Somos uma república das bananas? | Relvado

Somos uma república das bananas?

 

vputin diz: "a luta contra o doping em Portugal está a bater no fundo. São os clubes que não acreditam nos resultados das análises, que contestam o CNAD, são jogadores que dão positivo e são suspensos como o Glauber e outros na mesma situação só porque jogam na selecção, como o Quim, em que a Federação se prepara para branquear a história, são jogadores suspensos e depois ilibados como o Laelson... Tudo isto revela uma grande falta de credibilidade. Quem serão os responsáveis? Para mim começa tudo na fraca estrutura organizativa, quer estatal quer federativa. Depois nos médicos dos clubes que põem os jogadores em situações dúbias... " Mas afinal, a culpa é de quem? E que medidas se devem tomar para resolver a situação?

I Liga:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É estranho...

Não tomo partido de ninguem mas, se por um lado, grandes jogadores (Stam, Davids, Guardiola, Couto, Quim) não têm justificação para tomar drogas, que justificação têm os dirigentes de entidades anti-doping, que fizeram juramentos pela verdade desportiva e pela ética médica, para prejudicar esses atletas e fazerem "orelhas moucas" a tanta indefinição!?
Deixo, aos colegas comentaristas, alguns factos, provados, sobre a nandrolona:
-9 dos 12 casos de Doping nas olimpiadas de 86 eram Nandrolona
-favorece o progressivo aumento da massa muscular
-é capaz de influenciar a confiança, a capacidade de decisão e dar maior desejo para competir, não até sem alguma agressividade (o que poderia justificar o caso do Quim)
-o próprio organismo em condições excepcionais pode ser capaz de produzir esta substância com valor superior ao limite estabelecido e diferente de atleta para atleta.
-quando o valor máximo instituído é ultrapassado na ordem das cinco ou seis vezes mais, das duas uma: ou há dopagem ou existe uma alteração de natureza endocrinológica (in Record)
Agora umas observações próprias:
-Há testes anti-doping regulares pelo menos em todos os grandes campeonatos da Europa, nas 1ªs e 2ªs ligas, desde há uns 6 anos para cá
-A grande maioria dos casos, se não estou em erro, aconteceram em Portugal, Itália e Espanha, esta epoca, em jogadores profissionais e com valores (das análises) muito acima dos limites.
Há, na minha opinião, coincidencias a mais, não digo que os utilizadores sejam deliberadamente culpados mas um qualquer (inocente?) complexo vitaminico poderia originar directa ou indirectamente valores tão altos!

Muito Estranho

Coitado do Quim nao tomou nada! lol lol ,mesmo com contra analise a dar positivo ele diz que nao tomou nada!!!la que queram tapar os olhos a todos isso acredito pois o menino e da selecao coitado !! os outros e verdade tomaram doping estao castigados i o menino so agora esta suspenso mas emfim .. tinha + pra dizer mas e falar pro boneco PS..ainda hoje morreu um jogador com 36 anos porque? depois nao ha nada...

Nandrolona

Caro Campeao,
Começo por lhe dizer que considero crime grave ser publicitado na comunicação social uma 1ª análise, antes que sequer tenha sido pedida a contra-análise pelo atleta visado.
Os jornais têm de vender... mas não de forma criminosa.

A nandrolona é uma hormona que todos nós temos, que quanto mais altos forem os seus valores temos mais facilidade em regenerar e trabalhar a massa muscular com menor cansaço. É obvio que nem tudo é bom, pois em excesso é perigosa, daí que seja necessário que esteja dentro de certos intervalos (quer acima, quer abaixo) por forma ao corpo humano estar equilibrado.
A nandrolona em excesso normalmente indica que foram usadas outras substancias que extimularam a criação desta hormona.
Dou-lhe como exemplo a prova de 10.000 m planos nos Jogos Olimpicos de Monreal (1976), em que Carlos Lopes foi o 2º classificado e se na altura fosse tido em conta os indicadores dos níveis de nandrolona teria sido Campeão Olimpico, pois Laas Viren (espero que esteja bem escrito) usou um método que aumenta os níveis de nandrolona, deu sangue que foi enriquecido e oxiginado e posteriormente (nas vésperas da final da prova) reintroduzido nas suas veias.

Mas caso não saiba, é possivel ao corpo humano ter níveis anormais de nandrola sem que um atleta tenha tomado qualquer substancia dopante. No caso do Quim não sei que níveis de nandrolona acusou a análise e contra análise, mas se for um nível inferior a 3,0 é perfeitamente possivel e normal que o jogador esteja inocente (acima destes valores é que é mais dificil).
O curioso é saber que no Futebol o "limite" de nandrolona é apenas de 2,0 enquanto que no ciclismo e no auterofilismo é de 3,0 devido ao tipo de treino intenso que essas modalidades têm... e o futebol... porque tem um nível mais baixo?
É que o Fernando Couto se fosse ciclista nunca tinha tido problemas...
Dá que pensar.
Até uma próxima,

Kikas

Re:Nandrolona

Só para que fiquem bem informados, o Quim acusou 16,0(?) Nanogramas de nandrolona...
O “doping” sofisticado de hoje em dia não está ao alcance da automedicação. É tempo de alertar para esta realidade...

Re:Nandrolona

Podes dizer o site onde leste essa informação?
Já agora. Alguém sabe se com 700% a mais do permitido este estaria em condições de jogar?

Re:Nandrolona

A informação vinha no jornal Record, o unico que apresentou valores mas outros orgãos de informação revelaram "valores altissimos", "muito acima dos habituais" ou "muito mais altos que outros casos positivos"

Re:Muito Estranho

O Couto também tomou? Ele diz que não. O próprio J. Pacheco diz que toma as mesmas coisas que os seus jogadores. Davids, Guardiola também são exemplos de jogadores que juram inocência. Morreu um jogador com 36 anos? Sabes quantas pessoas que nunca se drogaram e estavam bem de saúde morrem por dia? Já dizia o outro:

"Para morrer basta estar vivo"

Ou será que todos os jogadores que morrerem aos 36 anos vai ser culpa da "dita cuja"?

A culpa

é da da prima do Cajuda. A FPF não branqueou nada. Pelo contrário. Acho que foi a única Federação com consciência para despenalizar os jogadores. Pena foi não ter sido aplicada aos casos do Glauber e do Quim, no caso do jogador do BFC mais cedo que do jogador do SCB.
Em Itália foi a vergonha que se viu. Ninguém percebia o que se estava a passar. E a Federação Italiana puniu sem saber muito bem o por quê!

Anda tudo à nora!

Penso que o mais injusto neste caso o da Nandrolona é estar-se a aplicar suspensões, sabendo-se que ciêntificamente pouco se sabe sobre esta suposta Droga! O mal é só este. Depois caímos no ridiculo de uns serem mais prejudicados que outros porque anda tudo à "nora"!

    Abraços,

    #Relvado