Relvados sintéticos: o futuro? | Relvado

Relvados sintéticos: o futuro?

 

Carrico diz: "com o aumento das exigências a nível dos estádios e da sua comodidade, não é de estranhar que se comece a optar por estádios fechados! Só os relvados sintéticos poderão resistir às condições que isso implica. Além disso, os relvados naturais carecem de grandes cuidados e, consequentemente, de grande disponibilidade financeira. Serão os relvados sintéticos o futuro do futebol? De notar que já existem campos sintéticos autorizados pela FIFA! Que dizem? É um caminho a seguir?"

I Liga:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ficava complicado

ter depois de teclar no futuro:
-www.relvado_sintético.com.
Agora mais a sério:
Dependerá muito dos climas.
Por exemplo na Holanda, não acredito que se opte por esta opção, pois sai mais barato um relvado normal que um sintético.
E em Portugal, principalmente em clubes que são recêm promovidos de escalões Distritais e se "safam benzinho" durante duas ou três épocas, sendo então obrigados a ter um relvado, que optam pela solução do sintético...

Só um comentário: Um relvado sintético pode ser uma verdadeira sauna e quando chove, se não se possuir o tipo de chuteiras adequado tudo pode ser bem dificil de contornar...

relvados sintéticos

Acho que é o caminho a seguir uma vez que é degradante estarmos a assistir a jogos de muito má qualidade por culpa das péssimas condições do relvado.
Faz-me lembrar um jogo do Rio Ave na época passada em que o relvado mais parecia de terra batida.

Penso que estes relvados...

artificiais serão mais indicados para suporte, para não desgastar os verdadeiros, pois suportam melhor as condições adversas... Ora as equipas sempre que necessário e para poupar os relvados para os jogos, passam a treinar nos artificiais.

Os artificiais sáo, isso sim, uma excelente alternativa aos pelados, pois aguentam muitos mais jogos e com menor desgaste e manutenção!!

Penso que serão a opção ideal para os clubes pequenos, que só tenham um campo ou dois, e para as camadas jovens...

Relvados sintéticos penso que não...

Penso que neste momento existem alguns campos nos EUA onde já decorrem jogos sobre relvados sintéticos mas penso que não vai passar de uma moda. Os custos inerentes a possuir um relvado desse género são bastante mais elevados do que o simples relvado onde somente se pagam ás pessoas competentes para o tratarem.
Nos relvados sintéticos é necessário usar bolas e chuteiras especiais que não são muito habituais de se ver no mercado. Os estádios tem de ser totalmente cobertos pois o piso não pode apanhar água, especialmente água da chuva que é suja e pode danificar mais fácilmente o terreno de jogo. Existe ainda o problema da adaptação dos jogadores, é quase a mesma coisa do que jogar num campo de futebol 5 e a diferença é bastante elevada. As equipas tem a sua organização e métodos de jogo e tinham certamente de rever tudo isso para jogar num sintético.
Penso ser uma ideia de todo impraticável a um nível mundial no momento mas num futuro quem sabe se não vai mesmo ser o futuro e substituir os nossos relvados.

Ó Manchester!!

deves estar a confundir... O relvado sintético, não é igual aqueles pisos sintéticos que exitiam nos EUA antigamente e que ainda existem, que parecem um tapete...

Isto é mesmo imitação de relva, há já imensos em Portugal! Em Gaia a maior parte dos clubes já têm e os que ainda não têm estão prestes a adquirir. Nestes sintéticos utilizim-se exactamente as mesmas botas e bolas, e se estiverem molhados, melhor pois a fricção que pode queimar a pele quase deixa de existir!!

Re:Ó Manchester!!

só quero acrescentar que na minha "pequena" Ilha da Madeira o que não falta é campos sintéticos, e os preços de um relvado sintético andam estimados em 800 mil euros só o piso.. comparado com os milhões que se gastam não acho que sejam assim tão caros..

Saudações desportivas..

Re:Ó Manchester!!

Se assim é óptimo :)
Obrigado pela rectificação, agradeço

Re:Ó Manchester!!

É natural que não saibas, eles lá em Inglaterra o que não lhes falta é relvados verdadeiros...

Como me dizia um amigo inglês uma vez quando fui lá, e nos preparavamos para um joguinho num dos 30 campos para futebol ou râgebi que tinha lá numa zona da cidade: "A relva aqui cresce, nós só temos de a cortar!!"

2010

A FIFA já admitiu, que o Mundial de 2010, a ser realizado em África, poderá ser jogado em relvados artificiais...

Já que o clima deste continente inviabiliza a utilização de relvados naturais com a qualidade necessária para a realização de uma competição ao nível de um Campeonato do Mundo...

Poderá ser eventualmente o primeiro grande evento a utilizar este método...

Resta saber como vão reagir os "intervenientes"...