O que é preciso para ser árbitro? | Relvado

O que é preciso para ser árbitro?

 

ApitoDourado diz: "a qualidade das
arbitragens passa pela formação que os homens do apito têm na sua iniciação.
Pelo que dizem, essa formação é inócua e muito duvidosa... O que é preciso para
se ser árbitro? Penso que não deveria ser possível, filhos, enteados, irmãos e
afins serem árbitros. Filhos de dirigentes e jogadores muito menos. Deviam
existir regras e cursos para se ser árbitro. Cursos de liderança, cursos na
optivisão..."

I Liga:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É só preciso uma coisa...

... gostar de vermelho!

O que me rí a ler este artigo...

O Relva apitodourado que me perdoe, mas este é, de longe um dos mais hilariantes artigos que lí aqui no burgo.

eu explico (como de costume):
a qualidade das arbitragens passa pela formação que os homens do apito têm na sua iniciação. Pelo que dizem, essa formação é inócua e muito duvidosa...
- Bem... A qualidade das arbitragens passa por anos e anos de formação.
Qualquer árbitro, na sua iniciação, começa nos distritaís, como assistente de outro mais experiente, e com uma categoria provisória (estagiário).
A formação, muito completa, é dada nos Núcleos de árbitros, com caracter semanal ou bí-semanal, em que os árbitros são constantemente colocados à prova em testes escritos e testes oraís e onde, sempre que possivel, um árbitro fala do seu último jogo, onde normalmente foi observado pela comissão técnica (que é responsável pela formação) do próprio Núcleo de que faz parte o árbitro ou mesmo em colaboração com outros Núcleos, ter sido observado por elementos de outro Núcleo.
Tudo isto visa o crescimento a melhoria de cada árbitro.
Isto nos distrita´si, na 3ª e 2ª Divisão e mais tarde (se o árbitro em causa lá chegar, na Liga.

O que é preciso para se ser árbitro?
- Eu costumo dizer... vontade, muita carolice e jeito, claro!

Penso que não deveria ser possível, filhos, enteados, irmãos e afins serem árbitros.
- Não entendo este ponto, até porque, por exemplo, um filho de um árbitro que decida abraçar esta actividade, se tiver estofo, tem uma enorme vantagem, pois vai ter em casa um treinador a tempo inteiro, com quem pode estudar, treinar e retificar o seu pos

Filhos de dirigentes e jogadores muito menos.
Nem pergunto o que dirá de árbitros que temos que são antigos dirigentes e antigos jogadores...
Também não consigo entender este ponto, até porque conheço excelentes árbitros que preenchem estas condições.
Aqui, tal como expliquei em devido momento ao Nelson Pires, vale a máxima de que o árbitro tem uma missão desde o momento em que é nomeado e tem de cumprir cabalmente esse papel.
Não pode ser um "gajo porreiro" que ande ao abraços a jogadores, treinadores e dirigentes, nem pode ser um "gajo lixado" que persiga alguém só porque não o grama!
é... como a mulher de César e são tantos e distintos os observadores que o vão observar que é impossivel um árbitro que ande no 8 ou no 80 chegar longe na sua carreira de árbitro.

Deviam existir regras e cursos para se ser árbitro.
- e Não existem?
Seguramente na sua área de residência existe um Núcleo de arbitragem! Porque não tira o Curso de árbitro para aferir o que lhe acabo de dizer?
Mal não lhe faria, pois não é obrigado a apitar. O único problema é que iria rápidamente entender que os nossos média, normalmente, não fazem uma análise capaz e competente do trabalho de um árbitro e que na grande maioria dos casos os chamados "casos de jogo" (que tanto inflamam os animos) não são mais do que erros de um jornalista!

Cursos de liderança, cursos na optivisão...
- Os cursos de "liderança" só existem para os que chegam ao topo da piramide.
Os árbitros da Liga são os únicos que são continuamente acompanhados por psicologo, que os ajuda quer na preparação de jogos, quer após um jogo em que algo não correu bem.
Ninguém sofre mais que o próprio árbitro quando revê o seu jogo e encontra erros.
Foram poucas as vezes que eu, como árbitro assistente, estive em jogos televisionados, mas recordo em particular um em que à saída do Estádio eu estava orgulhosos do meu trabalho, o jogo tinha-me corrido muito bem e na análise do video do mesmo descobrí 3 erros de palmatória (dos taís que não admito a um estagiário que faça parte da minha equipa nos distritaís!), felizmente sem influência directa no resultado do jogo.
E aí restam-me duas opções:
- Fazer como a avestruz e meter a cabeça na terra;
- Procurar aprender com o erro e ter a humildade, caso não consiga mudar por mim, de procurar dentro do Núcleo apoio e ajuda para melhorar.
Mas sobre esses 3 erros o mais curioso é que nenhum jornalista deu por eles e o único erro que me é apontado nesse jogo diz respeito a uma excelente e dificil decisão...
No minimo irónico... não?

