À procura da perfeição... | Relvado

À procura da perfeição...

 

Voltando um bocadinho atrás relembro-vos o último jogo do Benfica frente ao Nacional, em que Nuno Gomes levou cartão vermelho mesmo depois de o jogo ter acabado devido a supostos insultos ao árbitro. Só uma pergunta: será que o árbitro pode mostrar um cartão vermelho mesmo depois do jogo acabar?!Os sistemas de comunicação que estão a ser utilizados pelos membros de arbitragem nos jogos portugueses têm mostrado alguma melhoria na comunicação, o que é positivo.
A história do futebol poderia ter tomado um rumo muito diferente se tivessem havido árbitros diferentes, porque nenhum árbitro é perfeito de modo a conseguir arbitrar um jogo de maneira justa do princípio ao fim. Apesar de todas as falhas de que se têm vindo a falar (algumas delas graves), os árbitros têm andado à procura de desenvolver as técnicas de modo a que os jogos sejam o mais justo possíveis para ambas as equipas.A violência é uma das formas que os jogadores adquirem para demonstrar o seu descontentamento, mas eles deviam pensar numa coisa... os árbitros não têm olhos no corpo todo, só têm dois que não lhes permitem observar todos os acontecimentos que ocorrem dentro do campo.Aproveito para desejar um Bom Ano Novo a todos os relvas e que para o ano tenhamos artigos tão bons como os deste ano!
D€S€NHU @NIM@DU

I Liga:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: À procura da perfeição...

Realmente existe muito esses casos!

Então só temos 1 arbitro???

" Se um árbitro está atento a um contra-ataque e um jogador atrás dele é agredido , é evidente que não pode penalizar o agressor " Então e para que servem os outros arbitros?

Re: Então só temos 1 arbitro???

Para arbitrar para que é que havia de ser!

Re: Então só temos 1 arbitro???

lol

Re: Então só temos 1 arbitro???

olha, nao fui eu que fiz uma afirmaçao estupida...se ele esta de costas os outros dizem-lhe e ele da o vermelho!!! PS: No Mundial 2006, acho eu, so o 4º arbitro é que viu a cabeçada!

Artigo de José Leirós no JN

Deliberado e Intencional Pedro Henriques, árbitro de Lisboa, terminou o ano de 2008 representando a arbitragem portuguesa na polémica instalada, sobre a sua decisão errada de ter considerado mão na bola a Miguel Vítor, anulando assim um golo legal ao Benfica. Antes de mais, sou dos que acredito, que efectivamente este árbitro viu mão deliberada, tendo logo imediatamente explicado isso a todos os que assistiam ao jogo. Aliás, as declarações proferidas por Pedro Henriques após o jogo, confirmam que o que ele viu foi isso mesmo, embora fique apenas pelo lado factual e não faça uma análise ao lance pelas imagens á posterior, o que sinceramente acho perfeitamente normal. Os dirigentes do Benfica, um dia depois calaram a sua revolta, talvez fruto da época Natalícia, ou então porque correctamente vão tratar este assunto longe das emoções e resolver no local próprio, com quem de direito; Vítor Pereira. Certo é que, jogar a bola com a mão, foi sempre falta integrada na Lei XII e se no início era punida quando jogada voluntariamente, antes foi intencional e agora é deliberada. Só que, é na sua aplicação que reside a verdadeira capacidade do árbitro, que deve procurar fazer esta separação entre o toque casual ou deliberado o mais rapidamente possível. Somente há falta quando a mão ou o braço joga deliberadamente a bola. O facto de a bola bater na mão ou num braço de um jogador não é punível, mesmo que o referido jogador obtenha para si (ou para o colega) vantagem para poder jogar a bola ou fique(m) de posse da bola. O resto, brincar com um trocadilho de palavras, voluntariamente é sem sombra de dúvida, uma forma deliberada e intencional de fugir às responsabilidades. Desejo que 2009 seja um Ano de boas arbitragens e de decisões correctas para os árbitros portugueses. E aos Leitores um Excelente 2009.

