Só em Portugal... | Relvado

Só em Portugal...

 

Barao Das Couves diz: "há um
fenómeno que só acontece em Portugal; um estádio só enche quando um dos 3
grandes visita um clube qualquer e muitas das vezes a maioria do estádio está a
acudir pelo clube grande! Isto em Inglaterra é impensável, pois qualquer
clube que jogue em casa tem os seus indefectíveis adeptos sempre a apoiá-lo. Em
Espanha, França, Itália e Alemanha é a mesma coisa, só em Portugal há este
estigma dos 3 grandes . Que razões culturais para tal fenómeno? No futuro
poderemos ter mais apoiantes da sua cidade local ou um grande será sempre
a 1ª escolha?"

I Liga:

Comentários [36]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Fácil!

Lavagem cerebral 4 vezes ao dia (pequeno almoço, almoço, jantar e "ceia") por parte da comunicação social!!

A quem pensa isso...

Aconselho uma visita ao site:
http://ultras.vitoriasempre.net/site.php?menu=videos&PHPSESSID=d2678ae0de4b58894b35fe83e5f a9d74

e faça o download dos vídeos, vale bem a pena...
Acho que nem os 3 grandes estão a este nível...

Parte do artigo cortado...

...escrevi este artigo com base no Getafe -R.Madrid.
O Getafe ( um pequeno clube de Madrid), encheu o estádio de adeptos contra o todo poderoso R.Madrid...e fiquei espantado.
Era como se fosse um Amadora-Benfica por exemplo...ora se fosse aqui tinhamos uns 3 mil amadorenses ( dos quais 2 mil eram do Sporting) e o resto do estádio benfiquista...

Ó Barão

Eu conheço um estádio de uma equipa dos não grandes, onde os grandes nunca jogam em casa quando lá vão, ora usa a cabeça e imagina qual é.

Tem lotação de 30000 e só tem disponiveis para o público em geral 7500 lugares.

Têm médias de quase 14500 adeptos por jogo e sempre a puxar por uma equipa.

Queres mais dicas???

Re:Ó Barão

Há honrosas excepções como o teu clube ..mas quando vai lá o Benfica ainda é ela por ela...
O Leixões...
A Académica...

Pouco mais...

Num pais com centenas de equipas é pouco

Pelos outros paises fora...mesmo o R.Madrid que deve ter uns 10 milhões de adeptos...leva banho dos outros adeptos quando vai a qualquer lado do Pais vizinho.

Re:Ó Barão

Acho que não percebeste.

Deixa resumir

Lotação 30000
médias de 14500
somente 7500 lugares para o público

no jogo com maior lotação esta época, Benfica, estavam 22800 pessoas, ora se vimaranenses, estivessem os já usuais 15000, benfiquistas seriam sempre metade, portanto a tua teoria cai por terra.

Leixões, Académica e mesmo o Braga, só poderão futuramente ter essa esperança, quando eliminarem os biclubes, do seu seio, ou então quando esses biclubes, passarem a ter esses clubes como o 1º.

Não que tenha nada contra os biclubes.

Re:Ó Barão

Ela por ela??
Deves andar um bocado distraido...

Tanto Bota abaixo....

Porra que deteste estes gajos que so deitam abaixo o nosso futebol.... quando ele foi á meses campeao do mundo / europa e vice campeao da europa de Seleçoes.
ja viram ´se a espanha pode dizer o mesmo ou mesmo a alemanha?
E les nao andam sempre de ombros encolhidos a pensar que sao pequenos...
Porra... olhem para o Mourinho que emigra e leva com ele a ideia que é bom... que é o maior...e assim sim vale a pena ter idolos...Fala vos um benfiquista ate aos ossos... por isso tou á vontade...
POrra tanto bota abaixo ai nosso futebol...e ao nosso pais...
Se voces se sentem pequenos... nao façam sentir isso os outros...
Quando toca.....HEROIS DO MAR...... NOBRE NOBRE......NAOÇAO VALENTE......

VEJAM LÁ SE SE DEPOIS SE SENTEM PEQUENOS....