O que me rí a ler este artigo... (Cont.)

E aí restam-me duas opções:
- Fazer como a avestruz e meter a cabeça na terra;
- Procurar aprender com o erro e ter a humildade, caso não consiga mudar por mim, de procurar dentro do Núcleo apoio e ajuda para melhorar.
Mas sobre esses 3 erros o mais curioso é que nenhum jornalista deu por eles e o único erro que me é apontado nesse jogo diz respeito a uma excelente e dificil decisão...
No minimo irónico... não?

Re:O que me rí a ler este artigo... (Cont.)

Carissimo,

Sabes o conteudo de um curso de árbitro? Então vai ver para te rires um bocado...além de aprenderes as regras e as leis do Futebol não aprendes mais nada...era ai o meu ponto...qualquer canalha pode ser árbitro percebestes???? ou queres que faça um desenho!!!

O mesmo se passa na estrada para aprenderes a conduzir basta tirares a carta!!! Está mal é pouco!!!!

À cada bicho aqui!!!!

Muito simples

Compre um equipamento, faça dieta durante uns meses, leia um manual com as leis do futebol e apresente-se no próximi mês de Junho na Liga de Clubes para falar com o Major. Ele indicar-lhe-á um conjunto de personalidades, com quem ele habitualmente convive na zona do Porto, que lhe darão as restante instruções.

P.S.: Houve alguns que não seguiram este percurso, mas tiveram dificuldades em ser internacionais e em não descer de divisão.

off-topic uefa decidiu..cska na final

A UEFA decidiu punir o CSKA Moscovo, com 70 mil euros de multa e dois jogos à porta fechada, mas desestimou o protesto do Parma que pretendia a eliminação da equipa russa da final da Taça UEFA, que se jogará no dia 18 deste mês no Estádio Alvalade Século XXI e que terá igualmente como finalista o Sporting. O protesto dos italianos teve como base o facto do seu guarda-redes, Bucci, ter sido agredido com um petardo na cabeça o que o obrigou a abandonar o campo no jogo da segunda mão das meias-finais, disputado em Moscovo, e fez com que fosse hospitalizado. O CSKA ganhou, por 3-0, e esse resultado prevalece no entender da UEFA.

Independentemente...

... da capacidade dos árbitros , com os dirigentes e adeptos que temos por cá serão sempre alvo de críticas ! Pode ser o melhor árbitro do mundo , é uma pessoa e erra como qualquer outro , só por isso , seria o suficiente para que esses erros fossem explorados ao máximo para justificar certas exibições e resultados menos conseguidos .

O que me parece mais lógico é a profissionalização , é um passo importante e inevitável . Num mundo altamente profisional não poderá ter como juíz da partida um amador !
Não concordo quando se diz que deveria haver pré-requesitos como impedir filhos de dirigentes ou jogadores serem dessa profissão , é ilógico e antí-democrático ! Se as pessoas tiverem capacidade e conseguirem acabar o curso de arbitragem porque é que não poderia arbitrar ???

Se deixássemos de falar tanto em arbitragem a enorme pressão que neste momento existe seria melhor e todos teriam melhores condições para trabalhar , o problema é que em vez de estarmos a discutir questões tácticas , a falar do rendimento dos jogadores , contratações e outros aspectos relacionados com o rendimento das equipas , prefere-se desviar as atenções para o elo mais fraco ! É que olhar para o nosso "umbigo" parece mal ! Assim , a culpa nunca é do nosso clube e do "tal" jogador que falhou um golo certo de baliza aberta mas a culpa é sempre de terceiros ....

edição do relvado!

