Quanto custam os clubes às autarquias? | Relvado

Quanto custam os clubes às autarquias?

 

estrelado diz: "o Sindicato dos
Professores da Região Centro efectuou um estudo onde acusa as Câmaras Municipais
do distrito de Viseu de darem prioridade aos clubes desportivos deixando ao
abandono as escolas primárias. Com este estudo pretendeu-se saber quanto custam
os clubes às autarquias. O que acham dos resultados? Será correcta a atitude dos
nossos autarcas?"

I Liga:

Comentários [38]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Uma das razões porque nunca vou trocar Mafra

Uma das preocupações do executivo camarário de Mafra tem sido a educação e os jovens.
Sinceramente não sei quais são as verbas atribuidas ao futebol mas é fácil ver o que tem sido criado para os jovens (http://www.cm-mafra.pt/juventude/index.asp): foram criados quatro gabinetes de apoio à juventude, existem ainda actividades de ocupação de tempos livres e foi recentemente contruída uma escola primária que foi apelidade de "Universidade do Básico".
Deixo uma notícia onde se fala da inauguração da escola e de alguns problemas entretanto resolvidos:
http://www.rcmafra.net/rcmnews/news_comments.asp?NewsID=110

Nota para o ginásio numa escola básica.

Re:Uma das razões porque nunca vou trocar Mafra

Não pondo em causa o que aqui escreveste, devo dizer em consciência que nem sempre tudo foram rosas no desempenho do actual executivo da Câmara Municipal de Mafra. Estudei durante 4 anos na agora Escola Secundária José Saramago e pavilhão desportivo nem vê-lo. Presumo que, passados quase 10 anos, o dito pavilhão já lá esteja.

Um abraço de um nostálgico dos bons tempos passados em Mafra.

as opçoes do poder politico

por vezes sao mistérios insondáveis para o comum dos mortais como o nós segundo um critério de bom senso. Mas se aferirmos a questao pelo lado eleitoralista certamente chegamos a estes resultados.

A tradiçao democratica pós-25 Abril devia ter ajudado a inculcar valores como a necessidade de só assegurar interesses sociais de segundo grau quando todas as carencias de primeiro grau estejam colmatadas. Só quando questoes básicas como a educaçao, saude estiverem defendidas devidamente se pode aceitar que o poder politico canalize os recursos que tem ao seu dispor para necessidades menos importantes.
Dito isto gostava de realçar que também uma forte e relevante componente da devida formaçao individual dos jovens é o proporcionar meios para a sua promoçao pessoal através do desporto. A maioria das autarquias tem as verbas ligadas ao desporto amador (que colmata as deficiencias do Estado na promoçao do Desporto) limitadas e em atraso no seu pagamento. Também isto é algo de injusto.

Quanto ao facto de se dar muito dinheiro aos clubes de futebol ao nivel profissional, penso que isso devia ser bastante mais residual no total das verbas disponiveis. Veja-se que o R.Rio quer reduzir isso a menos de 10 mil contos por clube(seja ele o Porto, Boavista, Salgueiros) segundo li há tempos. Mas a cultura da ajuda camarária está de tal forma instalada que se virem de cada vez que um clube está em crise pede ajuda à Camara. Vejam-se os exemplos de Leiria, que se queixam da Camara estar de costas voltadas para o clube, Vila do Conde onde o Rio Ave era até há bem pouco tempo quase dependente da camara(o presidente do clube era funcionário da camara. O presidente da mesa da AG era o presidente da camara)... etc...

Honestamente nao compreendo como é que financiar futebol profissional é uma prioridade do poder publico. Para pagar a futebolistas estrangeiros ordenados na casa dos milhares de contos?

Ora nem mais...

Isto acontece porque isso dá uma maior projecção... Vende mais...
É triste mas é a realidade!

Saudações Benfiquistas.

O nosso caso...

Tenho a certeza absoluta que o mesmo se passa nos outros Distritos... Poderá haver uma ou outra Autarquia que faça exactamente o contrário (toda a regra tem a sua execpção)... No meu caso (para quem não sabe sou Presidente de Junta de Freguesia), não me posso queixar, pois o nosso Presidente de Câmara tem cumprido todos os protocolos assinados para as Escolas... Por isso estamos á vontade quanto a isso. Mas lembro-me que á uns anos atrás, as Escolas da minha Freguesia (temos 2 Escolas de 1º CEB e 2 Jardins de Infância) viviam com 19.000$00!! Durante o ano todo...
O dinheiro meus amigos era gasto em jantaradas com os amigos do antigo Presidente, Viagens para Lisboa, etc... Não havia obra feita, mas o dinheiro evaporava-se.
O estranho é que quando entramos para a Junta, pedimos ao IGAT uma inspecção, e até hoje não obtivemos uma resposta... Não vamos parar...
Fica aqui exposto um exemplo em como os dinheiros públicos são mal geridos.