Re: Artigo de José Leirós no JN

Apoiado!

Pedro Henriques assinalou o que viu

Pedro Henriques teve de julgar numa fracção de segundo uma jogada em que a bola vai contra o jogador do Benfica que está no chão, acertando-lhe no braço. Nessa fracção de segundo pareceu-lhe intencional, nada a dizer, como nada há a dizer quando um árbitro assinala fora-de-jogo sem o ser, numa jogada dificil de ajuizar sem recurso posterior a imagens. E dizer o contrário é... enfim. O ano passado os benfiquistas desvalorizaram um lance completamente absurdo e visível (este sim) para qualquer um em que o jogador de outra equipa joga a bola com a cabeça e é assinalado penalty a favor do Benfica nos últimos segundos, permitindo-lhes seguir em frente na taça. A isso se chama hipocrisia.

Re: Pedro Henriques assinalou o que viu

Pedro Henriques assinalou o que viu e o lance é muito difícil de ajuizar. Mais tarde, ao ver o lance na TV, o árbitro ou não dizia nada, ou assumia o erro. O problema aqui, não é a decisão em si, mas a pouca vergonha que temos assistido na comunicação social, com o árbitro a falar todos os dias e a mentir, fazendo uma interpretação da lei que não existe. Repara que a atitude do árbitro na Reboleira foi totalmente diferente. Possivelmente também assinalou o que viu, pensando que o jogador tinha cortado o lance com a mão. No dia seguinte, assumiu o erro e pediu desculpa. A diferença não está na decisão, ambas foram más, a diferença está na atitude que os árbitros tiveram no dia seguinte. E o sr. Pedro Henriques ao mentir, perdeu uma grande parte da credibilidade que tinha.

Re: Pedro Henriques assinalou o que viu

que lei te referes?????? ridiculo és tu porque não sabes mesmo o que a lei diz!!!!!!!!!!!!!!11 fostes buscar a lei onde e em que ano??????? se soubesses que a lei mudou como alias tem mudado muitas leis no futebol......... informa te primeiro para não caires no ridiculo.........

Re: Pedro Henriques assinalou o que viu

Que raio de comparação! O vosso amigo Duarte Gomes se tivesse vergonha na cara,tinha ido cavar batatas.

Re: Artigo de José Leirós no JN

Prozac não brinques comigo. Quem é José Leirós? O que fez ele de útil na arbitagem? E vamos acreditar no que diz um tipo destes mas, no último ano que o Benfica foi campeão, aquele que estava considerado o melhor àrbito do mundo o Italiano Collina, diz-se na imprensa depois de ter observado as imagens televisivas, que se fosse ele tinha marcado falta no lance Ricardo vs Luisão e, o que é que aconteceu, deixou de ser para os benfiquistas o melhor àrbito do mundo. E agora vens tu com José Leirós, se fosse a ti vinha com a opinião do Bruno Paixão que é a mais avalizada. Um Bom Ano para todos

Re: Artigo de José Leirós no JN

Essa do Collina foi uma valente mentira na época ...

Re: Artigo de José Leirós no JN

Polo, o Leirós é um antigo árbitro, que apenas faz a leitura do que vem na lei. É um facto e não uma opinião. Repara que eu não critico o Pedro Henriques pela decisão que tomou, o lance não é fácil de ajuizar. Eu critico o Pedro Henriques, pela forma como se tem justificado na comunicação social, mentindo a olhos vistos. Quanto ao episódio do Collina, é ridiculo que fales nisso, porque isso foi criado por um blogger benfiquista, que se limitou a inventar uma notícia falsa e que foi reproduzida por alguns jornais, entre os quais O Jogo. Se fores perguntar ao Collina, ele nem sequer sabe do que estás a falar...

Só comentando a questão do Nuno Gomes...