SOMOS OS MAIORES..... E TENHAM ORGULHO NAQUILO QUE SOMOS... FOMOS E HAVEMOS DE SER...
PORRA QUE ISTO TAVA ENTALADO...

jA AGORA FORÇA AO SPORTING PA QUINTA...

Re:Tanto Bota abaixo....

Tens razao, começa a ser de facto irritante esse discurso do "em Inglaterra é que é" que se ve com tanta frequencia aqui no relvado. Mas este nao me parece o caso, ele apenas pergunta porque há tao pouco apoio aos clubes menores em Portugal.

6milhoes ou 6mil bilioes ja fico besgo.

Pois... mas eles são 6milhoes não lhes convem que toquem no assunto. lol

Nem sempre é assim!

Há umas semanas atrás, jogaram no mesmo fim de semana, Gil Vicente-Sporting e Leiria-Porto. Apesar de tanto os leões como os dragões, estarem a discutir a liderança da prova, a totalidade de espectadores nos dois jogos juntos, foi igual à do derby Portimonense-Olhanense, disputado entre duas equipas do meio da tabela da Divisão de Honra!

As vitórias trazem adeptos

e quantos clubes já ganharam o campeonato em Portugal?
Quantos clubes já ganharam em Inglatera?
Hoje já vemos mais gente que é só do Braga, só do Guimarães, só do Boavista, só dos Belenenses, da Académica, etc, etc... É preciso haver uma história por trás dos clubes para haver apoio. E esta geração, talvez graças ao movimento Ultra começaa apoiar mais o clube da terra em deterimento dos grandes. Mas é um movimento que ainda agora começou e vamos ter que esperar para ver se vinga. Mas sinceramente não penso possivel ver o Municipal de Leiria, por exempo cheio de leirienses.

Saudações desPortistas

Leixões

Não vê os jogos do Leixões certamente... Não só os três grandes que enchem os estádios, quer fora quer em casa o Leixões leva sempre muita gente que vive e sente o clube.

Grande Leixões

Grande Leixões e Grande Estadio do Mar.

Número de habitantes entre outras coisas

Pura e simplesmente Portugal não tem um número de habitantes suficientemente alto para encher estádios regularmente.
Tirando o grande Porto e a grande Lisboa não há assim tantos polos superpovoados.
Podem-me dizer que há cidades com 100 mil pessoas para encher estádios de 30 mil...mas já repararm a percentagem de população que teria de ir ao jogo seria brutal?
A acrescentar a isso temos ainda uma grande proximidade geográfica entre cidades, o que dificulta mais ainda as coisas, porque na realidade toda a população abrangente nos arredores pode estar também próxima de outro centro urbano, ou pelo menos não o suficientemente distante.
Há ainda um facto que já aqui referiram e muito bem, que é o da importância regional e histórica das cidades. Portugal nem regionalizado é, não há grande choque de culturas e tradições entre regiões, não ha que provar que "o clube da minha região é melhor que o teu"...
Há ainda importantíssimas limitações económicas em Portugal que aliadas a preços exorbitantes não permitem uma assiduidade nos estádios.

Mais do que qualquer tipo de influência de prestação desportiva, são estas as principais -e na minha opinião as únicas- razões para o problema da lotação dos estádios Portugueses.

Guimaras foge à regra

felizmente GUIMARAES nao é assim tenho 18 anos de vida e à 14 k vou ver o meu clube ao estadio e posso m orgulhar de dizer k nunca vi nenhum clube forasteiro meter mais adeptos k os adeptos VITORIANOS, qdo s falam k os 3 grandes sao os unicos k conseguem arrastar multidoes isso é uma completa mentira vejam bem k no ano passado o v.GUIMARAES estava a descer de divisao e levou 3 mil a coimbra, 4mil à amadora, 3 mil a paços para apoiar a ekipa fora do estadio devido ao preço dos bilhetes, 3 mil a alverca a uma 6ªfeira noite, e isto td num clube k apenas nao keria descer de divisao imaginos k um dia lutamos pelo titulo.

so mais uma coisa qdo vemos 3/4 mil pessoas do benfica, do sporting ou do porto essas nao sao de lisboa ou do porto, sao das cidades onde esses clubes vao jogar.