Saudações Benfiquistas.

Re:O nosso caso...

caro ESTRELADO

a tua luta é a nossa luta...

felizmente, encontrei, este ano, um presidente de Junta(Cernache de Bonjardim) actuante, dinâmico e culto...

coisa rara, neste país...

Vergonha!

Temos problemas sociais graves, gente a viver em habitações indignas e em risco de desabamento, miséria extrema, falta de apoio a pessoas doentes e aos idosos, analfabetismo, fome, etc,etc,etc....
E as câmaras dispensam milhares do seu orçamento para "ajudar" os clubes de futebol!
Há em Portugal um problema grave que se relaciona com a falta de contacto com a realidade que a maioria dos políticos revela.
O exercício do poder deve ser utilizado no sentido de resolver os principais problemas das pessoas, sendo as prioridades orientadas para as necessidades mais elementares e básicas do ser humano!
Na verdade o aforismo "Pão e Circo" continua a orientar o pensamento dos responsáveis para fazer esquecer os restantes, gravissimos, problemas.
Se por a caso alguma alma levanta a voz e chama a atenção para isto, rapidamente o apelidam de demagogo, quando a demagogia é precisamente aquilo que nos dias de hoje é practica comum para a manutenção e conquista do poder( haja em vista frases célebres e bombásticas como "Não haverá aeoroporto na OTA ou grandes obras públicas enquanto houver crianças em listas de espera nos hospitais!"-As listas de espera continuam e o aeroporto da OTA bem como as restantes grandes obras públicas avançam!)
A responsabilidade é nossa porque nos demitimos da critica e de sermos exigentes com os politicos que nos governam!
Se nós formos mais exigentes e quisermos melhores políticos a isso teremos direito!

Injusto

Extremamente injusto ... não fazia a minima ideia de que a disparidade de verbas era assim tão avultada.
Concordo que as Camaras apoiem o Desporto e que costruam campos da bola para os miudos se entreterem. Mas acima de tudo deveria se investir no Ensino.
Sou de Lisboa, mais propriamente de Benfica e cá não existem muitos desses casos. E os que existem, quando aparecem são logo abafados com o obras de um dia para o outro.
A problema é a distribuição das verbas que é "ligeiramente" mal aplicada e a prioridade de aplicação é mal aplicada.

Espero que alguem que esteja a ler este artigo se esteja a sentir culpado, muito culpado ... pois estas coisas não se fazem.

Lembrem-se de quando eram vocês os Putos !!!

Saudações Leoninas (recheadas de revolta)

Re:Injusto

Excelente artigo. :o)

sao verbas diferentes

falo por experiencia propria,pois sou motorista duma autarquia,e aos fins de semana,transporte varios clubes de futebol do concelho.campeonato da 3 divisao zona f e distritar de setubal.os clubes sao muito apoiados pelas camaras,mas caso nao focem,ja muitos clubes tinham fechado as portas.deixar de fazer escolas para dar dinheiro a um clube,para quem nao sabe,sao verbas,diferentes,porque?porque para fazer escolas,o dinheiro vem junto ao orcamento camarario,vindo do ministerio da educacao,a a verba que as camaras dao aos clubes vem doutro ministerio.penso que é do ministerio da cultura.

Caro Amigo...

Essas verbas vêm divididas em várias rúbricas e em cada rúbrica retira-se um valor para cada Instituição, Junta de Freguesia, etc...
Agora também não deixa de ser verdade, que muitas das vezes há transfências de verbas de rúbricas para rúbricas... E normalmente, retiram essas verbas das rúbricas que dão menos retorno...
Quando se voto o Plano e Orçamento para o ano seguinte, as rúbricas tem um valor. Quanto se fecham as contas, as rubricas apresentam outros valores, fruto dessas alterações. Penso que não é necessário alongar-me mais... Acho que já deu para perceber!

Saudações Benfiquistas

Re:sao verbas diferentes

Tenha a sensação que o dinheiro para os clubes deverá ser proveniente do Ministério da Juventude e Desportos.

Re:sao verbas diferentes

penso que sim,pois este ministerio tem pouco tempo,mas antes era da cultura.

Escolas e Clubes

Devo dizer-vos, como professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que foi no distrito de Viseu que iniciei a minha carreira docente. Conheço minimamente aquilo de que se fala...

Trabalhei em dois concelhos do distrito (que tem 24): em Mangualde e em Cinfães!

Devo dizer-vos que conheço pessoalmente algumas das pessoas do Sindicato que fizeram e/ou apresentaram este estudo. Foi no carro de um deles, do Francisco Carvalho, que pela primeira vez fui a Cinfães, onde leccionei nos anos seguintes a essa visita!