Manifesto neste artigo já que não me responderam ao mail ...o meu desagrado pelo bloqueio do meu nick(noko) e solicito explicações ..deconfio que foi pelas minhas constantes manifestações sobre casos de corrupção falados tb na comunicação social de pinto da costa seus pares e seu clube. já li artigos e posts de users que falam em apitos encarnados e corrupção no benfica sem que nada indicie isso portanto são acusações sem substancia ao contrario de mim ...o que supostamente seria mais grave e não é considerado pela edição!!!

só posso concluir que a edição toma partido clubistico e deixa muito a desejar no que toca á suposta isenção
que devia ter em relação a estes assuntos:
relembro aki a carrada de posts ordinarios semanais publicados por semana para não falar da carrada de users que me ofendem diariamente que eu com muita classe evito nomeadamente um suposto clone (morteiro) que constantemente me faz insinuações de teor homosexual extremamente ofensivas...mas isso já a edição fecha os olhos ...

depois de manifestos de certos relvas para me correrem do relvado, depois de ameaças e abandonos de users cupablizando.me ...a edição cedeu e por razões que não teve a coragem de justificar claramente por falta de argumentos e bloqueou o meu nick (noko) por tempo indeterminado visto que desde de sexta estou sem por escrever com ele para gaudio de certa facção clubistica...certamente que foi esse o objectivo ..e não sei até que ponto foram pressionados extra relvado para isso acontecer...tb para quem têm um membro da edição que têm um nick (luckyme) não é dificil de imaginar certas preferencias clubisticas que se manifestam periodicamente no relvado.com...resultando claramente em prejuizo para relvas com outra condição clubistica condicionando mesmo a sua forma de escrever para evitar futuras retaliações...

... se não quizerem justificar eu aceito mas não compreendo mas aceito porque tenho capacidade de perdoar ...mas não posso deixar de passar esta situação sem deixar aki o meu grito de revolta:

grito por akilo que acho que está mal mas já não me interessa, não quero saber no que possa acontecer porque me recuso a ser "amansado" por medidas de coação desta natureza, somos homens livres mas constantemente pressionados pelos demais a ter comportamentos que se compatibilizem com o que acham que é aceitavel...pensei que era capaz de mostrar ás pessoas com frontalidade e sem hipocrisia uma nova forma de ver e analizar o fenomeno futebolistico, fazer o que mais niguêm fez, sem papas na lingua, falar o que toda a gente pensa mas não diz por clubite por ignorancia ou simplemente para não ser condenado pelo seu comportamento, entristece.me ver que as pessoas não conseguem compreender a minha maneira estar aki no relvado, ás vezes penso que me devia ir embora por ser "persona no grata" mas se isto vai de mal a pior a culpa é de toda a gente, por a raiva que me têm e por nada poderem fazer para me contrapor só me pensam em me condenar e ficar a espera de uma proxima fez para me lixarem...tentei demonstrar o que há de mal no futebol em portugal, fui censurado mas sem que para isso me tenham contrariado com verdades as minhas supostas mentiras e acusações...será que tudo me cheira a podre ou terei o olfacto estragado?

enquanto me deixarem cá andar eu vou continuar ...enquanto houver ventos e mar e não vou parar ...não vou mudar

Re:edição do relvado!

Faz como eu: escreve com um clone identificado. Este mesmo(NOKOK) é porreiro.

Se tiveres 5 moderações negativas em menos de 24 horas parece que há um bloqueio automático por um certo número de dias (acho que 4).

Bola pra frente, siga a marinha!

Escrever é preciso, viver não é preciso!

Re:edição do relvado!

Tou contigo noko !

Andam aí nicks insultuosos e tu que só falavas de futebol à tua maneira és banido ..

O unico insultado até hoje foste tu !

Mas depois de ter visto uma clubite aguda num bonito comentário do Diabo Tripeiro e não ter sido corrigido já espero tudo !

Abraços !

Re:edição do relvado!

Critérios justos é que não abunda aqui pelo relvado.

Portanto noko, continua por aqui!
Ainda não te vi insultar deliberadamente um único relva...o mesmo não posso dizer de muitos que andam por aqui que fazem do insulto a sua melhor arma.

Devo admitir que hoje não resisti a uma "Clubite Aguda" e parti para o insulto apesar de não saber quem me moderou. Mas o meu comentário foi um comentário tão sincero, simples e emocionado que revoltou-me imenso essa moderação. Eu que nem costumo ligar a moderações simplesmente "saltou-me a tampa"!

Acontece...mas não faço disso hábito.

Isto tudo...para te dizer que tens o meu apoio.

Força aí!

Re:edição do relvado!

eu estou solidário. bloqueiam o noko que se limita a enunciar teorias - algumas mais que demonstradas - sobre o pintinho, mas nao bloqueiam um esterqueiro que anda aqui a espalhar ódio através de insultos e bocas acerca do salazarismo que só acabou há 31 anos.

dispam a camisola.

off topic, dizem que o benfica não sabe perder...