qdo vemos 3mil adeptos do VITORIA fora esses sao todos de GUIMARAES, isso tem um nome BAIRRISMO

ORGULHOSAMENTE VITORIANO

ORGULHOSAMENTE BAIRRISTA

O meu clube

Sempre foi, é e será o Clube Desportivo Nacional. Está sempre em primeiro lugar, jogue contra quem jogue, mas reconheço que outros não tem esta mesma atitude e ficam divididos.
Também nutro simpatia por um grande, mas esse só sou adepto quando não está em causa os interesses do meu clube, por exemplo, quando vêem à Madeira jogar contra o Maritimo, lá vou eu puxar pelo grande, eheheheh

É verdade, sim senhor.

Tenho que reconhecer que infelizmente só um dos três grandes, consegue arrastar adeptos à esmagadora maioria dos estádios que visita. Esse clube é o Benfica. Veja-se o caso recente e de certa maneira escandaloso em que o actual campeão europeu não conseguiu mais do que 5 mil espectadores no jogo com o Leiria e o Sporting não esteve melhor em casa do Gil Vicente. Ainda assim, onde o clube da casa não fica a perder na visita do Benfica, é sem dúvida em Guimarães.Pode ser que com o decorrer dos anos e o equilibrio do campeonato a situação se venha a inverter.

O meu caso é simples...

Não gosto do Porto cidade, só mesmo para trabalhar porque ainda não arranjei nada no outro lado do rio. Por isso não gosto do Porto clube (e já lá treinei).

Não me lembro porque, mas comecei a gostar do benfica, comecei a vibrar com as vitórias do benfica e a chorar as derrotas ... PSV, Milão, Parma e o Inter o ano passado foram as que custaram mais.

Quando era mais novo apoiava o clube da minha terra, o Oliveira do Douro, mas agora já nem no seu próprio campo podem jogar ... e com a mudança de casa, mudança de universidade, o apoio ao clube da terra reduziu-se a 0. Não havia condições para ir ver os jogos.

Ai houve a aproximação ainda maior ao Benfica e a ir ver muitos jogos na zona norte (Salgueiros, Bessa, Aveiro, Guimarães, Braga, etc.)

O meu amor pelo clube da águia vem do coração ... e não pelo passado glorioso ... como diria alguém ... no meu corpo o sangue é vermelho.

Apoiar um clube da terra, sim... quando se entenderem os mais que muitos clubes de bairro a unirem-se e criarem um clube em condições, como foi o interesse do Menezes.

Acabem com o Oliveira do Douro, Vilanovense, Canelas, Coimbrões, Candal, Valadares, e mais alguns para formar apenas 1 clube grande na cidade que rivalize directamente com o Porto pelo controlo do futebol em Gaia, e assim eu passo a apoiar também esse clube. Senão ... o melhor que podem ambicionar é mesmo a 2ª B.

Um exemplo do que estou a dizer, é o ciclismo. Gaia tem uma equipa e apoio-a quando posso. Apesar de pequena, merece o apoio pois leva o nome da cidade.

A diferença está no desenvolvimento das cidades!

A grande diferença está no desenvolvimentos das cidades. O amor a um clube justifica-se pelo facto de nos identificarmos com ele. Sentirmos que aquele é o clube pelo qual gostaríamos alguma vez de vestir a camisola.
Ora, havendo um clube numa determinada cidade, as pessoas só se vão identificat com esse clube se houver uma ligação à cidade, isto é, se as pessoas sentirem que, pertencendo àquela cidade, será pertencendo ao tal clube que essa cidade se vai poder afirmar.

Ora, o que se passa em Portugal é que as pessoas não se sentem ligadas a certas cidades, já que pouca ligação ou gosto por ela têm.

Por exemplo, porque haverá um habitante de Leiria de torcer pelo Leiria? Porque haverá um habitante de Moreira de Cónegos de torcer pelo Moreirense?

Em Portugal, sejamos verdadeiros, há 3 cidades com forte identidade: Porto, Lisboa e Coimbra. Depois também existe a Região Autónoma da Madeira.

Por outro lada, lá fora, as que não são a capital, são grandes e lindíssimas cidades, com um forte desenvolvimento económico.

