Salvador: Jorge Costa tem perfil de vencedor | Relvado

Salvador: Jorge Costa tem perfil de vencedor

 


Salvador: Jorge Costa tem perfil de vencedor
Jorge Costa vai mesmo assumir a título definitivo as rédeas do Sporting de Braga e o primeiro teste do ex-adjunto de Rogério Gonçalves é a partida em Parma dos dezasseis-avos-de-final da Taça UEFA. A formação minhota leva para Itália uma magra vantagem de 1-0, mas o presidente António Salvador conta com o «carisma e hábitos de vitória» que Jorge Costa criou enquanto jogador para passar a eliminatória. O líder arsenalista justifica também a aposta no ex-futebolista, que assume surpreendentemente o comando do Braga depois da demissão de Rogério Gonçalves, com o facto de ter um «perfil de vencedor». Já Jorge Costa diz que aceitou o comando da equipa porque vaticina que o Braga vai, «de uma vez por todas, assumir-se como uma equipa de top».
Jorge Costa: assumi o comando porque acredito em mim

Na sua primeira entrevista como treinador principal, concedida ao sítio da Internet do Sporting de Braga, Jorge Costa admite que «tudo na [sua] vida tem acontecido a uma velocidade um pouco fora do normal». De jogador a técnico foi um passo muito curto, mas o ex-defesa-central do Porto, que só tem o Curso de Treinador de Nível II, diz que acredita no seu potencial e no «projecto do SC Braga», «mas acima de tudo acredito que o SCBraga vai, de uma vez por todas, assumir-se como uma equipa de top», destaca. Quanto ao facto de não ter as credenciais necessárias para treinar na Primeira Liga portuguesa, a situação deverá ser contornada, como aliás fez o Sporting com Paulo Bento, pelo facto de Jorge Vital, adjunto na estrutura da equipa técnica arsenalista, ter o Curso de Treinador de Nível IV.
Sobre a substituição de Rogério Gonçalves, Jorge Costa nota que «as mudanças de treinador são sinónimo de que não se está a passar uma fase emocional perfeita». E da parte de António Salvador o presidete não vê «nada de anormal» na saída de Rogério Gonçalves, salientando apenas que «as duas partes concluíram que era o melhor». Fechado esse capítulo, o dirigente dos bracarenses destaca o «carisma e hábitos de vitória» que Jorge Costa adquiriu como atleta para realçar que «é com ele à frente da equipa que vamos atingir os nossos objectivos», diz. No imediato está a hipótese de passagem aos oitavos-de-final da Taça UEFA e Salvador nota que a equipa está «moralizada e confiante», realçando que apesar de se adivinhar «um jogo complicado», os jogadores do Braga «têm personalidade, vontade e carácter» para seguirem em frente.
E Jorge Costa fala num sentimento de «optimismo» no seio do balneário, sublinhando que o Braga está «em vantagem» na eliminatória e que por isso as suas hipóteses «são superiores às do Parma». O ex-futebolista diz que não vai fazer grandes alterações técnico-tácticas na equipa e que a sua «maior preocupação por agora é em termos mentais e de motivação», prometendo apresentar em Itália uma formação a jogar para «dignificar a camisola do SC Braga» e «com o pensamento em marcar». Jorge Costa aproveita para apelar ao «apoio incondicional» dos adeptos, «pois só todos juntos e unidos chegaremos onde desejamos», conclui.
Na primeira convocatória do novo treinador arsenalista, destacam-se os regressos de Andrade Amaral e de Castanheira, enquanto Andrés Madrid, Vandinho e Maciel são "baixas" por lesão.
Os convocados do Braga são os seguintes:
Paulo Santos e Dani Maló; Luís Filipe, Pedro Costa, Paulo Jorge, Rodriguez, Nem, Paíto, Carlos Fernandes; Ricardo Chaves, Andrade, Frechaut, João Pinto, Castanheira; Cesinha, Bruno Gama, Wender; Zé Carlos e Diego.

I Liga:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

duvido que lá fique muito tempo

Se fosse pelo "carismo e hábitos de vitória" o Eusébio era aí hoje um treinador de primeira água... A mim parece-me que a escolha do Jorge Costa para treinador principal é um pouco precipitada. Faz-me lembrar aqueles filhos de secretários de Estado que, acabados de tirar um curso em sabe-lá-Deus-o-quê, vão para directores de uma qq empresa pública mandar em gente muito mais qualificada que eles. Mas pode ser que seja só uma impressão. Como sempre, os resultados é que vão ditar a sorte do homem. Se fosse às apostas, diria que não fica lá um ano mas a ver vamos...

