tentanto retirar benefícios das mesmas. Uma vergonha!

    Re: Despenalizações?..

    Foi na tua TV tripeira que viste isso pois eu não vi nada disso, vi foi trancada atrás trancada dos jogadores do FCP principalmente na 1 parte em que ou passava a bola ou o jogador. Simulaçãoi do quim após roncada do filho da puta rodriguez????? looooooooooooooooooool

    Re: Despenalizações?..

    Espero que sejas coerente só isso ... Vou estar atento. :-)

    Re: Despenalizações?..

    J_ tem lá calma! Mas é sempre bom,ver o autor a defender o seu artigo :). Cumps

    Re: Despenalizações?..

    Pois mas para os sumaríssimos as questões das transmissões funcionam ao contrário ;) Cumps

    É uma ESTUPIDEZ

    Não se recorrer à tecnologia no futebol como se recorre no ténis, etc... Houve um jogo em que o Chelsea foi prejudicado e Mourinho tinha uma TV no banco de suplentes, mostrou o lance ao árbitro e nem assim ele mudou de opinião. Mas porquê, se toda a gente julgou o lance de outra maneira? Cumps

    Eu não sou assim tão apologista da TV...

    ... como tu, pois tal e qual como um ilusionista, a televisão pode ser criteriosa com aquilo que mostra aos telespectadores... Por exemplo, no jogo frente do Benfica-Porto, no lance do penaltie, fiquei à espera de uma repetição para confirmar se havia fora de jogo ou não de Lucho... ao invés repetiram imensas vezes o lance do agarrar de Katsouranis... faltou aí o critério de precedência... faltou um bom realizador... será que ele era portista? Enfim... Mais, será que o critério de igualdade para com todos os futebolistas permanece? Por exemplo, viu-se a agressão do Luisão porque a câmara estava para ai apontada mas e o resto dos jogadores, não se passou nada? Como têm a certeza? Assim sendo, deveria haver uma câmara para acompanhar cada jogador e já agora cada árbitro incluindo o 4º... não achas? Cumprimentos Futebolísticos!

    Re: Eu não sou assim tão apologista da TV...

    Claro, tens toda a razão! Não concordo só na parte de um árbitro para cada jogador, era muito dispendioso! :S Cumps

    Se me permitires gostava de acrescentar uma coisa

    qual a diferença entre uma agressão que o árbitro não viu e uma em que viu mas ajuizou mal? Porque não punir também nesta ultima situação?

    Re: Se me permitires gostava de acrescentar uma coisa

    Dessa forma, todas as decisões do árbitro seriam postas em causa... o que, tendo em conta a restrição do uso de meios audiovisuais avançados, se tornaria caótico. Talvez fosse possível se restringíssemos apenas a certos casos como uma agressão ou simulação. Tens de ver que a instauração de um sumaríssimo só acontece quando o jogador passa impune.

    Re: Se me permitires gostava de acrescentar uma coisa

    mas era só nos casos de agressao obviamente

    Re: Se me permitires gostava de acrescentar uma coisa

    Queres dizer naqueles lances em que o jogador que sofre a falta sai imediatamente do jogo e é operado no dia seguinte onde o jogador faltoso apenas vê um cartão amarelo?

    Re: Se me permitires gostava de acrescentar uma coisa

    é uma hipótese

    Re: Se me permitires gostava de acrescentar uma coisa

    Era muito perigoso. Por exemplo na minha opinião,Tonel joga a bola com a mão dentro area,qual foi a tua reacção: "ó curva,vai-te foder" Vimos os dois o mesmo lance,e temos opiniões diferentes. Cumps

    Re: Se me permitires gostava de acrescentar uma coisa

    sim mas essa leitura pode ser feita também no lance do luisao, ou em todos aqules que o arbitro não viu, certo? o que eu quero dizer é que imagina que o árbitro dá amarelo ao luisão. não devia ser punido na mesma? quanto aquilo que referes penso que não se adequa só aquilo que defendo mas tambem ao que se passa agora pelo que não vejo nenhum perigo acrescido. p.s. espero que tenhas encarado o vai te foder como um "fodasse ó curva" ou um "não concordo"!!!

    Re: Se me permitires gostava de acrescentar uma coisa

    Estas ha vontade,aqui no Porto é normal entre amigos :). Sobre o que propões,ia ser muito complicado. Cumps