Inglaterra-temos para além de Londres, Liverpool, Manchester, Birmingham, Plymouth, Newcastle

Alemanha-para além de Berlim temos Munique, Gelsenkirchen, Colónia, Dortmund...

Itália-para além de Roma, temos Milão, Turim, Nápoles, Veneza, Florença

Espanha-para além de Madrid, temos Barcelona, Sevilha, Zaragoza, Bilbao, Salamanca.

Estas são cidades com forte história e com grandes níveis de auto-identidade e cultura, coisa que Moreira de Cónegos, Leiria, Aveiro, Penafiel, Setúbal e Vila do Conde não têm.

Aliás, se repararmos bem, é Guimarães, uma cidade com um grande peso cultural e histórico, que tem um grande apoio ao seu Vitória de Guimarães. Porque será? Exactamente porque há uma forte identificação entre as pessoas e a cidade, o que as leva a apoiar o clube que as pode representar da melhor forma.

O problema não está em acreditar ou não nos clubes. Está, simplesmente, em acreditar nas cidades!

Re:A diferença está no desenvolvimento das cidades

Só uns apontamentos...
Moreira de Cónegos, é uma vila do Concelho de Guimarães com menos de 10 mil habitantes.
Acho fantástico que tenham médias de espectadores perto dos 3 mil.
É um caso à parte no panorama nacional.
Agora, outros casos, como os de Leiria e Aveiro, cidades capitais de distrito, é lamentável que os estádios estejam sempre vazios.
Estádios esses novos, com condições excelentes e caríssimos para os bolsos dos contribuintes...
Falo desses casos porque penso que são os mais gritantes, existem outros casos que também considero preocupantes.
Estoril, Estrela, Alverca, são exemplos de clubes que pouco acrescentam ao futebol nacional, com estádios sempre vazios e que estão permanentemente a subir e descer de divisão.
Cidades essas que fazem parte de concelhos com mais de 100 mil habitantes.

Assunto varias e varias vezes repetido

Bem, eu ja mostrei a minha indignação quanto a este assunto varias vezes aqui no relvado (e a custa disso lá tenho subido o meu prestigio que vai em negativo hehe)

bem quanto a questão é facil de resolver não?

o povo portugues (e ja sei que vai haver quem não goste da resposta) teve durante muitos anos um homem que beneficiava só os Clubes de Lisboa (Sporting e Benfica) e isso notava-se nas vitorias de ambos os clubes, ora 3anos e benfica ora um ano o sporting.

multiplica isto pelos anos que Salazar teve no poder e pelos previlegios que lhes foram concedidos durante anos e anos e obtens o que... ? Uma lavagem cereberal!!

Não é de admirar que a maior parte das pessoas que viveram durante o regime fascista sejam do Benfica ou Sporting... isto leva a que existam estas disparidades e situações "ridiculas". ainda esta epoca no Braga - Porto a maior parte dos cachecois nas bancadas eram do... Benfica. Ou quando o Leiria joga contra o Sporting tem mais adeptos do Sporting que do Leiria...
Isto é vergonhoso, mas não se deve criticar negativamente mas sim compreender!

Outra nota que deixo aqui em rodapé é que é depois do 25 de Abril de 1974 notou-se um acrescimo dos adeptos de outros clubes como é o caso (e são de louvar!embora como boavisteiro me custe dize-lo=p) do Guimarães.

Nota

Esqueci-me de referir tambem o controlo da comunicação social como ja foi referida num comentario em cima.

A comunicação Social só da "Palavra" a 3 clubes (os que vendem mais jornais) e isso contribui significativamente para a tendencia das pessoas a apoiarem uma so equipa.

Nos jornais, por exemplo os titulos dos jornais desportivos são os mais influenciadores que existem. E então se falar-mos em TV (em que as emissoras e as pessoas que trabalham lá são oriundas de Lisboa) tendem a torcer pelo Benfica e Sporting.

Muitas das vezes nota-se na voz dos comentadores (e ate jornalistas, como é o caso na TVI da Manuela Moura Guedes) que tendem a puxar só por um lado e isso influencia negativamente a população.