Não faço prognósticos ao trabalho do

Jorge Costa... Mas o Mourinho era um "simples tradutor"... Não é uma comparação entre ambos, é somente a constatação de que só o futuro dirá o que vai sair dali. Sendo o Jorge Costa o treinador adjunto, faz sentido que seja ele a conduzir a equipa, pelo menos inicialmente.

Salvador ou não

Tudo vai depender dos resultados. Mas o Salvador (presidente) fica muito mal na fotografia (não renovação e rescisões de Gonçalves e Carvalhal). Mas Jorge Costa também não fica muito melhor pois entrou com o ex-treinador e onde está a solidariedade para com o ex-chefe?

Re: Salvador ou não

O Jorge Costa foi uma aposta independente do Rogério Gonçalves pela parte do Slavador, aliás foi contratado primeiro que o R. Gonçalves.

Re: Re: Salvador ou não

Mas aceitou ser adjunto, certo? Porque se o nº 1 saiu, por uma questão de solidariedade, ficava-lhe bem por também o lugar à disposição. Mas parece que estava à espera da primeira escorregadel para se tornar nº 1!

Há pessoas

Que gostam é de criticar... O Will Coort não ficou no Porto depois do Adriaanse se ter despedido? O Jesualdo não assumiu o comando do Benfica depois de despedirem o Toni? O Rui Barros não assumiu o comando temporário depois do Adriaanse se ter despedido? O Octávio não assumiu o comando do Sporting depois da saída do Carlos Queirós? Há assim algo de tão errado em o Jorge Costa ter assumido o comando? Há, mas é na cabeça de alguns...

Re: Há pessoas

que criticam coisas "absolutamente normais". Como por exemplo o caso do Braga que está em quinto lugar na Liga e nos 1/16 da UEFA e já vai no 3º treinador esta epoca, isto é uma "situação normalissima"!!!!!!!

Re: Salvador: Jorge Costa tem perfil de vencedor

Jorge Costa tem perfil de vencedor sim, mas daí a incutir esse espírito em mais de 20 jogadores é um pouco mais difícil. Pelo apreço que tenho para com J.Costa, desejo-lhe as maiores felicidades, principalmente em noites europeias, mas também confesso que esta subida está a acontecer ddemasiado depressa. Não que me importe, mas como diz o skin, haja coerência nos relvas que acusaram o Paulo Bento de não possuir o nível desejado para se treinar uma equipa da I Liga. Eu na altura do P.Bento não quis saber, e no caso do J.Costa também não. Mas o Salvador tem razão quando diz que quando o treinador tem espírito de vitória, é mais de meio caminho andado para o resto da equipa ter o mesmo espírito. Confesso que fiquei um pouco surpreendido com a demissão e respectiva aceitação da mesma do Rogério Gonçalves, até porque os "objectivos" ainda não tinham sido defraudados, mas eles é que sabem. Ao Jorge Costa, e ao Braga em especial, desejo uma grande noite europeia em parma, e que saiam de lá com uma vitória ou apuramento para a fase seguinte garantido.

Desejo-lhe

A melhor sorte do mundo.... Saudações Portistas

O Bicho

prepara o terreno.E foi bem visível no banco do Braga quem mandava.Não me admirava que o Bicho tivesse feito a cama ao Rogério Gonçalves com o objectivo de chegar a treinador principal.E gostaria que agora também houvesse a coerência de todos os relvas que atacaram o Paulo Bento por não ter as habilitações mínimas para exercer o cargo de treinador de primeira divisão.É que parece que o Bicho ainda não terá qualquer dos pressupostos para treinar o Braga,ou seja,vão ter que arranjar um adjunto com o nível 4 para servir de muleta às arruaças do Bicho no banco do Braga.Mas também poderá haver o reverso da medalha.Com o Salvador ninguém brinca e ele já sabe que o Bicho será a escolha para a substituição do Jesualdo,e tudo fará para manter o Bicho agarrado ao Braga deixando o Pinto da Costa (se ainda estiver em liberdade)de mão atadas para substituir o professor que tem um pé na Champions e outro na reforma. saudações leoninas

Re: O Bicho

Acho muito boa contratação por parte do Braga, ele sempre teve um fantástico perfil de vencedor e todos sabem como era a sua raça em campo e fora dele... Pode ser que ele transmita essa raça toda para o Braga e faça com que o Braga chegue longe na UEFA...

Re: O Bicho

Nao ta mal visto nao... no entanto penso que é cedo para o Jorge querer algo mais que um Braga para trinar... alias para começar até já é bom demais... ------------------------------------------------- MST