Não sei se conseguem imaginar as más condições dos acessos e de trabalho que encontrámos... e ainda encontramos! Nem vos passa pela cabeça!!! (Eu sei, leão eterno, eu sei que tu sabes...lol)

Lembro-me particularmente de uma escola que funcionava por cima de uma loja de cabras! Não imaginam o cheiro!...
Lembro-me de uma outra que era constituída unicamente por uma sala que tinha à volta de 4m2... a professora, sentada na sua pequena secretária, quase tocava, sem se levantar, nos seus 4 alunos!
Lembro-me de uma outra cujo acesso era em terra batida (2 Kms)... o meu Mini não podia lá chegar porque batia com o carter nas rochas que pareciam nascer como papoilas... lol

Lembro-me... lembro-me de tantas e tantas onde os ratos são mais do que os alunos... onde o material pedagógico não existe ou é do tempo do Salazar... onde não existe recreio... ou onde não existe WC... ou onde não há aquecimento... ou onde são mais os vidros partidos do que os inteiros!
Lembro-me de tantas onde tive eu de financiar a escola, já que a verba atribuída demorava a chegar da Câmara Municipal ou da Junta de Freguesia...

Falei em verba? Pois, devo dizer que já trabalhei em escolas que tinham à volta de 12 contos por ano para material de desgaste, expediente e limpeza...

Doze contos é o preço de umas chuteiras apenas razoáveis, certo?

Eu sei que os clubes são importantes, já que são eles que substituem o Estado em muitas das competências que lhe cabem... e é apenas nesse sentido que percebo que as Autarquias comparticipem os clubes!

Mas porquê tanto a uns e tão pouco a outros?

Nunca hei-de perceber... ou por outra, até percebo bem demais! ;)

Hoje, na escola em que trabalho, foram adquiridos alguns livros!
Sabem com que verbas?
Posso dizer-vos, apenas, que nós também temos um saco... mas não digo a cor. Se dissesse, amanhã tinha a PJ na minha peugada... lol

Este é apenas um pequeno testemunho e um grito de revolta... porque somos um país de assimetrias gritantes e injustas!

Mas um país em que ainda acredito... porque também tenho encontrado boas escolas, com boas condições... e onde as Autarquias investem! E se isso se faz numas... também se pode fazer nas noutras! Mas, se calhar, precisamos que não sejam "os políticos", apenas, a terem lugar nas Autarquias... se é que me faço entender!

Saudações pedagógicas

que pena não te poder moderar

devido á "regrinha" dos cinco dias...
Merecias ser destinguido por este texto...
Muito bem escrito

Re:que pena não te poder moderar

O teu elogio vale mais do que uma moderação... :o)

Abraço

+1 Oportuno

Muito bem.

Saudações Benfiquistas.

Caro Estrelado

Obrigado... :o)

Então, conto com essa luta pela melhoria das condições das "tuas" escolinhas... já agora, de que distrito estamos a falar?

Saudações

Guarda...

O meu Distrito é a Guarda...
A minha cidade é Seia...

Saudações Benfiquistas.

Errata... e Homenagem!

Onde se lê "Francisco Carvalho" (onde fui eu buscar esse nome?) deve ler-se "Francisco de Almeida"! :)

E há ali um "n" a mais numa palavra... mas todos perceberam que era uma gralha, certo? :o)

Aproveito para homenagear, de modo singelo, vários professores amigos ou simplesmente conhecidos que têm trabalhado na causa sindical, muito importante na denúncia deste e doutros casos:

Mário Nogueira, o já citado Francisco de Almeida, Luís Lobo, Paulo Peralta, António Caldeira, Manuel PereiraAntónio Gonçalves, Helena Arcanjo (aguardo a tua visita, miúda), José Costa, Eduardo Espírito Santo, Margarida Fonseca, Adelino Lopes, Celeste Duarte (xiii, já fizeste a acta? lol), Luís Lopes... mas, de modo geral, todos os outros colegas que, com prejuízo da sua vida pessoal e familiar, dedicam horas e horas à luta pelos nossos direitos ou, simplesmente, na divulgação de informação atempada e detalhada e sempre preciosa!

O meu bem hajam!

Re:Errata... e Homenagem!