Re:Assunto varias e varias vezes repetido

o benfica dos anos 60 foi a melhor equipa de sempre em portugal

e não era o salazar que jogava.

alem disso quando o salazar chegou ao poder o slb existia há 24 anos, o scp ha 22 e o porto ha 35

Proteccionismo.

Mas existiu um protecionismo a dois clubes.
Isso é inegavel.

Re:Assunto varias e varias vezes repetido

Uma mentira 1000 vezes repetida...

Imagino que sejas adepto do Boavista devido ao "assalto" dos Loureiros ao poder do futebol, e o seu protagonismo na corrupção do desporto... ou não?

Quanto à situação da U. Leiria, é preciso analisar o clube, que é muito recente e não é, nem de perto, o clube mais popular da cidade. Apenas tem crescido muito.

Re:Assunto varias e varias vezes repetido

Corrupção no Boavista? se calhar, não digo que não. mas desde que vi um clube pagar as dividas ao fisco com acções que não valiam nada, acredito em tudo.

E sou do Boavista porque nasci em Ramalde.
Torço pelo que é meu. ;)

A minha opinião

Penso que no inicio do futebol competitivo em Portugal havia sobretudo dois clubes que dominavam, Sporting e Benfica. Talvez por influência dos meios de comunicação da altura (jornais) as pessoas aderiam mais áqueles que ganham e são mais falados.

Primeiro o Sporting com os 5 violinos e muitos campeonatos ganhos, depois o Benfica na década de 60 nas competições europeia e com o melhor jogador português de sempre: Eusébio.

Certo é que as vitórias assim o ditaram, porque agora que o Porto cresceu tanto e ganhou tanta coisa desde os anos 80, é normal que a sua base de apoio se alargue ao resto do país, como se comprova, enquanto antes se limitava ao grande Porto e arredores.
Nisso posso falar porque morei alguns anos na Covilhã e na altura só conhecia um portista, o Sporting tinha a maioria dos adeptos (devido ao Sporting da Covilhã) e o Benfica completava os restantes. Agora já não é bem assim, há muitos mais portistas.

Há algumas excepções que conseguiram "resistir" aos clubes de Lisboa, como o Guimarães, Leixões, Salgueiros, Académica, Boavista (este com muitos benfiquistas como sócios), etc..

Podemos por exemplo comparar com Espanha: duvido que percentualmente haja tantos Madridistas na Corunha como Benfiquistas em Braga. Há mais a tendência das pessoas apoiarem apenas o clube local.

Cumps.

Re: Sobre a Covilhã...

Apesar de só ser adepto do SC Covilhã, reconheço que a maioria dos covilhanenses também apoiam um dos grandes, com destaque para o número de simpatizantes do Sporting CP, seguido do SL Benfica e do FC Porto, este último não apenas por influência dos títulos conquistados recentemente por este clube, mas também pelos universitários nortenhos que vão ficando pela cidade.

No entanto, e como o Covilhã tem andado pelas divisões secundárias (não estamos na primeira desde 1987/1988), nota-se que as pessoas vão se virando mais para os grandes, até porque conheço algumas que dizem ser de um dos grandes, mas depois quando se fala do Covilhã dizem logo "pois, em primeiro lugar sou do Covilhã", ou seja, se o Covilhã estivesse na 1ª divisão se calhar diziam logo que eram deste clube e depois é que referiam a simpatia por algum dos grandes.

Existem várias causas para as pessoas apoiarem esses três clubes, mas actualmente a principal deverá ser a Comunicação Social, porque com a "injecção" que dão destes clubes, apenas os que têm forte mentalidade resistem e não se deixam influenciar, por vezes chega mesmo a ser irritante o protagonismo que dão aos três famosos, enfim.

Para mim, só existe um grande, que se chama SC Covilhã, que tem uma história muito bonita no futebol português e que me enche as medidas como adepto, por isso não preciso de simpatizar com nenhum dos três do costume, aliás se descessem os três para a segunda divisão queria ver quantos adeptos sobravam.

Força Covilhã, o meu único clube!!!!!

Re: Sobre a Covilhã...

Parabéns, dados por um Vitoriano de Guimarães, é desses que são precisos para os outros clubes crescerem.