...porque o vieira disse que não sei quê e porque houve uma dúzia de idiotas que arremessaram objectos.

mas o que eu li foi que O BENFICA não sabe perder.

eu pergunto então por exemplos de clubes que saibam perder.

Re:off topic, dizem que o benfica não sabe perder.

porto e sporting. São exemplos vivos de desportivismo.

Re:off topic, dizem que o benfica não sabe perder.

Se há treinador que nesta Superliga mostrou que tem atitudes de um verdadeiro SENHOR na derrota e até na vitória é mesmo o Trapattoni.

Sem quaisquer tiques de arrogância ou vaidade como demonstram os outros treinadores. Sempre muito humilde e sincero como se viu ontem. Já LFV teve umas declarações mais arrojadas como é hábito dele mas não disse nenhuma mentira.

Aliás andavam aí uns relvas a dizer que LFV "achou bem" que os alguns benfiquistas tenham arremessado objectos para dentro do campo e que os desculpabilizou, mas eu acho que esses relvas não viram na totalidade a intervenção do presidente. É conforme lhes convém!

Profissionalização!

Deveria acima de tudo ser-se responsável pelos seus erros.

Só através da profissionalização será realmente possível penalizar os árbitros pelos seus erros e consequentemente melhorar o estado da arbitragem, partindo do princípio que como profissionais tiveram a devida instrução.

Uma instituição reguladora independente de todos os outros orgãos relacionados com o futebol. Uma instituição que se ocupasse exclusivamente da formação devida e cuidada de árbitros profissionais e da sua avaliação durante e depois da formação.

É assim tão difícil?

Eu acho que não...mas há quem não goste do termo "profissional" e "independente" a par do termo "arbitragem".

Vá se lá saber porquê...

curioso...

que o que o caro Comapaneiro escreve não anda muito longe do que é defendido pela maioria dos árbitros.

Mas não posso deixar de lhe responder a alguns pontos do seu texto.

"Deveria acima de tudo ser-se responsável pelos seus erros."
E cada árbitro não é responsabilizado por cada erro que comete?

"Só através da profissionalização será realmente possível penalizar os árbitros pelos seus erros e consequentemente melhorar o estado da arbitragem, partindo do princípio que como profissionais tiveram a devida instrução."
A profissionalização é necessária, mas se a fizermos, a frio, neste momento apenas deixaremos de erros "amadores" e passaremos a ter erros profissionaís.
O problema não passa p'la formação dos árbitros (onde creio estarmos em muito bom nível).
Antes, preocupante é a envolvente e refiro-me aos dirigentes.
Porque não entregam a arbitragem, num orgão único e independente dentro da Federação, aos árbitros?
O modelo da Liga, os regulamentos que "regulam" os árbitros e a arbitragem são os que os Vlubes entenderam aprovar... e dão no que dão...

"Uma instituição reguladora independente de todos os outros orgãos relacionados com o futebol. Uma instituição que se ocupasse exclusivamente da formação devida e cuidada de árbitros profissionais e da sua avaliação durante e depois da formação."
Completamente de acordo!

"É assim tão difícil?"
Do meu ponto de vista de árbitro? É!
Nunca é facil mudar práticas, usos e costumes de décadas...

"Eu acho que não...mas há quem não goste do termo "profissional" e "independente" a par do termo "arbitragem".
Vá se lá saber porquê..."
Repetindo-o: Vá-se lá saber porquê...

é preciso muita coisa

uma honestidade intocavel.

nervos de aço.

capacidade de resistir a pressao.

e porque não dizê-lo: talento.

e tacto - capacidade de se relacionar com os jogadores sem abusar do poder que tem.

erros haverá sempre. fazem parte de jogo.

pior é a classe dirigente.

por exemplo ontem volto a dizer que o arbitro errou contra o meu clube, mas nao por desonestidade ou coisas obscuras - sim por nao aguentar a pressao, por ter medo de ser acusado de benfiquista. que até é.

este ano foi muito mau mesmo em termos de arbitragens.

mas eu estarei aqui assim que houver campeao para lhe dar felicitaçoes, quem quer que venha a ser. e estou a começar a ver isto cair para o lado azul. melhor forma, melhor calendário... enfim.

e os azuis terão felicitaçoes, pois claro, se assim for.

o que é uma honestidade intocavel?

fiquei curioso...

Será que pretende dizer que a grande maioria dos nossos árbitros terão falta de uma honestidade intocavel?