... tenho a dizer que me habituei (mais noutras épocas que nas mais recentes, valha-nos isso) a ver jogadores do Sporting expulsos por palavras. Pedro Barbosa e Rui Jorge, então, eram clientes habituais desse critério tão específico e direccionado. O que parece é que, sempre que o Benfica tem um jogador expulso assim (Cannigia, Nuno Gomes), o país pára, o árbitro é mentiroso e quase que se anula o campeonato. É curioso. Já em relação a jogadores do Porto, nada a dizer neste aspecto, uma vez que não têm jogadores expulsos por palavras.

Re: Só comentando a questão do Nuno Gomes...

Que 2009 te avive a memoria...no FCP, tens jarros de casos. Cya

Re: Só comentando a questão do Nuno Gomes...

Quaresma! Pelo menos duas vezes. Cumps

Re: Só comentando a questão do Nuno Gomes...

Quaresma? Por palavras? Quando? Não estou a provocar ninguém, não tenho ideia de o Porto ter tido jogadores expulsos por palavras. Se alguém se lembrar de algum caso do género nos últimos, vá lá, 15 anos, que faça o favor de o apontar.

A solução é fácil

Os 4 arbitros têm que ganhar todos por igual,enquanto for o arbitro principal a ganhar mais................. p.s-Sim os jogadores podem ser expulsos depois do jogo terminar.

Re: A solução é fácil

Os 4 arbitros têm que ganhar todos por igual,enquanto for o arbitro principal a ganhar mais................. 1 está ali só no meio-campo. Dois correm só meio-campo. E o outro anda o tempo todo para trás e para a frente pelo campo todo. E chega-se ao fim todos ganham por igual. Arranja-me lá um emprego pode ser ao pé de ti, onde todos trabalham e eu fico assentado e, no fim do mês recebo o mesmo que os outros. Devia de ser lindo devia.

Re: A solução é fácil

Pois não deixas de ter razão,mas os fiscais pouco ou nada ajudam.Quem ganha mais que assuma as responsabilidades. Cumps Bom Ano

Re: A solução é fácil

Os 4ºs árbitros ajudam bastante acredita, porque um árbitro apenas não tem olhos para estar atento ao campo inteiro. É a minha opinião.

Re: A solução é fácil

Thanks. Cumps.

Re: À procura da perfeição...

Mas podem ver os assistentes e o 4º árbitro que não deve estar ali apenas para verificar se os treinadores saem fora da área permitida. Nunca houve ninguém que nunca tivesse errado mas na arbitragem nota-se em muitas circunstâncias ou um zelo excessivo ou uma grande permissividade. Existe uma "panelinha" entre árbitros, dirigentes dos mesmos e observadores para defenderem o "tacho" mesmo à custa de erros que podem ser classificados má fé e que a terem legislação conveniente levariam os ditos a serem penalizados e expulsos da arbitragem - não há meias tintas nesta questão. Talvez o último post, Bom fim de ano a toda a gente sem excepção (para quê desejar o contrário a alguém? como diz o ditado " não desejes mal ao teu vizinho que o teu vem-te pelo caminho")

Esqueci-me do principal

Que 2009 seja o ano da esperança e de uma luz na família Chaves de Tavira naquilo que eles mais anseiam. Da minha parte irei fazer o possível por fazer aquilo que ele pediu enviando e-mails e divulgando tanto quanto me for possível o site, há tanta coisa a fazer na vida para além do futebol...

falo por mim

se alguém agride um jogador do Fcp insulto quem o agride e critico quem não pune... aliás aqui no relvado já vi muita gente a criticar o Bruno Alves, o Luisão no benfica porto, o Derlei.... tanto faz, até tenho visto mais criticas aos agressores do que aos árbitros. eu não sei se pode mostrar o cartão vermelho depois do jhogo acabar mas sei que pode expulsar qq elemento ao jogo depois do mesmo acabar. bom ano para ti também

Re: falo por mim

Pois mas eu escrevi que o árbitro estava de costas. Cumps.