Mário Nogueira, Luís Lobo, Francisco Almeida: o sindicalismo de camisa e ganga- bem longe dos fatinhos que por aí pululam...

o 1º ciclo... ainda estrebucha!!!

caro Nelson

sei que tu sabes que eu sei das condições miseráveis em que trabalhamos...

apontaste 52 exemplos...
posso anotar 104... a dificuldade reside na escolha...

tive a sorte de começar a carreira em Valongo, arredores do Porto: quase puto, encontrei colegas espantosos e uma escola nova...

depois, o país profundo: Covilhã, Fundão, Sertã, idanha-a-Nova...

não tenho esperança nos políticos e nos autarcas que nos rodeiam: quantas e quantas vezes nós, professores, como diz o Nelson, financiamos o material escolar e diversos produtos indispensáveis para a manutenção da escola? quantas e quantas vezes «pedinchamos» uma janela, um armário, uma porta e, como resposta, obtemos um imenso vazio...? quantas e quantas vezes encontro os meus «putos», no Inverno, enregelados, à minha espera, porque não há uma pessoa para os receber na escola...?

caros relvas: muitos de vós, residentes nas grandes cidades do litoral, não imaginais as condições que este ciclo de ensino enfrenta no interior, no Portugal desertificado...

nesses momentos, vemos que os milhares gastos nos clubes apoiados pelas autarquias fazem muita falta na Educação... como o Nelson, também conheço algumas pessoas do SPRC; sei que este debate pode resvalar para tons demagógicos; mas, é urgente iniciá-lo...

cumprimentos pedagógicos...

Caro Amigo...

Vivo no interior...
Sei do que fala...
E como disse e bem:

A sua Luta é a minha Luta!
Havemos de conseguir.

Saudações Benfiquistas.

Re:o 1º ciclo... ainda estrebucha!!!

Vivo bem no interior e sei bem como é! E lembro as promessas de todos os governos em desenvolver o interior.

Ainda ontem atendi uma chamada da PT comunicação e "imoingir-me" um produto (ADSL) e eu perguntei-lhe para ir verificar a base de dados pois de certeza que ainda não havia cobertura etc. Ela foi, e disse-me que realmente não havia e pediu-me desculpa!
Eu simplesmente lhe disse, para não me pedir desculpa a mim mas aos seus superiores.
Ouve um silência e um "Boa Noite"! :P

Com isto dizer que o interior, foi, é e será sempre a zona mais prejudicada do País!

Abraço leão_eterno

J_Eagle:

Sei bem do que fala, como também sei do que fala o Leão Eterno e o Nelson pires.
Sei porque tenho exemplos concretos e bem reais vividos na minha Autarquia e não á muito tempo.
Desde demorarem 2 anos e tal para mudar duas telhas partidas numa das "minhas" Escolas, passando pelos constantes esquecimentos no abastecimento de combustível para o Aquecimento, vidros das janelas partidos, e muitos mais exemplos...
Dinheiro havia... O problemas é que era mal investido!
Depois queixam-se que o País vai mal... Pois claro que vai mal, porque as verbas são mal geridas... Para uns há rios de dinheiro! Para outros há as "migalhas" e quando as há!!!

Saudações Benfiquistas.

Saudações Benfiquistas.

Re:J_Eagle:

De facto isto devia levar uma limpeza geral, só havia era um problema, provávelmente teríamos de pagar a outros países pelos presos, pois não caberiam cá! :P

Abraço

PS: Então e neve? Já te disse que era fanático por isso? eh eh eh

Re:o 1º ciclo... ainda estrebucha!!!

Jorge

gostaria de ter o teu email... se não vires nada em contrário...

envia-mo para [email protected]

cumprimentos

As crianças não votam

Já no tempo da ditadura era assim. Há que manter o povo entretido, dando-lhe algo para se manter ocupado. Além disso, as crianças não votam.

Esta política é, no fundo, o espelho de um país que não pensa no futuro, com governantes apenas preocupados com as próximas eleições.

Admirem-se depois que batamos recordes negativos a nível de aproveitamento escolar; admirem-se que se formem assassinos com volantes nas mãos; admirem-se que nos estádios dos tais clubes ajudados pelas câmaras, os adeptos se juntem numa boçalidade conjunta em cânticos racistas. Admirem-se sobretudo que o País não evolua.

Mas os Pais sim...

Pois é as crianças não votam, mas os Pais das crianças sim... Para que serve uma Associação de Pais? Já viram se todos os Pais das crianças que frequentam este tipo de Escolas se unissem e lutassem, que muitos políticos das duas uma:
Ou mudavam de atitude e de estratégia;
Ou pura e simplesmente perdiam o mandato... Já pensou nisto?

Saudações Benfiquistas.

Re:Mas os Pais sim...

O problema é que mesmo os pais unidos não conseguiriam encher um estádio de futebol, para não dizer que alguns desses pais prefeririam estar a assistir ao desafio da tal equipa apoiada pela autarquia, do que andar em manifestações de força. Até porque muitos desses pais são já vítimas da tal ausência de aposta na educação, e acabam por ser eles a eleger as pessoas erradas para comandar os seus destinos e os destinos dos seus filhos.
A tal estratégia do "Pão e Vinho", oportunamente referida pelo Enfim..., realmente existe e dá frutos. Concordo que o protesto é uma boa arma, mas neste momento o problema que se põe é explicar às pessoas a definição de protesto.